Resultados fiscais da Microsoft voltam a desiludir

70 Comentários

Durante o dia de hoje a Microsoft anunciou os seus mais recentes resultados fiscais e os números voltam a mostrar uma quebra que está a ser difícil à Microsoft superar.

Depois de alguns trimestres menos bem conseguidos, os números voltam a ficar abaixo do esperado, mas ainda assim com quebras menores que no passado.

ms_1

Apesar de não se esperar que os lucros da Microsoft sejam abaixo do esperado, a verdade é que estes resultados agora apresentados não fugiram daquilo que era já garantido.

O primeiro trimestre fiscal do ano de 2016, que teve início em Julho e terminou em Setembro, trouxe para a empresa uma receita de 20,4 mil milhões de dólares, o que representa um decréscimo de 12% ao longo dos anos, enquanto a renda ficou nos 5,8 mil milhões de dólares, apenas 1% abaixo do valos do ano passado.

O rendimento líquido neste trimestre representou um valor de 4,6 mil milhões de dólares, o que resulta num acréscimo de 2%.

Mesmo com estes números há áreas na Microsoft que estão a mostrar dificuldades em alavancar e começar a mostrar resultados mais positivos.

Uma área onde a Microsoft não cresceu o esperado é a área dos Surface. Esta era uma área de crescimento constante ao longo dos últimos anos, mas neste trimestre ficou-se pelos 672 milhões, descendo dos 908 milhões do mesmo trimestre do ano de 205.

ms_3

Também a área de smartphones continuou em queda, com perdas elevadas. No acumulado anual, a Microsoft já perdeu 54%, um valor demasiado grande para a empresa que quer estar entre os maiores fabricantes de smartphones.

Mesmo com estes resultados, a convicção da Microsoft no seu crescimento é grande e a sua aposta nos seus novos produtos será o suficiente para que os clientes continuem a preferir os seus produtos, quer de forma directa como indirecta. Esta ideia está bem patente nas palavras de Satya Nadella.

We are making strong progress across each of our three ambitions by delivering innovation people love

Customer excitement for new devices, Windows 10, Office 365 and Azure is increasing as we bring together the best Microsoft experiences to empower people to achieve more.

ms_2

No extremo oposto está o seu serviço Cloud, que cresceu e muito. Os resultados do Azure neste trimestre mostram um crescimento de 8%, chegado aos 5,9 mil milhões de receita, mostrando a aposta não apenas da Microsoft, mas também das muitas empresas que são clientes da Microsoft.

A estes bons resultados junta-se o crescimento do Bing, com um valor de 29%, fruto da utilização no Windows 10. Também o Office 365 cresceu, com um aumento de receita de quase 70%, e com 18,2 milhões de clientes, dos quais 3 milhões são novos.

Sob a nova gestão de Satya Nadella e com focos em áreas específicas, a Microsoft procura encontrar o seu caminho, não apenas no seu bem conhecido software, mas com toda a gama de dispositivos, onde se concentram nos smartphones e na sua linha Surface.

Microsoft Investor Relations

Comentários

70

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Baptista Batos
    Baptista Batos

    Isso vai mudar tudo agora com o SurfaceBook! A última maravilha, que é 200x mais rápido* que o MacBook Pro.

    1. Avatar de olga
      olga

      Pois, mas é o preço?

      1. Avatar de f.d.
        f.d.

        Nao é para pobres. Oh w8. Onde é que ja li isto

    2. Avatar de Jorge
      Jorge

      aahah gostei do asterisco, eu tenho o MBP de 16GB Ram , i7 e SSD express, quero saber onde eles foram tirar a maravilhosa conclusao

      1. Avatar de João
        João

        **********Em comparação com MacBook entry line sob situações muito especiais e controladas – em que se assume que o aproveitamento do hardware é o mesmo entre windows e Mac OS.

      2. Avatar de Mark
        Mark

        Todo depende do modelo em que é feita a comparação. Se a comparação for feita com o MacBook Pro 13″ – com o 3.1 GHz Core i7 (I7-5557U Dual Core) não é difícil ser 2x mais rápido.
        Se a comparação for feita com MacBook Pro 15″ – 2.8 GHz Core i7 (I7-4980HQ Quad Core) ai já é impossível e pode-se estar a falar de diferenças a rondar os 20%.

        Isto supondo que o SurfaceBook tem o topo da ultima geração de CPU, e eles alegam que é mais rápido que o MBP de 13” por isso é possivel. Em comparacao com o MBP 15” é impossivel.

        1. Avatar de Tipo
          Tipo

          Este I7-5557U Dual Core, no OSX é diferente do que no Windows, só para te avisar… Comprar o mesmo carro em estradas diferentes não é para todos, só para alguns (;

          1. Avatar de Mark
            Mark

            PC e MAC para o mesmo hardware as diferenças de performance são mínimas e dependendo da aplicação Mac pode ser mais rápido ou mais lento o mesmo se passa com qualquer outro S.O.

        2. Avatar de JBM
          JBM

          Onde é que vais buscar que não é difícil ser 2x mais rápido? O processador do Surface Book não tem 4 núcleos. Alguns testes mostram até que naquilo que depende do CPU o Macbook Pro 13 deve ficar à frente. A vantagem do Surface Book mais caro é no GPU, e nalgumas tarefas que conseguem tirar proveito da evolução do processador mais recente da Intel, mas a esse preço tens o melhor Macbook Pro 15 e bem mais rápido que o Surfac Book.

          1. Avatar de Mark
            Mark

            Não sei que CPU o Surface tem mas sei que CPU e nem estou a dizer que é mais rápido, mas sei que CPU tem o MBP.
            O processador de topo que vem no de MBP 13” em termos de performance não é dos mais rápidos até pelo contrário existem versões que podem ser até 2x mais rápidos.
            O MBP de 15 esse sim tem 1 CPU de topo e mesmo comparado com a ultima geração de CPU a diferença não deve passar dos 20%.

            Agora qual o mais rápido, MBP ou Surface? Isso já depende que CPU vier no Surface se tiver CPU melhor é mais rápido, se tiver CPU mais lento, torna-se mais lento. A Apple faz bons produtos mas não faz milagres 😀

          2. Avatar de JBM
            JBM

            quê? então fazes um comentário destes, onde se nota bem o trabalho de ir pesquisar qual é o modelo do processador opcional mais potente do MacBook Pro, mas nem sequer sabes ou te dás ao trabalho de saber qual é o processador do Surface Book? Isso é simplesmente de doidos

          3. Avatar de Mark
            Mark

            De doidos porquê? Em nenhum lado afirmo que o Surface é melhor ou pior falo só dos factos que conheço se não conheço não comento. Simplesmente digo que existem processadores mais potentes agora se são os do Surface não sei e nem me incomoda se forem mais lento ou rápido.

            Doidos são os pseudo experts que pensam que é o facto de de da marca x ou y logo é super mega rápido e superior.

            Agora considerar de doidos gostar de saber conhecer factos antes de falar enfim é melhor nem comentar…..

            E está um site de doidos a lista de cpus que equipa os macbook pro.
            http://www.everymac.com/systems/apple/macbook_pro/index-macbookpro.html

          4. Avatar de JBM
            JBM

            Comentas uma comparação específica entre MacBook Pro e Surface Book, dás-te ao trabalho de pesquisar os vários processadores possíveis dos MacBook Pro, por isso sim é doidos que escrevas o que escreveste de forma tão assertiva sem qualquer ponta de dúvida sobre a condição do Surface Book, e nem sequer saibas ou tenhas te dado ao mesmo trabalho de saber o que equipa o Surface Book.

            PS: Ires a um site ver os processadores, não deixa de ser trabalho de pesquisa, e não é uma pesquisa tão simples como ler essa lista, pois não te dá logo à primeira vista todas as características importantes dos processadores. Também ter um determinado processador não é condição única sobre a performance geral do aparelho ou a performance particular desse processador nesse aparelho. Há vários factores a afectar a performance, entre eles a regulação térmica do aparelho, o GPU e a performance da RAM e disco.

    3. Avatar de Brasão SS
      Brasão SS

      É uma boa máquina! Só que o preço…tão caro! É difícil pegarem. Pessoalmente a única vantagem do surface book é a sua portabilidade, tablet/PC. Mas mesmo assim acho que Windows em modo tablet, não funciona bem. Experiência touch que tenho do surface pro. Ao contrário do modo laptop, embora com muitos bugs e falhas, sempre é muito mais funcional. (Nota: falo do Windows 10 num portátil asus, não o que vem no surface book, aí de certeza que deve funcionar bem)
      Mesmo que esteja disposto a gastar esse dinheiro todo em tecnologia, preferia comprar um MacBook Pro última geração ( podendo instalar o Windows e outros SO’s, (bootcamp) tendo o melhor de todos os mundos numa única máquina + iPad Air como complemento!)
      Alguns talvez dirão que o surface book é mais ideal para o trabalho pela sua portabilidade! Certo! Agora a questão que se põe é…
      Photoshop, edição de vídeo, programação, edição de fotos (fotógrafos etc) entre muitas outras coisas que requerem um ecrã maior, e uma máquina “mais” robusta será o surface book, a máquina ideal? A resposta de quem trabalha nestas áreas seria não! Este tipo de trabalhos requer muito tempo “sentado”.
      Gastar tanto dinheiro numa máquina para fazer trabalhos mais “simples” só por causa da portabilidade? Um surface pro chega e sobra, e mesmo assim é caro! E Windows em modo tablet… Humm custa um pouco! Quem usa iPad que cada vez mais tem apps dedicadas a cada trabalho, não sei se terá grande futuro este surface book!
      Mas sem dúvida que é uma boa máquina, mas a questão é se valerá a pena dar tanto dinheiro, “só para ter Windows”. Já agora, alguém sabe dizer se o surface book dá para instalar outros SO’s, tipo Linux backtrack debian etc? Ou é tipo iPad, ” just iOS? Será Surface “just Windows”? Acho que há uns tempos atrás a Microsoft estava com ideias de fazer isso nos pc’s, tipo bloquear os pc’s só para Windows. Alguém sabe?
      Opiniões!
      Abraço!

      1. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        Ora nem mais…

        Esse tipo de trabalhos que estás sentido, a escolha ideal é o iMac 27″ 5K!

        Agora um portátil de 13″? LOL!

    4. Avatar de JmanPT
      JmanPT

      A MS parece a Apple. Trimestre em que os resultados falham as expectativas e sobe 10%… Que chatice…
      Quando ao Surface Book, 200x não diria… Mas 3x há quem diga… http://www.pcworld.com/article/2995599/laptop-computers/surface-book-vs-macbook-pro-it-isnt-twice-as-fast-its-three-times-as-fast.html

  2. Avatar de Artur
    Artur

    É óbvio que a linha Surface e Lumia vão descer em número de vendas quando se está à espera de novos produtos, não só evoluções mas telemóveis que vem com o windows 10 e com tudo o que isso representa.

    1. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      Não é em relação ao trimestre anterior, é em relação ao ano passado, onde iam também lançar modelos novos…

      Fraco! Fraquíssimo!

      1. Avatar de PFerreira98
        PFerreira98

        Modelos novos com o mesmo Windows de à 2 anos… Ora nessa altura já estava previsto que iria sair o w10 em menos de 1ano…
        Em parte é normal o decréscimo de vendas, as pessoas não querem um W10 ready, querem um W10 inside. (isto faz mais sentido nos smartphones)

        1. Avatar de Safrane
          Safrane

          Será que a Apple também tem essa desculpa, porque para o ano vai sair o iOS 10, ou coisa idêntica para os androids (se bem que acho que a maioria das pessoas que compra Android, nem deve saber que aquilo tem versões)?

      2. Avatar de Ricardo M.
        Ricardo M.

        Today’s FY15 Q1 financial report from Microsoft, believe it or not, contains a lot of positive news. In fact, Microsoft stock is trading higher in after-hours trading pushing it to the $48 for the first time in a long time. Investors are happy over Microsoft’s future.

        The reason for the Wall Street exuberance is many of Microsoft’s businesses are doing well, to wit
        Ps: Se quiseres traduzo-te Batista.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Foi o que eu referi mais a baixo. Eu não vejo os resultados da Microsoft como negativos e o título está errado, diz que os resultados desiludem, mas depois no texto referem que está em linha com a projecção dos analistas e as acções….. sobem! Algo não bate certo.

      3. Avatar de pacman
        pacman

        É mais do que previsível ter acontecido isto devido à iminência do lançamento dos novos produtos. Atenta ao trimestre de 2016, mas não só o da MS, atenta ao da Apple também que este ano enfiou o barrete do iPad “Pro”

  3. Avatar de CM
    CM

    Com a eminente chegada do surface pro 4 é normal baixarem as vendas do 3..

    1. Avatar de pacman
      pacman

      Obviamente, é algo completamente esperado. Eu próprio não comprei o surface pro 3 à espera do surface pro 4. Idem aspas no que à linha lumia diz respeito. Aguardem pelo próximo trimestre…

  4. Avatar de Realista
    Realista

    E mesmo assim Vendeu 8 Milhões de Lumias…

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Vendeu? Anda mas é a dá-los.

      Vendeu no último trimestre 8,4 milhões de Lumias. Um ano antes tinha vendido 5,8 milhões – e mesmo assim as receitas dos Lumias baixaram. Juntando Lumias e outros “phones” as receitas desceram 38%.

      “Negócios desses caga o diabo às dúzias” 😉

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Se comprados são os melhores do mercado imagina dados 😀

      2. Avatar de Ricardo M.
        Ricardo M.

        Ta ai o “mau resultado fiscal da Microsoft”
        http://tinypic.com/r/33tih6u/8

  5. Avatar de J T
    J T

    “O primeiro trimestre fiscal do ano de 2016, que teve início em Julho e terminou em Setembro” esta frase batalhou me por completo, algum entendido em economia que possa traduzir isto?

    1. Avatar de Benchmark do iPhone. 6
      Benchmark do iPhone. 6

      A Microsoft tem o ano fiscal (ano contabilístico a começar a 1 de Julho e vai até 30 de Junho do ano seguinte,

      Os Q1, Q2, Q3, Q4 das empresas pode não coincidir com o ano civil.

      A 30 de Setembro passado terminou o Q1 de 2016 da Microsoft, o Q4 de 2015 da Apple (mais dia menos dia) e o Q3 de 2015 da ex-Google.

    2. Avatar de Rui Rodrigues
      Rui Rodrigues

      Não é preciso o ano fiscal coincidir com o ano civil.
      há empresas que começam o ano fiscal em meses diferentes.
      Trabalhei numa multinacional americana que fechava o ano fiscal em maio, por isso junho de 2015 já é ano fiscal 2016.

  6. Avatar de Ibend
    Ibend

    “resultado fiscal”? Tlv Resultado Económico ou ainda Resultado Liquido

  7. Avatar de João
    João

    Sobiu 7.5% depois do fecho do mercado.

  8. Avatar de David.pt
    David.pt

    É pena porque realmente estou a gostar das mudanças que a Microsoft está a fazer

  9. Avatar de Rui C
    Rui C

    Só prova que a aposta Surface e o Windows mobile ( smartphones Lumia ) tem sido um completo fiasco.

    Andam a perder o rumo à algum tempo. E a tendência não é nada animadora para os lados da M$. 🙂

    1. Avatar de Ricardo M.
      Ricardo M.

      Andam a perder o rumo? Tas completamente errado. Eles tiveram lucro não tiveram prejuízo, só por ai já mostra que não está mal, e em segundo a Microsoft tem vindo a ganhar terreno, estas noticias tentam desvalorizar o que a Microsoft em vindo a fazer, mas o mercado respondera por si. Por enquanto ainda cantais de galo, que é o que eu vejo aqui muito.

      1. Avatar de Rui C
        Rui C

        A ver vamos 🙂

        1. Avatar de Realista
          Realista

          O Windows Phone ganhou em Agosto mais um segundo lugar.
          Russia, Italia e Brasil já é o SO mais vendido. No RU, FRANÇA, ALEMANHÃ está a 2~3 pontos percentuais de ser o segundo OS mais vendido.

          🙂

      2. Avatar de Lumia 640
        Lumia 640

        Deixa-os cantar, eles pensam que é os iphone que vão andar na frente do mundo e pensa que algum dia os portáteis deles também, coitados nem metade das coisas dão para fazer.
        E a Microsoft está num bom caminho tem é de andar da perna, com o Windows 10 mobile, porque acho muita demora e vai sair num mês com muita despesa para o consumidor e certamente vai ser complicado vender lumias nessa altura pois muita gente esta a espera do Windows 10 mobile para comprar um

    2. Avatar de RaCcOn
      RaCcOn

      Deixa os surface e novos lumias sairem e depois voltamos a este tema novamente 😉

    3. Avatar de GUY
      GUY

      lool Rui. Estás mesmo com medo do potencial da linha Surface e Lumia, mas esquece, já é muita gente a reconhecer a excecionalidade desses produtos. O próximo trimestre da MS confirmará isso. Este trimestre foi a confirmação que muitos anteciparam as próximas novidades surface e lumia. Vais ver a balela do ipad Pro para onde vai…

  10. Avatar de Ricardo M.
    Ricardo M.

    Apesar de não ser os lucros esperados….
    Ou seja, lucro=bom.
    Não percebo, as vendas dos novos produtos ainda não estão contabilizadas. A Microsoft ta a recuperar muito bem, não de um ano para o outro, que se ganha a confiança das pessoas. Esta no caminho certo…

  11. Avatar de André
    André

    “O primeiro trimestre fiscal do ano de 2016” – admito que não percebi se era suposto ser o terceiro trimestre do ano de 2015 ou se é mesmo assim.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      O ano fiscal para a Microsoft, começa em Julho de 1 ano e acaba em Junho do ano seguinte!

      1. Avatar de André
        André

        Ah, está entendido! Obrigado!

  12. Avatar de Paulo Brites
    Paulo Brites

    O Pplware se tivesse lá cota não publicava esta noticia……

    1. Avatar de Vítor M.

      E como sabes que não temos? 😉

    2. Avatar de Mark
      Mark

      Procura por Cláudia Goya e logo vês a cota da Microsoft 😀

      1. Avatar de Paulo Brites
        Paulo Brites

        Deve haver por lá mais cotas sem ser a Cláudia Goya 🙂

      2. Avatar de JmanPT
        JmanPT

        A Cláudia Goya já não está na Microsoft…

      3. Avatar de Rui C
        Rui C

        Andas desactualizado ela já não pertence aos quadros da M$ 🙂

  13. Avatar de kekes
    kekes

    A realidade e que foram optimos resultados, e os investidores estão muito contentes com o resultado. Vamos ver como evolui ao largo do proximo ano.

    1. Avatar de Marcelo Barros
      Marcelo Barros

      Pois, não entendo o titulo, desta “noticia”.
      Pela reação os investidores estão contentes.

  14. Avatar de Bola
    Bola

    Ano de 205, ena PCs antes da invenção da roda 😉

  15. Avatar de Bola
    Bola

    205, ainda não havia roda inventada e a MS já fazia surfaces… 🙂

  16. Avatar de darksantacruz
    darksantacruz

    Pelo que li os investidores ficaram contentes com o resultado pois houve lucro e não prejuizo. Para 2016 é que os resultados terão mais significado com os novos Lumia e Surface bem como com o novo SO Windows 10.

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      Ficaram satisfeitos porque nas areas core continuam a crescer de forma brutal.
      Além de que em termos de receitas liquidas, estas aumentaram, o que reflecte que a reestruturação em curso está a dar bons frutos.

      1. Avatar de darksantacruz
        darksantacruz

        Exato!

  17. Avatar de Rui Carriço

    Os meios noticiosos económicos, nacionais e estrangeiros revelam que os resultados superaram as espectativas, ligeiramente, mas acima da média das previsões

  18. Avatar de Rui Carriço

    As acções da Microsoft estão a negociar em máximos de 15 anos, imaginem se não tivessem desapontado.

    1. Avatar de kekes
      kekes

      Só esta a crescer 12%, os investidores estão super desiludidos com os resultados…

    2. Avatar de Mikes
      Mikes

      Já estão nos $53.

  19. Avatar de Pedro
    Pedro

    A microsoft desde a alguns anos (windows xp), já está a perder rumo, face aos seus concorrentes, (Google, Apple…) já não faz nada de novo, exemplo disso é windows phone, surface, windows vista, windows 8, windows 10 , ou-seja parece que está a tentar reconquistar tempos outrora, mas falta algo! atenção, secalhar até é normal, poder ser que já deu tudo o que tinha a dar, vamos aceitar é ciclo da vida tudo tem um inicio e um fim. Agora relativamente aos lucros não se iludem nem sejam ignorantes ao ler noticias não “oficiais” sejam curiosos e seletivos, vão ao site oficial da microsoft no menu investidor e nos resultados anuais, vão ver que o lucro anual de 2014 para 2015 cairam de 23 mil milhões para 20 mil milhões, aquilo que alguns sites económicos dizem e de uma forma mal interpretada, é que a queda dos lucros dos anos anteriores está a mudar, ou-seja, se em 2010 a 2014 estavam a ter uma queda dos lucros de 2%, já em 2014 para 2015 melhorou para 1%. no final disto tudo significa que a microsoft não está a conseguir ter lucros superiores aos anos anterirores, direi mesmo a microsoft neste momento está quase estagnada!

    1. Avatar de JMMS
      JMMS

      Já deu tudo o que tinha a dar???? grande LOL é a empresa que mais inova atualmente!
      Universal apps, Continuum, Live Tiles, HoloLens… Achas que isso é mais do mesmo?