Gráficas chinesas semelhantes à GTX 1080 e 1050 estão prontas e vão agora a testes

12 Comentários

Atualmente quando falamos de placas gráficas os nomes mais sonantes são a Nvidia, que lidera este segmento, seguida da rival AMD. Ambas são marcas norte-americanas e conhecidas pelos seus potentes produtos.

No entanto, a China está, aos poucos, a integrar-se neste e noutros setores da indústria. E segundo as informações, as novas GPUs chinesas, com um desempenho semelhante às GTX 1080 e 1050 da Nvidia, já estão prontas e vão agora entrar na fase de testes.



Novas GPUs chinesas estão prontas para iniciar os testes

Em 2019, a empresa chinesa Jingjia Micro anunciou a sua placa gráfica que prometia ser uma rival à altura da poderosa Nvidia GeForce GTX 1080. Mas agora a fabricante revelou oficialmente que a sua nova gama de GPUs JM9 está pronta e vai dar início à fase de testes.

A linha das gráficas JM9 conta com dois chips diferentes. O modelo mais básico é denominado de “JM9231” e deverá oferecer um desempenho semelhante à Nvidia GeForce GTX 1050. Por sua vez, a variante topo de gama, identificada como “JM9271” será capaz de se aproximar do poder da Nvidia GeForce GTX 1080 e da AMD Radeon RX Vega 64.

A fabricante asiática tinha como objetivo lançar as suas gráficas em 2020. Mas uma vez que a fase de testes só agora vai iniciar, provavelmente ainda vai demorar até que a produção em massa e o lançamento destes chips no mercado aconteça.

GPU JM9271

Este chip contará com um desempenho de 8 TFLOPs, enquanto que a GTX 1080 atinge 8.9 TFLOPs. Terá suporte para PCIe 4.0 x16, até 16GB HBM (High Bandwidth Memory) e 512 GB/s de largura de banda. Oferece 128 GPixels/s, mais do que os 111 do modelo da Nvidia. Será capaz de funcionar a 1800 MHz de frequência base e conta com um TDP de 200W, contra o TDP de 180W da GTX 1080.

Para já não se sabe em que processo de fabrico este chip foi fabricado. Mas sabe-se que contará com suporte a HDMI 2.0 e DisplayPort 1.3, sendo compatível com OpenGl 4.5 e OpenCL 2.0, não havendo referência ao DirectX.

GPU JM9231

O outro chip terá um desempenho semelhante à GTX 1050. Capaz de uma frequência acima de 1500 MHz, oferece uma memória de 8 GB GDDR5 com suporte a PCIe 3.0 x16. Consegue um pico de desempenho de 2 TFLOPs, 256 GB/s de largura de banda e poderá ser ligeiramente mais potente do que a GTX 1050. No entanto, consome o dobro da energia, com um TDP de 150W.

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jota
    jota

    Esperemos é que venham com um preço muiiiiito inferior às da Nvidia e às da AMD!

    1. Avatar de Bob
      Bob

      Mais cedo aparecem as placas da Intel, mas tudo o que seja concorrência, será bom para o mercado.

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Pplware para quando um artigo sobre o CIO da ExpressVPN que era um dos 3 agentes americanos que ajudou os Emirados árabes a hackear smarphones e Computadores?

    https://www.pcmag.com/news/expressvpn-cio-helped-united-arab-of-emirates-hack-into-phones-computers

      1. Avatar de Bob
        Bob

        Acho que não chegaram a publicar nada sobe o caricato episódio do “Protonmail” ter dado o IP de um dos seus utilizadores, quando sempre disseram que não guardavam logs nenhums.
        Também será só mais um para o cesto dos falsos “100% anónimo”, mas que vale a pena ter um artigo para demonstrar que até eles, já cederam perante a lei que os obrigava a fornecer esses dados no determinado País.

        1. Avatar de José Bacalhau
          José Bacalhau

          O que foi isso? Tenho uma conta no Protonmail e foi exatamente por achar que eles estavam imunes a chantagens que aderi.

          1. Avatar de PorcoDoPunjab
            PorcoDoPunjab

            Oh Bacalhau, vc é ingénuo, desculpe a frontalidade.
            Mas alguma empresa é imune a chantagens, ainda mais se vierem do sistema político?
            Se recusar é logo ameaçada com proteger criminosos, fuga aos impostos, posse de armas de destruição maciça, e quando ouvem dizer que as finanças vão vistoriar tudo e mais alguma coisa da vida pessoal dos executivos, até se borram todos e dão tudo e mais houvesse.
            Quer comunicações que não possam ser lidas por terceiros?
            Encripte a mensagem ou ficheiro com o PGP, mas nunca dentro do programa de email, crie uma forte password, e verá que ninguém vai ler o que escreveu.
            Atenção que os campos do remetente, destinatário e assunto da mensagem não são encriptados.
            Quer um exemplo como fica uma mensagem encriptada com PGP?

            —–BEGIN PGP MESSAGE—–
            Version: Encryption Desktop 10.4.1 (Build 759)
            Charset: utf-8

            qANQR1DBwEwDB/Yx3q97MlMBCADDRP4vpj3cW5BtVPPbJz5qBzcdWrBio+VEl8qK
            wCyXG5pDNX5fFsQOy1QHLXyv4yswqtA6jPRRKH9xKrXDJGxJklVle9i7zjgK019s
            aPI7HU2dyH9FfAkCJkFgonAaI6CXuBwBXxVyzmljH8qaUTXBM42k8diTGf5oMGAd
            hSufw5tcHKtKADtLiLxnCVsyDlcZE0Ppo52yNWTfbb3iziOX6j9wOsV9nSo/UJ6z
            Iy3mYxsZA0B4EjnENTYaVcc2PiR/rLuOothNuRvZ0kEyWf3BptFs/OsHB/1fK5Ty
            EiX5WYZsWS9Q9mpQ5Pt8YLhfgG1lGHXmQWmq5WhCzhdTbj020j4BkdXheSGxND0i
            BgijAKisqPlkDwg2ZtoRRGHRKAZSn/xOoPGI8cnH5nab4p1QNk1xUFQsXpbN6JbU
            KU/ALQ==
            =/VXf
            —–END PGP MESSAGE—–

            Quem quiser desencriptar isto, força nisso.
            Conceito de chave pública e privada. Se não sabe do que estou a falar, digo-lhe já que é mais simples do que parece para aprender a usar.

    1. Avatar de neo
      neo

      O mais preocupante atualmente nem é o historial do CIO, mas sim esta parte:

      “The news comes after ExpressVPN this week sold itself to British-Israeli digital security software provider Kape Technologies for a reported $936 million”

  3. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    Concordo plenamente.

  4. Avatar de IKAROS
    IKAROS

    Esperemos que tenham bons drivers, senão de nada vale.
    Todos sabemos as dificuldades que os fabricantes de gráficas têm em afinar drivers.
    Saem novas versões o tempo todo.
    DX12 eficiente e 100% estável pode ser uma miragem nos próximos anos.

  5. Avatar de Ricardo Gomes
    Ricardo Gomes

    Estás placas não tem suporte para DirectX ou Vulkan… Daí não esperem vê-las em PCs gaming

  6. Avatar de behemot
    behemot

    podiam fazer um artigo a informar a quantidade enorme de gráficas que a AMD mandou para suporte legacy com o lançamento do driver de junho…e nem todas justificavam esse abandono… tenho um portátil comprado em dez de 2017 com um processador que saiu em Q22017 com uma gráfica que não recebe mais suporte …boa AMD…acho que muita fgente ainda não sabe….se já publicaram esse artigo esqueçam o meu comentário….
    https://www.amd.com/en/support/kb/faq/gpu-630

    https://www.anandtech.com/show/16775/amd-moves-gcn-1-2-3based-gpus-and-apus-to-legacy-also-drops-win7-support