Poderão os smartwatches trazer problemas aos condutores?

18 Comentários

Seja o Moto 360, o Samsung Gear S ou mesmo o Apple Watch, entre tantos outros dignos exemplares tecnológicos, são sem dúvida uma moda que veio para ficar e que, mesmo contra a vontade dos cépticos e dos velhos do Restelo, vão mudar hábitos e formas de utilização, mas também irão trazer problemas…

Cada vez mais o tempo está mais perto dos nossos olhos, as notificações, os mails, as apps… tudo é mais susceptível de roubar a nossa atenção quando vamos a conduzir e o smartwatch vem agravar esse problema.

pplware_wearables_condutor00


Segundo a CTV News, Jeffrey Macesin, habitante do Quebec no Canadá, foi parado pela polícia local e pagou uma multa que rondou os 120 dólares por ter utilizado o seu relógio para mudar de música enquanto conduzia. Segundo Macesin, o seu smartphone estava pousado e conectado às colunas do seu carro através de um cabo e apenas acedeu ao seu Apple Watch para mudar de música.

pplware_wearables_condutor01

Ao abrigo da secção 439.1 do Código de Segurança Rodoviária do Quebec, é proibido utilizar qualquer dispositivo portátil com funções de telemóvel enquanto se está a conduzir mas, a verdade, é que o Apple Watch não é em si um telemóvel, é apenas um relógio emparelhado com um iPhone via Bluetooth.

Poderá, devido a isto, o Apple Watch ser considerado um “telemóvel”? Quem utiliza este dispositivo enquanto conduz cá em Portugal, poderá vir a ter problemas com aos autoridades pelas mesmas razões que Macesin?

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Daniel de Melo
    Daniel de Melo

    O grande problema dos smartwatches é que é, regra geral, sempre necessária a utilização de duas mãos para o seu manuseio (no que toca a funções tácteis e ignorando comandos de voz).

    A conduzir isto causa um grande transtorno.

  2. Avatar de Valter
    Valter

    Nossa, se o carro tiver comandos no volante não era mais fácil parear o dispositivo que tenha as músicas com o aparelho de som via bluetooth e assim comandar pelo volante?, bem mais prático e evita distrações.

  3. Avatar de Diigo
    Diigo

    “…proibido utilizar qualquer dispositivo portátil com funções de telemóvel enquanto se está a conduzir mas…” O Apple watch tem praticamente as mesmas funções de um telemóvel, ler mensagens, mudar de música entre outros…

  4. Avatar de Mario
    Mario

    Nao, os smartphones distraem mto mais…o relogio distrair? esta a frente da cara quando seguro o volante, a atencao que lhe dou e mto mais controlada e segura que um gps ou tlm

    1. Avatar de SrBla
      SrBla

      sim, mas para operar o smartwatch, tens de ter o pulso em que o tens colocado virado para ti, para veres o ecrã, e tens de utilizar a outra mão para efectivamente o utilizar… ou seja, quando estás a conduzir acabas por não ter o número de mãos e de não as ter em posição conveniente para uma condução segura… Aliás, gostava de saber como é que é mais pratico utilizar um smartwatch para mudar de musica em vez dos comando normais que os carros e auto-rádios já têm… então se admitires que não não tens o smartwatch no pulso acabas por estar a fazer o mesmo que fazes com um telemóvel.

    2. Avatar de LP
      LP

      Lol!
      Deves conduzir so com uma mão, colocada na parte de cima do volante e com a outra mão livre para mexer no relógio, à patrão… ou então conduzes com os joelhos, como o outro.
      O principal problema nem é o facto de se usar as mãos para mexer neles, mas o facto de distrair o condutor e aqui é pior que os telemóveis, para além do écran mais pequeno e difícil de ler, chama a atenção do condutor mais vezes que o telemóvel.

  5. Avatar de JJ
    JJ

    Eu pergunto: Como é que a policia soube que ele tinha usado o smartwatche?

    1. Avatar de Vítor M.

      Provavelmente eles toparam o que ele estava a fazer.

      Considero um problema os smartwatches.

      Quando vou a conduzir, recebo constantemente notificações e tenho de as ignorar. Isto porque a tentação de recebermos uma notificação e clicarmos para ler é grande e como o texto é pequeno o mais certo é termos de nos focar mais tempo no relógio e, na minha opinião, como utilizador destes dispositivos (Apple watch e Moto 360) torna-se mais complicado e perdemos mais tempo o foco da estrada.

      1. Avatar de Daniel de Melo
        Daniel de Melo

        Eu as notificações vejo-as. Mas não lhes respondo pelo motivo que referi no meu anterior comentário: é necessário utilizar as duas mãos. Mesmo quando queremos responder por voz, é praticamente sempre necessária a intervenção com recurso a toque.

      2. Avatar de Mário
        Mário

        No Apple Watch não precisas de estar sempre a olhar para elas…

        Simplesmente ignoras, quando o levantares, ele mostra-te as notificações…

        1. Avatar de Vítor M.

          Certo, mas se a queres ler, a atenção que necessitas é maior, tens mais informação em menos espaço, necessitas de mais tempo para perceber o que lá diz. isso retira a atenção à condução. Na minha opinião, não quer dizer que todos tenham a mesma.

          1. Avatar de LP
            LP

            Eu diria que isso é mais um facto que uma opinião. ..

        2. Avatar de Daniel de Melo
          Daniel de Melo

          No Android Wear também.

          O que eu quero dizer é que vejo-as porque as quero ver, mas não lhes respondo se envolver tocar no ecrã.

          Isto, claro, a conduzir.

      3. Avatar de JJ
        JJ

        Isso quer dizer que o condutor perde tempo a mais para executar alguma tarefa nesses equipamentos. Logo pode tornar-se um elemento que pode facilmente provocar a distracção.

        1. Avatar de Daniel de Melo
          Daniel de Melo

          Precisamente. Ler as notificações nem tanto. Responder-lhes sim, caso envolva interacção física com o ecrã.

          Quando é falado não tem nada que saber. Por exemplo “OK Google, Enviar SMS para “Daniel” com o texto “Estou a caminho””. Isto é simples, rápido. Ao contrário de tocar no ecrã.

  6. Avatar de Pinheiro
    Pinheiro

    ainda estou a procura de saber a utiidade deste gadget

  7. Avatar de censo
    censo

    Ninguém consegue fazer duas coisas em simultaneo. Logo, ou conduz, ou… Ah! E quem diz que consegue ser multitarefa…é porque ainda não viu bem a porcaria que fez numa delas.

  8. Avatar de PFerreira98
    PFerreira98

    No problem, a Cortana dá conta do recado, nem preciso de olhar para o telemóvel / band. O único problema é que só posso enviar as mensagens em inglês (ainda) xD