Facebook bane programador que criou ferramenta para reduzir o vício da rede social

23 Comentários

O Facebook não teve uma semana nada pacífica, uma vez que sofreu um dos piores apagões da sua história, o que levou os utilizadores mais dependentes a ficarem com os nervos à flor da pele.

Mas agora há mais uma situação que envolve a plataforma de Mark Zuckerberg. Segundo as informações, o Facebook baniu um programador responsável pela criação de uma ferramenta que tinha como objetivo reduzir o vício da rede social.



Facebook bane programador que pretendia reduzir o vício da rede social

De acordo com as recentes informações, o Facebook baniu um programador responsável pela criação de uma ferramenta que pretendia combater e reduzir o vício da rede social. Desta forma, o programador chamado Louis Barclays fica agora impedido de criar qualquer tipo de aplicação ou serviço que esteja associado à empresa de Mark Zuckerberg ou a qualquer um dos seus produtos.

A app desenvolvida pelo programador é uma extensão designada Unfollow Everything. O serviço permite que o utilizador deixe de seguir todas as suas ligações de uma só vez e ainda impede o envio de notificações de grupos e de páginas. De forma resumida, no final deste processo, o utilizador fica sem nada no seu Feed de Notícias. Mas as amizades, publicações e outros detalhes mantêm-se e podem continuar a ser visualizados caso o sujeito entre na opção ‘Ver como’.

Imagem App Store com a app Facebook no iPhone 12 Pro Max

Objetivo era eliminar a poluição visual da rede social

No fundo, o objetivo de Barclays era eliminar a ‘poluição visual’ do Facebook e dar ao utilizador todo o poder sobre o que este deseja ver. Contudo, tal interfere e manipula os algoritmos da rede social.

Após esta limpeza, o programador assume que se sentiu menos viciado e tentado a usar a app e a fazer scroll down regularmente para ver os conteúdos. Ou seja, usou esse tempo para outras coisas mais úteis.

Mas depois do lançamento da app, a equipa de Zuckerberg enviou uma carta a Barclays a pedir que ele suspendesse o projeto. O programador recusou fazê-lo e, como consequência, todas as suas contas do Facebook e Instagram foram desativadas, tal como ele explica no seguinte tweet:

As exigências do Facebook

Para além da suspensão do projeto, na carta enviada o Facebook também exigia que Barclays entregasse à empresa uma lista com cada um dos domínios que ele possuía, e também todas as contas do Facebook e Instagram que ele criou, desenvolveu ou geriu.

O programador foi ainda obrigado a revelar todos os produtos que desenvolveu e que tinham ligação com o Instagram, Facebook ou outros serviços da marca, incluindo apps e APIs usadas. O prazo dado foi de 48 horas após o recebimento da carta. Mas como o programador não acatou, sofreu as consequências pois o não cumprimento das ordens, assim como a não-resposta, seriam classificados como ‘conduta imprópria’ pela empresa.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    E assim o facebook mostra o quanto estão com medo de se tornarem em mais um rede social que fica arrumada ao canto. Do meu ponto de vista, já me cansei do conceito e encerrei a minha conta faz alguns anos. São tendências que vêm e vão.

    1. Avatar de Vasco
      Vasco

      Eu só mantenho para fazer alguns logins e não faço literalmente nenhum post. De vez em quando vou lá para ler algumas entradas específicas ou procurar algo no marketplace. De resto ignoro tudo.

      1. Avatar de AqueleAmigo
        AqueleAmigo

        +1

        É como eu. É mais uma maneira de me manter contactável e manter login pra jogas e assim.. Não há fotos, posts nem nada 😀
        De facto é uma ferramenta com algumas utilidades mas quanto menos informação der, melhor.

        1. Avatar de ACIDMIND_BH
          ACIDMIND_BH

          Vc vai perder seus logins todos qualquer hora dessas…. imagina… eu perder minha conta do agar.io ..? Ja pensou.. servicos de armazenamento? Sua pontuacao toda…??? Eu como desenvolvedor usei muito todos social login.. no meu projeto mais recente nao teremos social login nenhum .. e o do facebook sempre foi o pior.. hoje em dia a maioria dos sites onde tento logar com facebook sempreeee da erro… e as pessoas que logavam ali … se nao houver uma solucao por parte do site… vao ficar sem logar.. eventualmente ate mesmo com aquele email. Em alguns casos recupera ..

    2. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Também já fiz isso neste ano!! Já não ia lá então encerrei a conta.

      1. Avatar de ACIDMIND_BH
        ACIDMIND_BH

        Hahaha.. Também fui restrito depois de uma pequena treta com cyber junkies .

  2. Avatar de rodrigo
    rodrigo

    E as pessoas estão preocupadas com a china a roubar os nossos dados…temos ‘e de nos preocupar com Facebooks, googles e afins.

    1. Avatar de Pe@ce
      Pe@ce

      E que tal nos preocuparmos com todos?

  3. Avatar de alt.menino
    alt.menino

    A nivel gobal, perdeu-se qualquer ilusão do que seria suposto ser o direito à liberdade…… vale tudo.

  4. Avatar de alt.menino
    alt.menino

    A nivel global, perdeu-se qualquer ilusão do que seria suposto ser o direito à liberdade…… vale tudo.

  5. Avatar de Justiceiro
    Justiceiro

    Isso eu fiz manualmente, não foi necessário app.
    Contudo, o Facebook continua a ser um milhão de vezes melhor que o Instagram, esse sim, um autêntico lixo.

  6. Avatar de Coisotal
    Coisotal

    Tenho a minha conta desativada há uns bons meses e não me arrependo nada. Melhor coisa que fiz. Não agrega nada.

  7. Avatar de Hélder
    Hélder

    Será que se eu publicar esta notícia no facebook eles me eliminam a conta também?!!!

  8. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “Unfollow Everything”-só o nome da aplicação já diz tudo. 🙂

  9. Avatar de João
    João

    Apaguei o Facebook 5 minutos depois de receber uma resposta do staff a informar que não via nada de mal num vídeo que reportei de gatos bebés a serem atirados queimados vivos ao mar. É o que temos. O Facebook só existe enquanto lá houver gente.

  10. Avatar de Manuel
    Manuel

    Mark tem zero amigos. Deve ser banido.

  11. Avatar de RatazanaDoPunjab
    RatazanaDoPunjab

    Eu só tenho Facebook para ver as fotos de família de duas amigas podres de boas.

  12. Avatar de jimmypt
    jimmypt

    O facebook é uma rede moribunda,com um número de usuários hiperinflacionado.
    Provavelmente nem mil milhões de usuários terá.

  13. Avatar de oiiiii
    oiiiii

    e a ferramenta esta disponivel?

    1. Avatar de nuno
      nuno

      Estava mesmo a pensar o mesmo! Parece útil a ferramenta!

  14. Avatar de Miguel Real
    Miguel Real

    só uso o ‘livronacara’ como ‘arma’ de defesa para aparar golpes altos e baixos, pois depois de experimentar faz anos fiquei com alergias na massa cinzenta e nas fezes ao próprio nome por isso escrevo ?livronacara?.
    Se conhecerem toda a estoirinha da coisa percebem que a idea sempre foi criar uma aplicação chupista bem adaptada a uma sociabilização doentia do próprio e alguns dos seus ‘pares’ mas tal como a idiotice é uma doença altamente contagiável pior que covid’s e a doença da vacas e bois loucos. Reflexos de uma sociedade doente que nomeiam os saudáveis de doentes. E as partes ditas de uteis tem alternativas melhores em todos os sentidos. espero que os pais e mães deste mundo topem esta aplicação e a instalem no utilizador dos filhos.