CEO do TikTok foi recebido nos EUA e assegurou que a plataforma não é um “agente da China”

10 Comentários

O TikTok está sob uma onda de desconfiança e os países não estão a dar tréguas. Aliás, o CEO da plataforma, Shou Zi Chew, voou até aos Estados Unidos da América (EUA) e enfrentou longas horas de escrutínio, em frente aos congressistas da Câmara dos Representantes.

CEO do TikTok, Shou Zi Chew

O TikTok tem 150 milhões de utilizadores e emprega 7.000 funcionários só nos EUA. Contudo, este peso não impede o país de duvidar fortemente das intenções da ByteDance e de dar vida a uma onda de desconfiança que só tem ganho força. Aliás, para a republicana Cathy McMorris, esses números “enfatizam a urgência de o Congresso agir”.

Conseguiu unir Republicanos e Democratas. E, mesmo que por apenas um dia, estamos de facto unidos porque temos preocupações sérias.

Disse, ao CEO do TikTok, o republicano August Pfluger.

August Pfluger, membro da Câmara dos Representantes dos EUA
August Pfluger, membro da Câmara dos Representantes dos EUA

Por sua vez, Cathy McMorris assegurou que os EUA não confiam no TikTok para “alguma vez abraçar os valores americanos, os valores de liberdade, de direitos humanos e inovação”.

Todas estas acusações tiveram lugar, ontem, durante uma sessão, durante a qual o executivo da plataforma de entretenimento, Shou Zi Chew, esteve em frente à Câmara dos Representantes, a encarar cerca de cinco horas de interrogatórios.

Essencialmente, os congressistas procuraram escrutinar questões como a proteção dos dados dos utilizadores americanos, a segurança das crianças e dos adolescentes, o facto de a plataforma ser vista como viciante, o método para a moderação do conteúdo, a espionagem contra jornalistas e a promoção de narrativas favoráveis ao governo chinês.

 

CEO do TikTok esteve perante a Câmara dos Representantes a defender o TikTok

Durante a sessão, perante congressistas convencidos de que a plataforma de entretenimento é uma ferramenta do Partido Comunista Chinês, Shou Zi Chew procurou assegurar que a ByteDance não é “um agente” e que o TikTok não representa qualquer risco de segurança nacional.

Estes são dados frequentemente recolhidos por muitas outras empresas no nosso setor.

Garantiu o CEO, sublinhando que o TikTok não recolhe mais dados do que outras plataformas semelhantes e que tem o compromisso de ser muito transparente com os seus utilizadores sobre o que recolhe.

TikTok

Além disso, mencionou que “muitos dos riscos apontados são hipotéticos e teóricos”, pelo que, não estando a ver “nenhuma evidência”, aguarda “ansiosamente” discussões em que possam “conversar sobre provas e, então, abordar as preocupações que estão a ser levantadas”.

Tendo em conta a desconfiança relativamente às intenções da empresa chinesa, o CEO destacou que, hoje em dia, os dados dos novos utilizadores americanos já são armazenados num servidor da americana Oracle.

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos Andrade
    Carlos Andrade

    “[…] Ocorre que outra publicação econômica, a Revista Forbes, conseguiu os documentos com os dados dessa auditoria interna e publicou a reportagem. O TikTok violou a privacidade da jornalista do Financial Times, de uma outra jornalista do Buzzfeed norte-americano, de funcionários das duas empresas e de diversos dos contatos deles todos. A dona do TikTok obteve os dados de IP, local de residência e emails de repórteres e funcionários dos jornais e cruzou com os próprios funcionários para verificar se havia alguma coincidência. As operações foram conduzidas por funcionários da Big Tech chinesa entre junho e setembro do ano passado.”

    A preocupação é real, sim.

  2. Avatar de traumatologiaeortopedia
    traumatologiaeortopedia

    Engraçado que tá indo representante do tesouro do USA indo na China pedir dinheiro emprestado, enquanto boicotam os chineses…

  3. Avatar de Newton
    Newton

    realmente mais um grande desespero americano ,pós os asiáticos descobriram a formula para redes social ,simples barata fácil ,e tudo em pequenas letras ,e fazem de tudo para mentir para o mundo que eles são ruim vivem espionando este pobre pais decadente os americanos ,socorro

  4. Avatar de Repara
    Repara

    Pois, mas questão é que Shou Zi Chew, CEO da ByteDance, é singapurense e dirige o TikTok a partir de Singapura. Não se sabe que autonomia tem em relação ao fundador, chinês. Também não se sabe que utilização dos dados faz o governo/PCC.
    Mas já se percebeu que está limitado nas suas opções, uma vez que o governo chinês tomou o caso da TikTok como “pedra de toque” (a pedra de toque é usada para testar ligas de metais preciosos). Isto impede que a TikTok possa aceitar todas as exigências dos EUA porque daí resultava a confirmação da desconfiança relativamente ao tratamento dos dados da aplicação pela China – e que se iria generalizar a outras apps e ao software com origem na China de um modo geral..
    Isto não parece ter solução. Se bem se lembram, a história começou com a exigência de Trump de o TikTok, para continuar, tinha que ser vendido a uma empresa dos EUA. Ainda se iniciaram negociações, até com a Microsoft, mas a ByteDance só vendia o TiKTok sem o seu “motor”, ou como se queira chamar ao software que faz da aplicação um sucesso estrondoso. Sem isso a aplicação era inútil e o negócio não se fez.
    Trump perdeu as eleições, a proibição do TikTok não se concretizou, mas ainda não há solução.
    P.S. Por certo vão aparecer vídeos que no TiKTok com imagens da detenção de Trump como estas: https://twitter.com/EliotHiggins/status/1637927681734987777?

  5. Avatar de Douglas
    Douglas

    O EUA controla os três principais softwares do mundo: iOS, Android e Windows. Mas vive reclamando que os outros espionam o mundo. No fundo o EUA espionam o mundo inteiro e não querem concorrência de qualquer tipo para o Império do Norte.

    1. Avatar de SouHumanoNaoOcidental
      SouHumanoNaoOcidental

      Bem visto. O que é mais perigoso é o comportamento do Ocidente perante estas coisas. Há uns anos soube-se que a NSI espiou telemóveis de dirigentes europeus. Houve provas e tudo. A mais chocante foi a Merkel. E que se fez? Viu-se o congresso e senado dos EUA a chamar os responsáveis da NSI para falar sobre isso?
      Recentemente a França tinha um negócio de submarinos com a Austrália e de repente os EUA e UK metem-se no assunto, afastam a França e vendem submarinos nucleares a Austrália. Macron chateado até vem a público falar disso. Viu-se a UE a defender a França como estado membro contra os EUA e UK? Nada. Todo o nosso comportamento como união é de uma submissão gritante aos EUA. E quando a coisa rebentar a confusão fica aqui e não nos EUA e já agora UK. Talvez seja bom começar a mudar o local das confusões para o outro lado do Atlântico.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        E sobre a hipocrisia chinesa, tens algum comentário a fazer?
        A China proíbe redes sociais do ocidente mas fica toda indignada quando lhe pagam da mesma moeda?
        E já que falas do ocidente, qual é o teu comentário acerca do facto de a China já ter sido várias vezes a espiar outros países?
        Exemplos selectivos, como o teu valem 0..

        1. Avatar de Mapril
          Mapril

          Os EUA têm todo o direito de proibir o tiktok, só era escusada a hipocrisia. Eles querem proibir o tiktok, ponto. Não têm qualquer prova que incrimine a China? Não há problema, as provas fabricam-se. Foi assim, fabricando “provas”, que eles invadiram o Iraque, provocando centenas de milhares de mortos e deixando o país em ruínas.

          1. Avatar de Mapril
            Mapril

            E tudo muito democraticamente, é claro.

  6. Avatar de Newton
    Newton

    verdade verdadeira ou inventaram redes sociais ,mas quem vem crescendo como um raio são a China ,realmente lograram o tal Tesla o ser mais inteligente deste planeta ,mas a China acordou e agora não adianta chorar ,e pior ir de graça nos satélites Russos para lua ,socorro