As Aplicações
Pessoalmente, a aplicação nativa de email não me seduz muito. Acho a interface confusa, o tipo e tamanho de letra do remetente e assunto demasiado grande, causando alguma confusão na hora de descobrir rapidamente um email. Tive alguns problemas inicialmente, mas acabou por funcionar relativamente bem a sincronização de emails.
SMS
A aplicações de mensagens escritas funciona bem, com uma interface com balões, que começa a ser muito comum vermos nos smartphones.
Contactos
Aqui também nenhuma novidade, a típica aplicação de contactos, com a possibilidade de organização dos mesmos por grupos, identificação através de fotografias, etc.
Browser
O Browser nativo do Nokia E7 é bastante mau. É inconcebível um smartphone de topo ter um browser assim.
São as formatações das páginas, a lentidão, os crashes, uma série de falhas que não deveriam estar presentes num telefone deste nível, ou pelo menos não de uma forma tão acentuada. Sem dúvida um ponto negativo no Browser.
Redes Sociais
Nestas aplicações, também nada de novo. Embora não sejam uma aplicações que fascinem, fazem o seu trabalho, e respondem ao que lhes é pedido.
Ainda relativamente às redes sociais, o Nokia tem uma aplicação específica, o Social, que reúne num só local as redes sociais mais conhecidas.
Música
O leitor de música é bom, apresentando as capas dos álbuns que são importados para o nokia, mantendo uma boa organização, bastante importante no que toca a audiotecas.
OVI Store
A Loja OVI tem sido alvo de melhorias visíveis ao longo dos últimos meses. Está bem organizada, com uma oferta já bastante boa, estando portanto no bom caminho.
No entanto, também aqui me deparei com alguns crashes. Um deles, exactamente quando filmava um dos vídeos desta análise. Tive a infeliz ideia de iniciar o download de uma aplicação durante a demonstração, com o intuito de no final voltar à loja e mostrar a aplicação descarregada, mas foi uma ideia completamente impossível de concretizar, dada a lentidão que se instalou, impossibilitando de realizar qualquer tarefa com o mínimo de fluidez, acabando mesmo por crashar completamente.
Widgets
Existem widgets bastante úteis para colocar no ecrã principal, e há já uma quantidade razoável de widgets na OVI Store. Não há dúvidas que alguns deles dão muito jeito na utilização do smartphone, como por exemplo o widget de eventos perdidos (mostra SMS não lidas e chamadas não atendidas), de email (mostra últimos emails da conta seleccionada), atalhos de aplicações, agenda, contactos favoritos, ligações Wi-Fi, etc.
OVI Maps
Uma aposta que considero muito boa por parte da Nokia é o OVI Maps. Além de se tratar de um sistema de navegação por GPS completamente gratuito (para quem tiver um telefone nokia), tem já bastante qualidade e características muito intressantes. Uma delas é, por exemplo, mostrar as linhas de transporte públicos com apenas dois toques no ecrã.
O OVI maps é sem dúvida um projecto que a Nokia não deve deixar para trás. Nos testes que efectuei funcionou relativamente bem, tanto como simples mapa de consulta, como quando a funcionar como sistema de navegação.
Índice
Página 1 – Especificações técnicas, Abertura da caixa e Hardware
Página 2 – Testes: HDMI, USB e Câmara
Página 3 – O Sistema Operativo e a Interface
Página 4 – As aplicações
Página 5 – Prós & Contras e Conclusões
« Página Anterior pág. 04/05 Página Seguinte »





























