A rede social portuguesa Soccial está a iniciar uma nova era

33 Comentários

Portugal é um país onde ocorrem grandes inovações e criações que, apesar de pouco divulgadas, causam enorme impacto a nível mundial. A rede social Soccial já está a ser desenvolvida há alguns anos e está prestes a ser totalmente publicada.

Soccial, uma rede social portuguesa criada por Paulo Rodrigues, admite ser uma forma fácil de encontrar conteúdo sobre tudo o que nos rodeia baseando-se apenas na nossa personalidade.

A rede social portuguesa Soccial está a iniciar uma nova era

Durante largos meses, a rede social Soccial esteve aberta ao público com uma versão de testes. Agora que a primeira versão final está (quase) concluída, a Soccial informou que o site foi fechado até que esta seja publicada.

É possível inscrever-se de forma a ser um dos primeiros utilizadores a testar a rede. Aqueles que já tinham conta não precisarão de se inscrever de novo, podendo depois continuar a utilizar a sua conta da mesma forma, com os mesmos dados.

Esta nova rede social promete contar com algumas das seguintes funcionalidades:

  • Pesquisa natural, podendo-se pesquisar por frases como “publicações sobre moda”, “melhores restaurantes perto de Lisboa” ou até mesmo “onde comer bacalhau com natas”.
  • Portais sociais que se adaptam ao quotidiano e à personalidade de cada pessoa.
  • Publicações de blogs e portais, onde de poderão seguir as novidades de blogs/sites que o utilizador segue.
  • Listas de inspiração que consistem em listas para organizar conteúdo inspirador, como fotografias, vídeos, pessoas, links, etc.
  • Encontrar as melhores lojas, as mais reputadas, os melhores serviços, os melhores produtos e até os melhores descontos.
  • Facilidade em encontrar pessoas com os mesmos interesses e fazer conexões com elas.
  • Entre outras…

A Soccial afirma que a sua rede social não pretende prender os utilizadores aos meios digitais ao contrário das outras, mas sim uma forma do utilizador se manter mais conectado ao resto do mundo.

Os três princípios que estão na base do Soccial são: o utilizador em primeiro lugar, a privacidade garantida e a gratuitidade sem publicidade.

Os princípios do Soccial

A Soccial diz tirar proveito da tecnologia Big Data de forma a prever, de acordo com a utilização da plataforma, os gostos e a personalidade de cada utilizador. Assim, será possível mostrar conteúdo ao utilizador de acordo com o seu contexto social, gostos, localização, quotidiano, etc.

De forma extremamente resumida, a missão do Soccial é tornar as pessoas mais felizes através de três pontos extremamente importantes: o tempo, o lazer e a realização.

Homepage: Soccial

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Felicio Bule
    Felicio Bule

    Aguardo com ansiedade a ultima vesrsao!

  2. Avatar de Pedro Ferreira
    Pedro Ferreira

    Estes prometem. Será que finalmente portugal vai ter uma rede social com potencial mundial? Estou curioso para ver a evolução destes gajos

    1. Avatar de Fábio Ferreira
      Fábio Ferreira

      Ter potencial tem 🙂 Isto é quase como uma Google da cultura para nós… Mas se for partilhado por muitas pessoas ainda vai dar muito que falar mundialmente! 😀

  3. Avatar de netalvesj
    netalvesj

    Uma homepage de uma rede social com este link no corpo da mensagem, nao augura nada de bom…..

    http://192.168.1.94:35729/livereload.js?snipver=1

    alem de que o pedido de convite nao funciona….

    1. Avatar de Paulo Rodrigues
      Paulo Rodrigues

      Obrigado pelo alerta, já foi corrigido. O livereload é uma aplicação que usamos no servidor de produção. Ao enviarmos, por lapso, essa linha para o servidor fizemos com que o javascript bloqueasse, pois como é óbvio o servidor não podia receber essa conexão.

      Abraço

    2. Avatar de YaBa
      YaBa

      Já agora:
      “Enviaremos o convite para o email Array assim que seja possível”

      Garanto que não meti lá um Array 😉 😉
      Cumprimentos.

  4. Avatar de lol
    lol

    A partir do momento que dizem “sem publicidade” perde toda a credibilidade.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Hm? Dá para desenvolveres o porquê dessa opinião?

      1. Avatar de NewJ
        NewJ

        Secalhar porque não trás retorno, e trabalhar para aquecer ha pouco quem.. Será que vai continuar a ter desenvolvimento a médio prazo?

      2. Avatar de lol
        lol

        Porque nenhuma rede social direccionada para público em geral e não empresas é auto sustentável sem publicidade.

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Pode ser, não tens essa informação. Eles podem ter esse auto sustento.

          1. Avatar de lol
            lol

            Inventaram algo que está a escapar a google, microsoft e o próprio facebook?

          2. Avatar de YaBa
            YaBa

            Percebi-te “lol” 😉
            Outras redes sem publicidade têm outras fontes de rendimento: os dados que os utilizadores lá colocam.

      3. Avatar de pedro
        pedro

        Não é difícil perceber que é um modelo de negócio sem futuro…

      4. Avatar de Joao
        Joao

        Como pagam os servidores? As pessoas que desenvolvem a plataforma? Largura de banda? Tráfego?

        Existem pelo menos quatro formas de financiar:
        – publicidade;
        – cobrar pelo serviço (ou partes);
        – vender a informação a terceiros;
        – mistura de duas ou todas as anteriores.

        Se não somos o cliente, somos o produto…

        1. Avatar de Mota
          Mota

          Good point, João.

          Esqueces-te de um ponto thought

          – Financiamento externo

          – Doações

          Claro que para isto a entendidade que der o dinheiro vai querer retorno. Como disseram aqui ninguém trabalha para aquecer.

          1. Avatar de Joao
            Joao

            Doações não funcionam a menos que os utilizadores recebam alguma coisa ou exista um risco real do serviço/ produto desaparecer. Mas chamar doação é a mesma coisa que dizer que tem de pagar pelo serviço, a menos que não tenham direito a nada extra/ diferente.

            Pelo menos a maior parte dos projetos mundiais mais utilizados as doações nunca são suficientes a menos que exista o perigo real de puderem encerrar definitivamente, ou a falta de tais verbas tragas enormes desvantagens por exemplo no caso da OpenSSL, onde a falta de dinheiro não permitia contratar pessoas suficientes para tratar dos erros conhecidos quanto mais procurar por outros e limpar o código!
            O mais recente foi o GnuPG que esteve para fechar pois a única pessoa que trabalhava a tempo inteiro no projeto não ganhava quase para os gastos e muito menos podia contratar outros para ajudar no imenso trabalho que há para fazer (desenvolvimento, limpezas, correção de erros…)… teve de dizer que ia fechar para empresas, organizações e indivíduos por todo o mundo acordassem para a realidade de que o programa criado e mantido por um indivíduo (além de ajuda de voluntários pontuais) e utilizado por milhões (incluindo por vezes por eles mesmos) ia simplesmente desaparecer, só porque a pessoa não ganha o suficiente para ter uma boa vida… isto apesar de claramente ter prestado e continuar a prestar um serviço a humanidade e muito útil.

            A rede social pode é ter um financiador (Sonae? NOS? coisa parecida?) que apoia financeiramente, realmente tal é credível, mas como disse logo… tal financiador irá exigir retorno de alguma maneira… nem sempre tem de ser em dinheiro diretamente, mas de alguma maneira a rede social terá de dar retorno.

            Provavelmente será mais um projeto para morrer na “praia”, porque o problema não é ser bom, mas sim convencer gente suficiente para ser sustentável (seja lá como for que estejam a pensar atingir tal estado)… e não ser como o Google+ que tem “um bilião” (número (provavelmente muito) exagerado claro)… de não utilizadores.

  5. Avatar de bmiguel83
    bmiguel83

    Outra rede social…

  6. Avatar de Az8teiro
    Az8teiro

    Se não tem publicidade como é que eles ganham dinheiro? Ou isso vai mudar passado uns meses, ou o projecto afunda.

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Não precisam de meter publicidade.
      Podem dizer “sem publicidade”! E depois cobra tudo, ou funcionalidades extra que são quase obrigatórias tipo como fazem outros web sites de encontros e similares.
      Também podem cobrar somente às empresas.
      Ou podem apenas vender as informações a quem pagar mais… ou uma combinação de todas.

      O facto de existir o Facebook, badoo e outras coisas parecidas provavelmente irá impedi-los de cobrar tudo, ou pelo menos de cobrar às pessoas, mas as empresas com certeza não se livrarão de tal.

      É preciso lembrar que o Facebook tem a política de mudar o aspeto e funcionalidades constantemente ao longo dos anos para as pessoas não se fartarem e começarem a procurar outra coisa… logo é difícil de acreditar que o pessoal largue o Facebook, pois não estão a cometer os erros dos outros nesse aspeto, e quanto à privacidade ninguém quer saber ou não estaria lá! E nenhuma empresa com tal quantidade de informação irá resistir a vendê-la a terceiros de alguma forma… teriam de ser pessoas muito corretas e tais pessoas não devem praticamente existir, menos ainda nesses meios.

  7. Avatar de azeiteiro

    Espero que esta dê cabo da rede social facebook !

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Mas deite-se… os tipos do facebook não dormem e estão sempre a inventar e mudar as coisas para as pessoas não se fartarem e manterem-se por lá.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        João, estás mesmo empenhado em tentar provar que o projecto é mau! Há pessoas que simplesmente querem ver o mundo a arder lol

  8. Avatar de OpenMind
    OpenMind

    Boa sorte para os tugas, por enquanto estou a usar a tsu . co
    vou ver esta também 🙂

  9. Avatar de Alex
    Alex

    Espero poder usa-la também desde Espanha, para assim dar a conhecer aos que tenham o interesse.

  10. Avatar de Jorge
    Jorge

    Bem… Pessoalmente acho que será mais do mesmo! Infelizmente o Facebook tem feito durante anos a forma de o utilizador ficar preso, e os seus dados guardados, sem que seja possível remover a conta. Penso que será como outras redes sociais que aparecem e depois nunca mais estará na “baila” e acaba por morrer em pouco tempo. Mas esperamos para ver… Um dia têm que vir uns iluminados conseguir destronar o Facebook e o Mark Zuckerberg… Até lá “nós” meros utilizadores esperamos para ver!

    1. Avatar de lol
      lol

      Não esperes para ver. Sugere!
      Existem imensos programadores, não existem é ideias credíveis. Se achas que tens uma boa ideia, tenta falar com alguém da área e verificar a exequível.

  11. Avatar de Will Aprato
    Will Aprato

    Será que vai se tornar uma rede social mundialmente conhecida?
    Estou ansioso para receber o convite, parece que vai ser um designer bonito.

  12. Avatar de André

    Ta nice, Fica ai a minha rede social, está com poucos utilizadores , mas com ajuda tornar-se á mais conhecida, ainda é nova.

    http://selfy.zz.vc/

  13. Avatar de Aly Amir Antinane
    Aly Amir Antinane

    Agora eu mando beijos pra todos amigos que usa redes socias pra melhores ligacâoe do mundo.

  14. Avatar de Ismael Guimarães AJ
    Ismael Guimarães AJ

    O serviço se realmente mostrasse competência poderia até ver empresas a pagar para estarem na plataforma. Porém o Soccial, para mim, é algo que não tem funcionalidade. Há muita coisa que se pretende fazer no Soccial que o Pinterest faz muito melhor. Há um problema mesmo grande nesta site social. Este não tem uma utilização atrativa logo as pessoas acabam perdendo, completamente, todo o interesse.