WhatsApp deixa de funcionar nestes smartphones em abril. O seu está na lista?

27 Comentários

O WhatsApp alterou as suas políticas de privacidade para introduzir pequenos ajustes ao suporte de versões mais antigas dos sistemas operativos. Como tal, alguns smartphones vão deixar de ter suporte para esta rede social já a partir de abril. Algumas máquinas, mais antigas, não vão poder usar esta que é uma das mais utilizadas plataformas de comunicação.

Vamos mostrar como poderá o utilizador verificar se os seus dispositivos estão ou não abrangidos pelas novas alterações.

Ilustração WhatsApp em smartphones mais antigos


Quais os dispositivos móveis onde o WhatsApp deixará de funcionar

Como podemos ler no site de suporte do WhatsApp, a aplicação de mensagens já não funcionará nos smartphoness Android com sistema operativo antes do 4.1. Isto significa que para poder utilizar o WhatsApp é necessário ter um Android com versão 4.1 Jelly Bean ou superior.

A versão 4.1 do Android foi lançada em 2012, pelo que qualquer Android que tenha comprado nos últimos 6 ou 8 anos ainda poderá provavelmente suportar o WhatsApp no próximo ano sem quaisquer problemas.

Por outras palavras, é uma versão tão antiga do Android que o seu smartphone já faz parte daquela safra vintage!

 

E no iPhone?

Ora bem, a situação dos smartphones “de outros tempos” também atinge os equipamentos da maçã, apesar que há algumas diferenças.

Assim, o WhatsApp também deixará de funcionar em iPhones com versões anteriores ao iOS 10, que foi lançado em 2016. No entanto, a versão iOS 12, é compatível com o iPhone 5S lançado em 2013, pelo que a maioria dos iPhones dos últimos anos continuarão a ser compatíveis.

 

Como posso ver a versão do meu Android ou iOS?

Para verificarem a versão do vosso Android, basta pesquisar nas Definições. Vamos então às Definições, depois Acerca do telefone, Informação de software e por fim, dentro deste menu, encontramos a Versão Android.

Dependendo da versão do Android e da marca do dispositivo, esta informação poderá não estar exatamente nos mesmos caminhos. Mas procure sempre pela informação de software.

No caso de possuir um iPhone, então o caminho é Definições, Geral e dentro do Geral, o menu Informações.

Neste menu terá a informação sobre a Versão do Software.

Feito isto, já sabe se o seu equipamento está ou não habilitado a usar o WhatsApp. Caso o seu sistema operativo esteja desatualizado e o equipamento ainda suporte uma versão mais recente do sistema operativo, não deixe então de o atualizar.

Para lá desta questão de suporte, um smartphone devidamente atualizado é um dispositivo mais seguro.

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Inaceitável não deixarem de funcionar em todos os Android pelo menos até à versão 14 (sendo que a mais recente à altura em que escrevo isto é a versão: 12)

    1. Avatar de Sabe-se lá
      Sabe-se lá

      Então qual é o sentido do teu comentário? 🙂
      É “afirmar” que esta nova limitação do WhatsApp não vai afetar ninguém no Android?!?
      Que ninguém usa WhatsApp num Android inferior ao 4.1?!?…
      Pode ser uma afirmação não tão direta como parece…

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        É uma brincadeira, no sentido, de simplesmente deixar de existir.

        Ainda sou do tempo em que o Facebook deixava utilizar programas cliente de terceiros para interagir com o serviço de mensagens deles, e de um momento para o outro decidirem que não queriam mais só porque sim… quem quisesse tinha de utilizar o site deles, ou a aplicação deles e acabou.

        Não há motivo algum para que a META (Facebook) não possa ter um sistema aberto de mensagens, para a pessoa utilizar o programa cliente que quiser para comunicar com terceiros.

        1. Avatar de relogio
          relogio

          brincadeira????

          O Facebook deixou de usar programas clientes de terceiros pelo simples facto de só surgir problemas na sua maioria respectiva a segurança, logo eliminou o mal pela raiz passando só a ter acesso pelo site oficial e respectiva app, e acho muito bem que assim seja.

          Não existe motivo nenhum que a META não possa ter um sistema aberto de MSG???? Acho melhor pensares em estudar bem a coisa e depressa vais perceber porque é que os sistemas de mensagens são todos fechados e não se usam em app’s de terceiros.

  2. Avatar de relogio
    relogio

    Android 4.1 10 anos já passaram e não me parece que a malta ainda ande com dispositivos dessa altura com as constantes evoluções.

    Como tudo tem um ciclo, inicio e fim, as versões de Android não são diferentes, vão perdendo total suporte tal como acontece com outros sistemas operativos há muito.

    1. Avatar de José António
      José António

      Eu ainda possuo um Samsung Galaxy S2 (i9000) com o Android 4.1.xx que funciona às mil maravilhas com o telefone e mensagens. Para coisas “mais complicadas”, uso o Huawei P Smart 2021.

      1. Avatar de Roy Almaister
        Roy Almaister

        E o Telegram? Funciona nesse telele mais antigo? 😉

      2. Avatar de relogio
        relogio

        LOL, para chamadas e mensagens, isso é o básico, qualquer telemóvel faz, mas o resto já estás a usar um smartphone mais recente que é isso que se está aqui a falar.

        se formos por ai ainda tenho ali smartphones com android 2.1 e fazem o mesmo chamadas e sms, mas trabalhar com o que se usa na atualidade chapéu

        1. Avatar de Samuel MGor
          Samuel MGor

          Nem todos podem ter smartphones que custem mais de 60 euros 🙁 Se tiverem de escolher entre comida e um smartphone é claro que vão escolher comida. O ser humano pode passar sem ter smartphone mas não pode sem comer.

          1. Avatar de ElectroescadaS
            ElectroescadaS

            Precisamente. Ter um “espertofone” é quase um “luxo” que nem toda a gente pode ter um todo xpto…

          2. Avatar de EDPRR
            EDPRR

            Se não podem gastar 60 euros num telemovel, o que é perfeitamente natural se a pessoa estiver desempregada, um agregado familiar elevado, dívidas ou qualquer outro motivo, então também não deve ter dinheiro para pacotes de Internet e não usa whatsapp. Problema resolvido. Quaisquer 60 euros compram um smartphone básico capaz de rodar apps de mensagens sem problemas.

  3. Avatar de Roy Almaister
    Roy Almaister

    Onde é está a lista mesmo? Ahhh espera, afinal era só mesmo para vir cá ao blog.

    Pela partte que me toca como não uso, não estou minimamente preocupado…

    1. Avatar de Vítor M.

      Os listados que usam os sistemas operativos nas versões que vão deixar de ser suportadas. Tem inclusive imagens para ajudar a saber. É seguir passo a passo.

      1. Avatar de Roy Almaister
        Roy Almaister

        Agradecido mas como referi acima, eu não uso essa treta vinda do “Metaberg”…

  4. Avatar de Rui
    Rui

    Ainda bem que existe o telegram

    1. Avatar de Roy Almaister
      Roy Almaister

      +1… 😉

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      e vocês a acharem que o Telegram é melhor…. LOL…

      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Não sei se é melhor ou pior mas é uma alternativa bastante interessante mas o Ricardo importa-se de nos elucidar quanto à sua “desconfiança”?

  5. Avatar de Trainspotting Portugal
    Trainspotting Portugal

    Vai tudo mudar para a “concorrência”… Telegram, Signal, etc.
    Quem ganha com isto? As fabricantes de telemóveis…
    Ridículo, mas pronto.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      passo bem sem WhatsApp, eu muitos milhares de utentes, ainda bem que existem alternativas.

      1. Avatar de Trainspotting Portugal
        Trainspotting Portugal

        O problema é que eu dependo desta aplicação para o meu dia-a-dia… Razões profissionais, académicas, pessoais, etc.
        É difícil convencer toda a gente a mudar para o Telegram.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          É no que dá estar amarrado a uma única aplicação… nada como diversificar.

        2. Avatar de ElectroescadaS
          ElectroescadaS

          Exactamente…

  6. Avatar de MMLCC08032021
    MMLCC08032021

    Todos querem a mama todos vivem à custa do contribuinte ainda pago os aparelhos para estas empresas ganharem grandes fortunas a brincar

    1. Avatar de EDPRR
      EDPRR

      Não entendi. Quem é que o obriga a comprar telemóveis ou a usar Whatsapp ? Não vejo ninguém a ser preso, espancado ou chantageado para o fazer … Ah ! Você faz porque quer … Então de que se queixa ?

  7. Avatar de Francisco Muanza
    Francisco Muanza

    Cada vez mais a evoluir https://www.holdonangola.com