Será que vamos ver os Óscares de 2029 no YouTube?

5 Comentários

Longe vai o tempo em que as televisões reuniam a maioria da quota de mercado. De facto, com a Internet e a possibilidade de ver conteúdos de forma personalizada, os telespectadores vão preferindo outras alternativas, onde se incluem plataformas de vídeo. De tal forma, que o YouTube parece querer transmitir a cerimónia dos Óscares, em 2029.

Passadeira vermelha da cerimónia dos Óscares a ser transmitida no YouTube

A American Broadcasting Company (ABC), estação de televisão global dos Estados Unidos e propriedade da Disney, transmite a cerimónia dos Óscares desde 1976. Contudo, com novos interessados, é possível que o seu lugar deixe de estar assegurado.

De facto, apesar de a estação poder renovar o contrato, que termina em 2028, há outros nomes interessados em fazer chegar um dos eventos-chave do ano para os entusiastas de cinema aos curiosos.

Corroborando rumores de que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas tem explorado alternativas à ABC, uma newsletter da Bloomberg informa que o YouTube está interessado em transmitir a cerimónia dos Óscares, juntando-se a empresas como a Netflix e NBC Universal.

Embora continue a ser um grande evento, a audiência foi diminuindo nos últimos 10 anos. Não obstante, a cerimónia de 2025, transmitida pela Hulu e ABC, teve a maior audiência em cinco anos.

A transmissão dos Óscares continua a ser a maior conquista para os profissionais criativos. A carreira de alguém passa por uma transformação imediata depois de essa pessoa ganhar um Óscar ou mesmo apenas uma nomeação.

Disse Lee Romaire, um veterano em efeitos especiais que trabalhou no próximo filme de Guillermo del Toro, Frankenstein, e fundador da Romaire Studios.

Óscares 2023, a 95.ª cerimónia dos Prémios da Academia

O veterano apontou, também, que “a transmissão mantém a sua importância, porque funciona como uma plataforma mundial para a arte cinematográfica, apesar da queda nas receitas de bilheteira e nas audiências das cerimónias de prémios”.

Na sua perspetiva, apesar de ser um evento extremamente importante para a indústria do entretenimento, “faz sentido ir ao encontro dos espetadores onde eles estão”, se quiser continuar a ser relevante.

 

Grandes eventos começarão a ir além da televisão

Conforme alertado por Romaire, o YouTube transmitir o evento “reforçaria a realidade de que o futuro da distribuição de entretenimento já não está ligado aos cinemas ou à televisão tradicional”.

Perante vários interessados em transmitir a cerimónia dos Óscares, a Academia poderá dividir um acordo de transmissão, em vez de depender de uma única entidade, como a Netflix ou o YouTube.

Tal como a Netflix e outras plataformas de streaming, o YouTube tem-se interessado cada vez mais pela transmissão de grandes eventos ao vivo.

Comentários

5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de X
    X

    Quem gosta de filmes percebe que o tempo é demasiado precioso para ver os Oscares, uma cerimónia há muito tomada pelo interesse comercial maioritariamente, aproveitem e vejam um bom filme, é mais gratificante.

  2. Avatar de Manuel da Rocha
    Manuel da Rocha

    A ABC usa 72 câmaras e 21 repórteres, para cobrir a cerimónia.
    É o uso de “personalidades famosas”, que tem levado, o preço, a subir. Há 2 anos, tinha 6 influencers, a comentar, que levaram nota 0 (em 10), dos que viram, a cerimónia. É que falaram, de tudo, menos das pessoas, que deviam falar. No ano passado, voltaram ao básico, com apresentadoras que andavam, perdidas, sem saber com quem estavam a falar. Notou-se que deram valor à cor de pele e personalidades conhecidas (de alguns escândalos), em vez de colocarem repórteres que fazem os TPC, sabendo com quem estão a falar. E nem era desculpa. Tem uma sala com centenas de pessoas, a fazer fact checking, bastava desviar 5, para irem dando questões, para fazerem aos actores, actrizes e produtores.
    Se os passam para streaming, isso vai piorar, ainda mais. Ainda vão passar, metade da “Passadeira vermelha”, a falar da actriz que levava o soutien, à mostra e da que não levaria roupa interior.

  3. Avatar de Jose
    Jose

    Tem perdido audiências porque perdeu interesse, e os filmes na sua maioria têm sido medíocres sem apelo algum. O evento está demasiado politizado, obviamente quem quer ver um espectáculo, não está para levar “injecções” a cada 5 minutos! Além de como referiu, os escândalos ou as cores de pele se tenham sobreposto ao talento e à Arte. Fala-se mais sobre coisas sem interesse do sobre arte do cinema, começo a duvidar se de facto ali a maioria sabe o que é arte ou é artista a sério.

  4. Avatar de Zé

    A pergunta correta é quem quer ver os Óscares em 2029. Por si só já é mau, então quando fabricam polémicas para chamar a atenção fica deprimente. Mais vale ver o Bug Brother.

  5. Avatar de ArkhamCity
    ArkhamCity

    Os óscares eram relevantes há 30 anos atrás.