Análise: Nokia E7

38 Comentários

As Aplicações

Email

Pessoalmente, a aplicação nativa de email não me seduz muito. Acho a interface confusa, o tipo e tamanho de letra do remetente e assunto demasiado grande, causando alguma confusão na hora de descobrir rapidamente um email. Tive alguns problemas inicialmente, mas acabou por funcionar relativamente bem a sincronização de emails.

 

SMS

A aplicações de mensagens escritas funciona bem, com uma interface com balões, que começa a ser muito comum vermos nos smartphones.

 

Contactos

Aqui também nenhuma novidade, a típica aplicação de contactos, com a possibilidade de organização dos mesmos por grupos, identificação através de fotografias, etc.

 

Browser

O Browser nativo do Nokia E7 é bastante mau. É inconcebível um smartphone de topo ter um browser assim.

São as formatações das páginas, a lentidão, os crashes, uma série de falhas que não deveriam estar presentes num telefone deste nível, ou pelo menos não de uma forma tão acentuada. Sem dúvida um ponto negativo no Browser.

 

Redes Sociais

Nestas aplicações, também nada de novo. Embora não sejam uma aplicações que fascinem, fazem o seu trabalho, e respondem ao que lhes é pedido.

Ainda relativamente às redes sociais, o Nokia tem uma aplicação específica, o Social, que reúne num só local as redes sociais mais conhecidas.

Música

O leitor de música é bom, apresentando as capas dos álbuns que são importados para o nokia, mantendo uma boa organização, bastante importante no que toca a audiotecas.

 

OVI Store

A Loja OVI tem sido alvo de melhorias visíveis ao longo dos últimos meses. Está bem organizada, com uma oferta já bastante boa, estando portanto no bom caminho.

No entanto, também aqui me deparei com alguns crashes. Um deles, exactamente quando filmava um dos vídeos desta análise. Tive a infeliz ideia de iniciar o download de uma aplicação durante a demonstração, com o intuito de no final voltar à loja e mostrar a aplicação descarregada, mas foi uma ideia completamente impossível de concretizar, dada a lentidão que se instalou, impossibilitando de realizar qualquer tarefa com o mínimo de fluidez, acabando mesmo por crashar completamente.

 

Widgets

Existem widgets bastante úteis para colocar no ecrã principal, e há já uma quantidade razoável de widgets na OVI Store. Não há dúvidas que alguns deles dão muito jeito na utilização do smartphone, como por exemplo o widget de eventos perdidos (mostra SMS não lidas e chamadas não atendidas), de email (mostra últimos emails da conta seleccionada), atalhos de aplicações, agenda, contactos favoritos, ligações Wi-Fi, etc.

 

OVI Maps

Uma aposta que considero muito boa por parte da Nokia é o OVI Maps. Além de se tratar de um sistema de navegação por GPS completamente gratuito (para quem tiver um telefone nokia), tem já bastante qualidade e características muito intressantes. Uma delas é, por exemplo, mostrar as linhas de transporte públicos com apenas dois toques no ecrã.

O OVI maps é sem dúvida um projecto que a Nokia não deve deixar para trás. Nos testes que efectuei funcionou relativamente bem, tanto como simples mapa de consulta, como quando a funcionar como sistema de navegação.

 

Índice

Página 1 – Especificações técnicas, Abertura da caixa e Hardware
Página 2 – Testes: HDMI, USB e Câmara
Página 3 – O Sistema Operativo e a Interface
Página 4 – As aplicações
Página 5 – Prós & Contras e Conclusões

 

« Página Anterior pág. 04/05   Página Seguinte »

 

Partilhar:
Tags:

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Pinto

    Simplesmente excelente esta review. Mais uma vez parabéns Tiago!…Muito bom!

    1. Avatar de Tiago Dias

      Muito obrigado Pedro 😀 Sempre o melhor que posso 🙂

      1. Avatar de dajosova
        dajosova

        De facto, fizeste um bom trabalho sim senhor. 😉 Prabéns

        Quanto ao telemóvel é muto bom. Apenas o symbian desilude em comparação com os que já referiste!

        Bom FDS

        1. Avatar de Tiago Dias

          Obrigado 🙂

          Sem dúvida, comparando com os outros do mercado, o symbian fica atrás… Num equipamento destes é uma pena!

          1. Avatar de Ruaben
            Ruaben

            uma coisa temos a certeza, são muito duraveis, tenho um tio que ainda tem e usa um nokia 9000

      2. Avatar de Vítor M.

        Estás com uma qualidade… cuidado. Para quem começou há meia dúzia de meses nesta vida…. sim senhor. Espero ansiosamente pela análise ao Galaxy S II….

        Parabéns pelo trabalho. São estes trabalhos que nos destacam.

        1. Avatar de Tiago Dias

          Obrigado 😀

          A do Galaxy S II está-se a formar na cabeça, tenho que começar a passar para o “papel”. Mas espero conseguir uma análise ao nível desta, ou melhor 🙂

      3. Avatar de TopPlus
        TopPlus

        Super review!! continua…

        Relativamente ao equipamento, só é pena ver um hardware destes com este SO. Esperava pelo menos já vir com o WP7.

    2. Avatar de albino

      tenho um nokia E7 que me funcionou apenas 4 meses, derepente deixou de ligar nao sei a que se deve. estou muito decepcionado, pois pensei que tinha atingido o topo.

  2. Avatar de gaguiel

    A Nokia devia era meter o android ai dentro em vez do symbian ou o windows phone e isso sim é que era uma revolução no mercado e lucro para a nokia!

    1. Avatar de Rafael Falcão
      Rafael Falcão

      Li algures que a Nokia afirmou que não iria usar Android porque senão o mercado seria entre iOs e Android e a Nokia queria aparecer como uma terceira opção.

      Quanto ao E7, o telemóvel em hardware está fantástico para um tech-lover. Mas estaremos a adiar o inevitável(Symbian)?
      Este telefone com WP7 provavelmente daria à Nokia um ganho de confiança, mas como sempre, é quantidade acima de qualidade..

      A ver vamos, que eu por cá vou continuar com o meu X6 de 16GB..

  3. Avatar de Tiago
    Tiago

    Tenho uma tristeza enorme pela Nokia não ter adoptado o Android há um ano pelo menos!
    Em hardware a Nokia é fantástica e com design muito bom.
    Enfim… vamos ver o que o futuro nos reserva…

  4. Avatar de K
    K

    Parece um bom telemovel, grande pena falhar o autofocus. Faz tanta diferença que chego mesmo a dizer que inutiliza praticamente o facto de ter uma câmara.
    o meu boston e o meu sgs tem ambos uma câmara de 5mpx. As fotos do boston sao horriveis e as do sgs são impecaveis. A diferença é o AF.
    Pena.

    1. Avatar de Tiago Dias

      Sim, faz toda a diferença o AF numa máquina fotográfica. Como refiro no artigo, senti mesmo muita falta. O jeito que dá para fotografar folhas A4, data sheets e chapas de características de motores 😀

      Não fica inutilizada a câmara, porque tira excelentes fotos no exterior, mas com autofocus ficava uma máquina fotográfica muito boa, e assim tem esta grande falha…

    2. Avatar de RCS
      RCS

      há outras diferenças possíveis entre câmaras. Não é só o AF.

      1. Avatar de K
        K

        Mas clarifica, não fique só por aí. Francamente neste caso, não achei que fosse muito mais, considerando a minha experiência com os 2 telemóveis que tenho. Até os mesmos programas usei (camara360 e vignette).

        Desligando o AF, as fotos do SGS são em praticamente idênticas à do boston…

  5. Avatar de João Duarte
    João Duarte

    É isto que mete pena… Telemóveis desta qualidade e depois vem com um SO cheio de bugs e ultrapassado. Ao menos a Nokia vai começar a por Windows. Já não é mau de todo.

    Parabéns pelo artigo 😉

    1. Avatar de eu
      eu

      cheio de bugs e ultrapassado? bugs? eu tenho um c7 e ainda não tive nenhum. ultrapassado? porque? por a nokia ter dito que ia deixar symbian? bugs bugs bugs tem é o android

  6. Avatar de Pedro Santos
    Pedro Santos

    “Esta tecnologia permite a visualização da imagem do ecrã mesmo quando exposto directamente ao sol. Embora não seja perceptível nas fotografias, é possível ver, sem qualquer problema, as imagens no ecrã no E7 quando exposto directamente aos raios solares, mostrando a eficácia da tecnologia ClearBlack.”

    Pela foto que ai está, diria que essa tal tecnologia não tem eficácia quase nenhuma.

    1. Avatar de Tiago Dias

      Como está no excerto que citaste, na foto não é perceptível o efeito do ClearBlack. Asseguro que é possível ler perfeitamente naquele ecrã directamente exposto ao Sol. 😉 (não deixa de ser mais difícil que em ambientes interiores, atenção).

  7. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Um simples comentário.

    Desde o aparecimento do iPhone a Nokia desvalorizou 80% do valor em bolsa.

    Ainda continuam a martelar no mesmo ?

    Não é isto que se quer neste momento !!!

    Windows 7 já antes que acabem como a Palm.

    PS: Android tinha sido melhor aposta …

    Cumprimentos.

  8. Avatar de vitor soares
    vitor soares

    um bom telemovel, não haja duvidas.
    Pena é ter um sistema operativo ultrapassado Symbian já era.
    Metam-lhe lá dentro o Windows phone, Android, ou iOS e aí teríamos um monstro ;)))

  9. Avatar de Nuno Aparicio
    Nuno Aparicio

    Mas que bela análise… relativamente ao que vi fiquei surpreendido com a qualidade dos filmes e da máquina fotográfica apesar de não ter o AF conseguem-se fotos com alguma qualidade.
    Agora relativamente ao symbian… basta dizer que foi umas das razões que me levou a apostar em windows mobile e agora android… mas não deixo de usar um 2º telemovel com symbian…

  10. Avatar de Ivan
    Ivan

    E o preço? Decididamente fora do mercado. Nokia (tenho um n97) nunca mais!!

  11. Avatar de Sammboga
    Sammboga

    Eu gosto do Symbian. Se tivesse dinheiro acho que compraria uma maquina destas brevemente.

  12. Avatar de carlos m.
    carlos m.

    android ainda ta muito verde. Problemas fragmentacao, virus, crashes, e roms instaveis.

  13. Avatar de asfd27

    Gostei muito desta analise , os meus parabéns ! 😀

  14. Avatar de Tiago
    Tiago

    Boa máquina e boa análise. Só tenho pena é que neste e no N8 o teclado alfanumérico (T9) tenha as teclas de confirmar, setas e backspace na parte inferior. Deveria estar na parte superior como no 5800.

  15. Avatar de Emannxx

    A análise está muito boa, no entanto, colocaram os videos HD do telemóvel, no sapo vídeos, que faz resize!!!!

    É normal que o video esteja todo “pixelizado”…

    Sugiro que coloquem no Youtube de forma a que seja possível ver como se comporta – na verdade – o telemóvel a filmar.

    1. Avatar de Tiago Dias

      Já tinha reparado nisso também 😛

      Vou ver se os passo para o Youtube, para manterem os 720p 😉

      Obrigado 🙂

  16. Avatar de Margarida Dias
    Margarida Dias

    Mas que bela análise! Os meus sinceros parabéns Tiago Dias!

  17. Avatar de Paulecas
    Paulecas

    Bem, este artigo está fantástico! Muitos parabéns, Tiago. Continua que nós cá ansiamos pelas tuas “reviews”.

    Relativamente à NOKIA, aguardo ansiosamente que evolua a parceria com a MICROSOFT para que possam aproveitar finalmente toda a capacidade do hardware que detêm. Quem sabe, não assistiremos a um renascimento da NOKIA, (re)iniciando uma luta com as principais marcas actualmente.

  18. Avatar de bibi

    fixe!!!!!!!!!analidse tambem ta nice, uma maqina destas oje em dia todos querem, os ultimx dos ultimx…..

  19. Avatar de Lucas pigossi
    Lucas pigossi

    então, eu tenho um nokia e7, mas ele fica piscando um led branco no botão abaixo da tela quando fica em stand by .isto eh normal?

    1. Avatar de Tiago Dias

      Sim, é normal. É uma forma de mostrar notificações (se reparares quando tens SMS ou chamadas não atendidas o led pisca com maior rapidez).

      É uma característica que já estava também presente, por exemplo, no Nokia E71, mas que pode ser desactivada facilmente nas opções.

  20. Avatar de Ruca
    Ruca

    Obrigado pelo review, explicaste a sensação que tive quando da compra do telemovel, mas após a actualização do softwere de 3 para anna o telefone comporta-se de outra forma e já consegue gerir até 7 aplicações abertas sem crashes