Rússia quer banir o Windows do país

76 Comentários

Vladimir Putin já havia tentado forçar as empresas de tecnologia estrangeiras a manter os dados dos utilizadores russos em instalações locais e a mover todas as suas actividades para instalações no país. Mas agora quer ir mais longe!

O presidente russo, seguindo indicações do seu recém nomeado conselheiro para a Internet, quer banir de vez o Windows dos computadores na Rússia.

Rússia que banir o Windows


German Klimenko, o novo conselheiro de Putin para assuntos relacionados com a Internet, iniciou uma nova campanha contra as empresas de tecnologia, alegando que elas deveriam pagar mais impostos na Rússia e, ao mesmo tempo, abrir caminho para banir o Windows.

Rússia que banir o Windows

Em primeiro lugar, o novo “czar da Internet”, que foi nomeado há seis semanas, quer apoiar mais as empresas locais, tais como a Yandex ou o serviço Mail.ru. Assim, uma das medidas será empurrar para o mercado um projeto de lei que acrescentaria um imposto de 18% sobre as receitas das gigantes da tecnologia estrangeiras, como a Apple, Microsoft e Google.

Nós estamos a criar uma vaca e eles estão a ordenhar o leite

Disparou Klimenko numa referência no site Bloomberg

A discussão tem um tom diferente mas há argumentos que outros países também já focaram, a questão fiscal é um desses argumentos:

Quando compram uma app do Google Play ou da App Store algures na Europa, o IVA é cobrado no local de pagamento, mas isso não acontece aqui no nossa república das bananas.

 

Banir o Windows

Já não é de agora que a Rússia persegue as políticas das gigantes norte-americanas. Em Maio do ano passado o Facebook, Google e Twitter eram ameaçados com um bloqueio e em Setembro último a Rússia acusava a Google de abusar de posição dominante do Android e já no ano de 2014 tinha perseguido os intentos da Apple com a ameaça de banir iPhones e iPads em 2015.

Agora, parte do plano do novo conselheiro, para dar uma vantagem para as empresas locais, é proibir o Windows no país e, em seguida, pressionar os utilizadores uma migração para o GNU/Linux.

Rússia que banir o Windows

O governo será pioneiro na transição para GNU/Linux! Klimenko refere que 22.000 autoridades municipais já estão preparadas para desistir do Windows e seguir o caminho do código aberto. Esta razão parece não convencer mas o facto de querer banir o Windows poderá estar relacionado com alegações de que a Microsoft poderia fornecer ao governo dos EUA informações roubadas dos computadores russos através do seu software.

É como uma esposa ver o seu marido com outra mulher, ele depois até pode prestar juramento, mas a confiança foi perdida.

Remata Klimenko.

Não será fácil ver o Windows desaparecer dos computadores da Rússia, até porque cerca de 93% das máquinas correm o sistema operativo da Microsoft e não é da noite para o dia que se mudam métodos, processos e acima de tudo, hábitos.

 

Softpedia

Comentários

76

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis Costa
    Luis Costa

    Quero ver eles a fazer um sistema operativo movido a vodka: o Vodkux

    1. Avatar de Vítor M.

      Bom nome 🙂 mas o que querem é humanamente impossível, mesmo sendo este “conselheiro” muitou vaidoso e arrogante. Windows é Windows e ponto final.

      Não está em causa Linux não ser poderoso, mas não consegue substituir o Windows num país tão dependente. Mais ainda quando têm tantos serviços públicos agarrados ao sistema da Microsoft.

      Tem piada, contudo, é que este novo braço direito de plutin gosta e faz questão de ser fotografado com o seu Mac e o seu iPhone… muita vaidade!

      1. Avatar de JJ
        JJ

        Como se a Apple, não fosse americana e não tivesse tido as mesmas “confusões” que teve a Microsoft, na Russia.

        1. Avatar de Vítor M.

          Pois, por isso mesmo refiro que é vaidade. Mas são apenas faits divers para pressionar estas marcas a pagar mais, aqui o que Putin quer é money 😉

          1. Avatar de zombie
            zombie

            E nao é o que queremos todos ? O que querem tb os outros europeus da UE, com todas as suas acçoes ? Ou se for na UE, aplaude-se, vem da Russia, da-se pau, so pq sim? Nao misturemos as coisas.
            Lá, a carga fiscal (http://europaexpert.com/br/russia) , ate é mais baixa, que em muitos paises europeus (principais incluidos e ate Portugal ), outros Brics, como Brasil e entao em relaçao a EUA, Japao, França e Alemanha, nem se compara.
            Alias mesmo que aplicassem, essa sobretaxa de 18%, ficariam praticamente a par dos EUA.
            E quanto ao Linux, se independentemente do resto, querem começar a fazer a migraçao, tb tera de se aplaudir, tal como o fizemos, em relaçao à Alemanha, Italia e outros e mesmo aqui no PPLWARE, o têm defendido para Portugal tambem.
            Tem de se pensar de uma forma holística e nao apenas, pela cor das “boinas” ou dos “botoes”!
            PS: Espero nao ser, mais um dos meus comentarios censurados ( aleatoriamente e sem criterio).

          2. Avatar de Vítor M.

            Exacto, o mal é quando é ao contrário 😉

      2. Avatar de Rui Sousa
        Rui Sousa

        Desculpa, mas discordo.. a unica vantagem que o Windows são as aplicações.. se todo um país for obrigado a migrar para um outro sistema operativo (embora que doloroso ao inicio claro) as aplicações irão começar a aparecer nesse outro sistema operativo… E as razões apresentadas para mim parecem-me validas, apoiar a economia local…

        Quanto à questão de ele proprio usar material da apple (não sei se usa ou não, mas tomo a tua palavra como certa), é sempre mais facil dizer do que fazer

  2. Avatar de Paulo Oliveira
    Paulo Oliveira

    sistema GNU/Linux é mais fiável que windows, sem sombra de dúvidas, tanto pela segurança quanto manipulação do sistema (vc mesmo põe seus cadeados nele) e vc molda do seu jeito sem pedir ou pagar pra alguém…

    o problema é: como desacostumar os 90%+ dos Russos a largar a chupeta do Bill Gates e entrar num mundo nunca visto?

    haja merchan! ^^

  3. Avatar de Wistfultale
    Wistfultale

    Acho que pela primeira vez aplaudo o Vladimir Putin!! É isso mesmo!

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    De louvar.. Mas deve ser por causa do CS GO .. Penso eu de q.. lololol

  5. Avatar de Vlad
    Vlad

    A Rússia quer banir o Windows dos computadores estatais, e não de todos os computadores. Agradecia que corrigissem a notícia.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Mas isso deduz-se! “O governo será pioneiro na transição para GNU/Linux! “

      1. Avatar de Rui
        Rui

        não é obvio não, se não lesse o comentario do Vlad assumia que ia haver bloqueio a vendas em territorio russo do sistema operativo e não apenas uma campanha de mudança para linux…

        1. Avatar de Vítor M.

          Mas é um interpretação tua, errada e não faz sentido, no texto não diz que há um bloqueio de vendas, tu vês mosquitos onde não existem. Mas é um problema teu, porque no texto está bem explicado. Até não faz sentido o que dizes, o vlad fala em apenas banir dos serviços públicos, o que não é só, as ameaças é mesmo um bloqueio generalizado de utilização, ao ponto de removerem os serviços da Microsoft do país, como estão linkados artigos de posições anteriores sobre este assunto (tens é de ler o artigo e não só as letras gordas).

  6. Avatar de JJ
    JJ

    Banir o Windows… e depois obrigar as pessoas a usarem um sistema que irá permitir o governo controlar aquilo que a população faz no PC e na net.

    1. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      Ou seja o Windows?

  7. Avatar de Nuno
    Nuno

    A Utilização de Software de código aberto devia ser uma prioridade para todos os governos, e para todas as pessoas. Quantas mais pessoas usarem código aberto mais rapidamente o código evolui.

    1. Avatar de J.C.Lopes
      J.C.Lopes

      E quando a maioria o usar deixará de ser aberto.

      1. Avatar de Anónimo
        Anónimo

        Queres elaborar como chegaste a essa “pérola”?

  8. Avatar de Miguel
    Miguel

    Retrocesso civilizacional e tecnológico…
    Não admira que o Lada tenha vingado apenas na Rússia.

    1. Avatar de António
      António

      Não queiras comparar um carro como o Lada com um sistema operativo robusto e com provas dadas um pouco por todo o mundo como o Linux…

      1. Avatar de Joao Magalhães
        Joao Magalhães

        É um bom sistema mas nunca vai substituir o Windows

        1. Avatar de Anónimo
          Anónimo

          Pelos vistos vai… na Rússia.

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        A última vez que trabalhei num Linux tinha que instalar coisas usando uma linha de código… parece-me um LADA!

        1. Avatar de Alucard
          Alucard

          Então foi mesmo há muito tempo que usaste Linux.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            à volta de uns 3 anos… O Ubuntu ainda tem o Unity não tem?

            Não me entendo nada com aquele ambiente gráfico, é preciso escrever o que se quer para se encontrar, se não nos lembrarmos no nome do que pretendemos esquece, já foste.

            Ainda se queixavam das tiles do Windows 8 por manter tudo organizado no home screen.

          2. Avatar de Alucard
            Alucard

            Aí tenho que concordar, o Unity é uma porcaria. Mas basta usares o Ubuntu Software Center para instalar a interface que quiseres: Gnome Shell ou Xfce por exemplo são as minhas preferidas.
            A interface do Windows 8 é uma treta também e com essa não há grande escolha.

        2. Avatar de Anónimo
          Anónimo

          Isso é porque estás a pensar nos LADA todo-o-terreno que até são porreiros para a Sibéria. Compara antes aos LADA manhosos…

  9. Avatar de Games2You
    Games2You

    A probabilidade de acontecer a migração para linux no governo é grande, mas para o mercado doméstico é quase nula. O problema é a compatibilidade dos periféricos com o windows, já para não falar de jogos e software específico. O windows está para ficar, especialmente depois da versão 10, que está simplesmente excelente.
    Vai ser difícil acabar com o windows na Rússia ou em qualquer parte do mundo.

    1. Avatar de pedrostrik
      pedrostrik

      a versão 10 simplesmente excelente, in your dreams maybe, se for para gamers, até concordo mas só os títulos mais recentes, tudo o resto é um panóplia de incompatibilidades como há muito não se via, este W10 tem um UI mais moderno e coiso e tal , mas para bulir ainda uso o XP e o vista.

      1. Avatar de KaYs3r
        KaYs3r

        XP e Vista???? LOL
        Deves bulir à brava….
        Um já nem tem updates, o outro mais valia nem ter existido lol

        1. Avatar de Anónimo
          Anónimo

          Tens consciência que o afamado W7 nada mais é que o Vista com uma dieta, certo? O que tens contra o W7?

          1. Avatar de KaYs3r
            KaYs3r

            Se dizes isso é porque não usaste os dois.
            Se falas de estética até acredito, agora no funcionamento são completamente diferentes.

      2. Avatar de Ze Maria
        Ze Maria

        sim, o vista “bule” como o caracas

      3. Avatar de fernandovsky
        fernandovsky

        eu para bulir mesmo uso o Windows 3.1, e há dias que ainda uso o DOS (que tem um UI para homens de barba rija)

        1. Avatar de KaYs3r
          KaYs3r

          copy internet:\*.* c:\downloads

          Só precisei deste comando uma vez, agora tenho a internet toda no meu PC com MS-DOS 5.0.

          Este é que bule bués….

        2. Avatar de Anónimo
          Anónimo

          O Windows 3.1 é o DOS, na altura o Windows não era OS… era apenas uma shell do DOS.

  10. Avatar de Ace
    Ace

    Já foi tentado em Munique… E ao fim de 10 anos perceberam que não justificava o tempo perdido, a criação de software para a nova plataforma e a formação dos utilizadores.
    Isto nem se trata tanto de uma “guerra” de sistemas operativos mas sim de software de produtividade.

    Enquanto não se “encontrar” uma distro globalmente uniforme e um pacote de software de produtividade tão bom quanto o office para o nível empresarial …. Linux nunca será uma realidade.

    1. Avatar de Glink
      Glink

      Isso é falso…

      Ler apenas o que te convém não é estar informado…

      Tens artigos aqui no pplware que te desmentem, pesquisa outra vez…

      1. Avatar de Ace
        Ace

        Gostaria de te responder mas depois de tentar publicar um comentario pla 7x sem sucesso, desisto. GJ pplware

      2. Avatar de Ace
        Ace

        Se achas que foi um sucesso estás a ignorar os factos:
        >Munique utiliza uma versão customizada de Linux (Limux) baseada em Ubuntu e os responsãveis de IT estão com problemas para obter suporte ao novo hardware pra essa distro.
        >Os utilizadores estarem a submeter reclamações a nível médico devido à frustração do Libreoffice (customizado também) em ser compatível com os ficheiros do MS Office. O que levou a muitos trabalhadores a começar a usar dispositivos pessoais.
        >Ainda existem VM’s com Windows XP a correr mais de 40 softwares que não foram migrados por não existir alternativa em Linux (gestão de resíduos, aguas residuais, etc) e ainda mais de 1500 utilizadores (o projecto começou a 2003 e o rollout em 2013).
        >Demora demasiado tempo a desenvolver o software deles. Quando começaram a customizar Ubuntu LTS 12.04 demoraram 30 MESES a lançar o Limux 5.0 devido a bugs no SO, lentidão no KDE 4.0 e preoblemas no LibreOffice 4.1.2.
        >No final da migração de todo o software, foi estimado que custará mais de 10k€ por utilizador durante todo o processo desde 2003. Munique tem mais de 16k utilizadores, faz as contas.
        Finalizando, tens atrasos nos updates, software de produtividade incompativel, formação dos utilizadores, desenvolvimento de software expecifico do Zero, utilizadores insatisfeitos com falhas de segurança por usarem equipamento pessoal e conselheiros a mandar cartas de desagrado aos responsáveis pla cidade.
        Mas se no fim me disseres “OK, mas o objectivo deles foi (quando migrarem as mais de 40 aplicações criticas) cumprido tornaram-se independentes da microsoft ou qualquer outra empresa de software de IT custe o que custasse!!!” Aí concordo contigo!

        1. Avatar de Guilherme Lino
          Guilherme Lino

          Estimativa feita pelo Instituto dos Socorros a Náufragos só pode:
          10k * 16k = 160 milhões, o projeto custou menos de 23 milhões.
          Uma ninharia, Portugal gasta mais do que isso só a pensar que licença do Windows vai comprar.

          Não só foi um sucesso como é para continuar e estão a contribuir para vários projetos open source como o Kolab.

          A implementação do projeto custou menos de 23 milhões em 10 anos
          Segundo a estimativa, no inicio do projeto em 2003, era que MS ia custar 34 milhões, ou seja poupança de 11 milhões, mesmo depois de vários inquéritos ficaram com uma poupança mínima em 4 milhões.

          Claro que a MS apareceu com estimativas muito “crediveis” a dizer que o seu produto era mais barato.
          E também acho que houve um governador qualquer iluminado a dizer que o melhor agora era voltar tudo a traz.. devia estar a ser bem financiado…

          Importante:
          E o mais importante e que estamos a falar do custo de implementação de um projeto, obviamente com o passar do tempo a manutenção deste projeto vai ter muito menos custos que andar a renovar MS ou outras licenças proprietárias que foram substituídas por open source.
          (incluindo mas não limitado a formação de TODOS os utilizadores, começar desenvolvimentos de software e de procurar soluções para incompatibilidades etc..)

  11. Avatar de André Campos
    André Campos

    Por falar em windows, saiu esta noite o Technical preview do windows 10 mobile.

    1. Avatar de Mark
      Mark

      Sou insider e pelo menos 2x por mes há novas builds.

    2. Avatar de Luís Lemos
      Luís Lemos

      Também já aqui tenho, estou à espera que o patrão chegue, para ter a certeza que ele não me vai ligar e depois faço o update.. há vezes em que demora mais de 1h

  12. Avatar de int3
    int3

    Acho muito bem. Concordo e sempre concordarei com as políticas russas.
    É pena ver os media distorcerem e escandalizarem tudo que seja russo só por sermos a “b***h” dos states…

    1. Avatar de JBM
      JBM

      quer dizer que concordaste com a invasão da Crimeia?

      1. Avatar de int3
        int3

        “invasão da Crimeia” lol.
        Concordo 100% a decisão de defender o que é deles. Crimeia sempre foi russo e não ia ser a mudança de governo forçado por uma revolução causada pelos estados unidos que vai mudar isso.
        É igual a Madeira viverem 99% Portugueses mas foi uma ilha “dada” para governar pela região da Espanha numa união ibérica.
        A união desfaz-se e Espanha reclama a ilha como deles lol. quase.

        1. Avatar de JBM
          JBM

          Crimeia já não era Russa há várias décadas e tinha assinado acordos internacionais a garantir que assim permaneceria.
          E antes dos Russos chegarem à Crimeia havia os Tártaros, que ainda lá habitam mas não quiseram saber deles e calaram-nos.
          Mas é sempre interessante saber que achas que uma invasão militar sem qualquer tipo de provocação é justificável

          Nunca a Madeira esteve nessa situação ou é sequer comparável. A população da Madeira foi sempre Portuguesa, já a Crimeia só depois da 2ª Guerra Mundial é que ficou com população maioritariamente Russa, em muito devido aos seus portos da Marinha de Guerra.

          1. Avatar de int3
            int3

            bla bla bla.
            Não percebes nada do que se passou. Eu estive a ver live stream praticamente desde o inicio de kiev até a parte da crimeia. Quando falas de questões morais sobre invasão militar eu agora pergunto como é possível e teres lata de afirmar isso quando o próprio governo auto-proclamado em kiev invadiu e destruiu TUDO contra os seus próprios cidadãos????
            Queres a lista de terror e massacre dos ucranianos??
            Queres falar o que se passou em Odessa? Um horror. Claro ninguém fala disso ou pouca gente sabe porque não convém falar porque vai contra a tua ideologia política.
            É agora Portugal dividir-se em norte e sul e Lisboa começar a massacrar toda a gente do norte do país com apoio dos estados unidos.
            Ganha juízo no que afirmas e questiona sempre as tuas ideologias políticas e morais.

          2. Avatar de JBM
            JBM

            :S
            tens aí a cronologia muito trocada! Os eventos da Crimeia ocorreram antes da guerra civil na Ucrânia, guerra essa espoletada em grande medida por agentes de provocação russos, muito à semelhança do que se passou na Crimeia – o próprio presidente Russo confirmou as acções dissimuladas de forças Russas na Crimeia.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Ainda bem que o Linus era Americano… se não o seu projeto nunca via a luz do dia.

      1. Avatar de int3
        int3

        Linus é finlandês.

  13. Avatar de pedrostrik
    pedrostrik

    Sim os russos vão mesmo mudar, e como eles todos os governos o deviam fazer, pois com uma distro local o próprio pais sai sempre a ganhar, e ninguem venha falar de produtividade, só quem não está por dentro da miséria dos softwares existentes nas instituições do nosso pais é que não sabe. Aquilo é uma mão cheia de problemas absurdos diários que permitem a M$ e outras sugar com suporte miserável todo e qualquer instituto.
    E basicamente , para quem trabalha neste mundo das TI’s directa ou indirectamente, sabe que a produtividade a sério de cada um depende muito da optimização/compatibilidade de software / hardware que cada um tem em mãos, dai eu ainda hoje usar o xp e o vista exclusivamente para trabalho , pois está extremamente optimizado para os meus softwares.
    A meu ver um boa distro linux , ia dar mais emprego a profissionais locais e trazer incoming local, que o pais bem precisa, em vez de continuar a encher os bolsos às gigantes norte-americanas.

  14. Avatar de Alucard
    Alucard

    Banir não é boa política. Mudar de software por motivos políticos também não. Migrar os sistemas do Estado para Linux é algo positivo, agora espero que os particulares tenham a liberdade de usar o que quiserem nos seus computadores.

    1. Avatar de Vlad
      Vlad

      Ninguém vai banir o Windows na Rússia. O governo Russo quer é deixar de utilizar Windows nos computadores governamentais. Isto não vai afectar em nada o mercado privado e doméstico.

  15. Avatar de MLopes
    MLopes

    por acaso, a transição dos computadores do estado Português para código aberto tanto ao nível do SO como das aplicações era muito bem visto. poupar-se-iam milhões anualmente, talvez milhares de milhões.

    1. Avatar de O Movimento Livre
      O Movimento Livre

      O esforço do Estado português para essa migração foi uma vergonha… Que tentem combater a teta da Microsoft e os websites optimizados para a versão obsoleta do Internet Explorer!

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        O Explorer já foi. Agora é Edge 😀

        1. Avatar de O Movimento Livre
          O Movimento Livre

          Pois, mas já tive problemas porque não usava o Internet Explorer.
          Mas felizmente isto anda a mudar!

    2. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      E os “incentivos” (€€€€) para os “decisores de topo” estão onde?

  16. Avatar de carlitos
    carlitos

    Vindo de quem vem, é + provável que seja apenas conversa de ditador bêbedo, num arrepio momentâneo, á boa e tradicional maneira russa, cheia de manhas para querer parecer o que não é, mas de tão descuidada, que só serve apenas a quiser ser enganado.

    1. Avatar de Vítor M.

      Naaaa money, ele quer é espremer as empresas americanas.

      1. Avatar de Anónimo
        Anónimo

        Yap, o petróleo está em baixa por isso tem de ser “criativo”…

  17. Avatar de Andr8
    Andr8

    É isso tudo! Tudo corrido a Mac!

  18. Avatar de luis
    luis

    Portugal devia seguir o mesmo caminho. A primeira coisa a fazer é proibir os computadores que vendem nas lojas de vir com um sistema operativo que as pessoas escolhiam à posteriori.

    1. Avatar de O Movimento Livre
      O Movimento Livre

      Não lhes convém nada.
      Já tentei ver a minha posição nas lojas e com a própria marca e foi uma perda de tempo! Bem queria o reembolso do SO para abater no portátil! Mesmo rejeitando o acordo que eles agora impingem na primeira vez que ligas a máquina, eles não querem saber.

      Que eu saiba, eles não dão garantia de software, mas enfim.

  19. Avatar de manuel
    manuel

    Windows aqui em casa não entra há 5 anos; a minha mulher usa inclusive linux no portátil que usa para deslocações profissionais; já instalei linux a um primo e um tio; e hoje formatei um windows 10 para instalar o mint rosa cinnamon a uma colega da esposa.
    Porquê? Ninguém quer comprar computadores novos só porque o Windows é lento quando os antigos funcionam sem complicações com Linux e as funcionalidades são as mesmas.

  20. Avatar de David
    David

    O problema da microsoft é a nível da privacidade se eles deixarem o código aberto até eu uso microsoft.

  21. Avatar de Davi
    Davi

    Parabéns,Rússia…depois de tantas sansões econômicas dos EUA e UE, os russos tem o direito de se resguardarem. Afinal são uns dos poucos q não se curvam para o império.

    1. Avatar de Guilherme Lino
      Guilherme Lino

      Concordo.

      Para não falar de espionagem que o Windows 10 pode trazer.

  22. Avatar de macgyver
    macgyver

    Pelos vistos ninguem se lembra que na russia a democracia não existe. Se o governo diz que vai fazer vai fazer mesmo ponto!!!! A coreia do norte já o está a fazer. Embora não goste do putin neste caso ele tem toda a razão. pois sabe que o windows 10 foi construido pela microsoft com “uma ajudinha” da nsa, cia e afins…. para terem o big brother mundial!!!

  23. Avatar de ruben
    ruben

    Isto é humanamente impossivel. O windows é um sistema universal, e a partir do momento que funciona assim é quase impossivel retirar algo mundialmente compativel. A russia iria-se isolar do resto do mundo se isso fosse feito, nao querendo desvalorizar qualquer sistema, até porque quem conhece linux sabe do que o sistema é capaz, mas a compatibilidade de aplicações e jogos nao permite que o windows deixe de ser utilizado no pais.