Exploradores de Marte poderão respirar oxigénio usando plasma

24 Comentários

A atmosfera de Marte consiste em 95% de dióxido de carbono, 3% de nitrogénio, 1,6% de árgon e ainda traços de oxigénio, água e metano. Esta é, assim, muito diferente da atmosfera terrestre e imprópria para os seres humanos.

A tecnologia de plasma a frio existente pode converter a atmosfera marciana de CO2 em oxigénio respirável para os astronautas, diz o estudo português.


Investigadores das universidades de Lisboa e do Porto acreditam que as futuras missões com tripulação para Marte poderão fazer o seu próprio oxigénio para explorar a superfície a partir da atmosfera local.

Segundo o principal autor do estudo na revista Plasma Sources Science and Technology, Vasco Guerra:

Enviar uma missão tripulada a Marte é um dos próximos passos importantes na nossa exploração do espaço. Criar um ambiente respirável, no entanto, é um desafio substancial

Guerra e os colegas estão a investigar o plasma frio, um gás ionizado a baixas temperaturas, mas que contém eletrões e iões de movimento rápido, para converter as emissões de CO2 dos processos industriais em combustíveis de hidrocarbonetos usando energia solar.

Os plasmas de baixa temperatura são um dos melhores meios para a decomposição de CO2 – a divisão da molécula em oxigénio e monóxido de carbono – tanto pelo impacto direto de eletrões quanto pela transferência de energia elétrica para a excitação vibratória.

Explicou Vasco Guerra do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa.

Marte oferece excelentes condições para aplicar este processo à atmosfera de CO2 – conhecida como In-Situ Resource Utilization (ISRU) – as baixas temperaturas na superfície podem até tornar o processo mais efetivo ao diminuir a reação para que mais moléculas possam ser convertidas e separadas num fluxo respirável e numa corrente de monóxido de carbono.

O monóxido de carbono foi proposto para ser usado como uma mistura propulsora em veículos de foguete. O método de decomposição de plasma de baixa temperatura oferece uma solução dupla para uma missão tripulada para Marte. Não só proporcionaria um fornecimento estável e confiável de oxigénio, mas também uma fonte de combustível.

Referiu ainda Vasco Guerra

O investigador refere ainda que ao usar este sistema “poderia ajudar a simplificar significativamente a logística de uma missão para Marte. Além que iria “permitir aumentar a autossuficiência, reduzir os riscos para a equipa e reduzir os custos ao exigir menos veículos para realizar a missão”.

Via

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fernando
    Fernando

    Custa acreditar que o homem foi realmente á Lua. Agora em Marte será uma ilusão.

    1. Avatar de zezeca
      zezeca

      Tanto comentário que não passa no crivo, e este teu passou e deixa tanto a desejar!!
      Uns acéfalos, outros crentes!..
      Certezas só as há para quem é crente! Duvidas tem quem não é cego, se informa, se questiona e se informa de novo! E se ficar sem dúvidas relativamente a assuntos tão complexos como estes, então, muito provavelmente, virou crente.
      E nesta estória da história há muita coisa mal contada sendo que para mim o mais flagrante é nunca se ter voltado lá.
      Mesmo quando se ‘lá foi’ foi num contexto social, económico e politico instável e agressivo em os grandes ‘players’ mundiais batalhavam por ser os primeiros em muita coisa, nomeadamente serem os primeiros a chegar à lua. Melhor propaganda não haveria.

    2. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      Mas não custa acreditar em seres omnipresentes, todos poderoses e “milagres…” 😉

  2. Avatar de KNIGHT
    KNIGHT

    Eu vou para Marte, lá não ouvirei som alto desagradável de outras pessoas.

  3. Avatar de KNIGHT
    KNIGHT

    vi uma foto da lua ali em cima, hummm… O homem não pisou na lua, okay?

    Reparem na foto um, ilustração artística e a foto 2, bom a foto 2 todos sabem, fake news, menti?

    1. Avatar de Aristóteles
      Aristóteles

      … e a Terra é plana e o centro do Universo. As estrelas e os planetas giram em torno da Terra, cravados numas esferas concêntricas feitas de éter, as quais produzem uma música lindíssima mas que infelizmente os nossos ouvidos não conseguem ouvir!

      1. Avatar de Peixoto
        Peixoto

        A é plana kkkkklk tá louco ?

  4. Avatar de Arlindo Pereira
    Arlindo Pereira

    O que precisamos de levar para Marte é água e árvores. As árvores lá tratarão de fornecer oxigénio. Plantem árvores!

    1. Avatar de ABC
      ABC

      Boa ideia! Pq ninguem se lembrou disso ainda?!

    2. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      Realmente, é uma ideia genial! Bora fazer uns regos e plantar batatas tb, assim já não precisam de levar a marmita…

      1. Avatar de Arlindo Pereira
        Arlindo Pereira

        E porque não? É assim tão descabido montar uma estufa e produzir alimentos?

    3. Avatar de MacGyver
      MacGyver

      Hummm… mas as plantas não fazem só fotossíntese, também respiram e para isso é necessário… oxigénio! Também necessitam de azoto, fósforo e potássio, habitualmente fornecidos pela matéria orgânica presente no solo, que parece que é coisa que não abunda no regolito marciano. Claro que em alternativa os astronautas podem levar umas sacas de adubo Foskamonio às costas…

    4. Avatar de toni da adega
      toni da adega

      Já se discutiu nisso e é uma das possíveis solucoes. Nao Árvores mas microorganismos/Algas. O único problema é que isso demora muitos anos a produzir o O2 necessário e isso poderá ser uma solução a longo prazo
      O maior produtor de Oxigénio na Terra sao os oceanos.

      Para já fala-se em processos de produção de O2 que “parta” o CO2 em O2.

      1. Avatar de andre
        andre

        Pois, o único problema é que Marte não tem escudo magnético e por isso está exposto à radiação solar que é muito prejudicial ao ADN de todos os seres vivos, o que torna o cultivo de seja lá o que for inviável a não ser que seja dentro de estufas…

    5. Avatar de jose pereira
      jose pereira

      burrice as árvores necessitante de uma atmosfera com azoto e Marte é co2 também a pressao atmosférica é diferente da nossa podendo prejudicar a foto síntese e os raios enviados pelo sol sao enfraquecidos pela distancia

  5. Avatar de AlexX
    AlexX

    Adoro estas notícias 😀
    A ideia do prof Guerra até pode ser boa e bem intencionada, problema é toneladas de foguetão atingirem a velocidade de escape sem que ninguém morra, ou como sempre ir muito mais devagarinho e começar a cair quando esgota o combustível… Quanto à composição atmosférica de Marte só pode ser mais uma suposição.

    1. Avatar de toni da adega
      toni da adega

      “Quanto à composição atmosférica de Marte só pode ser mais uma suposição.”

      É sabido qual a composição as sondas que por lá existem já fizeram essa análise.

  6. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Há tanta coisa que nós (comum cidadão) não sabemos…. ainda há por aí quem acredite que a terra é plana, e pelo mundo há tribos que ainda vivem como vivíamos há milhares de anos atrás… portanto, acham mesmo que sabemos/nos contam tudo o que se passa “lá em cima”?! Nem por sombras…

  7. Avatar de Carlos Bernardino
    Carlos Bernardino

    Eu li algures, há uns anos atrás, que existem umas plantas que conseguem converter dióxido de carbono em oxigénio rapidamente. Se essas plantas fossem plantadas em grande escala no planeta Marte, talvez tivessemos mais hipóteses em ter oxigénio no planeta…
    As árvores precisam de oxigénio, logo não estou a ver como sobrevivessem em Marte, mas que há umas plantas que permitem converter dióxido de carbono em oxigénio, há! E essas sim, é que deveriam de ser plantadas…

  8. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    A noticias é :
    “Investigadores das universidades de Lisboa e do Porto acreditam que as futuras missões com tripulação para Marte poderão fazer o seu próprio oxigénio para explorar a superfície a partir da atmosfera local.”

    Miguem esta falar em colonização de Marte , nem terraformagem , mas sim numa tecnologia , que poderá ser utilizada por exploradores em Marte .

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim é isso mesmo que está descrito.

  9. Avatar de Paulo Rodrigues
    Paulo Rodrigues

    Vinhas plantadas, isso sim! Mars Wine!

    1. Avatar de Ricardo Carvalho
      Ricardo Carvalho

      Região demarcada de “Valles Marineris” era top, quero experimentar 😀

  10. Avatar de jprrff
    jprrff

    …é só ideias geniais. Não sei estou só a dizer. Mas alguém aqui sabe apertar um parafuso de um rocket? Sei lá eu!
    Mas plantar plantas em Marte deve ser fácil, nem sei como é que não há lá plantas. Já que alguns acreditam que não vos contam tudo, ponham a hipoteses da origem humana ter sido lá. Esgotado o planeta chegam à terra e encontra macaquideos… entretanto a terra está a transformar-se em Marte aos poucos e poucos… Portanto quando a Terra tiver deixado de ser fertil venham cá plantar plantas e transformar C02 em oxigénio… Não sei , tou só a dizer…. Sei lá…eu…