Buraco na camada de ozono ultrapassa o tamanho da Antártida

47 Comentários

Já é há muitos anos que ouvimos falar sobre o buraco na camada de ozono. Nos últimos tempos surgiram notícias que o buraco estava a ficar mais pequeno, mas o serviço europeu Copernicus, de monitorização da atmosfera forneceu agora novas informações.

Em 2019 o buraco no ozono rondaria os 11 milhões de metros quadrados. Atualmente estará nos 14 milhões de metros quadrados.

Buraco na camada de ozono ultrapassa o tamanho da Antártida


Buraco da camada de ozono cresceu consideravelmente na última semana

A camada de ozono é uma região pertencente às camadas superiores da atmosfera, entre os 20 e os 30 km de altitude. O ozono, gás instável, encontra-se concentrado nesta zona, sendo possível encontrar concentrações até cerca de 10 ppm (partes por milhão).

Esta camada absorve uma parte importante da radiação ultravioleta que atinge a atmosfera da Terra e que é muito prejudicial a todas as formas de vida. A sua ausência causaria um aumento significativo do número de cancros de pele, entre outros efeitos nocivos.

A dimensão do buraco na camada de ozono no hemisfério sul ultrapassou o tamanho da Antártida, continente com cerca de 14 milhões de quilómetros quadrados, anunciou hoje o serviço europeu Copernicus, de monitorização da atmosfera.

O buraco da camada de ozono cresceu consideravelmente na última semana e agora é maior do que 75% dos buracos de ozono nesta época do ano, desde 1979

Este ano, o buraco da camada de ozono desenvolveu-se da forma esperada no início da estação. Parece muito semelhante aos anos anteriores, que não foram excecionais em setembro, mas depois tornou-se um dos maiores nos nossos registos para o final da época

Buraco na camada de ozono ultrapassa o tamanho da Antártida

De acordo com as estimativas dos cientistas, o buraco evoluirá este ano de forma diferente da habitual.

O vórtice é bastante estável e as temperaturas estratosféricas são ainda mais baixas do que no ano passado. Estamos diante de um buraco de ozono bastante grande e potencialmente profundo

diretor do Copernicus, Vincent-Henri Peuch

O sistema de observação assenta em modelação por computador, combinada com imagens de satélite, de forma semelhante às previsões do tempo, para obter uma imagem tridimensional abrangente do buraco do ozono.

O  buraco na camada do ozono foi descoberto em 1985. Em 1987 foi assinado o Protocolo de Montreal entre 196 países e a União Europeia. O objetivo era eliminar gradualmente a produção de cerca de cem substâncias responsáveis ​​pela destruição do ozono.

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Duarte
    Duarte

    E depois? O que interessa tal coisa?

    1. Avatar de Cicrano
      Cicrano

      A ti nada, visto que essa cabeça é oca….

      1. Avatar de jorge santos
        jorge santos

        Literalmente 🙂 .

      2. Avatar de Duarte
        Duarte

        E a ti que te interessa? Fazeres figura de preocupadinho de rabo no sofá?
        Hipócritas do costume.

        1. Avatar de João Cartaxo
          João Cartaxo

          Vou ter que concordar.. Muitos estão aqui a fazer de coitadinhos mas depois não fazem rigorosamente nada….

        2. Avatar de lapizazul
          lapizazul

          A mim interessa, visto eu pagar as minhas contas e não viver à conta de outros…

          1. Avatar de Duarte
            Duarte

            Pagas as contas mas com o dinheiro dos outros que trabalham

    2. Avatar de iDroid
      iDroid

      Ah, adoro trolls pela manhã…

    3. Avatar de Ya
      Ya

      Miúdo, não gostas mete de lado.
      Ninguém te obriga a ler o artigo.

      1. Avatar de lk
        lk

        não gostam de factos que questionem então são mais úteis a dormir!

  2. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Novamente a aumentar?

    1. Avatar de Duarte
      Duarte

      É como a bolsa de valores. Preocupa-te com o teu quintal que tem lá muita coisa para ser resolvida.

      1. Avatar de lapizazul
        lapizazul

        E estudares e aprenderes alguma coisa?

        1. Avatar de Duarte
          Duarte

          Estudar para fechar a camada o tal buraco ou para entender a tua hipocrisia de preocupadinho de sofá?

          1. Avatar de Celso
            Celso

            A frustração é lixado… tens que resolver isso…

    2. Avatar de João
      João

      Desde que apareceu que as dimensões são relativamente ciclicas.
      Ou seja, há determinadas alturas do ano em que o mesmo está maior enquanto que noutras fica menor.

      o que conta, no entanto é a media global dessas dimensões.

      o mesmo tem estado a “encolher” nos últimos anos, mas… isso não quer dizer que não volte a aumentar.

      Aqui aparentemente é o caso… mas (e aqui é especulativo da minha parte!) estas dimensões poderão estar relacionadas com o ciclo solar estar a caminhar para um novo máximo…

      https://www.cbsnews.com/news/ozone-hole-antarctica-larger-than-usual-scientists/

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Lá está, um comentário pretinente e que acrescenta informação! Mas este comentário ninguem comenta, nem o link do mesmo.
        Como em tudo, as pessoas falam sem antes procurarem qualquer tipo de informação e, depois procurar como pode fazer para melhorar o mundo com essa informação.

        1. Avatar de joão
          joão

          obrigado 🙂

          de qualquer forma já estou habituado a, quando faço comentários deste género, não obter resposta…

          Acho que as pessoas não devem sequer ler… o pessoal gosta mais de comentários “incendiários” e “emotivos” (não interessa se tem base cientifica ou não!) eheheh

      2. Avatar de Celso
        Celso

        Muito bem observado.
        Mas nós como seres humanos temos um papel importante neste planeta, mantê-lo habitável, e esse aumento da camada de ozono de certeza que o causamos.

        1. Avatar de joão
          joão

          Sim, os dados existentes indicam que a causa somos nós (como em tantas outras coisas de natureza semelhante).

          O problema disto, na minha opinião, é que existiu uma mentalidade de que “podíamos fazer tudo (e enriquecer no processo) sem quaisquer consequências”.

          E quando começamos a perceber que afinal “não era bem assim…”, aqueles que “tomam as decisões” decidiram simplesmente “tapar os ouvidos e voltar a cara” e agora andamos todos a correr contra-o-tempo para implementar medidas de contenção com metas nas quais – pessoalmente – não tenho qualquer fé.

          mas pode ser que consigamos reverter o mal que fizemos…

  3. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Pelos vistos as medidas todas tomadas serviram… para nada.
    Ou então existem países a criar poluição e a não quererem saber de nada… tipo China, EUA, e outros.

    1. Avatar de Ricardo Gomes
      Ricardo Gomes

      Medidas faladas e não executadas não resolvem rigorosamente seja aqui ou em Marte 😉 aliás cada vez poluimos mais, cada vez consumimos mais etc etc

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Um grande problema que enfrentamos é esse mesmo, o consumo! Mas por norma as pessoas só percebem algo se estiver mesmo à frente dos olhos delas. Todos nós somos guiados por um sistema capitalista e, é isso que está a criar tudo isto.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Poluição? A unica coisa que prejudica a camada de ozone são os CFS, proibidos há mais desde 87, embora só em 2010 se tenham extinguido por completo, e mesmo assim ainda existam lá para os lados da asia off the books.

  4. Avatar de AlexS
    AlexS

    Hihi, qual será o poder politico e negócio associado para o “combater”…

  5. Avatar de Honorato
    Honorato

    Então já não tinha fechado o buraco na pandemia quando toda gente ficou em casa

    1. Avatar de Duarte
      Duarte

      Dizem que sim, mas devem de estar a necessitar de novos impostos.

  6. Avatar de powerverde
    powerverde

    Eh pá, decidam-se lá sff. É que no site científico ali ao lado dizem coisas diferentes:
    Since 2000, parts of the ozone layer have recovered at a rate of 1-3 per cent every ten years, the latest Scientific Assessment of Ozone Depletion estimates. At projected rates the “Northern Hemisphere and mid-latitude ozone will heal completely by the 2030’s”, UNEP said, with the Southern Hemisphere repaired by the 2050’s, and Polar Regions in the following decade.

  7. Avatar de Sergio
    Sergio

    O importante é gerar ameaças e medos. Porque sabem que muitos alimentam-se de pavor e morbidez.

    1. Avatar de Duarte
      Duarte

      E outros de impostos.

  8. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    E depois como e que querem que acreditemos na comunicacao social. Sao so informacoes contraditorias, cada um puxa a brasa a sua sardinha.

  9. Avatar de lapizazul
    lapizazul

    Acho que a malta tem dificuldade em interpretar um texto… Está lá esrito que isto é normal, mas que por algum motivo desconhecido por enquanto, este ano é maior.

  10. Avatar de JacareDTR
    JacareDTR

    continua a ser mais pequeno que o buraco do BES e do BPN

    1. Avatar de João
      João

      Sim!!!

      MUITO MAIS PEQUENO!!!

      AHAHAHAHA

  11. Avatar de direto
    direto

    A quantidade de pessoas despreocupadas relativamente a este assunto é assustadora. Não são vocês que vão sofrer com isto no futuro, serão os vossos filhos, netos, etc… Mas o egoísmo vai sempre fazer parte do Ser Humano

    1. Avatar de Duarte
      Duarte

      Tu és um despreocupado como todos os outros, tens é hipocrisia a mais e humildade a menos.
      O egoísmo faz parte do mundo e de todos os seres.

      1. Avatar de direto
        direto

        Hum interessante, já tu assumes tudo através de um comentário. Porque na verdade, devido à tua realidade despreocupada relativamente a este assunto, assumes que ninguém se preocupa e que são todos uma camabada de hipócritas. Tomo muitas medidas ecológicas no meu dia a dia amigo, mas se for só eu não muda nada.
        Para além de que os grandes problemas são as grandes fábricas de produção em massa, a quantidade de carros que andam todos os dias na rua, etc… E isso está fora do meu alcance

      2. Avatar de Vrael
        Vrael

        Este Duarte parece o tipo de pessoa que vem comentar para chamar nomes aos outros e dizer que é tudo invenções do governo e querem impostos… a opinião pública hoje em dia tem um peso gigante, e com novos estudos pode ser que a opinião pública pressione os governos… não com a tua atitude de cobarde claro

        1. Avatar de Duarte
          Duarte

          Queres é viver á conta de quem trabalha. Como tu já conheci nuitos. Vai trabalhar.

  12. Avatar de OneDude
    OneDude

    Enquanto na EU andamos com políticas ambientalistas de bolso (literalmente para nos irem ao bolso), países como a China e India nada fazem para reduzir o impacto ambiental. Esses sim são os principais responsáveis pelos níves de poluição atual.
    Mas toda a cadeia de produção da EU está na China, logo não convêm chateá-los muito.

    1. Avatar de Duarte
      Duarte

      Finalmente alguém com uma boa análise. A UE vive literalmente de impostos, há que produzir causas de cobrança.
      Os outros vivem das vendas á UE

  13. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    É assunto que vai voltar à agenda para alimentar lobbies e sacar mais do mesmo aos mesmos de sempre.

    1. Avatar de Duarte
      Duarte

      Como é óbvio. Mas cuidado aqui com os “preocupadinhos”, aqueles de sempre.

  14. Avatar de Jon
    Jon

    Olhem a quanto tempo já não ouço falar na cambada da zona hehehe
    Seja bem vinda essa “antiga nova” conversa como esta passou bem???

  15. Avatar de Carlos
    Carlos

    Enquanto o mundo inteiro cessou ou está a cessar a emissão de CFCs há anos, China e Brasil, entre outros, continuam a abrir o buraco que já estava quase a fechar.
    Mais cancro de pele e cataratas, além de animais com cegueira e extinção, se já não bastasse o desconforto do aquecimento global.

    Trágico.

    1. Avatar de Duarte
      Duarte

      Qual desconforto? Este ano o aquecimento global fez-me falta.