Vespa Elettrica chega a Portugal por 6790€

22 Comentários

A Vespa é, para muitos, uma das marcas mais emblemáticas de scooters. Novas, velhas ou restauradas, esta é uma relíquia que muitos guardam para explorar o asfalto na melhor companhia.

Aproveitando a tendência dos veículos elétricos, a Grupo Piaggio anunciou em agosto a Vespa Elettrica!  Conheça este veículo de duas rodas que estará à venda em Portugal por 6790€.


A Vespa Elettrica, nome dado a esta nova versão, tem uma autonomia de cerca de 100 quilómetros e um desempenho idêntico às atuais de 50 cc (com uma potência máxima de 4kW). A bateria terá um tempo estimado de carga de quatro horas e promete até 1000 ciclos de carga (ou dez anos ou entre 50 000 a 70 000 km) até à capacidade total cair para os 80%. 

Esta scooter traz também algumas funcionalidades baseadas na inteligência artificial, como é o caso da deteção automática de pedestres e automóveis e a sugestão de caminhos alternativos quando deteta excesso de tráfego. 

Destaque ainda para a nova versão da Plataforma Multimédia da Vespa que permite fazer a gestão do veículo através da interface disponibilizada no ecrã TFT a cores de 4,3″.Esta Vespa é mais silenciosa, comparativamente ao modelo tradicional. 

Veja a nova Vespa Elettrica em vídeo

Sistema Ride by Wire

Com este sistema, o condutor pode controlar a potência do motor.  Ao pressionar o botão RIDING MODE, é possível mudar entre o modo ECO (velocidade na ordem dos 30 km/h) ou modo POWER (onde é possível obter o máximo rendimento do motor do veículo). Existe ainda um modo REVERSE que facilita a manobra da Vespa.

Preços em Portugal

A Vespa Elettrica chega a Portugal por  6790€. Em abril chegará uma versão que, segundo o grupo, é equivalente a um veículo com motor elétrico correspondente a 125 cc e terá um preço de 6.990€.  

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    Trotinetes elétricas: em 1918, já eram moda entre a elite portuguesa: https ://observador.pt/2019/02/21/trotinetes-eletricas-em-1918-ja-eram-moda-entre-a-elite-portuguesa/

    1. Avatar de Gabriel Allon
      Gabriel Allon

      Pérola!

  2. Avatar de Filas
    Filas

    Muito bom preço!

  3. Avatar de JonnyKid
    JonnyKid

    Este modelo eletrico só se justifica pela questão ecológica, porque ser for para poupar no combustível mais vale optar pela versão semelhante à gasolina PRIMAVERA 50 4T3V, que custa 3581€. Consumo de gasolina anunciado é de 34,5 km/l (2,9 l/100km), com o custo aproximado de 4€ por 100km. O modelo eletrico tem um custo estimado de 0,5€ por cada 100km. Pelas minhas contas precimos andar 91000km para compensar a diferença. Quem fizer media de 10000km por ano, ao fim do 9º ano consegue recuperar o dinheiro investido na eletrica, no entanto é bem provável que a bateria estará perto do fim ciclo de vida e será necessário um substituição de bateria que não deve ser inferior a 2000€.
    De forma geral ainda não compensa atualmente comprar veículos eléctricos caso o intuito seja a poupança. É tudo puro marketing.

    1. Avatar de Nelson R.
      Nelson R.

      Os valores que falas de baterias novas é baseado em quê?
      Gosto do raciocionio que faz sentido, mas é muito relativo.
      Não queiram que a Vespa venda melhões de veículos destes.
      Mas parece-me ser uma mota divertida, com um bom conceito e para quem opte por comprar uma mota destas, tem aí uma opção válida.
      Parem lá com o bota a baixo só porque sim, que já chateia um bocado.

      1. Avatar de K
        K

        Não é deitar abaixo, é, como tu dizes, um racicineo válido e lógico. Pensar nos custos, autonomia, pro e contras de um veículo antes de comprar faz todo o sentido. Se a ideia for economizar nos transportes, este veículo pode não ser ideal em relação a concorrência a esse preço. A bateria provavelmente é estimada a pensar nos custos de uma para carros elétricos, que costuma ser bastante cara. 2k€ parece me uma boa estimativa a esta data. Daqui a 10 anos, quem sabe.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Não sentido nenhum pensar nos custos de uma bateria para carros elétricos.
          Se for como as outras marcas (de motas) pode ser que seja a rondar os 1000€

      2. Avatar de darksantacruz
        darksantacruz

        Bota abaixo? Nao vi qualquer critica a tecnologia ecologica. O JonnyKid apenas se referiu a valores com um raciocinio logico e devo dizer que concordo plenamente.

    2. Avatar de fc
      fc

      Nas contas está a faltar um custo importante que é o da manutenção. A vespa a gasolina vai necessitar de óleo, e as revisões são mais caras do que na eléctrica. Dessa forma a recuperação da diferença será certamente antes dos 9 anos. É importante também considerar qual será o valor de revenda da versão eletrica e da versão a gasolina passado uns 6 anos. Com esses dados todos é que se consegue saber qual será a mais barata. A mais divertida parece que é mais que óbvio que será a eléctrica. Imaginem só o prazer que pode ser passear num sitio como o Douro, nas calmas a ver a paisagem numa acelera que não faz barulho.

      1. Avatar de Pedro Ribeiro
        Pedro Ribeiro

        Para isso, há bicicletas, que têm ainda menos manutenção!

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Para isso há sapatos/sapatilhas, andar a pé tem ainda menos manutenção!

          1. Avatar de Pedro Ribeiro
            Pedro Ribeiro

            Estás a ver como chegas lá?!

  4. Avatar de Fulano
    Fulano

    Quase €7000 por uma “acelera”?
    Boa sorte com as vendas….

  5. Avatar de Jota
    Jota

    Por esse preço, dava mais a quem lhes fosse ao c….!

  6. Avatar de Pedro Ribeiro
    Pedro Ribeiro

    A Piaggio sempre abusou nos preços, mas este valor, por uma moto equivalente a um ciclomotor é perfeitamente ridículo! Curioso que a diferença para o modelo equivalente a uma 125 seja mínima. Daí a ser justificável…

  7. Avatar de pedro
    pedro

    barata … vou comprar duas !!!!

    1. Avatar de Jota
      Jota

      Realmente, é tão barata que acho que vou comprar meia dúzia delas, para oferecer aos amigos e familiares nos aniversários!

  8. Avatar de Marco
    Marco

    “Esta Vespa é mais silenciosa, comparativamente ao modelo tradicional. ”
    No shit Sherlock.

    1. Avatar de MIguel
      MIguel

      lol. Muito bom.

  9. Avatar de GP
    GP

    Vamos aguardar por tempos melhores, aguardar que os niveis de ganância diminuam e pela concorrência.

  10. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Por esse preço já se compra uma Moto!