Concursos falsos da Land Rover e Fnac inundam o Facebook

32 Comentários

Volta e meia surgem no Facebook páginas falsas com concursos igualmente falsos que levam milhares de pessoas a participar, sem se aperceberem de que estão a ser enganadas.

Por norma esses concursos sorteiam objectos caros e desejados como automóveis, iPhones, computadores, etc.

Recentemente as marcas ‘atacadas’ por estes hoaxes foram a Land Rover e a Fnac… e, mais uma vez, muitas pessoas “caíram que nem patinhos”.

concursos falsos no Facebook


Já não é a primeira vez… nem segunda… nem terceira que deixamos aqui o alerta para que as pessoas estejam atentas a estas formas fáceis de páginas falsas, normalmente alusivas a marcas bem conhecidas, ganharem sucesso, milhares de seguidores, likes e de partilhas no Facebook.

Mas, mesmo assim, as pessoas continuam acreditar nestas publicações fraudulentas, sem antes prestarem atenção e pesquisarem se realmente a página é fidedigna.

Leia também: 5 comportamentos que não deve ter no Facebook

Recentemente as marcas Land Rover e Fnac viram ser criadas páginas falsas com o seu nome (sempre com uma alteração suspeita), nas quais foram anunciados concursos com prémios bem apetecíveis, que tiveram imediatamente milhares de likes, partilhas e comentários.

Ora vejam:

Página Land Rover PT – PÁGINA FALSA

rover 01

Tal como podem ver na publicação, são imensos os sinais que nos dizem que esta é uma página e publicação falsas, tais como:

  • O nome… a Land Rover tem uma página oficial (com o visto azul para não enganar) e não é esta. Além disso seria pouco profissional escrever ‘PT’.
  • Concusos deste calibre não são, de todo, escolhidos ‘completamente à sorte’
  • Uma rápida pesquisa no Google mostra que esta imagem nem sequer é da Land Rover, como podemos ver:

rover 02

E, se dúvidas houvesse, a página OFICIAL da marca veio esclarecer que não tem nada a ver com estes concursos:

A Land Rover portugal comunica que não tem nada a ver com as páginas de Facebook surgidas recentemente e que anunciam... Publicado por Land Rover em Quarta-feira, 23 de Março de 2016
 
Página FNAC PT - PÁGINA FALSA
Também a FNAC viu um 'clone' da sua página ser criado, com o mesmo objectivo da Land Rover. Pessoalmente tenho a impressão de que estas páginas falsas são criação do(s) mesmo(s) autor(es), tal não é a semelhança entre elas. fnac 01 Mais uma vez os pontos são idênticos e são essenciais para determinar se esta é ou não uma página credível. Para além dessas características, um olhar mais atento sobre a imagem dá-nos, de caras, a confirmação, senão vejam: fnac 02 O que vemos chega a ter a sua piada. Um caixa de um iPhone 6S mas com uma imagem duvidosa de um laço, certamente retirada da Internet, ainda com a marca de água.
Página Worten PT - PÁGINA FALSA
Passado pouco tempo, apercebemo-nos de que mais uma marca havia sido 'assaltada'... a página falsa Worten PT foi criada com o mesmo intuito das anteriores, com um concurso igualmente falso. worten Apesar de o concurso provavelmente ter sido denunciado e retirado, a página continua a existir e a enganar os mais de 16.000 seguidores. Reforçamos, assim, o alerta para que não caiam nestas armadilhas pois são bastante fáceis de detectar a credibilidade. E, como devem saber... não há almoços grátis. Vejam outra publicações falsas no Facebook:

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo
    Hugo

    1º pensamento – ninguém dá nada a ninguém.
    2º pensamento – estes anúncios só podem ser falsos

    Não sei como as pessoas caiem neste tipo de tretas. Depois dizem coisas do tipo: “eu nao fiz nada, deve ter entrado um virus no pc”

    1. Avatar de pablo
      pablo

      falta acrescentar…

      3º pensamento – almoços grátis só o benfica é que oferece

      1. Avatar de Mota
        Mota

        *clap clap clap*

  2. Avatar de Jorge P.
    Jorge P.

    “Concursos falsos da Rover e FNAC inundam o Facebook”
    A Rover já faliu há anos. Land Rover é outra coisa 😛

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      A Rover não faliu. Foi vendida a chineses e deixou de vender para fora do mercado Chinês

      1. Avatar de Paulo Rocha
        Paulo Rocha

        A Rover faliu. A Land Rover foi vendida à Tata – empresa indiana

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Informe-se primeiro “Specifications for the Rover 25 design were purchased by Shanghai Automotive Industry Corporation in early 2005, though new MG Rover Group owner, Nanjing Automobile Group now owns the tooling for the car. In 2008, the Streetwise, rebadged as the MG 3SW, was relaunched in China”

          1. Avatar de Paulo Rocha
            Paulo Rocha

            A rover faliu. Não disse que tinha acabado… Talvez estejamos a falar da mesma coisa mas de forma diferente

  3. Avatar de gajo de alfama
    gajo de alfama

    Quem cai nestes esquemas, merece ter caído. Basta ter dois dedos de testa.

  4. Avatar de irlm
    irlm

    era bom que a fnac desse alguma coisa, mas não há almoços grátis.

    1. Avatar de hmmn
      hmmn

      a fnac é muito caro, nem sei como a gente que ainda compra la

      1. Avatar de ana silva
        ana silva

        Da minha experiência a Fnac é até mais barata que outras lojas, e eu sempre fui bem atendida os empregados são aimpaticos e sabem do que falam, nas outras lojas queremos ajuda e não há ninquem para ajudar

        1. Avatar de ruiuda
          ruiuda

          Até que ponto isso é verdade?

          1. Avatar de Leo
            Leo

            Tens que aproveitar as promoções.
            Muitas vezes tens 15% ou 20% de desconto em certos artigos.
            Se quiseres poupar tens que ter paciência e atenção.
            E não andar a clicar em “concursos” ridículos no facebook.

        2. Avatar de YaBa
          YaBa

          Das duas uma, ou trabalhas lá ou nunca foste às lojas da concorrência.
          Os preços são sempre inflacionados mesmo com material em fim de vida ou sem grande saída.
          A simpatia, nem sequer vem ao caso, há bons e maus funcionários em qualquer loja.
          O saber do que falam, deves ter tido muita sorte, às vezes vou comparar preços e ouço os funcionários a recomendar equipamento informático, sendo eu da área, tenho de fazer um enorme esforço para não corrigir calinadas que qualquer pessoa minimamente informada topa logo que o rapaz quer é despachar aquilo mesmo que não seja o que o cliente precisa. Será que ganham comissão de vendas?

          1. Avatar de Leo
            Leo

            Trabalhei lá 2 anos.
            E 20% de desconto em máquinas fotográficas ou 15% desconto em portáteis eram sempre muito melhores que os descontos de funcionário.
            Faziam essas promoções de 3 em 3 meses mais ou menos.
            A comissão era miserável. Nunca vendi nada que não comprasse para mim.
            Tinha lá monos obsoletos que praticamente tinha que esconder dos clientes para eles não comprarem.
            Eu diria que 80% dos meus colegas gostavam e dominavam a área em que trabalham.
            Eu sentia me à vontade com máquinas fotográficas, computadores Apple e restantes marcas, smartphones, videojogos, etc.
            Tive que me educar quando me meteram a vender aspiradores robótica e descubri erros da sede nesse departamento.
            Há sempre aquele que quer é que chefe o fim do mês e que os clientes não lhe chateiem a cabeça.

  5. Avatar de hmmn
    hmmn

    a mais anúncios falsos pelo facebook não só estes

  6. Avatar de Sergio
    Sergio

    Pergunta ingénua… Qual é o objectivo destes concursos falsos?

    1. Avatar de Augusto
      Augusto

      Por acaso estava a pensar no mesmo. Não vejo como as pessos podem ser lesadas só ao partilhar e fazer like…

    2. Avatar de David Pintassilgo
      David Pintassilgo

      Provavelmente, depois podem trocar o nome e imagens/post’s etc… e manter os like’s. Nesse caso quem comprar essa pagina, tem logo á partida uma pagina com 5 ou 10 mil like’s. Não sei se dá para fazer isso, mas é o que vejo que possa fazer algum sentido.

    3. Avatar de APereira
      APereira

      Nao es lesado, mas conseguem uns bons milhares de likes numa pagina… de forma simples e rapida.

      Depois basta mudar o nome da pagina para o que efetivamente querem e voila… ai tens uma pagina com uns bons milhares de likes sem fazer muito. 😉

    4. Avatar de 3x7=21
      3x7=21

      Ganhar likes, para vender a página com as “ovelhas” que colocaram like

    5. Avatar de Leo
      Leo

      Criar uma página com milhares de likes/fãs para depois vender a empresas.

  7. Avatar de Jorge Azevedo
    Jorge Azevedo

    Ainda hoje vi o post da fnac num dos grupos do pplware
    mas quem é que ainda acredita nisto? Seculo XXI pf

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    Estes tipos de sites são usados para 2 coisas. 1) Obter dados pessoais para vender como base de dados de ou promover marketing. 2) Criar páginas com milhares de likes que depois são vendidas a terceiras e trocados os nomes. É por isso que muitas vezes vos aparece links no moral que não se lembram de fazer Likes

  9. Avatar de 3x7=21
    3x7=21

    Eu fui marcado no da fnac…
    O pior é que as pessoas não vêem a quantidade de “gostos” da página, que não diz “verificada” e que foi criada à menos de 1 dia

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Há pessoal que mete gosto em tudo, faz parte da “doença” lol

  10. Avatar de Miguel G.
    Miguel G.

    E hoje, fiquei com a sensação de que anda aí a circular um sobre o Pingo Doce e a Páscoa.

  11. Avatar de Mario Junior
    Mario Junior

    Eu quero mais é que se lasquem! Já cansei de ver falsos concursos pra ganhar iPhones, de uma suposta página da Apple (a Apple não possui página no facebook) e o povão curtindo, compartilhando e etc.

    A seleção natural atua muito bem nesses casos.

  12. Avatar de ana silva
    ana silva

    Eu já compro na fnac da madeira desde que abriu e sempre fui bem atendido, o meu telemovel avariou passado uns 3 meses e foram fantasticos, pelo menos comigo foram.

  13. Avatar de Marcio Silva
    Marcio Silva

    A WORTEN PT também está clonada ( https://www.facebook.com/Worten-PT-211893819172093/ ).
    E pior é que a FNAC PT partilhou a foto da Worten e Vice-versa. Tonto o que nem se apercebe da interacção de concorrentes directos. lol