Afinal não foram as baterias que tramaram o Note7

68 Comentários

Desde que os primeiros incêndios nos Note7 que apareceram várias teorias para tentar explicar a situação anormal que padeceu o topo de gama das Samsung.

A bateria foi “sempre” apontada como a causadora destes incidentes… mas afinal, segundo uma nova teoria, parece não ser bem assim!!!

Note7

Quando fez a recolha definitiva dos Note7 que ainda estavam no mercado, a Samsung prometeu revelar a causa de todos os problemas que afectaram este equipamento. A opinião geral (e da própria Samsung) é que a construção destas baterias tinham um defeito e que com o tempo este acabaria espoletar os tais incêndios e explosões.

 

Falta de espaço poderá ter sido o problema

Se esta era a razão aceite, há uma nova teoria que vem apontar o dedo não às baterias mas sim à própria estrutura do Note7 e ao pouco espaço que estava reservado para este componente, expondo-o a pressões anormais.

A Instrumental tomou o assunto em mãos, avaliou o desenho do Note7 e calculou o espaço necessário para cada um dos diferente componentes que o compunham. A conclusão foi que para albergar todos os diferentes elementos houve uma redução no espaço dedicado à bateria, que deixou de ter a normal folga para a bateria crescer.

Note7

 

As baterias expandem naturalmente

Mas para além desta conclusão imediata, a Instrumental vai mais longe e diz que caso não fosse feita a recolha dos equipamentos estes acabariam por ter ainda mais problemas no futuro imediato. As baterias expandem, dilatam pelo efeito normal da sua utilização, faz parte do processo de recargas ao longo da vida do equipamento. Sem o tal espaço, acabariam por rebentar.

O problema poderia ter sido resolvido com uma bateria mais pequena, mas isso acabaria por inviabilizar parte da tecnologia que a Samsung criou, tornando o Note7 num equipamento sem as mesmas capacidades que se viram inicialmente.

Ainda não é uma certeza, mas esta nova informação vem lançar ainda mais luz sobre as causas dos problemas que afectaram o Note7 e que bastantes prejuízos trouxeram à Samsung, mesmo depois das tais baterias terem sido substituídas.

Via: Instrumental

Comentários

68

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Mais vale um Lumia 950 xl que um Samsung ou iPhone…

    1. Avatar de Pedro Antunes
      Pedro Antunes

      Preferia comprar um android de 50e do que um com um SO que daqui a uns meses vai ser descontinuado pela própria marca.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Porque um Android (seja ele de 5, 50 ou de 500) não tem o SO descontinuado mal o compras…

        1. Avatar de PTZulu
          PTZulu

          Nao querendo defender o Android, mas não tem o SO descontinuado, tem a versão apenas…

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Sim, tens razão. A versão está desatualizada mal se compra (infelizmente).

          2. Avatar de joao
            joao

            primeiro é bom sinal que mal o compres fica logo desactualizado. é sinal que a google esta a trabalhar rapido (e neste caso bem).
            segundo, mau é os outros fabricantes demorarem tanto a actualizarem o SO. a google nao controla isso. cabe a cada um comprar um aparelho com uma marca manhosa que tem 0 actualizacoes mas aparelhos baratos..ou apostar numa com mais actualizacoes mas mais cara. se tudo falhar sempre podes ir aos aparelhos da propria google que tens updates garantidos. a microshit para alem de teres pouca escolha, ela propria nao sabe o que faz..e quando o faz..ja faz tarde demais…

      2. Avatar de Miguel Nóbrega
        Miguel Nóbrega

        Apostas comigo?

      3. Avatar de Miguel
        Miguel

        Hehehe, o Andoid vai ser descontinuado ! Vem a caminho o Andromeda.

    2. Avatar de ARKAN
      ARKAN

      Prefiro um android 2.2 que qq lumia, qq surface, qq coisa que rode windows mobile. Nem a microsoft quer esse o.s lixo, imagina ter um aparelho que por aqui no Brasil, o povo foge da cruz igual o diabo.

      Windows phone é um lixo.

      1. Avatar de me and me
        me and me

        sabes tanto que parece que tens muita experiencia com eles….

        1. Avatar de ARKAN
          ARKAN

          tenho sim…..fujo de porcaria como windows phone, como pessoa ridicula que se esconde por me and me kkkk

          quando tiveres ‘nome’ real, falais comigo kkkk

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Vai uma grande confusão nessa cabeça… não entendi se estas a falar do Windows Phone ou do Windows 10 Mobile. Mas estás a avaliar o SO pela sua fiabilidade e produtividade, ou apenas por ter mais apps ???

      2. Avatar de ZaGo
        ZaGo

        O windowsphone no brasil e muito hitech para alguns, o android e melhor pah voces e como um burro com 2 palas nos olhos só vem para frente 😀

        1. Avatar de ARKAN
          ARKAN

          nao é mesmo, povo ta vendendo igual agua, é so entrar nas comunidades de olx brasil, windows phone é um aparelho que ninguem quer, ninguem faz questao, e quem o compra fica decepcionado.

          mas como o dinheiro não é meu, que comprem esses ruindows phone….rs, lumias sao iguais meteoros, sabemos que existem mas ninguem quer ficar vendo. Alias, meteoro o povo ainda quer ver, mas lumia nao. NEM as grandes magazines, nem a policia de ny, que recebeu alguns e ja os devolveu.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Ó Arkan, tu não sabes do que falas, é melhor leres as noticias completas e não só os títulos, vou resumir: A policia de NY recebeu 36.000 smartphones Lumia 830 e 640 XL (em Março 2016), no decorrer deste ano (2016) desenvolveram apps especificas para a policia de NY, os Lumia tinham instalados o Win Phone 8.1, os smartphones começaram a ser recolhidos pela MS para serem actualizados para o Win 10 Mobile e instalarem as apps desenvolvidas em conjunto entre a Policia de NY e a Microsoft. Depois de actualizados são reenviados novamente para a Policia. Conclusão o ARKAN passa informação falsa, não é de confiança, nem sabe do que está a falar… enfim…

    3. Avatar de joao
      joao

      Miguel, fica la com o teu tijolo da microsoft que o resto do povo nao se importa. o 950 já foi descontinuado pela microsoft, so o encontras se alguma loja o tiver em stock. quanto ao ser melhor do que que um samsung ou iphone..so se for o iphone 4, ou samsung de gama media ou baixa. o mundo nao precisa de uma versao aberrante como a da microsoft. ja existiram SOs melhores que o android (meegoo, Sailfish e o BB10 por exemplo), mas o SO da microsoft nao esta nessa lista…ja tive todos esses e tenho que dizer que o android ja superou todos eles. em mobile 1 ano é muita fruta em SO. venho do BB10 e o HUB é brutal para produtividade. comprei um HTC 10 por causa do DAC 24bits, instalei o Hub da blackberry para a versao android, embora inferior ao nativo do BB, o resto que o android tem de bom supera o da BB10 que parou no tempo.

      1. Avatar de ARKAN
        ARKAN

        concordo 🙂

  2. Avatar de The Onee
    The Onee

    Faz todo o sentido. Acho que os clientes não se importariam de ter uma bateria com um pouco menos de capacidade e manter o equipamento.

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Mas depois o valor que apareceria nos benchmarks e comparações não seria o maior. E isso engana muitas pessoas que só vêem números.

    2. Avatar de RenatoNismo
      RenatoNismo

      importariam.. acho. não querem uma bateria para durar meio dia se realmente der uso a um smartphone.

      agora expliquem lá como é que há telemóveis com bateria 4000, 5000 e 10000mah e nenhum deles pegaram fogo, alguns deles com tamanho igual ou inferior ao Note 7 ?

      1. Avatar de Mário S.M
        Mário S.M

        Porque os fabricantes chineses simplesmente mentem nas capacidades das baterias.

        E dizem “venderam-me assim”.

        O que não falta é no eBay baterias chinesas 14500 com”1800mAh”, quando a capacidade real, se for 900mAh, já é muito bom.

        Mas não há ninguém que efectivamente vistorie isso.

        1. Avatar de RenatoNismo
          RenatoNismo

          quer dizer que huawei, lenovo, xiaomi, meizu e afins mentem nas especificações da bateria e depois vários modelos desses duram muito mais que os telemóveis topo de gama ? é só dares uma olhada http://www.gsmarena.com/battery-test.php3?

          se estiver lá telemóveis chineses, é caso para ter dúvida. agora pensa.. Xiaomi Redmi 4 com ecrã 5″, sem espaço de folga para bateria4000mah e não pega fogo.

          ainda na outra semana o problema da bateria samsung se devia a pólos positivos e negativos, agora a história é outra..

        2. Avatar de GPinto
          GPinto

          Então todos mentem, a Apple, e todas as grandes marcas que conheces compram as baterias aos fabricantes chineses. Essas baterias são de origem duvidosa, de um mercado negro, onde vale quase de tudo, baterias produzidas pelo preço mais barato poosível sem olhar a meios.

      2. Avatar de joao magalhaes
        joao magalhaes

        A sério? Sabes que os telemóveis são diferentes? Componentes diferentes de tamanho diferente? Está explicado no artigo, o espaço da bateria foi reduzido devido aos elementos que constituem o telemóvel, ora se tens novos elementos e o mesmo espaço…..

        1. Avatar de RenatoNismo
          RenatoNismo

          eu sei muito bem que todos os telemóveis são diferentes, em toda a história da humanidade acho que foi fabricado mais de 1 milhão de MODELOS diferentes em todas as marcas neste mundo, todos eles com mil e uma maneiras de design diferentes, muitos deles mal fabricados ou sem espaço de folga para bateria e o note7 deve estar nos 0,01% de que pegam fogo. tenho o L90 da minha mulher e o Redmi Note 2, ambos custam um pouco a tirar a bateria e não tem espaço à volta.. e não pegam fogo. mais uma vez, na outra semana foi falada de outro problema da bateria, agora é outro novo problema.. que não faz sentido. milhares de telemóveis têm este “problema” e não pegam fogo.

          1. Avatar de Simão
            Simão

            +1 Por acaso tenho esta exacta opinião sobre esta pseudo nova teoria…

      3. Avatar de Alves
        Alves

        Procura por Oukitel…
        e vê os modelos que eles têm…

      4. Avatar de Hugo
        Hugo

        Oukitel K10000

      5. Avatar de wdawddawda
        wdawddawda

        o OUKITEL K10000 diz bom dia.

      6. Avatar de Joaquim
        Joaquim

        Fica aqui o link para um telemóvel com 10000mAh
        http://www.gearbest.com/cell-phones/pp_204428.html

      7. Avatar de APereira
        APereira

        @RenatoNismo,

        Se continuas a postar da forma que postas aqui, ainda vais ser topado por algum politico que vai inventar um imposto para a ignorancia…

        Estás a dar demasiado nas vistas.

        1. Avatar de RenatoNismo
          RenatoNismo

          ou um imposto para quem não tem argumento 😉

          1. Avatar de APereira
            APereira

            @RenatoNismo,
            Entao quer dizer que acreditas que esta gente toda que está aqui a dizer que nao perecebes nada do assunto tem falta de argumentos?

            Na verdade acreditas mesmo que uma marca chinesa de esquina que vende equipamentos de terceira é melhor que qualquer Samsung ou Apple?

            Se achas isso, epah estás muito mal mesmo…

          2. Avatar de APereira
            APereira

            Já agora manda aí uns exemplos de telefones chineses com baterias de 10000mah

          3. Avatar de toni da adega
            toni da adega

            @APereira
            Tens o oukitel k10000, segundo eles possui essa capacidade de bateria.

          4. Avatar de RenatoNismo
            RenatoNismo

            lmao. oukitel K e afins. xiaomi powerbank que fartam-se de falar bem deste e que carrega uns telemóveis em uma única carga.

            nada como googlar reviews de telemóveis com bateria monstruosa e depois saberem quanto SOT dá e dias de standby. eles existem e nada a ver com o que habituamos.

      8. Avatar de Alexandre
        Alexandre

        Se o problema realmente for a falta de espaço para expandir com o aumento de temperatura, até podia ser uma bateria de 500mA que ‘explodia’ na mesma.

        1. Avatar de joao magalhaes
          joao magalhaes

          Até podia não ter bateria que ia explodir na mesma!!!! Apesar de não estar muito dentro do assunto, eu penso que é ao contrário, uma bateria de 500mA provavelmente ia ser 5 vezes menor , digo eu, não faz muito sentido ter 8 vezes menos capacidade e ter o mesmo tamanho…..

        2. Avatar de RenatoNismo
          RenatoNismo

          quantos telemóveis existem neste mundo que não têm espaço para expandir.. ? até as réplicas chinesas da época do android 1.6 e gingerbread que tinham piores qualidades de fabrico já vistos.. e nunca pegaram fogo.

          na outra semana foi falada do problema dos pólos das baterias, acredito mais nisso do que esta notícia aqui que não faz sentido.

  3. Avatar de Guiomar
    Guiomar

    Isto não é propriamente nenhuma novidade. Já em Setembro as autoridades americanas tinham indicado como uma das possíveis causas as baterias serem grandes demais para o espaço interior disponível.

  4. Avatar de Zé Montanelas
    Zé Montanelas

    Naquela parte dos 0.1 mm de distancia até parece ser 1 pouco afiado na curva , a bateria pode expandir e contrair até aquela parte forçar e romper a bateria com o tempo

    1. Avatar de Guiomar
      Guiomar

      Eu diria que a ser disso seria noutros locais na parte inferior da bateria, pois tenho a impressão que o topo da bateria nessa zona é uma placa de circuitos, pelo menos é assim nalgumas baterias e dá a impressão que naquela acontece o mesmo por o topo ser diferente do resto

    2. Avatar de MAC
      MAC

      Então, Montanelas, tens papado tudo na tua rua? Nem te escapam as velhas! Olha que quem muito se gaba…

  5. Avatar de Bildo Chadreque
    Bildo Chadreque

    Mas esse já era o óbvio.

  6. Avatar de AlexX
    AlexX

    A samsung deve conhecer há muito a causa do problema e já devem ter rolado cabeças mas assumir que o erro afinal foi deles só iria aumentar a descrença na marca além da humilhação.
    Desconsideraram então a dilatação da bateria e outros componentes no desenho do equipamento, muito bom!

  7. Avatar de Maluco
    Maluco

    Eu continuo a dizer que o problema está no fast charging. As baterias deste telemóvel deviam estar a receber uma quantidade exagerada de carga, provavelmente algum regulador de tensão devia ou estar com defeito ou sobre dimensionado.
    while(1){
    carga=carga++
    carga – menos_tempo=calor++;
    if(menos_tempo == 20min || carga ==80per
    cout<<"BOOM"<<endl;
    }return (samsung_recall)

    1. Avatar de me and me
      me and me

      +1

      para nao falar de descarga demasiado rapida. o hardware devia de ser demasiado power hunger e dps da nisto

  8. Avatar de DC Silva
    DC Silva

    Ui, tenho um telemóvel maior do que o teu!!! Sou muito bom…

  9. Avatar de LR
    LR

    Ja ca faltava um iTroll com um comentario brilhante…

    1. Avatar de superMaca
      superMaca

      fonte nao credivel

    2. Avatar de Rui Miguel
      Rui Miguel

      Primeiro, está queimado, não explodido.

      E se o queimares, claro que arde.

  10. Avatar de Miguel
    Miguel

    Ou seja, é um problema da própria concepção do telemóvel. Daí a Samsung acabar com o note 7. Com isto tudo, apesar de ser um dono do iPhone, tenho algumas expectativas em relação ao Note 8, acredito que a Samsung se vá esmerar

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Tem de se esmerar! Não tem outra hipótese

  11. Avatar de José Rodrigues
    José Rodrigues

    Estou com pouco espaço em disco.. Será que a minha bateria pode rebentar? :\

    1. Avatar de MACnista
      MACnista

      LOLOLOL a bateria do carro?… sim sim cuidado! LOLOL

  12. Avatar de rui mendes
    rui mendes

    fizessem-no maior!

  13. Avatar de Joao 2348
    Joao 2348

    Quero ver é quando lançam um smartphone que dure pelo menos 1 mês seguido a funcionar em pleno sem necessidade de ser recarregado… nem que seja um smartTijolo.

  14. Avatar de ARKAN
    ARKAN

    mas mesmo assim entao o problema é da bateria, ja que as baterias do samsung ela expande, peguei um gran prime e a bateria em 7 meses estava estufada. E um j5 em 3 meses a bateria ja estava ovalada.

    Ou seja é a bateria, com o encaixe que esta dando esse problema.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Ó cara Arkan, ja te respondi num comentário acima que só passas informação falsa e nem sabes do que estás a falar… este teu comentário… eu explico para entenderes: não são só as baterias da Samsung que expandem, SÃO TODAS. Espero ter contribuído para o teu esclarecimento …

  15. Avatar de Tiago
    Tiago

    Mesmo depois da Samsung ter terminado a comercialização do Note7 que todos nós já sabemos, porque é que anda aí publicidade enganosa a querer despachar as últimas unidades em stock como prendas de Natal em vez do tradicional pijaminha para o gajo que este ano se portou muito bem? Será que a Samsung Portugal é diferente da Samsung Multinacional?

    1. Avatar de GPinto
      GPinto

      Devem ser é os nossos operadores e/ou lojas a tentar despachar os restos de stock. rabalhei nesse ramo há uns anos atrás e as várias lojas que fui conhecendo preferiam muitas vezes “despachar” para o cliente que fazer o retorno ao fornecedor ou fabricante, é que este processo dá trabalho, demora, e enquanto decorre o dinheiro investido ainda não está na mão, e o Tuga desconfia.
      Infelizmente deparei-me imensas vezes com situações destas relativamente a muitos produtos eletrónicos.

  16. Avatar de PTO
    PTO

    Uma empresa de tecnologia em pleno século XXI e não sabe que as baterias aumentam de tamanho em utilização? Ninguém lhes explicou conceitos de termodinâmica? De expansão pelo calor? Não sabem para que servem as juntas/áreas de dilatação existentes em milhares de equipamentos e infraestruturas no mundo inteiro?

    Que tristeza de empresa, tão preocupada com o lucro imediato e fácil que até põe em risco a integridade física e a vida dos seus clientes.

  17. Avatar de ARKAN
    ARKAN

    Windows phone é piada. Assim como as piadas de portugueses e pessoas com nick ZAGO(cum)

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Epá sempre que leio um comentário teu, é mesmo para não levar a sério. Perde um pai uma noite de sono…