Vulnerabilidade no IE ainda sem correcção, mas com solução

18 Comentários

O IE é um software que tem estado sujeito a muitos bugs e a problemas e segurança. Não é caso único, mas devido à sua popularidade e grande número de utilizadores, é um alvo mais frequente neste tipo de problemas.

Depois de ter anunciado em Setembro deste ano um novo problema de segurança, a Microsoft ainda não disponibilizou uma solução para proteger os seus utilizadores.

A forma de explorar esta vulnerabilidade está pública e pode ser explorada, o que deixa os utilizadores do Internet Explorer exposto a problemas. Apesar de não haver uma correcção para o problema, a Microsoft disponibilizou uma solução que pode ser aplicada.

ie_0

A vulnerabilidade anunciada afecta todas as versões do Internet Explorer e a Microsoft apenas prepara o lançamento da correcção para dentro de alguns dias.

Ao permitir a execução de código remoto, a vulnerabilidade consegue corromper a memória e permitir a execução de código arbitrário, com as mesmas permissões que o utilizador que está a executar o Internet Explorer.

Mas mesmo não tendo uma solução definitiva para o problema, que deverá ser distribuída aos utilizadores através das actualizações do sistema nos próximos dias, a Microsoft disponibilizou uma solução a ser aplicada através de um Fix It.

Esta é uma solução temporária, mas que permitirá resolver o problema da vulnerabilidade e proteger os utilizadores.

Todos os utilizadores do Windows, e em especial do Internet Explorer, devem aplicar esta solução para que fiquem mais protegidos.

A aplicação do Fix It requer apenas que a descarreguem e executem. A sua instalação é rápida e sem qualquer opção para além da própria instalação.

No final será apresentada uma mensagem de sucesso e a solução estará aplicada.

ie_2

Está também disponível uma versão do Fix It para desinstalar a solução, caso os utilizadores necessitem.

Segundo a Microsoft, apenas foram detectados casos de exploração desta vulnerabilidade no Windows 7 e com o Internet Explorer 8 e 9, mas não existem certezas de que as versões anteriores estejam imunes ao problema.

Todos os utilizadores do IE, em qualquer versão, são aconselhados a aplicar o Fix It que a Microsoft disponibilizou, para que não fiquem vulneráveis a este problema e expostos a problemas.

Download:Microsoft Fix it 51001

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João
    João

    Vocês são mesmo uns bons samaritanos! Ainda fazem artigos sobre o IE? 🙂

    1. Avatar de Emannxx
      Emannxx

      João, ainda é o segundo browser mais usado do mundo 😉

      http://gs.statcounter.com/

      1. Avatar de Filipe YaBa Polido
        Filipe YaBa Polido

        Concordo, usado por 2 tipos de pessoas.
        1 – Os que o usam para fazer download de outros browsers
        2 – O que não têm conhecimentos para fazer o que os 1ºs fazem 🙂
        E é este 2º grupo que figura nessa estatística.

    2. Avatar de Tavares
      Tavares

      Porque não haviam de fazer artigos sobre o IE…?? É um dos browsers mais utilizados no mundo(primeiro ou segundo!) e,de certeza,o mais seguro de todos!!Embora isso seja um “desgosto” para muita gente…rsrsrs.

  2. Avatar de elsaldanha
    elsaldanha

    E esse comentário é para dizer o quê?

  3. Avatar de js
    js

    e o exploit ja agora? 😉

    1. Avatar de Pedro Simões

      Não queres mais anda? Segurança acima de tudo!

  4. Avatar de Helder
    Helder

    Por isso uso Linux. Bom post

    1. Avatar de Hélder Ferreira

      O que o Linux tem a ver com este caso?
      Só porque o IE tem vulnerabilidades, que o sistema todo tem de ser condenado?

      O Chrome e o Firefox também têm / podem ter, é por isso que vão condenar o Windows, OS X e Linux, visto que pode ser instalado nestas 3 plataformas?

  5. Avatar de Hugo
    Hugo

    “Não é caso único, mas devido à sua popularidade e grande número de utilizadores”…

    Soltei um sorriso ao ler isto.

    1. Avatar de Hélder Ferreira

      O IE continua a ser um dos browser mais usados.
      Na região asiática o IE 6 (sim, é mesmo o 6) continua a ser o browser mais usado com grande percentagem à frente do Chrome, Firefox e das versões mais recentes do IE.

  6. Avatar de elsaldanha
    elsaldanha

    O IE é de facto o segundo navegador mais usado. E nos últimos meses, tem ganho o terreno perdido pelo líder, o Chrome. Os outros…são “amendoins”.

    1. Avatar de EXP001
      EXP001

      Elsa idanha
      não considere o Firefox um amendoim

  7. Avatar de Tavares
    Tavares

    O artigo vem um “pouco” atrazado…já tenho essa solução temporária(FixIt)instalada desde segunda-feira.E a “solução final” já vai “sair do forno” na próxima terça-feira.Aliás, gosto dos produtos da Microsoft por isso mesmo…logo que é detetado um qualquer problema,a sua resolução é quase imediata.Noutros SOs as atualizações ficam à espera que os fabricantes dos gadgets “tenham tempo” se lembrem de as disponibilizar!!

  8. Avatar de Malic X
    Malic X

    Nos PCs Windows o IE continua líder.

  9. Avatar de iFernando
    iFernando

    parece ser só para “Windows XP or Windows 7 running Internet Explorer 8 or 9″…..eu já vou no ie11

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Ias ficar surpreendido com os sítios onde as pessoas ainda usam o IE 8…

      E sem praticamente nenhuma atualização entretanto lançada (e não só as atualizações do IE, sem as do Windows também).

      E com versões ridiculamente desatualizadas do Adobe Reader, no Flash, do JRE7…

      Aquilo é um desastre à espera de acontecer.

  10. Avatar de Carlos
    Carlos

    Uma solução mais permanente e que como bónus também tapa tudo que é buraco conhecido ou desconhecido em *todas* as aplicações, é instalar isto

    http://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=39273

    Nota: há uma lista enorme de aplicações e drivers que não funcionam com o EMET configurado para segurança máxima.