Elon Musk despediu demasiados funcionários do Twitter. Agora o X tem de voltar a contratá-los

15 Comentários

A chegada do furacão Idaira à costa da Flórida está a ser uma ninharia comparada com a chegada de Elon Musk ao Twitter. Depois de ter despedido cerca de 80% dos funcionários do Twitter, Musk vê-se agora obrigado a contratar mais pessoal para o X.


 

Uma das primeiras medidas do multimilionário foi aliviar a mão de obra da rede social a nível mundial, despedindo cerca de 80% do seu pessoal e levando os restantes 20% ao limite. Agora, a implementação de novas regulamentações legais e o lançamento de novas funções significam que o X precisa novamente de mais pessoal.

 

O Twitter despediu-os, o X contrata-os

Com mais erros do que sucessos, a verdade é que o Twitter que Elon Musk comprou em meados de 2022 tem pouco a ver com a atual. Nem sequer o nome se enquadra.

Com a entrada em vigor da nova Lei dos Serviços Digitais e com a previsão de novas funcionalidades de videochamada, o X revelou que vai integrar novos funcionários para reforçar as suas equipas de moderação e segurança.

Estamos atualmente a expandir as nossas equipas de segurança e moderação para nos concentrarmos no combate à manipulação, na exposição de contas não autênticas e na monitorização rigorosa da plataforma para ameaças emergentes.

Afirmou a empresa no seu website.

 

O novo regulamento dá mais trabalho às redes sociais

A Lei dos Serviços Digitais da União Europeia marca uma nova era para as grandes empresas tecnológicas, que são agora obrigadas a lutar contra a desinformação, a limitar a publicidade, a melhorar a moderação dos conteúdos ilegais e a dar transparência aos algoritmos que controlam o funcionamento das redes sociais e de outros serviços online.

Em caso de incumprimento desta regulamentação, estas grandes empresas podem ser multadas em até 6% do seu rendimento anual global. Para implementar estes novos sistemas de controlo, as empresas precisam de incorporar mais pessoal.

Após o despedimento de parte da equipa de segurança e moderação, o X tem mostrado uma deriva errática, incapaz de controlar as mensagens de ódio e outros atos de vandalismo que serão agora penalizados pela União Europeia.

Os Estados Unidos também estão a exigir esforços adicionais. Paralelamente, a Comissão Federal do Comércio (CFC) dos EUA está a investigar se a rede social dirigida por Linda Yaccarino dispõe de recursos suficientes para garantir a privacidade dos utilizadores e cumprir as obrigações da rede social perante a CFC.

 

Alteração das suas condições para anúncios com conteúdo político

Antes de Elon Musk formalizar a compra do Twitter, a rede social proibia os anúncios políticos para evitar influenciar a opinião dos eleitores, como aconteceu com o Facebook com a Cambridge Analytica. Com a chegada de Musk, esta política foi flexibilizada para alargar o âmbito das mensagens políticas.

De facto, até Trump, depois de ter sido vetado pelo Twitter na sequência dos incidentes no Congresso, voltou recentemente a publicar na rede social.

O novo regulamento já está a obrigar a plataforma a tomar medidas e a redirecionar mais recursos humanos para ela.

Disponibilizaremos um centro global de transparência de anúncios para que todos possam analisar as publicações políticas que estão a ser promovidas no X, bem como processos de seleção robustos para garantir que apenas os grupos e campanhas elegíveis possam anunciar

Lê-se no comunicado publicado no website do X.

 

Leia também…

Twittter/X passa a recolher dados biométricos, histórico profissional e escolar dos utilizadores

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de EEQTR911
    EEQTR911

    O homem é um comboio descarrilado. Só faz asneiras.

  2. Avatar de Aves
    Aves

    Há inúmeros ex-funcionários (e funcionários) do Twitter que entraram com processos em tribunal, por despedimento irregular ou por não terem recebido os adicionais à remuneração a que tinham direito ou por incumprimento da legislação laboral.
    Mas a esta achei graça. Estão lembrados do gigantesco X que apareceu na sede da X/ex-Twitter. O município de São Francisco diz que a obra é ilegal e quer cobrar licença. Musk diz que não paga e o município mandou tirar o X 🙂
    https://www.dinheirovivo.pt/empresas/tecnologia/amp/imponente-x-retirado-do-topo-da-sede-do-antigo-twitter-em-sao-francisco-16786515.html

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Com a “chapa” 🙂

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    Um otário arrogante com dinheiro que será sempre um otário arrogante.

    Desde o dia em que ele “comprou” o twitter que encerrei a minha conta.

  4. Avatar de Ferreira
    Ferreira

    É este idiota que não quer as pessoas em telebrabalho?

  5. Avatar de Luis Garcia
    Luis Garcia

    O homem é um idiota chapado.

  6. Avatar de Rui
    Rui

    Sempre fez parte do plano, eles falaram nisso, Musk sempre disse que parte do processo é remover peças, mas é igualmente parte quando se remove demais voltar a colocar.
    Despediu em excesso, faz parte, viu onde havia efetivamente falta de pessoas e agora volta a contratar, pois se o X tem funcionado decentemente e com novas funcionalidades nos últimos tempos significa que efetivamente havia pessoas a mais e pelos vídeos que se via dos funcionários é muito provável que fosse o caso…

  7. Avatar de Cebolas Verdes
    Cebolas Verdes

    É preciso não esquecer outras estratégias prodigiosas do Elão Moscas nomeadamente quem escolheu para parceiros financeiros na compra to Twitter. Os respetivos resultados começam a vir ao de cima:
    https://www.washingtonpost.com/technology/2023/09/01/musk-twitter-x-russia-propaganda/
    https://www.independent.co.uk/news/world/middle-east/elon-musk-twitter-saudi-arabia-free-speech-b2403234.html

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Eles já eram donos. Apenas mantiveram a quota que tinham…

  8. Avatar de Ruiz
    Ruiz

    Musk não e inteligente tem sindrome asperguer…os espertos andam aqui todos a comentar com base no seu sucesso de rsi e desemprego

    1. Avatar de Naodouonome
      Naodouonome

      Ele não tem essa doença, é mais uma das mentiras dele.

  9. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Porra, é só hatters. Como é que o homem vai dormir:)

  10. Avatar de Grunho
    Grunho

    O truque é pô-los no exército industrial de reserva para depois recontratar a custos inferiores – “vês ali aqueles todos a competir para o teu lugar?” Às vezes funciona.

  11. Avatar de Hola
    Hola

    Tem lógica, despediu quem só lá estava a mandar aviões e agora à medida que expande novas atividades contrata para cada área, mas agora competentes. Furacão Idália