“Lua de Sangue” acontece este mês! Que fenómeno é este?

4 Comentários

É já no próximo dia 16 de maio que vai acontecer um fenómeno muito interessante com a lua. De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL),  vai ocorrer um eclipse lunar que vai ser visível em Portugal Continental, Açores e Madeira.

Este fenómeno, resultará numa ‘Lua de Sangue’ (eclipse associado a uma superlua, que faz com que durante o fenómeno o corpo celeste ganhe um tom avermelhado, mais escuro), será também visível em toda a Europa, África, América do Sul, América do Norte, Pacífico Leste, Pacífico Sul, Médio Oriente e Antártida.


Eclipse total da Lua será a 16 de maio

Em maio, vai ocorrer um Eclipse total da Lua,  em que na madrugada de segunda-feira dia 16, começará a entrar na penumbra pelas 02h31. Às 3h28, a lua entra na sombra e ficará completamente coberta a partir das 04h29. Pelas 05h12 o eclipse atinge o seu máximo, permanecendo na totalidade até às 05h54. A partir das 05h54, a Lua começa a sair da sombra, saindo totalmente pelas 6h56, terminando a última fase do eclipse pelas 7h52.

Em Lisboa nasce às 20h11 de dia 15 e põe-se às 06h28 de dia 16, o que quer dizer que, se as condições climáticas assim o permitirem, será possível acompanhar o eclipse até 28 minutos antes de sair completamente da sua totalidade.

No arquipélago da Madeira e dos Açores será possível ver a Lua a sair da sombra na sua totalidade. A lua em Funchal nasce às 20h31 de dia 15 e põe-se às 07h14 de dia 16 de maio de 2022. A lua em Ponta Delgada nasce às 20h19 de dia 15 e põe-se às 06h39 de dia 16 de maio de 2022.

Fenómenos como este ocorrem quando a lua passa pela sombra da terra. O eclipse irá ter três fases diferentes: a fase penumbral (quando apenas existe uma breve sombra), umbral (onde o eclipse inicia a sua fase completa) e total (quando o eclipse atinge a sua totalidade).

De referir que o Eclipse total com Lua de Sangue será transmitido pela NASA.

Comentários

4

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    É a lua do Professor Astromar,da novela Roque Santeiro,quando ele se transforma em lobisomem,kkk. 🙂

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Nem o “Posso penetrar”,como dizia o Professor Astromar aqui entrou ?? Fogo,que vocês já parecem a Inquisição. 😐

  2. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “Pelas 05h12 o eclipse atinge o seu máximo, permanecendo na totalidade até às 05h54.” Ui,a esta hora já estou ferrado a dormir,que pena.Havia de acontecer mais cedo. 😐

  3. Avatar de NMMA
    NMMA

    O fenómeno é causado pela mudança do campo electromagnético da TERRA , e não quando passa pelas sombras da TERRA. um exemplo disso é que à uns 20 ou 30 anos nunca se ouvia falar ou viasse estas coisas, onde agora todos os anos temos pelo menos uma ou duas…
    Pergunta… Como funciona o campo electromagnetica da TERRA detro do Toros?
    Como funciona o “sistema de ampulheta” da TERRA?