Maioria considera que Portugal raramente valoriza os profissionais em tecnologia

73 Comentários

Dependendo de cada país, região, comunidade e outros fatores, muitas profissões podem ser mais ou menos valorizadas pela população e pelos governos.

Na nossa última questão semanal quisemos saber de Portugal valoriza ou não os profissionais de tecnologia. Vamos então conhecer os resultados.



Portugal valoriza os profissionais de tecnologia?

Finalizada a questão da passada semana, segue então agora a divulgação de todos os resultados através da análise das 2.010 respostas obtidas.

De acordo com os resultados apurados, mais de metade dos participantes, com 65% dos votos, é da opinião que Portugal raramente valoriza os seus profissionais de tecnologia (1.314 votos). Por sua vez, 14% dos leitores disse que o nosso país nunca valoriza estes profissionais (273 votos).

Nas opiniões positivas, 17% dos participantes respondeu que esta valorização acontece quase sempre em Portugal (333 votos), enquanto que apenas 4% disse que acontece sempre (90 votos).

Resultados em gráfico

Para uma melhor perceção visual, segue então o gráfico com os resultados.

Nos comentários ao artigo da questão, as opiniões são diversas. Alguns leitores profissionais da área indicam que no passado eram menos valorizados, mas atualmente há cada vez mais consciência do valor da profissão. Mas muitos também se queixam que, de facto, são raras as vezes em que sentem que lhes é atribuído valor pelas suas funções, dizendo mesmo que muitas vezes esta é a principal razão da emigração neste setor.

Há também algumas queixas relativamente ao salário pago aos profissionais de tecnologia, considerando que é um montante abaixo do merecido, comparativamente a outras profissões e ao que ganham noutros países.

Mas se não respondeu à nossa questão, diga-nos então agora se considera que Portugal valoriza os profissionais de tecnologia.


Participe na nossa questão desta semana

Questão desta semana:

Utiliza o apoio financeiro AUTOvoucher?

  • Sim. (79%)
  • Não. (21%)

Total Votos: 3.181

Loading ... Loading …


Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, para conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

Assim, caso queiram ver algum tema votado nas nossas questões semanais, basta deixarem um comentário com o mesmo ou enviem para marisa.pinto@pplware.com.

Comentários

73

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de J
    J

    Acho que a questão devia ser para todos os profissionais.

  2. Avatar de Guilherme Esteves
    Guilherme Esteves

    Valorizar é um conceito abstracto. A maioria das pessoas valoriza um bom profissional em tecnologia, tal como o faz para um bom mecânico, cabeleireiro, enfermeiro… Bons profissionais são sempre valorizados. Já em termos de compensação económica, esse é um problema não exclusivo da IT (pelo contrário)

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Há bons profissionais que não valorizados, e há maus profissionais valorizados, em todas as áreas.

    2. Avatar de k
      k

      Entendo os vários níveis a que isto pode ser avaliado mas quando se fala em valorização de forma profissional, acho que podemos inferir que será sempre de forma monetária. Quando o funcionário não é valorizado a nível de conhecimento ou profissional geralmente acaba despedido e a história morre aí. Mas se fores bom, ninguém te despede, pelo contrário. Especialmente se fores mal valorizado financeiramente.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Não concordo nada com isso.
        Primeiro, em IT não há despedimentos, não conheço ninguém em IT que não tenha contrato sem termo, ou seja, efectivo, é o standard de contratação, quando isso não acontece é porque o profissional prefere passar recibos para ter outros biscates por fora.
        Depois os profissinais de IT são mais bem remuneradores que em qualquer outra area, não existe nenhuma outra area a pagar tão bem por menos qualificações que em IT, valoriza-se acima de tudo a experiência.

        A valorização para um profissional de IT ocorre na progressão de carreira, não necessáriamente vertical mas sim horizontal, a busca por projectos onde o profissional de sinta motivado, depois disso vêm os fringe benefits, carro, combustivel, internet, bloco de incentivos financeiros como seguros de capitalização, PPRs, etc, trabalhar de casa, acesso a determinados “mimos” no escritório e work-life balance.
        Isto é o que profissional de IT vai olhar na altura de aceitar uma proposta, os valores de remuneração mensal são tipicamente bons e muito usualmente aliam-se a bonus anuais de produtividade também generosos. Nos dias que correm um bom profissional de IT em PT consegue um conjunto anual de salario + beneficios + premios acima dos 100k ano, quem não consegue é porque se encostou algures durante a carreira.

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          Então a maioria está errada, as excepções são a regra.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            A maioria não sabe do que fala.
            Há sempre uma necessidade dos tugas de explorarem não os valorizarem e serem mal pagos, em IT não passa de um estigma cultural, nada mais.

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Claro que o salario é um montante abaixo do merecido… trabalhamos em equipa, com Franceses, Suiços, Italianos, Alemães e etc.
    O software produzido gera dinheiro, todos colaboraram de igual forma e uns ganham mais que outros, disparmente….
    Não me venham com a história do custo de vida, façam as vossas pesquisas, cheguem às vossas conclusões e verão que com quaisquer variáveis estamos sempre abaixo da maioria dos países com o qual trabalham.
    Além do mais, vivemos numa União Europeia, que nestes assuntos é mesmo uma desunião.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      A questão é que a fiscalidade dos franceses, suíços, etc não é igual à nossa. Temos dos mais altos impostos sobre o trabalho (tanto do lado do empregador, quanto do lado do trabalhador). Um salário alto, sai uma verdadeira fortuna a uma empresa em Portugal.

      1. Avatar de RPG
        RPG

        A questão é que o que dizes, não é verdade. Os franceses por exemplo, têm uma carga fiscal superior à de Portugal. Podes ver por ti de forma rápida e simples, mas preferes dar valor à conversa de tasco.
        Seg social para empresas: https://tradingeconomics.com/country-list/social-security-rate-for-companies?continent=europe
        A nível do trabalhador: https://tradingeconomics.com/country-list/personal-income-tax-rate?continent=europe
        Explica lá onde a carga fiscal em Portugal é pior que em França por exemplo, e onde sai mas caro empregar em Portugal que em França.

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      Se o custo de vida é bem maior não é comparavel tens exemplo cá dentro, na empresa onde trabalho tens escritorios em lisboa e por exemplo em castelo branco e o pessoal do norte ganha menos a fazer exatamente o mesmo trabalho é justo ? é discutivel mas a vdd é que nesses sitios alugas um t2 a 400€ a vontade cá em lisboa historia é completamente diferente

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Há quem defenda salario minimo por municipio, eu não acho descabido.

  4. Avatar de deeppurple
    deeppurple

    IT Managers a ganharem 800€. LOLOL

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Qualquer ramo na area IT a receber na gama 1000€ a 2000€ dps de impostos é pouco…
      A única justificação é trabalhar para software interno, que nesse caso o lucro é menor, pois não compete a nível internacional.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Falando em termos de futebol, que assim mais pessoas entendem… É como jogares no Real Madrid, titular, venceste a Champions e recebes 800€ (o resto recebe o actual)…
      Contribuiste para a vitória, mas és português, logo pimba!, custo de vida….

    3. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Isso é muito pouco, sem dúvida. Mas é questão dessas pessoas procurarem melhores oportunidades.

    4. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      Desses ainda há quem ganha o salário mínimo!

    5. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      Onde é que existem IT managers a ganharem 800€?

      1. Avatar de Samuel MGor
        Samuel MGor

        Fora de Portugal ganham muito mais que isso cá nem 750…

      2. Avatar de k
        k

        Conheço vários, infelizmente.

        1. Avatar de PeFerreira
          PeFerreira

          Então começa a dizer para eles procurarem outra empresa urgentemente e deixar essa em que estão a arder.
          Oportunidades não faltam felizmente. Cabe a nós de “dar um estalo” a essas empresas que se aproveitam de nós.
          Infelizmente nas outras areas não se tem essa oportunidade. Há que aproveitar.

        2. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Não deves conhecer, hoje em dia um técnico de helpdesk ganha entre 1000-1200 liquidos, maioria dos IT Managers ganha entre 3000-4000 liquidos.
          Deves conhecer IT wannabe’s da santa terrinha que ganham isso e que dizem que são master xpto managers numa empresa com 10 pessoas.

    6. Avatar de Bruno
      Bruno

      não sei quais sao os it managers que recebem isso ahah qualquer IT a começar recebe dos 1000 aos 2000 limpos

      1. Avatar de Crow-
        Crow-

        e 2000€ líquidos mês já é mal pago, a não ser que ainda tenha carro, ajudas de custo, etc.

  5. Avatar de Nuno Palma
    Nuno Palma

    Agora imaginem os que não são profissionais de tecnologia! Lol

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Cada um luta pelo que entende… na minha empresa luto por isso sempre que posso.

  6. Avatar de João M
    João M

    Uma coisa tenho reparado: Sim os profissionais de IT são mal pagos (na generalidade) comparativamente a outros paises (Tendo em conta o custo de vida) mas acho que o problema é maior do que apenas as empresas nao quererem pagar mais.
    – O custo do trabalho, em Portugal, é elevado. Um funcionário que ganhe 2000€ (em IT não é muito) custa à empresa 2600. Se o salário for de 4000€ já custa à empresa 5000€ e poucos. Nem todas as empresas IT têm condições para isto.
    – O mundo do IT evolve muito rápido e a estrutura (financeira e hierárquica) das empresas não acompanha. ISto é, uma empresa tem o seu payroll e hierarquias organizadas de tal forma que se um dia fazem um benchmarking ao que os seus colaboradores deveriam ganhar comparativamente com o mercado, a empresa não terá capacidade de pagar mais ou fica com engenheiros IT a ganhar mais que os próprios managers (o que vai implicar subir salários por ali acima). Conheço um caso em que uma empresa decidiu fazer um desses benchmarkings e quando viu o resultado desistiu. Deu uns aumentozitos mas nada comparável ao mercado.

    Um recrutador disse-me outro dia que, por causa desta grande necessidade de malta com experiencia em IT (depende da área mas acho que acontece em quase todas) quando se é chamado para uma entrevista o candidato tem, hoje em dia, maior vantagem e pode escolher onde quer trabalhar -> e isto ficou ainda mais claro com o conceito e alargamento do trabalho remoto. Tirando quem quer seguir carreira de “manager”, quem gosta de ser tecnico, para subir na vida terá de saltar de empresa porque, pelo menos por enquanto, as empresas naõ estão preparadas para valorizar carreiras técnicas; a nossa cultura (diria até global) sempre foi habituada a valorizar cargos de gestão.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Parece que trabalhas na minha empresa 😀
      “Conheço um caso em que uma empresa decidiu fazer um desses benchmarkings e quando viu o resultado desistiu.”

      O nosso problema também é impostos, mas não é justificação, pois em Bélgica são semelhantes ou maiores.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Nada como saltar, oportunidades não faltam.

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          Nem por isso, por acaso faltam…

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Para ganhares 2000 líquidos, custa à empresa quase 3900€. Se ganhares 2000 brutos, custa à empresa os tais 2600, mas tu só recebes 1500. A fiscalidade em Portugal é arrasadora.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Compreendo, são efectivamente muito altos, mas compara com a Bélgica.
        Os impostos lá são mais altos, mas não é por isso que não têm um ordenado e regalias superiores a nós..

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          A economia é diferente, as empresas têm mais dinheiro.

      2. Avatar de PeFerreira
        PeFerreira

        Tal como o Miguel disse. A fiscalidade na Belgica é superior.
        Há muita coisa mal contada nas empresas que não chegam aos ouvidos dos empregados.
        É muito dinheiro a fluir por detrás de bocas que dizem que não têm como pagar. Muito esquema com as “Ajudas de custo” etc. No entanto pagam valores absurdos por outsourcing…
        Há coisas mal contadas.

  7. Avatar de Crow-
    Crow-

    Profissional de IT é muito vago, mas tipicamente há duas realidades conhecidas, consultoria e software houses. Nas segundas hoje em dia facilmente se arranja um contrato de pelo menos 60k brutos ano, sem ser grande expert. Mas há muita gente com contratos de 70, 80, 90k e mais.

    1. Avatar de John Doe
      John Doe

      “facilmente se arranja um contrato de pelo menos 60k brutos ano, sem ser grande expert” em Portugal? Mostra aí uma oferta de emprego dessas fáceis

      1. Avatar de João M
        João M

        Secretário de Estado ou ministro do novo governo 😀

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        CEO empreendedor de uma empresa de tecnologia

        1. Avatar de Jane Doe
          Jane Doe

          Onde é que “hoje em dia facilmente se arranja um contrato” para CEO?

        2. Avatar de Samuel MGor
          Samuel MGor

          Daqui a uns 100 anos ou mais.

      3. Avatar de Crow-
        Crow-

        Posso-te dizer que pelo menos no Porto não consigo hoje contratar um frontend developer por menos de 60k + beneficios. Backend developers andam já nos 70k+. Designers que há poucos anos andavam nos 35/40k agora andam nos 60k+. E por aí adiante.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Deves ser HR com certeza, dada a quantidade de fala barato.
          Não vivo no Porto, mas existem ferramentas que mostram que estás errado.
          Não sei porque pessoas da mesma àrea tentam consistemente deitar-se abaixo umas às outras….

          https://www.glassdoor.co.uk/Salaries/porto-software-developer-salary-SRCH_IL.0,5_IC3183562_KO6,24.htm?clickSource=searchBtn
          Ou verifica no “Robert Walters Salary Survey 2020” página 42

          1. Avatar de Crow-
            Crow-

            lol Esses sites valem o que valem.
            Não sou de RH nem preciso de verificar reports nenhum. Lidero uma equipa de desenvolvimento no Porto. Estou-te a falar de experiência própria, se não estás a par da realidade é problema teu. Estou-te a falar dos valores com que trabalhamos, eu e muitas das empresas conhecidas no grande Porto. Tenho entrevistado dezenas de pessoas nos últimos anos, que saem da Blip, Mindera, Farfetch, etc, todos a apontar para 60k bruto mínimo. E muitos deles com 3/4 anos de experiência, nem estamos a falar de pessoal muito sénior. Dada a escassez de recursos é comum perdermos pessoal que está a ganhar na casa dos 60k para irem ganhar na casa dos 70k, e por aí fora. Há inclusive muito pessoal, em cargos mais elevados, a ganhar na casa dos 6 dígitos.

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Isso é liquidos, faz as contas…
            Além que é relativo pessoas contratadas que devem estar estagnadas.

          3. Avatar de PeFerreira
            PeFerreira

            Se isso for salário líquido, yup esta quase lá. Dependendo da pessoa e do cargo claro (penso que isso sejam valores de Mid).
            Enfim, só vejo Heróis no chat. 3 anos 60k numa empresa tuga? Estamos a falar de uns meros 4k mês. Eu para arranjar esses valores só remote para fora. Hummmm. Pimenta na língua.

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          60k são 2800€ por mes (limpos), conheço muito pessoal que não se importa de trabalhar por esses valores

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            A fazer contas assim estás tramado para arranjar trabalho, 60k são 2400€ limpos por mês, algo banal em Lisboa e Porto nos dias que correm, dentro de 2 anos o novo standard vai-se situar nos 3000€ limpos por mês.

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      estes comentarios parecem o facebook pessoal que nao faz a minima noção do que fala

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Partilho da mesma experiência que o Crow-, não tenho facebook e sei bem daquilo que falo.

  8. Avatar de John Doe
    John Doe

    “Portugal” é o quê? Os portugueses? Todos?
    E “valoriza “em que sentido?
    A julgar pelos comentários, “Portugal “são os empregadores e “valorizar” é pagar bons ordenados.
    Graças à oferta/procura, são, nesse aspecto, valorizados uma vez que ganham acima da média e costumam ter regalias que a maioria não tem. Isto, comparando com outros profissionais em Portugal, não comparando com outros países, como estão a fazer. Se noutros países ganham tanto melhor porque não emigram? Porque, além de outras coisas, ganham o dobro, mas pagam o triplo pela habitação?
    Depois, vemos comentários a afirmarem como esses profissionais”facilmente “ganham de 2 a 5k por mês, num país onde o ordenado médio é de pouco mais de 1k. Em que ficamos?

    1. Avatar de João M
      João M

      É esse pensamento que nivela por baixo que faz com que as coisas nunca melhorem porque “podiam esta piores”. No entanto somos constantemente ultrapassados por paises da EU, incluindo os de leste.
      Se esta malta que ganha acima da média emigrar toda não vais ter quem pague os impostos. É isso que se quer? Quem ganha acima do salário médio é bombardeado com impostos e pouco mais de metade do que ganha chega à carteira. Depois tens os impostos indirectos, também altos, que afectam tanto quem ganha mais como quem ganha menos.. mas está tudo bem porque “ganhamos acima do salário médio” que é miserável.

      É preciso deixar de pensar “pequenino”. 2k-3k brutos não é muito e, comparando com outros paises (e sim, comparo com outros paises porque não vivemos numa bolha ) é pouco. Comparo com outros paises porque pagas impostos mais altos que muitos paises que para ai andam e o teu nivel de vida é dos mais baixos da europa. Mas está tudo bem porque 2000 é maior que 1000 .

      Valorizar não é apenas dar mais do que a média. A média é 1000€ e valorizar não é ganhar 1001€. Um empregado de uma fábrica não se sente valorizado quando o seu aumento salarial só acontece quando o salário minimo sobe por decreto (curiosamente, quando mais sobe, mais o minimo se aproxima do médio … já pensaste sobre isto?).

      O problema não é quem pode e quer ganhar mais de 4k por mÊs. O problema é o salário médio ser de 1000€ e nada ser feito para mudar isso. Talvez porque a malta se acomodou a pensar e a ser pequenino. Ganho acima do médio e não me sinto da classe “média”, tendo em conta todas as despesas que tenho… mas vá “ganho acima do médio e devia estar conformado com isso” dizem…

      Depois falam nas relalias, tipo serviço nacional de saude, que dizem ser “de borla” mas outro dia paguei uma taxa moderadora de 100 e tal euros para fazer um exame a pedido do publico no publico. Deve ser por ser “rico”…

      1. Avatar de Jane Doe
        Jane Doe

        O que faz as coisas melhorarem são esses pensamentos mirabolantes nas nuvens. Fazemos assim, montas uma empresa, pagas esses ordenados fantásticos e depois conta como correu, pode ser?

        1. Avatar de R
          R

          Não desvalorizando os outros pontos de vista, é difícil valorizar salarialmente quando a carga fiscal sobre o trabalho é asfixiante. É um dos motivos porque se abusa das horas extraordinárias – consequência? Produtividade deixa de existir.
          E um ponto importante: despedir quem merece ser despedido tem de ser mais fácil.
          Com estes 2 pontos muito se poderia mudar em Portugal.

        2. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Trabalho há 25 anos no ramo, já tive emigrado durante quase 15 anos, hoje trabalho em PT a ganhar acima dos 10k, não só não é nenhum ordenado mirabolante como levo para casa menos de 5k liquidos, todos os anos poupo milhões em custos operacionais à minha empresa, se tivesse a trabalhar no mercado NY como já estive receberia facilmente 30-40k mensais e com uma fiscalidade na casa dos 19%. Neste momento valorizo mais a familia que o dinheiro, já estou velho para essas coisas.

          1. Avatar de Jane Doe
            Jane Doe

            “hoje trabalho em PT a ganhar acima dos 10k, não só não é nenhum ordenado mirabolante”
            Um ordenado quase 10x superior ao ordenado médio não é “mirabolante”, está certo. Um ordenado quase 10x superior ao de um professor com 20 anos de carreira, ou de um enfermeiro com os mesmos 20 anos de carreira, que arrisca a sua saúde, que tarbalha por turnos, de dia, de noite, fins de semana, feriados e festas, com uma licenciatura e mais 2 anos de especialização, “não é mirabolante”. Está certo.

          2. Avatar de Bruno
            Bruno

            Não não é alto, até é baixo… os restantes é que são extremamanente baixos!
            Não esquecer que vivemos numa União Europeia, onde não devia existir tantas desigualdades.
            Muito mais estando nas extremidades do continente…

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Onde é que a habitação é cara? Suiça?
      Digamos que tens um ordenado de 8K (é usual por lá)….
      Dizes que a casa é cara, não sei o preço, mas suponhamos 4k mês (imagino que consegues mais barata).
      Imaginando que contas + supermercado serão 3K (tens de poupar um bocadinho? talvez, o Português tb….)
      Final das contas no final do mês conseguiste poupar 1K , em Portugal em média quanto conseguem poupar?

      1. Avatar de Jane Doe
        Jane Doe

        “porque não emigram?”

        1. Avatar de PeFerreira
          PeFerreira

          E estamos. Cada vez mais. Portugal é um país de velhos literalmente.
          Basta ir 2 dias a uma Belgica, Suiça, UK… Que são os países destino da malta que emigra para saber onde os jovens adultos estão.
          Os que cá andam ou não têm estofo para aventuras, ou já estabeleceram raízes ou conseguiram remote work.

        2. Avatar de Miguel
          Miguel

          Porque não queremos, porque gosto do meu país e não me importo de lutar por melhor.
          De qualquer forma, conheces comunidade que emigre mais que Portugueses? (Portugal/Brasil)
          Só se for Turcos

      2. Avatar de Crow-
        Crow-

        Nunca poupo menos de 2k por mês.

  9. Avatar de Infinity
    Infinity

    Os profiisionais só são valorizados quando saem para outra empresa

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Nem assim… com um ordenado bruto 1.5k se mudar nenhuma paga igual, só remoto (cá na Madeira)

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Trabalhar numa ilha tem dessas coisas, está tudo relacionado com oferta e procura.
        Mesmo assim conheço muita gente a trabalhar remoto aí na Madeia e a receber acima de 5k .

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          Infelizmente não me dei bem com o remoto, gosto de mais interacção

    2. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      Ora nem mais, das poucas vezes que fui valorizado foi só quando sai ou estive para sair!
      Nessas alturas o que era impossivel antes afinal era possivel!

  10. Avatar de Alguém
    Alguém

    Sou designer 3D e técnico de impressão 3D a receber atualmente 710€ e nem me pagam subsídio de alimentação e ainda levo com bocas a dizer que o meu trabalho é fácil, é só carregar em meia dúzia de botões para a impressora imprimir ahahah vamos portugal ao menos estamos qualificados para o mundial que é tudo o que interessa!

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Isso não qualifica como um IT job, talvez seja melhor mudares de area.

  11. Avatar de FAR
    FAR

    Acho que a melhor resposta à pergunta lançada pelo artigo são mesmo os números do pessoal da área que mal tem hipótese vai trabalhar para fora.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Hoje em dia os que o fazem é pela aventura, por projectos de grande dimensão e bem mais aliciantes, eu fiz o mesmo quando ainda não era pai, passados 5 anos de ser pai comecei a repensar a minha vida e voltei.
      Mas se na minha altura o profissional de IT não era devidamente reconhecido em PT, hoje em dia isso não se verifica e para o custo de vida que temos até recebemos bastante bem.

  12. Avatar de dude
    dude

    Desvalorizado?! O que eu faço é só carregar num botão e as coisas aparecem feitas. Ainda devia era oagar para trabalhar.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Deves trabalhar na SONAE ou na Vodafone, realmente apareceu tudo feito… feito num oito…