Policia de Segurança Pública compra dois Drones TEKEVER

49 Comentários

Os Drones são hoje em dia os “equipamentos” da moda! Já em 2010 o Pplware apresentava o AR.Drone mas, a verdade, é que este tipo de veículos aéreos não tripulados só começou a ganhar grande destaque depois da Amazon ter divulgado a ideia de começar a fazer entregas das suas encomendas através de Drones (ideia essa que foi logo explorada Samy Kamkar – ver aqui).

Hoje, segundo informa o Público, a PSP adquiriu dois Drones em segredo, mas em Portugal ainda não há enquadramento legal para a sua utilização.

drone_02


Segundo o jornal público, a compra de dois drones pela Polícia de Segurança Pública foi autorizada no dia 19 de Julho pelo anterior director nacional da corporação e foi objecto de um contrato classificado como secreto. Mas, já no dia 11 Julho, no programa Futuro Hoje da SIC, pode ver-se  os  agentes da PSP, fardados, a fazer uma demonstração do aparelho, pintado com o logótipo da polícia portuguesa.

Além dos drones, a PSP adquiriu também motas de água e de embarcação, tendo pago cerca de 300 mil euros por todo o equipamento.

A aquisição dos drones portugueses TEKEVER AR1 Blue Ray foi feita à empresa Tekever, por cerca de 200 mil euros.

drone_04

Os drones adquiridos vêm equipados com duas câmaras para filmar e instrumentos de visualização remota, dispondo de autonomia de voo de duas horas — a um máximo de 150 metros de altitude —, de um alcance de 20 kms e de alta tecnologia de comunicações. Os aparelhos pesam cinco kgs, têm uma envergadura de 1,8 metros e são lançados manualmente, aterrando com o auxílio de um pára-quedas.

Resumo das características
  • Peso: 5 Kg
  • Carga: 1,5 Kgs
  • Altitude máxima: 150 m
  • Velocidade Máxima: 80 km/h
  • Alcance: 20 km LoS
  • Autonomia: 2h
  • Comprimento entre asas (wingspan): 180 cm
  • Comprimento: 150 cm
  • Velocidade cruzeiro: 55 km/h

drone_03

No último evento organizado pelo Pplware em parceria com o IPG, o Create Tech 2013, que ocorreu no passado fim-de-semana, foi também possível assistir à qualidade da tecnologia implementada nos drones pela empresa naciona lEGI Drones. Esta empresa adaptou os seus drones à captação de fotografia e vídeo aéreo em HD (saber mais aqui).

Acham que a aquisição deste tipo de aparelhos pode ajudar a PSP no combate ao crime?

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de int3
    int3

    Daqui a pouco é drones com outras tecnologias que vai invadir a privacidade das pessoas. Teorias da conspiração devem vir aí.
    just wait.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Por acaso eu receio muito mais a invasão da privacidade pelos amigos do alheio…..

    2. Avatar de doubilus
      doubilus

      e com os “caça” drones… não sei não….

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        Eu se visse um destes perto da minha casa deitava-o logo a baixo. E usava a camera como webcam 😛

        Eles que venham com isso para perto das habitações que vão ver o que é prejuízo.

        1. Avatar de playsergio
          playsergio

          Passados 5 minutos estariam 2 agentes a tocar-te à campainha… 🙂

  2. Avatar de Prodígio
    Prodígio

    A PSP, deve estar muito feliz.

    Para novas armas, coletes à prova de bala, treinos das forças e meios caninos, não há $$$, mas para carros blindados, e aviõezinhos de brincar…

    Mais um belo negócio, de adjudicação directa.
    Ainda por cima, tem muito bom aspecto. Com uma pressão de ar, vai logo ao charco.

    É bom saber que os meus impostos são gastos no que realmente faz falta!

    1. Avatar de Ricardo Santos
      Ricardo Santos

      Percebo o que dizes, mas segundo eu entendi o investimento nao está feito, acho que é mesmo um teste piloto, pelo que caso queiram ai sim é abanar as notas… mas o mais certo é querer qt mais não seja para monitorizar a senhora do 25º andar =). ou então entregar “encomendas” e fazer concorrência a amazon.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Secalhar e no passado se os agentes não vendessem clandestinamente as armas de serviço, as forças de segurança talvez tivessem melhor armamento!

      Receberam as novas Glock 19 que podem carregar entre 17 a 34 balas de 9mm. Não é propriamente uma arma fraca!!!!!

      1. Avatar de Tiago Santos
        Tiago Santos

        E sempre positivo poderes usar a arma depois de levar um tiro xD A policia devia ter permissão para atirar tiros de borracha caso o individuo estivesse em fuga

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Isso foi sempre uma das coisas que critiquei. O facto da nossa justiça PROIBIR que um polícia atire primeiro. O bandido é que tem a primazia do primeiro tiro………..

      2. Avatar de NTV
        NTV

        Até podiam ser fisgas, o resultado era o mesmo: não serem utilizadas porque se matarem algum criminoso ainda vão presos… Triste justiça a que existe (ou não…) em Portugal.

    3. Avatar de Marcelo Barros
      Marcelo Barros

      Bom dia,

      Sim porque acertar com uma presão de ar num objecto que se desloca a 55km/h de velocidade cruzeiro é muito fácil.

      Sabe porque as caçadeiras levam cartuchos com varias esferas?

      Cimprimentos.

      1. Avatar de NewJ
        NewJ

        Com a cartucheira é fácil..

        1. Avatar de Luis Santos
          Luis Santos

          Cof Cof… e que tal um magnetron de microondas apontado para o drone e literalmente “cozinhá-lo” em pleno ar?!

      2. Avatar de justanotherone
        justanotherone

        Ninguém disse que era fácil, mas safo-me melhor com a pressão de ar a acertar num objecto a 55 km/h, que com uma caçadeira, e acertar a 150 metros. Mas atenção, isto sou eu que caça nunca foi o meu forte. Só tiro ao alvo 😀

      3. Avatar de Zé dos tiros
        Zé dos tiros

        Já há disponivel no mercado, pressão de ar que disparam cartuchos… com várias esferas.

  3. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    Quanto a mim é porreiro para ser lançado em dias de sol sem vento.. alias tudo que se tem visto com estes modelos é assim… em dias de inverno e com ventos de 80km/ ou mais ou ate mesmo menos será que um aparelho com menos de 8kg aguenta direito, ainda por cima nao sendo telecomandado (apenas segue a rota traçada)?, por acaso seria interessante perceber em que condições consegue operar. a menos que quem introduz a rota tenha em conta (caso tb o software permita) as condições climatéricas..

  4. Avatar de CA
    CA

    “Comprimento entre asas (wingspan): 180 cm”

    Não será envergadura de asa? Porque comprimento entre asas não é um parâmetro considerado, isto não é um carro com comprimento entre eixos.

    Wingspan é o comprimento entre as pontas das asas, ou seja, envergadura de asa.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, era isso a que me referia. Mas esse termo é melhor.

  5. Avatar de Nuno de Sousa
    Nuno de Sousa

    “a verdade, é que este tipo de veículos aéreos não tripulados só começou a ganhar grande destaque depois da Amazon ter divulgado a ideia de começar a fazer entregas das suas encomendas através de Drones”
    Os drones são maquinas em destaque à muito tempo. O autor do texto é que não está atendo, pois não se fala de outra coisa nos últimos 2 anos.
    A notícia da Amazon, que n passa de uma campanha publicitária pois este tipo de aeronaves não podem recorrer ao see and avoid, despertou o interesse do Sr. Pinto, mas está muito longe de ser um feito realizavel.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Caro Nuno Sousa,
      já há muito tempo que acompanho esses “bichos”. Alias, como refere, “pois não se fala de outra coisa nos últimos 2 anos”….o Pplware já nessa altura escrevia sobre esses aparelhos.
      A noticia da Amazon ajudou a popularizar os Drones…e agora isso vai-se confirmar no Pplware 🙂

      1. Avatar de DoContra
        DoContra

        Já para não falar dos “velhos” drones da Força Aérea Portuguesa…

        http://www.emfa.pt/www/po/afa/index.php?bd0b6f49=014.008&lang=PT

  6. Avatar de Valter Silva
    Valter Silva

    300mil???? eu com 50mil ( já a esticar a corda) fazia a brincadeira.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Então olha, tens aí a ideia perfeita para fazeres tu uma empresa que produza drones mais baratos!!!!!

      1. Avatar de Valter Silva
        Valter Silva

        Não é necessário criar uma empresa… basta conhecer o mercado

        Segue um exemplo de um aparelho muito sofiscado, equipado com GPS, automatação para regresso ao ponto de partida quando falha de comunição…

        ~400€
        http://www.youtube.com/watch?v=qKS_kA2YIRM
        http://www.dji.com/product/phantom/

      2. Avatar de João
        João

        Por alguma razão se comprou avioezinhos que não eram necessários! cof cof…

  7. Avatar de Antonio
    Antonio

    Quem não deve não teme. Óptimo para vigiar gangs de bairros sociais, claques desportivas, etc.
    Se não gostam ponham de lado no pratinho!

    1. Avatar de 00
      00

      ou damos cabo deles

  8. Avatar de João Costa
    João Costa

    Big Brother Portugal, encabeçado por alguns dos maiores traficantes do país…

  9. Avatar de None
    None

    ate ao dia que se parte uma asa, e acabou-se o drone da PSP. Mal ha dinheiro para arranjar as viaturas, quanto mais drones…

  10. Avatar de rick
    rick

    Epá…eu tenho um Drone com 2,20 de envergadura com autonomia para 2h atinge 500m de altura e já tenho feito filmagens com uma camera de video que me custou 400€…bela treta que a policia tem!

    1. Avatar de Master
      Master

      Quais sao componentes que constituem a sua maquina ?
      Alternativa interessante…..

  11. Avatar de Duarte Nogueira
    Duarte Nogueira

    “Oh minha senhora, não podemos enviar um carro patrulha à sua residência, que está a ser assaltada, porque não temos combustível para os carros patrulha, mas fique descansada que estamos a ver tudo… já agora, pode solicitar ao larápio para olhar para cima para vermos a cara dele?”

  12. Avatar de Edgar
    Edgar

    A noticia da Amazon foi mesmo lançada para as pessoas verem que os drones é uma coisa boa, mas afinal acham mesmo que é possivel a amazon começar a entregar usando drones?! é um grande lol… estão a lançar estas noticias para as pessoas verem com bons olhos isto, quando de bom, isto não tem nada…

  13. Avatar de navyseal
    navyseal

    Só para dizer que em Portugal não há legislação que permita as forças de segurança recorrerem a este tipo de tecnologias, portanto não poderão ser usados.

  14. Avatar de Alex
    Alex

    (…)em Portugal não há legislação que permita as forças de segurança recorrerem a este tipo de tecnologias, portanto não poderão ser usados.

    Precisamente por não haver legislação é que não há nada que os impeça de voar.

    Eu tenho um quadcopter que uso regularmente para fazer filmagens aéreas e não me podem proibir de o fazer porque não podem alegar uma lei que não existe nem me podem passar uma multa cujo valor não está estabelecido.

    No entanto, a criar-se uma legislação, acho que devia ter em conta quem o faz, como eu, para tirar umas fotos ou uns vídeos porreiros sem violar a privacidade de ninguém. Senão tem que se começar a proibir o uso de gruas e o acesso das pessoas às janelas das suas próprias casas.

    1. Avatar de Pedro Cerqueira
      Pedro Cerqueira

      As forças de segurança precisam sempre de legislação para poder usar determinados meios, não estão à balda, são forças organizadas. Por norma este tipo de equipamentos terá como objectivo fazer vigilância de suspeitos, não se trata de um uso para lazer, além do mais não são conhecidas as tecnologias que o meio tem incorporado.

  15. Avatar de lab
    lab

    fotografei um aparelho destes a uns meses (algures no verao)

  16. Avatar de fakir
    fakir

    Ora, aqui temos uma belo exemplar de um patrulheiro aéreo. Obviamente que se for bem gerido só trás vantagens à segurança pública. O surgimento deste tipo de equipamentos atormenta aqueles que em tempos, também achavam que os computadores eram uma ferramenta maléfica para o cidadão, e que as polícias iam controlar tudo e todos.

  17. Avatar de Undercode
    Undercode

    Então e para quando um passatempo pplware para ganhar um drone? 😀

  18. Avatar de Nuno F.
    Nuno F.

    Não têm dinheiro para por carros a andar, mas rebentam ás centenas de milhar em drones? Amazing..

  19. Avatar de Toys R Us
    Toys R Us

    E fica muito mais barato.

  20. Avatar de Carlos F.
    Carlos F.

    Isto cheira-me a propaganda.. e este mediatismo todo vem mesmo a calhar!!
    Na realidade a empresa deve ter fornecido dois drones à PSP a custo zero para tentar divulgar a tecnologia.
    Dizem que a operação de aquisição foi classificada como secreta para se desculparem do facto de ser uma adjudicação directa (não seria possível de outra forma quando está em causa um valor destes) mas aparecem dias antes num programa da SIC. Afinal é secreta ou não?

  21. Avatar de antónio
    antónio

    Espero que acordem, porque os drones que a PSP comprou não valem 1000€ é a porcaria de um planador de aeromodelismo com uma câmara HD. Qualquer user do sistema FPV (first person view) ou aeromodelista experiente constrói uma porcaria igual e melhor por menos de 1000€ e se retirar-mos a GO-Pro como câmara e usar uma mais barata consegue-se construir por menos de 600€ essa porcaria eaté já há aeromodelos com navegação por GPS que o caso da DJI Ace waypoint. É aqui que gastam o vosso dinheiro que tanto vos custa a ganhar. Este país mete-me nojo. 200.000€ por esta merda. Eu não vou descansar enquanto eu não vir este caso ser investigado, e os responsáveis punidos!

    1. Avatar de Master
      Master

      Quais seriam os componentes que utilizaria para fazer uma maquina melhor por menos de 1000€ ?
      Indique todos os componentes ?

  22. Avatar de BIG BROTHER
    BIG BROTHER

    É começarem a usar e o crime acaba de vez (bem como a privacidade)… Comprem mais que é bem preciso!

  23. Avatar de Fernando Ferreira
    Fernando Ferreira

    Eu estou a poucos dias de poder adquirir um drone. Quando se fala de privacidade é tudo uma questão de respeito. Quanto no meu caso o que poderei fazer, imagens ou fotos ou mesmo vídeos, só os farei com autorização dos intervenientes ( sejam eles particulares ou empresas ).Se trata da própria imagem da minha empresa que vai sempre zelar por todos os valores de Cidadania. Apesar de não haver ainda legislação ( espero que seja feita em parâmetros justos )os Drones são o futuro á que usalos devidamente.

  24. Avatar de Fernando Ferreira
    Fernando Ferreira

    Quanto ao investimento que a PSP fez ( faço este comentário com todo o respeito )pelas características dos dois Drones e o valor, foi precipitada a escolha. Vou deixar aqui um indicativo de um modelo usado pela Polícia Alemã o md4-1000 que por metade do valor seria o ideal, com uma capacidade fantástica, podendo dar uma boa autonomia ao pretendido pela própria PSP.