Voltaram os acidentes mortais com os Tesla e investigação das autoridades foi retomada

9 Comentários

Apesar de estarem recheados de tecnologia, os carros da Tesla têm estado debaixo de fogo precisamente pelo que esta tem trazido. São muitos os casos conhecidos em que o Autopilot tem falhado e os acidentes mortais acontecem.

Esta é uma triste realidade que tem sido investigada e que agora tem novos casos. Dois novos acidentes mortais aconteceram recentemente e investigação das autoridades foi retomada para avaliar esta situação e a o que a Tesla oferece aos condutores.

Tesla Autopilot acidentes autoridades mortais

Tesla pode ter novos problemas no Autopilot

Apesar do nome, o Autopilot da Tesla não é um sistema de condução autónoma como muitos julgam. O desempenho deste sistema tem sido a causa mais apontada para muitos problemas e acidentes recentes nos carros da marca. A importância é elevada e tem levado a que as autoridades investiguem o Autopilot.

Este cenário volta agora a estar em cima da mesa com dois casos que aconteceram em poucos dias. Dois acidentes mortais com carros da Tesla, com o Autopilot ativo, vieram relançar esta questão e levar a que as autoridades retomassem as investigações.

Tesla Autopilot acidentes autoridades mortais

Dois novos acidentes mortais recentes

O primeiro caso aconteceu na California, com o atropelamento mortal de um pedestre por um carro da Tesla. O veículo terá disparado e atingido uma mulher de 39 anos. O condutor foi, entretanto, acusado de homicídio e de conduzir sob a influência de drogas no momento do incidente.

O segundo caso teve lugar na Florida. Este terá acelerado e embatido na traseira do atrelado de um camião que estava estacionado numa paragem de camiões. Tanto o condutor como acompanhante tiveram morte imediata no momento do acidente. As autoridades não sabem ainda se o Autopilot estava ativo neste Tesla.

Tesla Autopilot acidentes autoridades mortais

Autoridades dos EUA estão a investigar

Estes dois casos vão ser investigados pela NHTSA, para averiguar as responsabilidades e o desempenho dos sistemas da Tesla. Estas situações vão somar-se a outras que estão já a ser avaliadas e que resultaram em vários feridos e numa morte.

Algumas conclusões têm já surgido e mostram que o Autopilot da Tesla parece ignorar alguns elementos depois de escurecer. Falamos de sinalização, marcas na estrada e outros elementos, que assim poderiam ter impedido estas situações, se tivessem sido bem interpretados pelo sistema.

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    Quantos acidentes mortais nas estradas portuguesas?! Devem ser todos Teslas!

    1. Avatar de RC
      RC

      Isto já parece aquela imagem que chegou a circular nas redes sociais, uma pessoa foi atropelada por um veiculo, no bolso foi encontrado um maço de tabaco que dizia, “FUMAR MATA”, pronto, encontrado o suspeito.

      Titulo da noticia, “Fumar mata fumador ao seu atropelado” e a prova é esta.

      LOOOL

    2. Avatar de Art
      Art

      Quando se apregoa que se tem o melhor produto, depois é necessário, que seja de facto um bom produto, e não apenas um produto banal sobrevalorizado.

  2. Avatar de Zé

    Ambas as histórias são suspeitas. Então ambos os carros aceleram contra um obstáculo???
    Vais na estrada, está um camião estacionado num parque, o carro vira sozinho em direcção ao camião NO PARQUE e acelera? Lol

  3. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    É o que dá confiar em automatismos!

  4. Avatar de secalharya
    secalharya

    Deviam banir os Teslas de circular nas estradas.
    Sistemas Alpha não deviam ser testados na via pública.

    1. Avatar de RC
      RC

      E os das outras marcas podem ?

    2. Avatar de Vitor Antunes
      Vitor Antunes

      Na Europa não pode utilizar e é obrigado a colocar as mãos no volante e caso não o faça o sistema desliga os sistemas de ajuda.
      O nível 2 de condução aotonoma existe em quase todos os automóveis á venda atualmente. Não é só a Tesla. Não percebo porque fazem estas noticias sensacionalistas à volta da Tesla.
      Quando estes sistemas são bem utilizados podem e também salvam vidas. E isso já não é noticia.
      Pergunto costuma conduzir? Já teve algum carro com nível de condução 2 e usou ? Alguma vez fez uma viagem longa em autoestrada e fechou os olhos nem que seja por um instante?
      Por fim se calhar se todos os carros a circular fossem Teslas provavelmente teríamos menos acidentes e menos mortes na estrada acredite, e talvez o seguro automóvel não fosse tão caro. Já tive alguns familiares que morreram na estrada infelizmente não existiam estes sistemas. Não digo que os sistemas alpha devam ser testados na via pública só digo que ainda assim acredite que é melhor que existam e isto faz parte da evolução.

  5. Avatar de Mauro
    Mauro

    Primeiro dizem 2 novos acidentes, com o Autopilot ativo… E depois na descrição do segundo caso, dizem que as autoridades ainda não sabem se o Autopilot estava ativo…. Em que é que ficamos? Estava ativo ou ainda não sabem se estava ativo? Atenção ao escrever estas notícias, que podem trazer muita desinformação e ideias erradas.