Meta promete que Facebook e Instagram sem publicidade vão ficar baratos na Europa

5 Comentários

A Meta tem procurado cumprir as regras da União Europeia e isso tem levado a algumas novidades que poucos esperavam no Facebook e no Instagram. Uma das novidades foi a chegada de um modo nestes serviços que retira a publicidade. Esse pacote vai em breve ficar mais barato e mais acessível.

Meta publicidade Facebook Instagram

Facebook e Instagram sem publicidade vão ficar baratos

A Meta lançou o seu pacote sem anúncios na União Europeia para cumprir a Lei dos Mercados Digitais (DMA) e o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR). A DMA limita a quantidade de dados pessoais que um serviço online pode recolher e processar com uma versão baseada em publicidade.

No entanto, este modelo “Pay or Okay” chamou a atenção de grupos de consumidores que alegaram que a empresa força os utilizadores a “consentirem com o processamento dos seus dados para fins publicitários pela empresa ou pagarem para não ser apresentada publicidade”.

A boa notícia é que o pacote sem publicidade do Facebook e do Instagram na União Europeia poderá custar cerca de 40% menos num futuro próximo. Agora é relatado que a Meta ofereceu-se para reduzir o preço da assinatura de 9,99 euros para 5,99 euros, respondendo às preocupações dos reguladores europeus.

Meta publicidade Facebook Instagram

Meta quer ajustar-se às regras impostas na Europa

A Meta cobra 9,99 €/mês na web ou 12,99 €/mês nas apps Android e iOS e afirma que os preços estão alinhados com outras plataformas como o YouTube, Spotify e Netflix. A informação existente relata que a Meta ofereceu-se para reduzir a taxa de assinatura antes e agora negoceia com as autoridades sobre este tema.

Embora uma taxa mensal possa dar aos utilizadores a opção de melhorar a sua privacidade, é provável que os dados destes ainda possam ser recolhidos. Estes vão servir para fins diferentes da publicidade nas plataformas da Meta, segundo a Organização Europeia do Consumidor (BEUC).

Esta é uma boa notícia, visto que torna mais acessíveis estes pacotes que removem a publicidade do Facebook e do Instagram. O ideal seria que não existisse pagamento associado a algo tão simples como a publicidade, mas esta faz parte de modelo de negócio da Meta e é uma forma de a empresa conseguir os seus lucros.

Comentários

5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de gipsy89
    gipsy89

    o meu whatsapp já foi com os pitos e passei a usar só Telegram
    o FB e Insta por enquanto ainda não mas já faltou mais

  2. Avatar de TecnicoIT
    TecnicoIT

    Sim porque todos usamos telegram, no mundo empresarial só whatsapp, os outos nem são opções…

    1. Avatar de ITO
      ITO

      Falha técnica 🙂

  3. Avatar de TecnicoIT
    TecnicoIT

    O Facebook pensa que a malta come gelados com a testa, começou o Musk com o X os outros vieram logo atrás, devem pensar que as massas estão para andar a pagar 5 ali, 10 acula, 30 noutro para não ter publicidade, ao final do mês tudo somado já dá uma soma jeitosa, se estivéssemos a falar de serviços prioritários ainda dava asas a algumas discussões agora não são não faz sentido andar a pagar por algo que pouco se usa.

  4. Avatar de Joao Magalhaes
    Joao Magalhaes

    Nem 1 cêntimo, é tudo uma questão de hábito, Facebook uso para ver as cenas dos amigos, ora como o feed está inundado de porcaria passei a ir direto aos amigos e ver um a um, metam a publicidade naquele sitio que todos sabemos.