Facebook reconhece problemas de bateria da sua app para iPhone

14 Comentários

O historial de problemas com as aplicações do Facebook para dispositivos móveis é grande. Estão por norma no topo das listas de aplicações que mais energia consomem em todas as plataformas.

A versão para iOS tem sido uma das mais castigadas e uma recente descoberta veio mostrar que as queixas tinham razão. Agora foi o próprio Facebook a admitir o problema.

fb_1

Foi graças ao iOS 9 e à nova forma de ver os consumos de bateria no iPhone que foi descoberto que a aplicação do Facebook estava a consumir demasiada energia e a esgotar facilmente a bateria.

Depois de várias provas dadas, com algumas teorias à mistura, ficou provado que os consumos anormais não são esperados e que o Facebook deveria optimizar a sua aplicação.

Mas agora a própria empresa veio a público admitir o problema, pela voz de Ari Grant, revelado pormenores dos dois problemas que a empresa detectou na sua aplicação.

We recently heard reports of some people experiencing battery issues with the Facebook iOS app and have been looking…

Posted by Ari Grant on Quinta-feira, 22 de Outubro de 2015

Estes dois problemas estão repartidos em duas áreas da aplicação. O primeiro assenta num ciclo do processador que está constantemente a querer informações e que não avança nos processos.

O segundo está relacionado com a forma como o áudio dos vídeos é tratado. Mesmo depois da reprodução completa de um vídeo, a aplicação mantém o canal de áudio activo, mas sem emitir qualquer som.

Estes dois problemas em conjunto eram o suficiente para consumir a bateria do iPhone de forma muito mais rápida e sem qualquer razão aparente.

fb_2

O Facebook alertou também que estes problemas de consumos anormais de bateria no iOS nada têm a ver com a funcionalidade de localização dos utilizadores e nem com o histórico destas localizações.

A solução para estes problemas, ou pelo menos para parte deles, está na disponível para os utilizadores na actualização que o Facebook lançou ontem.

As equipas de programadores da maior rede social do planeta vão continuar a procurar optimizar esta aplicação, removendo de forma definitiva todos estes problemas e estes bugs.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David.pt
    David.pt

    No Android já se sabe disso a mt tempo…

    1. Avatar de Meh
      Meh

      E qual é a utilidade do comentário? Que mania de se quererem afirmar estes droidezecos

      1. Avatar de Joao P
        Joao P

        O android faz tudo MAs dos vamos a ver e ainda tao na 2.3 cheios de vírus e lag. Nenhum Android chega perto do novo faz iphone onde cada core é melhor que os 8 da concorrencia

    2. Avatar de Safrane
      Safrane

      Sim, no Android, o facebook já tem problemas de bateria há muito, e continua a ter, já se sabe é que nunca vai ser resolvido, porque não interessa…

      1. Avatar de RenatoNismo
        RenatoNismo

        acredita que gasta como outra app qualquer.. basta olhares para o outro post.

  2. Avatar de Luis
    Luis

    Desde à muito tempo que uso o Facebook no Browser do telemóvel e alem do mais tenho as notificações da pagina do FB ligada, portanto é como se fosse a app, e alem do mais pouco dados com a poupança de dados do chrome, nao é muito mas ainda pouco a cerca de 10mb.

  3. Avatar de Samuel Rafo
    Samuel Rafo

    No Android esses problemas já vem de algum tempo… tive de desinstalar por completo a aplicação do Facebook por causa do consumo abusivo de bateria, além dos constantes travamentos durante atualizações.

  4. Avatar de RenatoNismo
    RenatoNismo

    isso no android, eu uso apenas uma única aplicação facebook, não uso o messenger e o chat funciona.

    uma vez que ligar o telemóvel e não tocar no facebook sequer, a app não liga automaticamente, nem corre no background.

    depois de usar o facebook, “limpo” as apps recentes e ele deixa mesmo de correr background, gerenciamento inteligente do xiaomi redmi note 2 😉

    nas estatísticas da bateria não tenho quase nada do facebook a consumir

    já iphone.. não faz o mesmo que o meu faz 😉

  5. Avatar de Bruno Fernandes
    Bruno Fernandes

    Se fosse só no iOS… Já a desinstalei por causa disso. Agora só uso pelo browser.

  6. Avatar de O Movimento Livre
    O Movimento Livre

    Eu por vezes penso que seja propositado esta utilização indevida de bateria… Mas como muita gente se queixou e deixou de usar a aplicação, vêm pedir “desculpas”… É a Volkswagen das aplicações, embora não disfarça consumos!

  7. Avatar de Lima
    Lima

    Sempre a bajular a maçã….
    Foi só depois de sair o ios9….
    Claro, aliás, ninguém tinha reparado nisso antes….. Tinha de ser especificamente na Apple

  8. Avatar de Ricardo M.
    Ricardo M.

    iOS 9 já está instalado em 61% de todos os dispositivos móveis da Apple.
    Não ta fácil, as pessoas detentoras de um iphone confiarem no novo sistema operativo.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Podes fazer essa mesma análise ao Android. 99% dos dispositivos não tem o Android 6.

  9. Avatar de Fernando
    Fernando

    Quanto a mim nada bate o Opera Mobile, versão 12.0. 😉 É leve para consultar o E-mail e utilizar o Facebook.

    Já tive o Lite mas apresenta alguns defeitos na exibição de alguns conteúdos. Agora só uso o FB no browser!