Twitter tenta deixar de ser a rede social falhada

51 Comentários

O famoso pássaro azul não engana ninguém e qualquer pessoa o saberá distinguir no meio de todos os outros logótipos, mas isso não faz com que as pessoas se tornem utilizadores desta rede social.

O Twitter tem vindo a tentar estabelecer-se mas não consegue muito mais do que manter os fãs que conquistou pelo caminho. Mas que futuro é possível com um crescimento tão lento?

twitter4

O grupo de fãs do Twitter pode ser um grupo intitulado de “poucos mas bons”. Estes utilizadores, apesar de existirem em muito menor número em relação a outras redes sociais, não aceitam que esta não tenha o sucesso que todos esperariam.

Mas existem alguns motivos para a falta do sucesso. Enquanto o Facebook tem vindo a mudar sistematicamente e colocado novidades para os utilizadores interagirem com a rede social, isso não tem acontecido no Twitter.

O Twitter tentou inovar, mas todas as tentativas têm sido em vão pois não chegam a mudar o fundamental. Segundo Richard Windsor, o analista da Edison Investment Research, a estratégia da marca tem falhado redondamente. Segundo o analista, esta rede social tem conseguido crescer mas a um ritmo demasiado lento para que seja suficiente e conseguir sobreviver.

Twitter needs to encourage users to spend time beyond microblogging.

twitter-mobile-pc

Depois de analisado o número de utilizadores das redes sociais mais conhecidas do mundo, vamos perceber que o Twitter não tem nem metade do número de utilizadores que o Facebook tem. Conseguimos também perceber que o Instagram já ultrapassou o número de utilizadores que o Twitter e não por meros números mas sim por cerca de 100 milhões.

Esta rede social tenta então, mais uma vez, aproximar-se do Facebook e da sua linha de tempo. No entanto, é algo que não está a agradar a todos. Assim, o Twitter irá lançar mais algumas novidades como é o caso dos “Momentos”.

O Twitter tenta assim aproximar-se do Facebook, mesmo indo contra as sugestões dos analistas que lhes sugerem exactamente a estratégia oposta.

A juntar aos maus resultados, a empresa está ainda tentar a sobreviver a uma crise interna que está a fazer diminuir o valor da empresa nos mercados. Infelizmente, este é um dos factos que mais pode estar a contribuir para a falta de uma atitude estratégica adequada, dado que de momento o CEO Jack Dorsey se divide entre duas empresas.

Utilizam o Twitter? Acham que esta rede social ainda terá futuro?

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de José Cunha
    José Cunha

    Sobre o Twitter,

    tenho sido utilizador diário do twitter e do facebook desde Nov passado. O Twitter é muito limitado.A prova é que as pessoas,pelo menos em Portugal,escrevem no face e,através da hiperligação,enviam para o Twitter.Se continuar assim não tem futuro.

    1. Avatar de GB jiu y
      GB jiu y

      Isso é o coração do Twitter e o factor de diferenciação. É limitado e faz bem em ser limitado. Se não era simplesmente um Facebook com outra cara.

  2. Avatar de ppfoasld.1
    ppfoasld.1

    com perto de 300 milhoes de active users, nao sei se falhada era o termo que usava. certamente ta no top 10 se não no top 5

    1. Avatar de João
      João

      como developer é a melhor rede social para estar a par de tudo, tanto de tecnologia como das pessoas da área. Não vejo justificação também para o termo usado.

      1. Avatar de Andreia de Almeida

        Concordo João, no entanto quantas pessoas querem estar informadas e quantas pessoas querem o que o Facebook dá? mais de um bilião de utilizadores contra os 300 milhões do Twitter. Até o Instagram já ultrapassou e já tem mais de 400 milhoes. 😉

      2. Avatar de Vítor M.

        É simples. Se olharem e virem como está hoje o Twitter, conseguem perceber que face ao Facebook, por exemplo, esta rede não cresce, não cativa. Quer inclusive deixar cair a limitação doa caracteres, e com outros recursos que inseriu, como vídeo, imagem, partilha, e tantos outros como sabemos desde há vários anos, não tarda está parecido com o Facebook (em termos de publicação).

        Isso mostra que tem dado passos mas falha em alguns aspectos, mesmo sendo uma rede usada por muita gente, falha no seu mais importante objectivo: crescer globalmente, como Óscares responsáveis queriam.

    2. Avatar de Andreia de Almeida

      O Twitter tenta competir directamente com o Facebook. Sendo que o Facebook tem mais de 1 bilião de utilizadores…. então o Twitter está a falhar nos objectivos, logo e de momento é uma rede social falhada.

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Mas quem é que disse que o Twitter tenta competir directamente com o Facebook? O Twitter tem um paradigma diferente do do Facebook

        1. Avatar de Andreia de Almeida

          O Twitter tenta que haja semelhança com o Facebook, e tal como é mencionado no artigo… os investidores e analistas não gostam nem aconselham.
          O Twitter sempre quis ter o “poder” do Facebook, isto nunca foi novidade para ninguém!!

        2. Avatar de Vítor M.

          Ricardo, percebo o que queres dizer, mas na globalidade os dois serviços são concorrentes.

          Mas lê as conclusões deste artigo: Twitter’s earnings report shows its user base is shrinking

      2. Avatar de César
        César

        Não, o facebook não tem 1 bilião de utilizadores. O facebook tem 1,5 mil milhões de utilizadores.

        Não existem sequer 8 mil milhões de pessoas à face da Terra 🙂

  3. Avatar de Paulo S.
    Paulo S.

    Eu não uso nenhuma rede social, pois, muitas das vezes acho que é um desperdício de tempo o que se encontra por lá.
    Agora, tanto o Twitter, FB e por aí a fora, têm a sua utilidade para passagem/partilha de informação super rápida, é pena que os o resto “ofusque” o que é importante.

    1. Avatar de GB jiu y
      GB jiu y

      Só é um desperdício de tempo para quem não sabe usá-las.

      1. Avatar de O Movimento Livre
        O Movimento Livre

        É um desperdício de tempo porque mais de metade é sensacionalismo, fotografias e frases de fraca qualidade (artisticamente falando) e é um “buraco negro” de pessoas mal intencionadas.
        Para não falar de que quem usa essas redes da moda é para espiar o que o vizinho e o amigo anda a fazer, bem como invejar a porcaria dos aparelhos electrónicos/roupas que tem.

        Em suma: é perda de tempo se os teus contactos e ligações forem péssimos. De resto, não faço a mínima ideia.

  4. Avatar de Carlos Reis
    Carlos Reis

    Uso e acho que o mal está na aproximação ao Facebook em relação ao layout dos perfis e a algumas opções disponíveis, porque é disso que a comunidade se queixa.

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    Devia aproximar-se mais do snapshts – aquela rede social dos miudos – para captar algum sucesso. Mas enfim…

  6. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Rede social falhada? Não percebo.

    Gosto muito mais de utilizar o Twitter do que o Facebook, só tem o essencial e a sua utilização é mais intuitiva. Agora, qual é a razão do Facebook ter mais utilizadores? Simples, as pessoas usam o Facebook para a cusquice, nada mais, coisa que com o Twitter não é possível.

    1. Avatar de Andreia de Almeida

      Já respondi nos comentários acima. 😉
      Gostar da rede não significa que seja a mais usada. Eu posso gostar do Sporting e no entanto nem sempre ele ganha.

  7. Avatar de Emanuel Vitorino
    Emanuel Vitorino

    Mais perto está o Google + de acabar do que o Twitter.

    1. Avatar de Andreia de Almeida

      De certa forma o Google + está protegido pelos restantes serviços Google. Daí ainda não ter acabado.

    2. Avatar de Celso Rodrigues
      Celso Rodrigues

      O Google+ tem, sensivelmente, o mesmo número de utilizadores do twitter e, como a Andreia Almeida disse, tem a Google por trás que utiliza a plataforma como mais um meio de disseminação e promoção dos seus serviços.

      A nível pessoal, gosto bastante das Colecções. Acho uma forma muito boa de seguir tópicos de interesse.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        O G+ deve ter tantos utilizadores como o Twitter porque devem obrigar os utilizadores do gmail a ter conta…

        1. Avatar de Celso Rodrigues
          Celso Rodrigues

          Isso não é verdade.

          Só tens conta Google+ se te quiseres inscrever, senão já eram mais de mil milhões 🙂

    3. Avatar de rui
      rui

      Li algures que vai acabar mesmo, num dos próximos anos porque cada vez tem menos utilizadores.

  8. Avatar de Glink
    Glink

    o Twitter de falhado não tem nada.

    Contudo eu ainda não entendo qual a sua utilidade xD
    não, não uso, e sempre que tento usar não tenho nada de útil pra mim lol…

  9. Avatar de Bruno Fernandes
    Bruno Fernandes

    Nunca usei, não tenho grande curiosidade…

  10. Avatar de Jorge
    Jorge

    O twitter nada de falhado tem, até porque o twitter pode ter “poucos utilizadores mas são bons” como referido no artigo. Se for-mos a analisar bem ambas as redes sociais aqui ditas, irão ver que o facebook tem mais utilizadores mas é muito provável que em cada 1 desses utilizadores nem seja activo. O twitter é um “diário” em que escrevemos a nossa opinião e o que sentimos e ninguém reclama, faz troça e deitam abaixo por os sentir-mos, porque as pessoas que estão no twitter compreendem e muitas das vezes até ajudam! Quando no Facebook o caso muda bastante de figura…. No facebook há cada vez mais pessoas que apenas usam essa rede social para se expor ao mundo e ganhar fama, gozam e arruínam a vida de muitos, se forem a ver noticias passadas há casos de haver suicídios entre outros casos horríveis devido a cyberbulling e muito disso acontece no facebook! Não nego que não tenha acontecido também no twitter isso não sei, mas o twitter é uma rede muito mais viável que o facebook em questão de muito! E isso só irão negar as pessoas que não o usam ou que apenas criaram conta e se foram logo embora.

    1. Avatar de Vítor M.

      Tens provas disso? Porque segundo o relatório do último trimestre de 2015 do Twitter não dizia nada disso.

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Eu sei do que escrevo. Eu próprio utilizo ambas as redes sociais aqui ditas, tenho plena consciência do que escrevi. Para além dos mais, eu sou uma dessas pessoas. Vi as diferenças existentes que há entre ambas. E na minha opinião e entre outros muitos conhecidos meus, o twitter tem uma melhor comunidade entre si do que o facebook.

        1. Avatar de Vítor M.

          certo, mas isso é é uma visão tua, respeito, contudo é diferente da realidade dos números certamente. Em termos de comunidade, sem ter nenhum número que sustente, acredito que grande parte de quem tem Twitter tem Facebook. Isto porque quem potenciou o Twitter foram as empresas de comunicação, políticos, artistas e todos esses têm mais que uma rede. Depois os Estados Unidos, grande impulsionador do Twitter é igualmente o país do Facebook onde o Facebook cresce e, segundo os dados, o Twitter não. Pelo menos tenho essa visão dos factos.

  11. Avatar de Renato
    Renato

    Claro que é uma rede social falhada, não está cheio de minions e fotos de bebés e aquelas tretas em brasileiro para fazer like, e aquelas notícias “está comprovado que os pais mais atraentes têm meninas”

    1. Avatar de Renato
      Renato

      Por isso, deve ser falhada… uma rede social onde falam diretamente políticos, líderes mundiais, artistas, etc.

      Coitadinho do facebook em comparação, ou qualquer outra… o facebook é para quem quer stalkar e ser stalkado.

      Hoje em dia quem ainda usa o FB? É só velhos e velhas!

      1. Avatar de Vítor M.

        Não digas disparates. Muitas empresas dependem do Facebook, muitas apenas existem no Facebook e vivem disso. Muitas pessoas, a maioria, usa o Facebook não para ser stalker mas para obter informação, entretenimento, para trabalhar… conheces o Facebook?

        1. Avatar de Renato
          Renato

          Conheço o facebook sei muito bem o que há por lá.

          Mas isso são funcionalidades de rede social? Nem por isso.

          Isso são funcionalidades de portal.

          O facebook tem as empresas primeiro, o Twitter tem as pessoas primeiro, por isso é que podem dizer que em termos empresarial, o Twitter é menos importante, mas é mais importante noutros aspectos.

          Quantas vezes é que vêm um post no facebook a chegar às notícias do jornal da noite? Quantas vezes vês um político a responder no facebook?

          Pois no Twitter, acontece todos os dias.

          Vocês vivem é muito a realidade da tugolandia

          1. Avatar de Vítor M.

            Hahaha estás enganado, mas ok, é que o Twitter está e não sou eu que o digo, a encolher em termos de utilizadores. Não, não tem a ver com a tugolandia meu caro, são números. Vai ver se os políticos não têm também Facebook (entre outras redes). Mas, como referi, sai dos Estados Unidos, olha o mundo em redor.

        2. Avatar de Renato
          Renato

          Escrevi uma resposta detalhada a isto, o vosso sistema falhou.

          1. Avatar de Vítor M.

            Não falhou nada. Vejo vários comentários teus publicados.

    2. Avatar de Vítor M.

      olha que também tem muitas coisas dessas. E agora com uma timeline e caracteres ilimitados, então é porta para mais ainda. O conceito começou como uma rede mais informativa, mais jornalística. Depressa perceberam que o caminho não era esse. Vamos ver.

  12. Avatar de Daniel
    Daniel

    Não vejo o twitter como uma rede social falhada, muito pelo contrário, apenas não se utiliza muito em Portugal.

    A informação lá partilhada é completamente diferente do facebook. Eu uso bastante o twitter para me manter informado, já o facebook neste momento com a quantidade de utilizadores que tem só o vejo como uma rede social de entretenimento, a quantidade de informação que lá aparece e a manipulação da mesma pelo facebook não me cativam nada.

    1. Avatar de Vítor M.

      E onde se utiliza muito? Em termos de mercado, está a falhar, os números dizer que o seu público está a diminuir.

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        US, U.K., Japão, Índia, faz parte dos top10 sites mais visitados, em Portugal apesar de haverem muitos registados, poucos utilizam.

        Sinceramente nunca o vi como concorrente to facebook, acho que se o fizer e for o caminho que pretendem seguir não vão acabar bem.

      2. Avatar de Renato
        Renato

        Por exemplo, a foto do Tim Cook, saiu aonde? Não foi no Facebook.

        1. Avatar de Vítor M.

          Sabes, o mundo é muito mais que os Estados Unidos 😉

          1. Avatar de Daniel
            Daniel

            E eu falei só nos US? Referi os países que geram mais tráfego para a plataforma, que por sinal são os mesmos que para o Facebook. O mundo é bastante grande mas não me parece por exemplo que África seja relevante para o assunto.

            Quanto ao declínio não me parece espanto mas também não me parece tanto como o fazem aqui parecer. Tudo tem um início e um fim, também não vejo o Facebook a durar muitos anos, sem algo inovador acaba por saturar. Mais rápido vejo uma empresa como a Google a dominar a internet e a crescer futuramente.

          2. Avatar de Vítor M.

            Basicamente não se está a dizer que vai ter um fim, interpretaste mal, o que está a ser dito é que o Twitter quer crescer, quer impor tendências, que quer atingir objectivos que não consegue, nunca conseguiu por isso quer deixar de ser uma rede que falhou nos intentos. Quem falou em ter um fim?

  13. […] O famoso pássaro azul não engana ninguém e qualquer pessoa o saberá distinguir no meio de todos os outros logótipos, mas isso não faz com que a pessoas se tornem utilizadores desta rede social.... Source link […]

  14. Avatar de Arcanjo_Gabriel
    Arcanjo_Gabriel

    Aquilo é muito confuso.

    1. Avatar de GB jiu y
      GB jiu y

      A rede social mais simples de usar. Se achas isso confuso então o facebook é um sítio de morte.

      1. Avatar de qwwq
        qwwq

        e é. parece uma lixeira. =)

  15. Avatar de Murkdum
    Murkdum

    Uso o Twitter somente para ler notícias e estar a par, porque o Facebook é inútil para tal. Ao invés de mostrar as notícias mais recentes, mostra o que pensa que eu quero ver e não consegue mostrar todo o conteúdo que sigo como o Twitter, mas o Twitter foi agora mudar par essa abordagem, o que é uma razão para o abandonar. Mais vale voltar a um leitor de rss tradicional… Isso e o facto de que upload de vídeos para o Twitter é horrível, até para vídeos de 15 segundos o instagram apresenta maior qualidade…

  16. Avatar de Ismael Guimarães AJ
    Ismael Guimarães AJ

    ✎ Há uns tempos atrás alguém quis comprar o Twitter e não quiseram vender. Hoje perderam muito pois a verdade é que o pouco de bom que o Twitter tinha de bom ou outros, agora, também têm ou o Twitter, por força das suas ações erradas, acabou por perder.

    ✎ Por exemplo, eu sou do tempo que haviam imensos clientes Twitter para desktop. Por força das ações do Twitter a maioria desses clientes deixaram de existir; também sou do tempo em que sites como o Twitlonger estavam acoplados a esses clientes Twitter.

    ✎ Também sei que o Twitter acabou por perder utilizadores por força das redes sociais terem todas elas criado funcionalidades de #hashtags e @menções o que, na sua génese, era a vantagem do próprio Twitter.

    ✎ Só haverá uma possibilidade para o Twitter e essa passa por dar mais ênfase ao Tweetdeck e recriar a APP do Tweetdeck para Android para passar a ser a APP oficial para Android.