WhatsApp vai partilhar dados dos utilizadores com o Facebook

35 Comentários

A informação sobre os utilizadores é hoje em dia um bem muito valioso. Com esses dados é possível dirigir publicidade e outras ofertas específicas.

O WhatsApp, empresa que pertence ao Facebook, resolveu agora mudar as suas regras e vai passar a fornecer alguns dados dos seus utilizadores à sua casa mãe.

WhatsApp

A decisão de partilha de dados dos utilizadores entre o WhatsApp e o Facebook não é recente. Esta é uma decisão que ambas as empresas justificam como sendo necessária para melhorar a oferta que fazem aos utilizadores e para que seja mais simples a descoberta de contactos em ambas as redes.

And by connecting your phone number with Facebook’s systems, Facebook can offer better friend suggestions and show you more relevant ads if you have an account with them.

A publicidade é também uma das razões apontadas, permitindo aos utilizadores verem anúncios dirigidos a si e não outros que não lhes interessam.

WhatsApp

Mas o WhatsApp faz questão de alertar os seus utilizadores de que os seus dados não vão ser partilhados com terceiros fora do Facebook e que as mensagens que são trocadas vão também ser partilhadas. Estas vão-se manter cifradas entre os utilizadores e sem a possibilidade de serem lidas por terceiros.

When you and the people you message are using the latest version of WhatsApp, your messages are encrypted by default, which means you’re the only people who can read them. Even as we coordinate more with Facebook in the months ahead, your encrypted messages stay private and no one else can read them. Not WhatsApp, not Facebook, nor anyone else

O Facebook consegue assim ter acesso a dados importantes dos utilizadores do WhatsApp, conseguindo facilmente correlacionar os utilizadores destas duas plataformas. Para dar conhecimento desta mudança, e também permitir ao utilizador rejeitar esta partilha partilha, será mostrado em breve uma notificação aos utilizadores.

WhatsApp

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Francisco C.
    Francisco C.

    O Facebook bem tenta convencer os utilizadores a darem o número de telemóvel. Agora arranjaram uma maneira para o conseguir.
    Enfim

    1. Avatar de Cláudio Gomes
      Cláudio Gomes

      Não sei se reparou, mas na própria notificação da App está lá escrito que o número de telemóvel não é entregue ao Facebook.

      1. Avatar de Francisco C.
        Francisco C.

        Sim, já reparei.
        Obrigado

    2. Avatar de rui
      rui

      Eles já têm acesso ao número ao usares a app do messenger. Ou se tiveres a coisa da autenticação em 2 passos a usar o telemóvel. Who cares? Toda a gente tem maneira de saber que o número é teu (há uma lista com essas coisas, e é pública). Para quem está tão preocupado e com muitas coisas para esconder, que se feche na cave sem tvs, rádios ou qualquer aparelho electrónico, já que se pode ser espiado, e não saia de lá.

      1. Avatar de Francisco C.
        Francisco C.

        Em 1º lugar, têm acesso ao número se o partilhares com o Messenger, coisa que nunca fiz, e continua a pedir para o confirmar.

        Em 2º, se gostas de ser mais cordeirinho do que o necessário, do normal que já se é hoje em dia, é contigo; partilha tudo. Mas, escusas de partilhar comigo essas frases feitas de quem se acha mais inteligente.

        Obrigado

        1. Avatar de Torres
          Torres

          Se formos a analisar bem “quem se acha inteligente” aqui és tu, porque achas que se te quisessem hackear o telemóvel ninguém o faria por não partilhares “nada”, mas enganas-te
          Mas ninguém te iria querer hackear o telemóvel para nada, sorry

      2. Avatar de NunoR
        NunoR

        Já agora, onde existe essa lista pública de números de telemovel?!

  2. Avatar de MiguelDias
    MiguelDias

    Não tenho facebook, mas tenho WhatsApp por motivos profissionais, sendo assim vou eliminar conta.

    Não quero que o face tenha os meus dados…

    1. Avatar de Torres
      Torres

      Nesse caso o melhor mesmo é desligar a net, imagina que te instalam um hack e depois conseguem ver tudo o que fazes através da câmara web?
      Enfim, vejo com cada comentário mais ridículo

      1. Avatar de MiguelDias
        MiguelDias

        Não me digas que és daqueles que acham que a NET é o Facebook?

        Meu tempo de brincar na net com amigos virtuais já passou a mais de 20 anos desde o mirc, na altura dava-se muito valor a privacidade algo que empresas como o Facebook ignoram…

        Existe muito mais para além do face…

        1. Avatar de Bruno Lopes
          Bruno Lopes

          +1000. Concordo contigo. Também não tenho Facebook e sinto-me muito feliz na mesma. Uso o watsap para mandar umas msgs a família no estrangeiro. Se não nem isso usava. Devo ser muito anti social. Lol

          1. Avatar de Torres
            Torres

            Palmas para ti, lol

        2. Avatar de Torres
          Torres

          Mas quem é que disse que a net é só o Facebook?
          Eu tenho Facebook porque (e não só isto) tenho família e amigos no estrangeiro e preciso de estar em contacto com eles
          Eu estou com os meus amigos todos os fins de semana a falar face 2 face, usamos o Messenger para combinar onde nos encontrarmos…e ainda temos um grupo privado no facebook só nosso onde partilhamos os nossos momentos e tudo mais…são coisas que ficam para a vida, atrevo-me a dizer que tenho uma vida social ativa apesar da minha idade andar nos vinte e poucos
          Essa do antigamente é que era bom é um absurdo, antigamente as coisas eram outras e as necessidades eram diferentes, agora os tempos são outros e temos necessidades diferentes…ou deveríamos ficar no mesmo e não sair dali? Se assim fosse ainda estaríamos na idade da pedra
          Não tens Facebook o problema é teu, ninguém deve estar incomodado com isso, agora eliminar o WhatsApp por causa desta notícia? omg

          1. Avatar de MiguelDias
            MiguelDias

            Vai actualizar mural…

      2. Avatar de Pirata
        Pirata

        Ridículo porquê? Por não querer algo com o Facebook? E sou utilizador da Internet e visito muitos sites e comunidades, no entanto também não quero nada com o Facebook. Ridículo é o teu comentário que em nada tem haver com a conversa.

      3. Avatar de Francisco C.
        Francisco C.

        Adiante…

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Fiz o mesmo!
      Cada comentário? Cada um faz aquilo que quer e bem lhe apetece.

  3. Avatar de Rizzo
    Rizzo

    Eu nao acredito que me facas isto whatsapp, foste durante muitos anos o meu melhor amigo e adorei usar te mas parece que agora vamos acabar de vez. Jamais darei a minha info a uma empresa que ajuda a raptar criancas pobres em paises asiaticos. Ler “dark side of the facebook” de Tom Mills

  4. Avatar de rui
    rui

    Já desinstalei. Vou usar o Viber.

    1. Avatar de Myself_PT
      Myself_PT

      Curioso o meu WhattsApp não tem essa opção que o site refere a seguir a apagar conta…

  5. Avatar de GRUNHO
    GRUNHO

    Não quer que o Facebook descubra os seus padrões de utilização do WhatsApp? Eis como impedi-lo:
    Evitar as alterações implicadas na mudança dos termos de uso e da política de privacidade do WhatsApp é, no entanto, bastante simples.
    Quando confrontado com a nossa política, carregue em “Ler”. A proposta apresentada deverá expandir-se.
    No canto inferior direito dos termos e condições de privacidade, deverá aparecer uma caixa com um “visto” a indicar a concordância com a referida partilha. Carregue em cima dessa caixa, eliminando o “visto”. Pressione, por fim, “Concordo”.
    Caso ignore estes passos e concorde a princípio com a nova política, poderá alterar a sua decisão no prazo de 30 dias. Durante este período, deverá consultar os detalhes da sua conta e eliminar o “visto” em “Partilhe a informação deste utilizador”.

    Escusam de agradecer 😉

    1. Avatar de raz0r24
      raz0r24

      “…. Escusam de agradecer….”

      Contudo…. Obrigado! xD

  6. Avatar de RF
    RF

    Goodbye Whatsapp!

  7. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Podem sempre instalar o telegram

    1. Avatar de Alucard
      Alucard

      O problema é que uma app de comunicação só é útil se os teus contactos estiverem dispostos a utilizá-la.
      Eu já sei que se dizer a metade dos meus colegas e conhecidos que vou deixar o WA e para usarem o Telegram ou Viber ou lá o que for, a resposta que virá é “Não faz mal, usa o Messenger que é bom”.

      Pelo mesmo motivo já quase não tenho usado o Skype, não por mim, mas porque é um deserto actualmente.

      1. Avatar de Ruivix
        Ruivix

        Como eu te compreendo. Acabamos por ser nós próprios a mudar por causa de outros que não querem saber só para manter o contacto com as pessoas…

      2. Avatar de raz0r24
        raz0r24

        +1

        Há pouco tempo indiquei ao meu irmão para ele usar o BBM (prefiro muito mais do que as outras apps) e a resposta dele foi que já tinha o whats -.-‘

  8. Avatar de Alucard
    Alucard

    Como fica quem usa o WhatsApp e não o Facebook? Não quero partilhar a minha lista de contactos com serviços de terceiros que não uso!

  9. Avatar de rdsu
    rdsu

    Wire e Signal!

  10. Avatar de Carlos
    Carlos

    Por estas e por outras e que utilizo BBM, todos os meus contactos mudaram para BBM. Nao e preciso divulgar numero de telefone. Funciona através de PIN.

    1. Avatar de raz0r24
      raz0r24

      Eu também prefiro o BBM mas nenhum dos meus contatos se atreve a experimentar. lol

  11. Avatar de fernando marques martini
    fernando marques martini

    ENTAR EM CONFIGURACOES DA CONTA DO WHATS E RECUSAR ESSE PARTILHAMENTO

  12. Avatar de Antonio
    Antonio

    Desinstalei o WhatsApp bem a tempo… Mas foi por causa da memória no dispositivo.