Guia do Facebook: Saiba quem o eliminou dos amigos

58 Comentários

Olá mais uma vez para um guia acerca desta rede social que é, sem dúvida, a mais utilizada pelos quatro cantos do Mundo.

Hoje trago-vos um tema que, a meu ver, será um dos mais curiosos e requeridos pelos utilizadores o Facebook. Vou mostrar como saber quem nos eliminou dos amigos, desta rede social.

Claro que o Facebook não disponibiliza essa funcionalidade, mas existem várias aplicações para contornar isso. Vamos conhecer uma delas…

0

Todos nós, ou a maioria, deve decerto ter curiosidade em saber se houve alguém (e quem!) é que o retirou do seu círculo de amizades no Facebook.

Pois bem, eu testei algumas aplicações deste género para saber a sua fiabilidade, e gostei particularmente de uma que se designa Who Deleted Me.

Então para saber quem o eliminou do Facebook, siga estes pequenos passos:

PASSO 1

Aceda ao site da aplicação Who Deleted Me, aqui neste link.

Depois faça login na sua conta pessoal.

09

De salientar que, aqui e nas Aplicações do Facebook, a aplicação terá o nome de My Friends. Isto porque já existem algumas aplicações com nome idêntico na rede social, e também pelas razões que vos irei explicar no final deste guia.

clo22

PASSO 2

Depois de feito o login, vai-vos aparecer uma lista dos amigos que vos retiraram do Facebook, mas também das novas amizades.

Podem ver esta informação ao nível do dia/semana/mês.

12

No meu caso, hoje (ainda) ninguém me eliminou. Mas se clicar em ‘mês’, talvez existam lá alguns ex-amigos:

234

Algumas notas:

  • Na 1ª vez que entra na aplicação, não irão surgir nenhuns ex-amigos, pois a aplicação vai apenas fazer uma recolha do seu total de amigos. Somente nos seguintes acessos à app é que terá acesso à informação sobre os seus novos/ex-amigos na rede social.
  • Também aparecem os amigos que vocês eliminam do vosso Facebook.
  • Existem alguns amigos que podem surgir como ‘ex-amigos’ mas na verdade somente desactivaram a conta na rede social. Nesse caso, é normal aparecerem sem a foto de perfil.
  • Por vezes também podem surgir perfis nos ‘ex-amigos’ e passado algum tempo voltar a surgir nos amigos, esta situação deve-se a alguma configuração do perfil de cada um.
  • Pode, contudo, existir pessoas que vos eliminaram e que não surjam na lista, a razão é terem desactivado essa possibilidade nas suas configurações do próprio Facebook.
  • Aconselho a, quando virem algum perfil nos ‘ex-amigos’, a clicarem no seu perfil e confirmarem se efectivamente vos eliminou, pois irá surgir o botão ‘Adicionar amigo’. Somente se a pessoa vos bloqueou é que ficarão impedidos de aceder ao perfil.

Podem ainda visualizar um gráfico relativamente ao número de amigos do Facebook:

90

E verificar algumas estatísticas relativamente aos utilizadores da aplicação.

clo

Esta aplicação, e outras do género, cujo objectivo é fazer ações que o Facebook não ‘permite’ ou não disponibiliza aos utilizadores, podem por vezes ver o seu link de acesso barrado em locais no próprio Facebook, como por exemplo, no chat. Se tentarem enviar o link da aplicação por chat, possivelmente o Facebook não irá permitir.

Espero que este guia vos seja útil… mas não se zanguem se descobrirem que alguém vos eliminou!

Gostaram deste guia? Que outros assuntos, acerca do Facebook, gostariam de ver abordados nesta nova rubrica?

Comentários

58

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marco Nunes
    Marco Nunes

    Boas,

    Artigo bem interessante!! Aproveito para perguntar, como posso activar o novo mural?!

    Cumps,

    Marco

    1. Avatar de Miguel Oliveira

      Activar o novo mural? Referes-te a poderes editar algo quando publicas? Se for isso é automático.

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      Tens de te meter em lista de espera. mas vais ter de esperar à mesma. Estou em lista de espera há meio ano. No entanto tenho amigos que já tem o news feed e nada fizeram para tal.

  2. Avatar de Xoxota
    Xoxota

    Isso metam lá a vossa pass

    1. Avatar de Anibal Cavaco
      Anibal Cavaco

      porra.. nem sei como o pplware sugere uma coisa destas

      1. Avatar de Marisa Pinto

        É uma aplicação, acede ao nosso Facebook por login ao mesmo, e o que a aplicação faz é uma base de dados dos nossos amigos e depois mostrar eventuais alterações…
        Já aqui mostrámos várias aplicações que actuam no Facebook, todas elas pedem permissões, permissões essas que podem ser vistas a pormenor nas definições de privacidade do próprio Facebook.

        😉 Cumps.

    2. Avatar de Marisa Pinto

      Eu uso já há algum tempo, e nunca tive qualquer problema.
      relativamente à pass… isso hoje em dia em lado nenhum é seguro, mas a questão é se tu, e eu, etc, temos dados e informações significativas que mereçam a atenção. 😉

      1. Avatar de Xoxota
        Xoxota

        Pronto…eu prometo nao te eliminar

          1. Avatar de Xoxota
          2. Avatar de Xoxota
            Xoxota

            Tb server para os follows?

          3. Avatar de Marisa Pinto

            Penso que não, somente faz base de dados da lista de amigos.

          4. Avatar de Xoxota
            Xoxota

            *serve

    3. Avatar de Alexandre Pinto
      Alexandre Pinto

      Quando fazes login pelo facebook, não estás a fornecer a tua pass a terceiros. Se reparares, sempre que acedes a essas aplicações, és redireccionado para fazeres login na pagina do facebook e voltas depois á app.
      Pesquisa por OAuth no google. É o protocolo que faz a gestão deste tipo de aplicações com login no facebook, google, twitter, etc.

  3. Avatar de Luís Tavares
    Luís Tavares

    E para mudar a cor?

    1. Avatar de Anibal Cavaco
      Anibal Cavaco

      fazes CTRL A ..lol

      1. Avatar de MRodrigues
        MRodrigues

        Mudar cor Facebook
        Instalar o plugin no firefox ou no chrome.
        http://userstyles.org/

        Instalar um destes temas.
        http://userstyles.org/styles/browse/facebook

      1. Avatar de DIogo R.
        DIogo R.

        não é nada, toda a gente sabe que esse fecha a janela, para mudar de cor é CTRL+W (w=white, poem o tema branco no face)

  4. Avatar de anonimo
    anonimo

    mas isto não dá para descobrir desde que criamos a conta do facebook?

    1. Avatar de Marisa Pinto

      A não ser que vejas amigo por amigo, não existe uma forma nas opções do Facebook para saber, apenas por aplicações.

  5. Avatar de Vladdrac
    Vladdrac

    que triste…

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Algum motivo em especial?

      1. Avatar de Vladdrac
        Vladdrac

        do tipo get a life ?

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Então para que abriste o post e comentaste, se não te interessa?
          Já pensaste que pode ser interessante para outras pessoas?

          Cumps.

        2. Avatar de Kel
          Kel

          é preciso estar-se muito mal na vida para fazer esse tipo de comentários.

  6. Avatar de Visitante
    Visitante

    Acho que não é permitido pelos Termos de Utilização do Face.

    Isso era o que o Face deveria ter por defeito na conta. Não percebo porque não tem um recurso do género. Privacidade dos utilizadores. Tretas 🙂

    1. Avatar de Marisa Pinto

      No entanto já existem diversas app para este efeito e eoutros com:
      quem viu o meu perfil (funcionalidades que, por exemplo, o LinkedIn fornece);
      Top de seguidores

      1. Avatar de Visitante
        Visitante

        Sim Marisa, já me ocorreu saber os seguidores e ao usar o Google vi alguns serviços.

        Já foi há algum tempo, mas lembro-me que havia um site que era +/- popular e que encerrou porque o procedimento ia contra as regras do Face.

        Depois desisti e acabei por perder o interesse. Mais uma treta do Face.

        Conhecem algum serviço que faça isto e que esteja listado nos recursos no Face. Isso seria outra conversa.

  7. Avatar de J
    J

    Não tenho facebook e não tenciono ter, no entanto não deixo de reparar na obsessão compulsiva que várias pessoas que conheço têm não só na utilização, mas tabmém na procura de comentários, textos, coisas que demonstrem ou não demonstrem afectos ou não afectos, atenção ou não atenção, importância ou não importância das pessoas que os rodeiam. Isto é bastante grave e é assustador o impacto que isto tem na vida das pessoas. Aplicações como estas que aqui apresentam, é óbvio que só utiliza quem quer, no entanto penso que estimula esses maus comportamentos, é como dar uma arma a alguém e dizer “só matas se quiseres”. Podem dizer que estou a dramatizar, mas olhem que não e cada vez vão ver mais isso com o uso intensivo dessa rede e das pessoas à sua volta.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Não vou discordar, tens razão sim, mas isso depende muito de cada caso.
      E acho que é bom lembrar que são as pessoas que utilizam o Fb e não o contrário. Portanto se as pessoas demonstram determinados comportamentos é porque já têm uma pre disposição emocional/social para tal.
      Acho que me fiz entender eheh 😉

      Para mim o FB, e todoas as redes sociais no geral, são plataformas de pesquisa fantásticas, e é assim que as quero continuar a ver, mesmo até para nos apercebermos desta carencia de afectos das pessoas. 🙂

      Cumps

      1. Avatar de Visitante
        Visitante

        Marisa,

        “(…) são as pessoas que utilizam o Fb e não o contrário.”

        Eu não tenho tanta certeza disso.

    2. Avatar de JP
      JP

      “Isto é bastante grave e é assustador o impacto que isto tem na vida das pessoas.”… há uns anos atrás existia gente que dizia o mesmo da Internet, isto é, da própria actividade de navegar na web. As redes sociais fazem parte da nossa vida, seja ela virtual ou física. O Facebook é apenas uma delas.
      Na nossa vida real também devemos ter essas redes socias…se não mais vale viramos ermitas… é uma sempre opção 🙂

  8. Avatar de Dav7

    Pena não ter “efeitos retroativos” l-o-l

    1. Avatar de Marisa Pinto

      LOL
      Podes sempre clicar no perfil da pessoa e bloqueá-la eheh

  9. Avatar de Bruno
    Bruno

    Fiz o login, depois pedi a 2 amigos para me eliminarem no face e essa aplicação não detetou nada. Fraquinha…

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Tens que esperar.
      Isso baseia-se na base de dados dos teus amigos do FB, quando alguem te elimina desaparece da tua lista mas isso deve passar por algum processo ate sair da base de dados.
      Normalmente recebes um email quando a tua lista de amigos se altera.

      Vai verificando.

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        ja me apareceu. mas os novos amigos que la tinha no” your new friends” desapareceram mesmo vendo durante o periodo semanal e mensal. é assim?

      2. Avatar de Bruno
        Bruno

        ja detectou quem me desamigou mas nao recebi os mails. nem na caixa de spam…

        1. Avatar de Bruno M.
          Bruno M.

          O facebook não avisa quando te eliminam, para proteger a privacidade de quem te eliminou…

    2. Avatar de Visitante
      Visitante

      Daquilo que percebi a aplicação recolhe os teus amigos, criando uma lista, e cada vez que acedes à mesma a aplicação verifica quem é teu amigo nesse momento e compara com a lista. Pecere-me ser algo do género.

  10. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    não tenho ex-amigos? E os que eu removi ao longo dos tempos?

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Se só agora começaste a usar a app, n vai aparecer nada. lê a caixa informativa no artigo
      cumps

  11. Avatar de GC
    GC

    Inútil. Basta ir à lista de amigos. Se alguém nos “desamigou” ou apagou o perfil de FB, aparece na lista o nome sem foto, e com link para a própria lista de amigos, em vez do perfil da pessoa. Para quê complicar?

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      O nome sem foto só aparece de quem desativou a conta ou bloqueou. Não de quem “desamiga”

  12. Avatar de Paulo
    Paulo

    Utilizo o Unfriends há bastante tempo e também resulta.
    Interessanto era ver que visitou o nosso perfil.

    1. Avatar de Iv@n
      Iv@n

      Experimente então o Quiente(antigo Lagsoft) http://pt.quiente.net/
      Vai criar uma conta com uma senha(não a do Facebook)e dar as permissões pedidas. Divertido! Só não permita anunciar na sua page do Face.

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        isso é de confiança? nao sei nao…

        1. Avatar de Iv@n
          Iv@n

          Fiz uso e não percebi problema algum. Permissões têm que ser dadas em todos os tipos desses. Me parece até que vêm suas preferências para lhes mandarem sugestões do tipo, mas nenhum problema com isso.
          Vc vê quem lhe visita, o que visita, quem lhe exclui, etc…
          Como disse, não tive problemas.
          Vitor me deve uma análise sobre…

          1. Avatar de Bruno
            Bruno

            parece interessante. Gostava de ver uma analise que no pplware sobre tal

          2. Avatar de Iv@n
            Iv@n

            Bem… Talvez antiético fazer uma analise desse site, vai que negativa, exigiria provas e não soaria bem.

            (errata-leia “Me parece que eles veem suas…”)

            E sobre esta visão já percebi, na minha page do Face, diversas propagandas de material informático que pesquisei. Seria coincidência?

      2. Avatar de Bruno M.
        Bruno M.

        Essa aplicação quer ter acesso a demasiadas coisas do perfil, nomeadamente á caixa de mensagens. chat, etc…

        Não a vou usar…

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          “A aplicação My Friends vai receber a seguinte informação: perfil público, lista de amigos e endereço de e-mail.”

          Onde viste tu que acede as mensagens e chat??

        2. Avatar de Iv@n
          Iv@n

          Gerenciar mensagens, chat e estatísticas

          “Esta autorização dá-nos acesso a seus amigos on-line e suas estatísticas: E é assim que nós podemos oferecer a lista completa de como e quando seus amigos estão conectados. Preocupado com a privacidade? Silencioso: Facebook não permite o acesso ao conteúdo sensível (anexos, conversas …) e nosso filtro servidores ajusta automaticamente a todos os dados pessoais.”

          O que alegam, daí a uma verdade…

  13. Avatar de Silva
    Silva

    Boa noite. Acabei de reparar que o meu numero de amigos diminuiu. Como tenho algumas dezenas fica dificil saber qual deles me eliminou e por isso acedi à app. Ela irá contabilizar esse amigo que me eliminou já, ou só contabilizará a partir deste momento em que tenho a app?

  14. Avatar de Joaquim Rocha
    Joaquim Rocha

    Como saber quem consulta o meu mural?