Vêm aí mudanças na Carta de Condução! Conheça as novas regras…

53 Comentários

A carta de condução é o documento que atesta a aptidão de um cidadão para conduzir veículos a motor na via pública.  Como já tínhamos referido, a União Europeia está a preparar uma autêntica “revolução” nas regras relativas às cartas de condução. Saiba o que aí vem.


Carta de Condução: atenção às contraordenações graves em toda a UE

Os 27 Estados-membros da União Europeia já chegaram a acordo sobre as novas regras para a Carta de Condução.  Na prática, os Estados-membros pretendem a retirada da carta de condução seja eficaz em todo o território comunitário, no caso da existência de contraordenações graves.

Assim, um Estado-Membro que emite a carta de condução deve aplicar, “em condições específicas e de acordo com a sua própria legislação nacional”, a suspensão da carta de condução imposta por outro país da UE ao responsável por uma infração grave.

No entanto, um Estado-membro pode não conseguir garantir que as sanções de trânsito baseadas em decisões europeias se apliquem a nível nacional. Nesse sentido defendem o apoio à reforma do mecanismo de reconhecimento mútuo das cartas de condução previsto na nova diretiva de condução. Há também uma defesa para a existência de diferentes tipos de suspensão, com critérios bastante claros para garantir que todos os Estados-Membros possam implementar a diretiva.

 

Partilhar:
Tags:

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Semcem
    Semcem

    Era uma questão de tempo para acontecer. Infelizmente não se vai aplicar a quem tenha carta de condução de países que não sejam membros da UE.

  2. Avatar de Patinhas
    Patinhas

    Vai deixar de ter piada vir à terrinha com o carro decorado com o símbolo da FPF e mostrar que são os maiores.

  3. Avatar de Ze
    Ze

    Uniao europeia pra sacar dinheiro é tdo europeu.

  4. Avatar de Filipe Costa
    Filipe Costa

    Pena o salario minimo europeu nao existir também, e outras coisas, para o que interessa é igualdade europeia para outras não. É União da Desigualdade.

    1. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      Comentário completamente ignorante.

      O sistema fiscal, custo de vida, código laboral, inflação, infraestruturas, educação, saúde são diferentes por país.

      O mesmo salário mínimo só ia criar ainda mais desigualdade.

      Os Estados Unidos, Canadá, e muitos países de grande dimensão não têm o mesmo salário mínimo. Varia por estado ou província.

      Se não é possível o mesmo país ter o mesmo salário mínimo, propor tal solução para uma união de países diferentes, com leis diferentes só mostra uma completa falta de noção da realidade.

      Estudos recentes mostram que os portugueses são dos povos da EU com mais ignorância financeira. Este tipo de comentários são a prova disso.

      Claro que a desigualdade existe e tem que ser combatida. Mas precisamos de soluções que funcionem. Não comentários de café.

      Talvez o problema de Portugal seja muita gente receber o salário mínimo. Talvez devessem corrigir esse problema primeiro.

      1. Avatar de carlitos
        carlitos

        Esse comentário é de alguém que ignora o que é viver com o salário minímo em Portugal.
        Que tal experimentares e depois dar-nos uma explicação?!

        1. Avatar de Naodou
          Naodou

          E tal estudares e fazeres pra ganhar mais?

          1. Avatar de carlitos
            carlitos

            Uma empresa é uma máquina em que todas as funções são necessárias. Ela não existe se não houver alguém a fazer a limpeza dos wc. E essa pessoa também tem o direito a ter uma vida digna. Não podemos olhar apenas para o nosso umbigo e nos acharmos omnipotentes.
            O meu trabalho como empresário, economista e gestor de empresas, em Portugal e no estrangeiro, permitiu-me ganhar uma perfeita noção disso.

          2. Avatar de Daniel
            Daniel

            Carlitos, para quem diz à boca cheia que é “empresário, economista e gestor de empresas” demonstras ignorância q.b. (e soberba é-la toda).

            Então o senhor economista esquece-se da economia paralela? Por haver senhoras das limpezas a fazer trabalhos não declarados é que fazem descer o salário da profissão. Ao longo de um ano (quanto mais da vida) conheço casos que mesmo declarando pedem para declarar só o salário mínimo (para não terem de pagar IRS depois) e o resto por fora… E há pior, obras inteiras a serem feitas sem fatura quando a maior parte da obra seria tributada a 6% de IVA (são 60 euros mais numa fatura de 1000 euros, tenham vergonha).
            Enquanto houver quem aceite fazer por bem menos (que só se torna possível fazendo “por fora”) bem que vais ter a economia paralela a servir de âncora ao salário de muitas profissões.

            Mas sempre que o Estado abre “guerra” a mais uma profissão, por exemplo com o pedir de fatura para benefício no IRS, cai tudo em cima como sendo caça à receita (e é, mas consequentemente mesmo se não intencionalmente, combate a desigualdade).

          3. Avatar de Nuno
            Nuno

            E daqui a uns anos estão na televisão a chorar que a reforma não chega nem para os medicamentos…

          4. Avatar de PretoGues
            PretoGues

            Eu tenho o 6º ano, ciclo preparatório antigo, e tenho colegas meus que tem faculdade feita, e ganham menos de metade do que eu ganho.
            Quando falam nos ordenados de enfermeiros, policias, médicos em inicio de carreira, eu ate me benzo, se soubessem o que eu ganho, NUNCA tinham estudado.
            A vida não é de canudos, mas sim, de que tem conhecimento.
            Já diz o velho ditado, em terra de cegos quem tem um olho é REI.
            Embrulha e vai buscar

          5. Avatar de paulo qintas
            paulo qintas

            sim estudar , sim.quem não estudou, faz pão,quem estudou come o pão,um abrço.

        2. Avatar de Nuno
          Nuno

          A última pessoa que me disse isso mandei-a ir trabalhar para a Decathlon e depois de uma discussão meio acesa acabou por ir ver se a Decathlon estava a contratar para me esfregar na cara o que eu tinha dito e adivinhe-se… Foi trabalhar para a Decathlon e passou a ganhar mais quase 300€…
          Pergunta aos Portugueses que ganham o salário mínimo quantos currículos enviaram no último mês, e a quantas entrevistas de emprego foram e a resposta vai ser ZERO!
          O tuga conforma-se e para se sentir bem basta lamentar-se durante 2 horas diárias na internet…

          1. Avatar de carlitos
            carlitos

            Tanto quanto eu me apercebi, existe uma mentalidade em Portugal de certa forma generalizada, de as pessoas se arrogarem e se compararem sempre que se deparam com alguém que tem um Ser e um Saber maior sobre um assunto. Atitude essa que colegas meus estrangeiros também se aperceberam.
            Penso que essa seja uma das principais razões porque o País não consegue sair do fundo da tabela.

      2. Avatar de JMRuas
        JMRuas

        Francamente, anda por aqui uma falta de lisura e cortesia que mostra bem onde se ensina e onde se educa.

      3. Avatar de José Barros
        José Barros

        Caríssimo, aparentemente não se apercebeu do aumento para o dobro de quase tudo em 2000/2002, quando Portugal entrou para a Máfia EU. Logo na semana a seguir tudo o que era alimentação, portanto essencial, levou com mais 100% em cima só “para facilitar o entendimento e as contas às pessoas”. Desde essa altura tem sido uma roubalheira a cobrar impostos para a chamada uniformização e certificação. Se acha bem que se trabalhe quase até à exaustão para pagar os impostos/roubo que existem em Portugal, ou anda a dormir, é masoquista ou está do lado de quem não faz a ponta de um corno e vive com os dinheiros de quem se mata a trabalhar em Portugal.

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Aumentou tudo para o dobro e o tuga continuou a viver…
          Estamos a assumir que até 2002 os portugueses eram todos ricos e tinham o dobro do dinheiro que precisavam todos os meses?
          Que digas que a inflação foi quase 5% é uma coisa. Agora dizer que aumentou tudo para o dobro revela que te baseias em mitos urbanos…

        2. Avatar de Jose Lapao
          Jose Lapao

          Esquece se também que apartir dessa altura começaram a chegar a Portugal milhões, e milhões e $$$$ em subsídios muitos deles a fundo perdido para que o povo português se modernizar ganhar literacia em todos os aspectos, mas não compraram carros de alta cilindrada, viagens e “put@s” e vinho verde, mas agora todos choram.

      4. Avatar de Antonio
        Antonio

        O salário mínimo não é igual em todos os países somos mais pequenos mas os salários dos políticos em Portugal são mais altos que em muitos países este comentário deve ser de um político só pôde

        1. Avatar de Orlando Gomes
          Orlando Gomes

          A prova disso está com o Antonio Costa que abalrroou o país e ahora deram-lhe um premio na comissão europeia para ganhar cuatro vezes mais do que ganhava

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Então afinal os politicos lá fora ganham 4 vezes mais…
            Vocês têm tanta coerência que até parece mentira…
            Mas já que falam do salário mínimo, sempre foi melhor o aumento de 70% durante o governo do Costa do que os 0% durante o governo do Coelho…

      5. Avatar de Orlando Gomes
        Orlando Gomes

        infelizmente Portugal é um país de muitos empresarios que se aproveitam da necessidade dos trabalhadores sejam eles profissionais ou não, quase sempre pagam o salario mínimo, e não importa se o empregado merece mais dinheiro, por isso isto é um país de velhos, os novos que podem fogem de Portugal

      6. Avatar de Carlos Alexandre Alves Ferreira Pires
        Carlos Alexandre Alves Ferreira Pires

        Meu caro os estados unidos não são um pais único mas sim uma federação de estados que esses sim são países. tal como na união europeia.

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Os Estados Unidos são um conjunto de, tal como o nome indica, de estados.
          E esses estados unem-se sob que forma? Sob a forma de um país…

      7. Avatar de Manuel Araujo
        Manuel Araujo

        Quem é este sabichão das dúzias? Gostava que me disponibilzasse umas aulas, para me ensinar alguma da sua sabichice. Vir com o exemplo supremo dos EUA, é para rir? Meu amigo faça pela vida, e talvez deixasse essa sua pose de “mestre-escola” em casa.

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Verdade!

      Esta “União Europeia” é apenas para a França e Alemanha.

  5. Avatar de Ryder
    Ryder

    Se colocassem o ordenado igual em toda a comunidade europeia isso é que era de louvar

    1. Avatar de Alexx
      Alexx

      E já agora a produtividade também.
      Como é que os portugueses são dos que mais horas trabalham e menos produzem? Algo está mal aqui no reino da sardinha e do bacalhau.

      1. Avatar de LCB
        LCB

        Tarefas não-produtivas. Quem manda deve gerir.

      2. Avatar de Keyboardcat
        Keyboardcat

        Trabalhar muito e trabalhar mal é infelizmente o lema do país há muito tempo.

        E a cultura não mostra sinais de mudança.

      3. Avatar de Naodou
        Naodou

        A produtividade está relacionada com as políticas do estado, que recai sobre as empresas e trabalhadores e não directamente com a produtiva da pessoa.

      4. Avatar de Nuno
        Nuno

        O valor do que produzem é que muda.
        Um alemão e um português que façam o mesmo, o alemão é mais produtivo porque o produto dele tem mais valor do que o do português…

    2. Avatar de Naodou
      Naodou

      Isso é completamente absurdo

  6. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Já que estão com as mãos na massa podem fazer cartas de condução reconhecidas em outros países, é que para se conduzir fora do espaço Schengen necessitamos de pedir uma carta de condução internacional que tem a validade de um ano e custa 65€.

    1. Avatar de Alexx
      Alexx

      Já agora a nossa carta é válida no Reino Unido? Tenho especial interesse nessa informação. Obrigado.

    2. Avatar de MLopes
      MLopes

      para que países estás a falar?
      na ásia, américa central e do sul, etc ninguém quer saber disso para nada desde que tenhas uma carta de condução portuguesa válida

      1. Avatar de Regabof
        Regabof

        Vai lá conduzir uma mota para a Tailândia com a tua carta e vê a talhada que levas se a polícia te apanhar

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          @Regabof, a talhada não é muito grande são 15€, mota, eu já fui multado em Chiang Mai, para carro também já aluguei e nunca levantaram problemas as companhias de aluguer já a policia tive sorte que nunca me mandaram parar.
          Mas eu gosto e quero cumprir as normas dos países que visito, assim como não gosto que os que nos visitam andem como se isto fosse tudo deles eu tento cumprir ao máximo, afinal quando estou em viajem estou a representar Portugal.

  7. Avatar de paradelaminho@gmail.com
    paradelaminho@gmail.com

    em Portugal a comunicao social criou a narrativa que nos vivemos a custa da desuniao europeia vao investigar e vao ver que e o contrario tu pagas tudo por o dinheiro que nos dizem que e dado por a europa nada mais mentiroso investiguem

    1. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      Tens boa solução. Vota e força a saída do país da EU.

      Depois podes viver à rico com todo esse dinheiro que não vais ter de pagar.

      Se quiseres promover a ideia, podes sempre pintar um autocarro a dizer quantos milhões vão para essa tal união e que podiam ser usados para o SNS. Geralmente funciona.

      1. Avatar de Naodou
        Naodou

        Não tem nada a ver com sair da EU.
        O SNS não precisa de mais dinheiro, precisa de ser bem gerido, o PS aumentou drasticamente o orçamento do SNS e o SNS piorou.

    2. Avatar de Naodou
      Naodou

      Verdade o caso do PRR, que vamos pagar e bem, mas não fica bem explicar isso.

  8. Avatar de AJ
    AJ

    chega tarde para a morte (assassino) da Cláudia Isabel, uma infração grave que resultou em uma pena suspensa e proibição de conduzir por 1 anito…., e o bêbado assassino nem paga 1 cêntimo, fica para seguradora pagar.
    Como já foi dito por o advogado a mãe da Cláudia Isabel, a juíza deixou um exemplo, quem quiser matar sem passar um único dia prezo ou pagar 0€, é só beber até ficar bêbado, pegar num automóvel e acertar na vitima.

  9. Avatar de Joe Carapêto
    Joe Carapêto

    Já agora ao mentem as reformas aos reformados, isso sim! O pobre cada vez mais pobre é os ricos mais ricos… É como se fossemos carneirinhos, o pastor manda e eles vão todos p o mesmo lado!!

  10. Avatar de Paulo
    Paulo

    Ja agora tambem podiam por os ordenados iguais na uniao europeia

    1. Avatar de Naodou
      Naodou

      Comentário absurdo

  11. Avatar de Zé

    “(…) atesta a aptidão de um cidadão para conduzir veículos a motor na via pública (…).”
    Trotinetes e bicicletas, ambas eléctricas, têm motor. Para quando carta ou licença para as conduzir?

  12. Avatar de semerodk
    semerodk

    Mais uma medida para chular o povo.

  13. Avatar de Carlos Januário
    Carlos Januário

    Acho que concordo com a medida é uma medida de prevenção aos condutores que não cumprem com as regras da condução automóvel . Vem tarde demais.

  14. Avatar de Pedro
    Pedro

    Não existe União Europeia… Só há aquando houver os mesmos salários minimos e quando houver Taxas iguais…
    Não faz sentido nos Países Baixos as empresas pagarem 5% de IRC e em Portugal pagar 23%!….

    Isso não é União NENHUMA!

    Só existe a “União Europeia” para Bem da França e Alemanhã!

    1. Avatar de Jose Lapao
      Jose Lapao

      Nos EUA também é assim cada estado tem as suas regras e taxas e impostos e até leis diferentes de outros. A diferença é que o presidente tem poder sobre o país e aqui o presidente da união europeia só pode dar pareceres.

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Vê lá se falar do IUC nos países baixos…

  15. Avatar de jose silva
    jose silva

    aqui o PR é uma mera figura decorativa , e portugal nao passa de uma provinçia espanhola onde os ladroes andam á solta