Tenha atenção ao sinal H43. Sabe o que significa?

21 Comentários

Em Portugal são muitos os sinais que os condutores têm de conhecer… e estar atentos. Um dos mais recentes foi o sinal de trânsito H42 que é relativo aos radares de velocidade média. E o sinal H43 o que significa?


Os condutores são informados sempre que existe um radar fixo na via em que circulam através dos sinais de trânsito, velocidade instantânea (sinal H43) ou velocidade média (sinal H42), constantes do Regulamento de Sinalização do Trânsito.

Sinal H43 – Zona com radar de velocidade instantânea

Na aproximação das zonas onde estão colocados os radares está sempre instalada sinalização informativa sinal H43 – que indica que aquela zona está sujeita a fiscalização de velocidade.

Os radares de velocidade instantânea são equipamentos que fiscalizam a velocidade praticada por cada condutor através da medida da velocidade instantânea do respetivo veículo, ou seja, a velocidade do veículo no instante em que passa no local de controlo de velocidade.

De relembrar que desde o passado dia 1 de setembro, de forma faseada, o SINCRO duplica a sua capacidade, de 61 para 123 locais de controlo de velocidade, com mais 62 locais. Desde o dia 1 de setembro entraram 37 novos locais de controlo de velocidade, 12 deles com o controlo da velocidade média e os restantes 25 entrarão em funcionamento em data a anunciar.

Dos 62 novos locais de controlo de velocidade:

  • 23 são de velocidade média e estão colocados em locais em que a sinistralidade se verifica ao longo de troços com alguma extensão e não apenas de pontos, pelo que a recomendação é a utilização de equipamentos de controlo da velocidade média em vez dos tradicionais equipamentos de velocidade instantânea;
  • 70% estão instalados fora de autoestradas, estando na sua maioria em Estradas Nacionais e Itinerários Principais e Complementares que concentram 47% das vítimas mortais.

Leia também…

Radares de Velocidade: 2x mais infrações no primeiro dia…

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Patinhas The Third
    Patinhas The Third

    Não seria “simpático” ter por baixo a velocidade máxima do local? Se a ideia é combater a sinistralidade, toda a informação auxilia.

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      O melhor é não ultrapassar os 50 Km/h. Máxima em ruas e mínima em auto-estrada.
      É o que eu faço.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Não é não, há zonas de menos de 50…

    2. Avatar de EEQTR911
      EEQTR911

      Multas forçadas é o ganha pão do estado.

  2. Avatar de João Sousa
    João Sousa

    Saudades de conduzir descontraído….

    1. Avatar de falcaobranco
      falcaobranco

      Same!

      1. Avatar de PoisPois
        PoisPois

        “conduzir descontraído….” são os que provocam acidentes, de tanto descontraídos que vão esquecem-se de que há outros a circular.
        Povo Ignorante

    2. Avatar de Contador
      Contador

      Ou seja, em excesso de velocidade. Temos pena.

  3. Avatar de Macópio
    Macópio

    H43 = Caça à multa!
    Há alguns países a abolir este radar, mas cá é o inverso!

    1. Avatar de berlaitada
      berlaitada

      Porque a média é feita com base em dados e não na realidade…Imagina que vais a 120km/h na autoestrada e vês uns camiões à frente e para os passares dás um bocado de gás com segurança e vais aos 140Km/h, passas os gajos e voltas aos 120Km/h. O radar tótó faz a média e multa-te…

      É isto que os advogados vão ter de andar a dizer quando a malta decidir não pagar as multas e conduzir com carta apreendida ou pior. Meterem coisas inteligentes num país severamente limitado cerebralmente dá sempre treta…

      1. Avatar de Aquele que te quer
        Aquele que te quer

        mas os camiões andam a 120 km/h? quanto muito a 90 km/h… portanto 120km/h é o suficiente para tu ultrapassares com segurança… e se andam mais que tu só tens de te meteres atrás deles e andar no limite 120 km/h, qual é a duvida?

  4. Avatar de PoisPois
    PoisPois

    “Saudades de conduzir descontraído…. ” porque não tenho para fazer e atrapalho os que querem trabalhar, os tais descontraídos chamados empata f***S.

    H43, sabem o que significa?
    Significa encher os bolsos de quem nada faz, em que dizem que é para minha segurança, segurança essa, que em 40 anos a conduzir nem um acidente, seja de mota ou de carro e as vezes tenho o pé pesado.

    Nos sítios perigosos onde devia haver radares, não vejo lá nenhum, porque não dá guito, e os acidentes continuam a existir nesses locais.

    Povo Ignorante.

    1. Avatar de PoisPois
      PoisPois

      Correção
      “…porque não tenho nada para fazer…”

  5. Avatar de Infinity
    Infinity

    Prevenção não é de certeza

    1. Avatar de EEQTR911
      EEQTR911

      Prevenir que a carteira dos governantes fique vazia. Toca a roubar o povo.

      1. Avatar de Contador
        Contador

        Engraçado que nunca recebi nenhuma multa. Mesmo com todos estes radares. Onde está a roubalheira mesmo? Nos aceleras como tu, portanto. É lidares para não ficares sem carta.

      2. Avatar de João do olival
        João do olival

        Acho que para o estado arrecadar mais algum, os limites de velocidade deviam ser alterados para metade. Assim íamos ter ainda mais aceleras e acidentes motivados por excesso de velocidade.

  6. Avatar de berlaitada
    berlaitada

    Isto vai dar CÓCÓ!!!! Isto é daquelas tretas que a oposição vai vender. VOTEM EM NÓS para acabar com os radares instantâneos.

    Isto não tem lógica nenhuma e nem falo da “sra xoutora dra” que falou na tv sobre isto e que viu-se perfeitamente que estava a falar de castelos…

  7. Avatar de Nuno Silva
    Nuno Silva

    WIFI grátis para todos os veículos.

  8. Avatar de Rui
    Rui

    Se colocassem os radares no lugares onde realmente existem acidentes por excesso de velocidade é que era juízo. Só que não.
    Na minha opinião a maior segurança era de fato realizar as manutenções das vias em condições e em todo lado.
    É raro passar numa estrada onde de um lado e outro não esteja quase a nascer uma árvore ou arbustos a “bloquear” a estrada

  9. Avatar de PJA
    PJA

    A 2ª circular tem limite se velocidade de 80Km/h. No entanto, tem radares a 60. Por quê? As pessoas não controlam a carro a 80? É a prevenção. E já agora escondidos atrás das folhagens das árvores.