Questão semanal: Qual o melhor editor de texto para programadores?

82 Comentários

Com o objectivo de recolhermos informações dos gostos e interesses dos nossos leitores, recorremos aos nossos grupos do Facebook onde será colocada uma questão semanal, variando de grupo, acerca de um tema pertinente.

Desta vez fomos ao grupo Pplware @ Programação onde ficámos a saber “Qual é o melhor editor de texto para programadores?“.

Qual o melhor editor de texto para programadores

A questão foi colocada no dia 17 de Maio, tendo ficado disponível até ao dia 24 de Maio pelas 23:59. A recolha foi posteriormente feita e cá estão os resultados.

Obtivemos 622 votos válidos.

Então… “O melhor editor de texto para programadores” é…

1. Sublime Text (280 votos)

Sublime

Com um aspecto simplista e elegante, o Sublime Text é um editor de texto muito completo e funcional para programadores. Na nossa votação foi, assim, indicado como sendo o melhor editor de texto para programadores, com 280 votos.

Aqui fica a lista dos outros editores de texto para programadores mais votados:

2. Notepad ++ (156 votos)

3. JetBrains IDEs (IntelliJ / Webstorm / PHPStorm / etc.) (47 votos)

4. Visual Studio Code (30 votos)

5. Atom (26 votos)

6. Vim (23 votos)

7. Brackets (18 votos)

8. Gedit (11 votos)

9. GNU Emacs (9 votos)

10. Eclipse (6 votos)

11. NetBeans (6 votos)

12. Kate (3 votos)

13. Nano (3 votos)

14. Code::Blocks (2 votos)

15. Vi (1 voto)

16. Xcode (1 voto)

Nota: Optámos por também incluir as opções de IDEs adicionadas.

Concordam com estes resultados? Para vocês, qual o melhor editor de texto para programadores?

 

Questão desta semana [Pplware@Hardware]:
“Qual a melhor marca de portáteis actualmente?”

Comentários

82

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de M3mn0t
    M3mn0t

    Sublime Text

  2. Avatar de Joaq
    Joaq

    Submite Text para mim o melhor editor para programacao. Suporte a varias linguagens e bons temas.

  3. Avatar de W10 Incoming
    W10 Incoming

    Sublime é o melhor. Concordo com o povo programador.

  4. Avatar de Miguel Ribeiro
    Miguel Ribeiro

    Se só tiver que abrir e alterar um ficheiro, uso o sublime, que é leve.
    Para projecto, uso o IntelliJ.

  5. Avatar de João Rodrigues
    João Rodrigues

    Também concordo com a votação!

  6. Avatar de Marco
    Marco

    so 23 votos no vim? e nenhum no emacs? meninos, bahhh. (para o mais distraídos estou a gozar)

    1. Avatar de Mario
      Mario

      emacs e horrivel lol, quando entrei para universidade tive de usar isso para java, hj ja usam eclipse que e bem mais facil e intuitivo

      1. Avatar de Cris
        Cris

        É horrivel inicialmente, depois torna-se o teu melhor amigo. Obviamente não é para macacos.

        1. Avatar de Mario
          Mario

          qq pessoa nao geek /nerd que goste de ter vida social e nao ficar fechado num quarto sem sol 7 dias por semana nao usa emacs…como tu

          1. Avatar de Marco
            Marco

            emacs é todo um sistema operativo. Se soubesses a vida pessoal de muito geek/nerd talvez não pensasses assim.

          2. Avatar de Mario
            Mario

            tu es um dos que passa ca a vida Marco logo o teu facebook deve ser a tua familia e pouco mais. tristeza

          3. Avatar de Mario
            Mario

            tu es um dos que passa ca a vida Marco logo o teu facebook deve ser a tua familia e pouco mais. tristeza

          4. Avatar de Cóco
            Cóco

            Muito boas opiniões Mario.

            Muito obrigado pelo contributo.

          5. Avatar de LP
            LP

            Fala o sujo do mal lavado 😀

          6. Avatar de Marco
            Marco

            @Mario: obrigado pela preocupação com o meu bem estar. Mas n precisas sei balancear muito bem essa questão.

          7. Avatar de lmx
            lmx

            O Mário prefere o ataque pessoal, ao desenvolvimento intelectual..

            e depois cria estas fábulas bíblicas de que uma pessoa que gosta de tecnologia, não toca em pessoas do sexo oposto, etc…isso é um engano e grande!

  7. Avatar de Rui Fernandes
    Rui Fernandes

    Bem após isto sinto-me satisfeito por ter entrado numa discussão com um professor que trabalha na área diariamente e que diz que o NetBeans é muito superior ao Sublime Text. Próxima aula já sabe ahah.

    Votação mais que justa, é sem duva o IDE mais rápido, leve e personalizável através de todas as extensões, plugins e afins o que permite a cada um ter apenas o que necessita 😉

    1. Avatar de João Carlos
      João Carlos

      Antes que faças má figura em frente ao teu professor, acho que lhe tens de dar razão. Se tiveres a falar de um IDE, o NetBeans supera o sublime text pois este último não é um IDE, é simplesmente um editor de texto.

      1. Avatar de Chambelix
        Chambelix

        A questão colocada é “editor de texto para programadores” e nesse contexto na minha opinião o NETBEANS é muito superior ao Sublime text e as razões são várias. Utilizo os dois, sendo que o Sublime utilizo para projectos mais pequenos e manutenção “leve”. Mas no meu ambiente de trabalho do dia a dia NETBEANS sem dúvida.

    2. Avatar de Marisa Pinto

      🙂 Fala-lhe do pplware eheh ele se calhar não conhece eheh

      1. Avatar de Marco
        Marco

        Se calhar conhece e se calhar o professor tem razão é que pelos vistos alguém não sabe o que é um IDE e o que é o editor de texto. Mas pelos visto não é só o Rui que não sabe a diferença.

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Não sejam tão infléxiveis 🙂 eheh

        2. Avatar de Carlos Ferreira
          Carlos Ferreira

          + 100 PONTOS 😀

      2. Avatar de Rui
        Rui

        Por acaso já falamos do pplware na aula umas poucas vezes, ele é seguidor atento ahah. Fico muito agradecido pela aulinha se bem que nem o meu professor nem a votação do pplware destinguiu IDE de editor de texto

        1. Avatar de Marisa Pinto

          😀 Ficamos contentes!

    3. Avatar de eRRe
      eRRe

      tens é de explicar ao palerma do professor que um editor de texto é um editor de texto e um IDE é um IDE.

      1. Avatar de Marisa Pinto

        Precisas insultar para dar a tua opinião?
        Modera essa atitude para que os teus comentários possam constar nos nossos artigos.
        Cump,

  8. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Nunca consegui entender como um um programador a sério utiliza um editor sem estar integrado num IDE.

    Há 15 atrás fui obrigado numa empresa a trabalhar assim. O rendimento era infinitamente menor.
    Também num trabalho de mestrado fiz com um colega que só via Linux e acabamos por usar um editor e depois compilar pela linha de comandos. Claramente não rendia e acima de tudo era complicado fazer debug.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Epa, isso do linux, também só trabalho em linux, mas todos os IDEs existem para linux também, falo essencialmente de eclipse, netbeans e intellij.

      De resto concordo perfeitamente, só quem nunca pegou num projeto que se possa chamar de projeto é que pode dizer que o sublime é melhor que um IDE. Digo isto usando os 2, para coisas diferentes…

    2. Avatar de lmx
      lmx

      Eu compreendo a tua furtração…

      MAs a coisa é mais ao contrario…um programador da treta, precisa de um IDE, um bom programador, so precisa de um editor de texto..

      Agora se o projecto for grande, um editor de texto dá mais trabalho, mas o grande aqui também é muito relativo…depende da bagagem de cada um…

      1. Avatar de Pedro Miranda
        Pedro Miranda

        +1
        desde que dê para automatizar o processo, seja com makefiles, rakefiles, cmake, maven, graddle whatever, um editor de texto é suficiente

  9. Avatar de Mario
    Mario

    xcode e claramente o melhor, mas so para macs…ter windows hj em dia so por falta de dinheiro, o mac para trabalhar e um sonho, nc se ouve a ventoinha!

    1. Avatar de Rui Fernandes
      Rui Fernandes

      Admiro-me é que não esteja aqui é o xamarin que substitui o visual studio para muita gente no OSX.

      1. Avatar de Rui Fernandes
        Rui Fernandes

        P.S: se bem que este é essencialmente para C#

      2. Avatar de Marco
        Marco

        pq o xamarin é pago, pq o xamarin é um ide assim como o xcode. e pq quem desenvolve para mac muito raramente resenvolve em .net, preferem utilizar a linguagem nativa e a ter de desenvolver muito platafoma, como estão habituados a c/c++ utilizam o QT, ou python com um qq framework gráfico.

        no outro comentário falas que é só para C#, sim pq linguagem padrão da MS é o C#, o VB.Net ainda continua vivo devido à historia do mesmo.
        http://www.codeproject.com/Articles/9978/Complete-Comparison-for-VB-NET-and-C

      3. Avatar de Fernando
        Fernando

        O visual studio, começou por ser essencialmente para as linguagens do .NET (C#, VB, F#, ASP), hoje em dia permite a flexibilidade para utilzar com várias linguagens, do Ruby ao PHP, acessos directos a BD seja em SQL Server ou MySQL, Javascript com intellisense incluido, etc. É tão boa alternativa a qualquer um dos IDEs da lista como os que lá estão.

    2. Avatar de André Ferreira
      André Ferreira

      Nunca se ouve a ventoinha o tanas! O meu macbook pro está quase sempre a bufar e aquece para xuxu. Usar o microfone embutido é impossível porque do outro lado parece que ouvem um aspirador, visto que o microfone está colocado perto das ventoinhas.

      1. Avatar de Mario
        Mario

        o macbook 12 n pia nada, ja tive um air 13 e nc o ouvi. o teu macbook pro n deve ter ssd e ja deve ser antigo pois os novos retina tb n se ouvem a menos que jogues.

        1. Avatar de Filipe
          Filipe

          Diz-me um PC de 800+ que se ouça a ventoinha sem ser em programas que puxem (como referiste, jogos?)

          1. Avatar de Joao
            Joao

            qq hp, toshiba, asus, lenovo…a serio qq pc com windows faz barulho ate no chrome…e tou a falar de pcs de 1200euros para cima. Ate o surface pro faz uma barulheira

          2. Avatar de Rodrigo Gameiro
            Rodrigo Gameiro

            lol tenho um Asus de 600€ tenho de estar umas boas horas com programas e jogos pesados para a ventoinha ligar…

        2. Avatar de Marco
          Marco

          no macbook de 12, claro que não, não tem ventoinhas.
          n sei se sabes mas o disco ssd não influencia em muito a ventoinha, a ventoinha atua qd o CPU está em carga. Vá vai lá estudar arquitectura de pc’s e deixa.
          xcode e macbook de 12 não combinam com nada.

          ah e vai lá: “apanhar trigo e milho pq tens o Qi de uma batata.”

      2. Avatar de Mario
        Mario

        Na inteligencia ha os que tem a apple e estao bem na vida e os outros que apanham trigo e milho e tem o Qi de uma batata

    3. Avatar de LP
      LP

      Oh pá, tu não existes! 😀

    4. Avatar de Cóco
      Cóco

      Muito bem Mario! Sempre certeiro! Likes para ti!

  10. Avatar de Cris
    Cris

    Winbabies no seu melhor.

    Spacemacs >>>
    E para quem votou no vim, usem Spacemacs. No MÍNIMO usem neovim, a não ser que gostem de software single-threaded que não consegue fazer nada enquanto não acabar todas as operações.

  11. Avatar de Bruno
    Bruno

    text editor != IDE
    Têm de ser mais assetrivos nos polls que fazem.
    Se um dia perguntam qual o teu animal favorito e alguém responde batata vocês consideram válido.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      *assertivos.

      Oh Bruno e fomos… tanto que colocamos uma nota uma vez que os votantes indicaram os IDEs de forma significativa, como até podes ver essa posição nalguns comentários.

      Esse exemplo foi ao lado eheh 🙂

      Cumps 🙂

      1. Avatar de Marco
        Marco

        marisa como é votantes indicaram os ide de forma significativa pq se contarmos os votos dos IDE (e não estou a incluir o visual studio code, pq a propria MS o considera um editor e não um ide), só tens 60 votos nos IDE, ou seja, cerca 9% dos votos?

        1. Avatar de Marisa Pinto

          E isso não é significativo? 🙂

          1. Avatar de Bruno
            Bruno

            Sendo ou não uma quantidade significativa não está em questão, a questão é que se a pergunta é sobre editores de texto, IDE’s não deviam ser considerados respostas válidas, sejam 9% ou 99% dos votos.

          2. Avatar de Marisa Pinto

            É uma opinião válida mas tal como diz o texto optámos por colocar sendo eles IDEs.

          3. Avatar de Bruno
            Bruno

            O meu editor de texto favorito é o Windows

  12. Avatar de MMSM
    MMSM

    Sublime Text
    +1

  13. Avatar de Baltazar
    Baltazar

    Mas o SublimeText não é pago?

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      É do género do WinRar. Não é pago mas podes pagar para te parar de chatear.

      1. Avatar de Baltazar
        Baltazar

        Obrigado. 🙂 Vou então experimentar.

        Estou a usar agora o Brackets.

  14. Avatar de marcelo
    marcelo

    Ninguém gosta de Jedit?

  15. Avatar de Bruno
    Bruno

    Ninguém votou no MSWord?

    1. Avatar de Marco
      Marco

      é mt pesado e não tem suporte para rails senão ….

  16. Avatar de Aybara
    Aybara

    Quando o sublime text tiver suporte para SSH/SFTP e um replace tao poderoso como o Notepad++ experimento outra vez.

    Pelo que vi tem muito eye candy mas nao ganha em funcionalidades.

    1. Avatar de What
      What

      Conheço perfeitamente os dois e posso-te dizer que:
      – tem suporte para SSH/SFTP (eu uso)
      – as funcionalidade de find e replace existentes no sublime juntamente com a edição com múltiplos cursores não tem paralelo com o notepad.
      – quanto a funcionalidades, imagino que nunca tenhas instalado nada com o sublime text package control…

    2. Avatar de Rui Fernandes
      Rui Fernandes

      Faz uma pesquisa em ‘package control’ e vê as inúmeras funcionalidades que este pode ter.

  17. Avatar de Miguel
    Miguel

    Eu uso o bloco de notas do windows, e até hoje sempre me safei 😀

  18. Avatar de Lopes
    Lopes

    desconhecia completamente este Sublime Text
    vai já ser instalado para testes 😀
    tks

  19. Avatar de Andrehacker
    Andrehacker

    Se tivessemos bons programadores em Portugal o top seria: Vim/Emacs e sublime-text. Notepad++?? Wtf… Se podem andar de ferrari à pala porque é que ainda usam o fiat 127?

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      A questão é, o Notepad++ não é nenhum fiat 127, estaria sim mais perto do Ferrari. Se não gostas não precisas de usar, mas não precisas de insultar quem usa. Já agora, se és tão específico no modelo do Fiat, porque também não és no do Ferrari?

    2. Avatar de Aybara
      Aybara

      Esse comentario nao faz qualquer sentido.

      O SublimeText alem de pago tem muito menos features que o NP++

      A unica coisa má no NP++ é mesmo o nome.

  20. Avatar de Luis Lopes
    Luis Lopes

    Concordo plenamente com esta votação.
    Para quem desconhece existe a possibilidade no Sublime de instalar “plugins”.
    Segue o link:
    https://packagecontrol.io/

  21. Avatar de Pedro
    Pedro

    A pergunta é muito generalista porque depende também da linguagem de programação.
    Para Python na minha opinião o melhor editor rápido e simples é o Sublime Text, mas para scripts complexos com necessidade de debugs o PyCharm é o IDE que está no meu top.

    Para Java não uso editores simples ,uso IDES e destes prefiro 1º) Netbeans 2º) Eclipse e 3º) IntelliJ IDEA

  22. Avatar de Mario
    Mario

    Isto na inteligencia ha os que tem a apple e estao bem na vida e os outros que apanham trigo e milho e tem o Qi de uma batata.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Oh Mario vives perto de alguma antena de telemóvel ou foste visitar Fukushima ? Só assim se explica tanto copy-paste de comentários off-topic e de teor imbecil.
      O que interessa é fazer bem o serviço que o cliente pede e entregar a tempo e sem bugs.
      Job done and Money in the box é o que interessa. MAC, windows, Linux, microcontroladores industriais Eu já fiz aplicações para gerir rega por isso assuntos de milho, trigo e batatas são coisas que não comprometem o meu QI… e quem te dera a ti ter o meu “bem-estar” na vida.

  23. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    BRAQUETS sem qualquer dúvida, experimentem e vão ver que não se arrependem.
    Utilizei o dreamweaver durante algum anos mas desde que descobri o braquets fiquei leal ao mesmo.
    UI muito apelativo e intuitivo com uma boa library de extensões, plugins, temas e afins…tudo 100% gratuito!

  24. Avatar de lmx
    lmx

    Faltou o Geany..anda que se desunha!

    1. Avatar de António Silva
      António Silva

      Estava agora a escrever que “Ninguém falou no Geany” xP

      Esse é o meu IDE favorito *o* xD ou como diz no About: “A fast and lightweight IDE”

  25. Avatar de Necroman
    Necroman

    Eu uso PSPad, é leve, portátil e grátis e sempre deu para o gasto. Alguém conhece?

    1. Avatar de Ismael Guimarães AJ
      Ismael Guimarães AJ

      Estive a ver o site e os screenshots e, na verdade, acho-o um pouco colorido demais. Para trabalho, as cores das barras devem ser mais neutras.

  26. Avatar de Ismael Guimarães AJ
    Ismael Guimarães AJ

    Atualmente utilizo o gratuito Visual Studio Code.

  27. Avatar de Rodrigo Gameiro
    Rodrigo Gameiro

    Boa mas porque não fazem a mesma sondagem para apenas IDEs? Assim acabava esta discussão e até ficamos a saber uma coisa interessante…

  28. Avatar de Bruno Jesus
    Bruno Jesus

    Tão poucos votos para o Vim? Não me surpreende nada ter o Sublime Text em primeiro mas por mim o Vim merecia o segundo lugar