Quer continuar a falar pelo Facebook? Instale o Messenger!

24 Comentários

O foco do Facebook nos últimos tempos tem sido o desenvolvimento das suas aplicações móveis e, como tal, hoje é detentor de um dos melhores serviços de mensagens. O Messenger do Facebook, apesar de já estar disponível há mais de 2 anos, ainda não é utilizado por todos, muito porque a app do Facebook ainda permite a utilização do serviço de mensagens.

Em Abril, o Facebook já havia informado que este serviço de mensagens iria ser desligado das aplicações móveis, acção que deverá ser levada a cabo durante os próximos dias.

messenger_facebook

O aviso desencadeado em Abril pelo Facebook com a informação de que o serviço de mensagens ia terminar para as aplicações móveis teve um grande impacto positivo junto dos utilizadores, que acabaram por instalar a aplicação do Messenger.

Esta resposta dos utilizadores foi 20% superior à esperada pela empresa e, como tal, o fim do serviço de mensagens nos moldes em que se encontra não parece ser um problema para os utilizadores.

Como forma de “lembrete”, os utilizadores que ainda não migraram para o Messenger estão a receber mensagens que os encaminham para o download da app.

Ao TechCrunch, a empresa referiu:

Nos próximos dias, vamos continuar a notificar os utilizadores que querem enviar e receber mensagens no Facebook, que precisam obter a aplicação Messenger. Como já dissemos, o nosso objectivo é concentrar esforços para que o Messenger ofereça a melhor experiência possível em termos de mensagens móveis [aos seus utilizadores].

 
Na verdade, o utilizador tem uma série de funcionalidades disponíveis na app do Messenger que não está a usufruir com as simples conversas através da aplicação do Facebook, nomeadamente:

  • Envio de fotos e vídeos instantâneos;
  • Envio de fotos e vídeos da galeria;
  • Gravação de mensagens de voz;
  • Grande variedade de stikers animados.

Os utilizadores do Facebook das versões para desktop não sofrerão quaisquer alterações, esta é uma mudança que apenas se aplica para as versões móveis. No caso do Windows Phone, já há algum tempo que têm a funcionalidade desactivada e agora seguir-se-ão as plataformas Android e iOS.

Facebook Messenger Android



messenger_facebook_android

Facebook Messenger iOS



messenger_facebook_iOS

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RM
    RM

    Links do iOs e do Android, e do windows phone não?

    1. Avatar de Maria Inês Coelho

      O Windows Phone não necessita, se leu o artigo terá visto que nesse SO a funcionalidade já está desactivada.

      1. Avatar de Bernardo Leitão
        Bernardo Leitão

        Na verdade o Windows Phone precisa! A nova versão do OS deixou de receber mensagens do Facebook directamente nas mensagens, é necessário instalar a app!

        1. Avatar de Luis Silva
          Luis Silva

          eu não encontro a app na loja do WP

      2. Avatar de JFMoreira
        JFMoreira

        O Facebook Beta ainda permite receber mensagens sem ter de instalar o Messenger.

        http://www.windowsphone.com/pt-pt/store/app/facebook-beta/93da5d29-daf0-4783-9ed5-a87b33247ec6

        1. Avatar de Luis Silva
          Luis Silva

          O normal também, eu tenho a versão normal no WP 8.1 podem é desactivar com o tempo.

  2. Avatar de A. Lopes
    A. Lopes

    Então assim a aplicação do facebook passa a ter menos funcionalidades que aceder através do browser do tlm.

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      está optimizada para dispositivos moveis. No ios para iphones, Nos Android para esses equipamentos. Não se trata de ter mais ou menos funcionalidades, trata-se de estar optimizada para.

      Eu não consigo entender pq as pessoas insistem em falar via a app em vez do messsenger. Eu não estou sempre no facebook. Na verdade vou muito poucas vezes. Mas recebo as notificações do do messenger e respondo. Não preciso do facebook para nada.

      1. Avatar de Guilherme
        Guilherme

        Considero mais comodo utilizar a função “menssenger” dentro do app do facebook; ter um app “menssenger” serparado aumenta o número de aplicações e uso da memoria. Alem disso, comumente prefiro ficar offline no facebook, só o utilizo quando necessário.

        1. Avatar de nuno ferreira
        2. Avatar de Fábio Pereira
          Fábio Pereira

          A app Facebook é uma devoradora de recursos, para quem tem smartphones low-cost com menos de 1GB de ram e usa bastantes a funcionalidade das mensagens do face, a app menssenger é uma maravilha. No meu Xperia Arc S o facebook estava desinstalado e usava apenas a app Messenger para comunicar com as pessoas, muito mais leve e fluida, se precisasse de ver/postar alguma coisa acedia pelo browser.

  3. Avatar de Fkordeiro
    Fkordeiro

    Gostaria que me ajudassem numa questão: que tal fazerem um tutorial para se saber como trabalhar com o Messenger? Eu não tenho nem no iPhone nem no Lg G2, porque simplesmente não sei como terminar sessão no Messenger. No Facebook, termino a sessão e nunca mais sou incomodado, no Messenger a única opção que vejo é a de ficar “sem receber notificações” x horas ou até as 8h00. Alguém me pode ajudar nesta questão?

    1. Avatar de KAT
      KAT

      Tenho exatamente o mesmo problema no windows phone.

    2. Avatar de Diogo
      Diogo

      Para Android (Nexus 7) é simples. Vai às definições e tem uma linha “Chat do Facebook”, com uma check box. É só remover o “pisco” e fica offline.

      Iphone não tenho portanto vamos esperar que alguem com um o possa ajudar 🙂

  4. Avatar de A. Lopes
    A. Lopes

    Bom, eu tenho uma utilização diferente e um tlm antiguito que nao se dá bem com o fb messenger. Para msgs uso o whatsapp. tive uns tempos instalada a aplicação de FB (não o messenger) e nao vi vantagens nenhumas face à interface por browser. Experimentei ainda a app “Fast for Facebook”, que parece ir no caminho certo mas nao me agradou totalmente. Prefiro ter menos aplicacoes instaladas.

  5. Avatar de El Lentinho
    El Lentinho

    hangouts.google.com

  6. Avatar de DC
    DC

    Hmm… não, obrigado.

    É raro utilizar o messenger do Facebook mas se às vezes andava a dar uma vista de olhos na app e via que tinha lá uma mensagem, era só carregar no separador ao lado e (se fosse alguém que valesse a pena) responder.
    Assim, não me justifica de todo ter mais uma app a consumir espaço e recursos no telemóvel para utilizar uma vez de mês a mês, se tanto.

  7. Avatar de Tiago Ferreira
    Tiago Ferreira

    Desde que o trilian consiga trabalhar normalmente eles que retirem à vontade que não vou instalar mais uma bodega do facebook, para mim é um passo atrás pois raramente utilizo e não estou para andar com mais uma app instalada no tele, assim tenho o trilian que se liga ao google, fb e msn.

  8. Avatar de Jorge
    Jorge

    Sempre se pode usar uma aplicação de xmpp (aqui –> http://en.wikipedia.org/wiki/XMPP ), como para outros serviços de troca de mensagens, existem vários e com uma interface bem apelativa e simples. Basta somente procurar na store… 😉

  9. Avatar de J
    J

    Já que os programadores da app do facebook não conseguiram encolher uma aplicação (espaço e recursos) fizeram uma nova com um bocado das funcionalidades… fraquinhos…

  10. Avatar de Adriano
    Adriano

    Esta aplicação é um grande treta. Aqui em casa temos uma tablet para três pessoas. Mesmo com o Facebook desligado, quando eu clico nesta nova aplicação tenho acesso às conversas privadas de outra pessoa. Isto evitava-se tudo se ao entrar nestas mensagens fosse pedido uma password. Estou errado?

  11. Avatar de Fabiana
    Fabiana

    Como se atualizada para falar

  12. Avatar de Fabiana
    Fabiana

    Como se atualizada para falar no menssenger