Muito cuidado com a burla do estacionamento

23 Comentários

O esquema fraudulento do estacionamento não é novo, mas voltou em força, levando mesmo a Polícia a lançar um alerta. Afinal, como funciona esta burla e que cuidados devemos ter?


Multas de estacionamento fraudulentas: não pague nada!

Quando alguém comete uma infração rodoviária, tal como um estacionamento em zona proibida, está sujeito a uma multa. Caso o condutor não se encontre no veículo, as autoridades deixam um talão com informação. Mas e se esse talão for falso?

Revela a Polícia Municipal de Vila Nova de Gaia que …

Fomos alertados por um cidadão que ao ver a suposta multa indignou-se por considerar que não estava em infração e nos ligou antes de pagar. Se pagasse, o dinheiro iria para parte incerta e ele teria sido burlado.

Do que se sabe, foram já colocadas patrulhas no terreno a verificar se existem “multas fraudulentas”. Foi também lançado um alerta para que “as pessoas tenham cuidado com estes papéis, desconfiem, denunciem e, principalmente, não paguem nada”.

Muito cuidado com a burla do estacionamento

Do que se sabe, na suposta multa de estacionamento aparece uma referência multibanco e é oferecido 50% de desconto se o suposto valor da infração for pago em 24 horas. Já no passado tal esquema andou a circular em Portugal – ver aqui.

Em comunicado, a Câmara de Gaia apelou “a todos os cidadãos que estejam sempre atentos a este tipo de fraude” e que “não façam qualquer pagamento sem confirmar a legitimidade do documento”, denunciando estas situações às autoridades.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    Muito bom, estes gajos para além de irem presos deviam receber um prémio pela criatividade. É bom ver que apesar de neste momento a política deste pais parecer perdida, ainda há esperança de repormos a classe com bons aldrabões que nos enganam com jeito e alguma arte.

    1. Avatar de Zé

      E ainda dizem que já não há larápios como antigamente.

    2. Avatar de gipsy89
      gipsy89

      e os melhores ainda estão no (des)governo

  2. Avatar de PoPeY
    PoPeY

    Isto é tudo muito giro… No entanto como é possível saber se a multa é verdadeira ou não?

    1. Avatar de John
      John

      Que tal ligar/ir à PSP/GNR?

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Quem passa multas aqui é a EMEL

      2. Avatar de Helio
        Helio

        Desde 2018 que as multas de estacionamento passaram para a alçada das CM por intermédio da polícia municipal ou fiscais na ausência de polícia municipal

        1. Avatar de Helio
          Helio

          Info do portal das contraordenações para infrações leves de estacionamento probido:
          “Os processos de contraordenação por infração leve de estacionamento proibido, indevido ou abusivo passaram a ser da responsabilidade do Município da área onde se verificam (Decreto-Lei nº 107/2018, de 29 de novembro). Assim, todas as informações relativas a estas contraordenações não são disponibilizadas neste Portal de Contraordenações. Qualquer questão relacionada com estes processos deverá ser colocada ao respetivo Município”

    2. Avatar de SergioM
      SergioM

      Vais a uma esquadra?

    3. Avatar de k
      k

      Vês quem é a entidade que te está a multar e entras em contacto. Em caso de dúvida falas com a GNR/PSP que te devem ajudar. Se for uma empresa tanga, a polícia também vai gostar de saber.

      1. Avatar de IMF
        IMF

        Vai lá ao posto da PSP pedir ajuda com um papel desses, que vais ver a resposta.

        Vais pensar é para isto que eu desconto todos os messes!!!

    4. Avatar de JP
      JP

      Descontos de 50% numa multa?

      1. Avatar de Nuno Ferreira
        Nuno Ferreira

        Prática comum em multas de estacionamento que não sejam diretamente da policia, normalmente multas relacionadas com parquimetros

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Em multas da polícia também, tens uma redução para não contestares a multa

    5. Avatar de Nirelle
      Nirelle

      Se te oferecem um desconto de 50% claro que é falsa. As autoridades nunca dão desconto nas multas.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Wrong

    6. Avatar de Chama
      Chama

      Por exemplo, a polícia normalmente não faz descontos em coimas se pagares em 24h

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Sempre pensei que todas as multas de estacionamento eram burlas. Não são?

    1. Avatar de Diácono Remédios
      Diácono Remédios

      sim, são! Não vás em cantigas…

    2. Avatar de JL
      JL

      Eheh! Muito boa!

  4. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Temos de ter cuidado com os telefonemas que recebemos, com os e-mails, SMS, cartas, e principalmente com o boletim de voto, é normalmente por ai que somos mais roubados

    1. Avatar de Moina
      Moina

      Essa está boa, Boletim de Voto… é o maior esquema legalizado..

  5. Avatar de Anticorrupto
    Anticorrupto

    A concorrência é sempre de salutar. Dois larápios implica sempre baixar o valor das coimas. Wow.