Cientistas preveem que 2025 estará entre os três anos mais quentes de que há registo

28 Comentários

Apesar de estarmos ainda em 2024, os cientistas já estão a desenhar previsões para 2025. Na sua opinião, 2025 estará entre os três anos mais quentes de que há registo.

Aquecimento global

De acordo com o Met Office, o serviço nacional de meteorologia do Reino Unido, a temperatura média global do próximo ano deverá ser a terceira mais elevada de que há registo, remontando a 1850, depois de 2024 ter ocupado o primeiro lugar e 2023 o segundo.

Este ano deverá ser, pelo menos, 1,5 °C mais quente do que na época pré-industrial, antes de os seres humanos começarem a queimar combustíveis fósseis em grande escala, e 2023 será 1,45 °C mais quente.

O próximo ano prevê-se quente, apesar de o padrão climático El Nino, que teve um efeito de aquecimento em 2023 e 2024, ter diminuído.

Bombeiro perante incêndio

Segundo o Met Office, estas previsões devem-se a uma tendência que tem tornado todos os anos mais quentes: as alterações climáticas. Conforme explicado, os gases com efeito de estufa, provenientes principalmente dos combustíveis fósseis, continuam a acumular-se na atmosfera, aquecendo o planeta.

O fenómeno El Niño de 2023/24 impulsionou temporariamente a temperatura global, acrescentando um pico à subida das temperaturas provocada por anos de aumento das emissões de gases com efeito de estufa.

Disse Adam Scaife, do Met Office, ainda que os investigadores do clima estejam a “a analisar ativamente outros fatores” que podem ser responsáveis por um recente aumento adicional das temperaturas.

De ressalvar, conforme citado pela imprensa, que os números publicados pelo Met Office referem-se às temperaturas médias globais, que suavizam os extremos de diferentes partes do mundo. Por este motivo, apesar dos aumentos e mesmo que a temperatura média global seja elevada, há países onde o frio se faz sentir.

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de AlexS
    AlexS

    A propaganda continua. Ainda por cima vindo do Met Office.

    1. Avatar de SilvaEs
      SilvaEs

      Que tal perceber que as alterações climáticas não são mais do que a alteração da frequência dos fenómemos meteorológicos extremos? Uma dica: veja o que é a Normal Climatológica e talvez perceba..

      1. Avatar de Tretada
        Tretada

        Que tal dizer isso aos autores da propaganda? Esses é que parecem não perceber que faz tudo parte de ciclos. Tudo o que está a acontecer já aconteceu antes mas agora, segundo eles, é que vai ser grave, grave como nunca foi… ao ponto de “salve-se o planeta!”. Táctica de amedrontamento… portanto, propaganda mesmo!

        1. Avatar de SilvaEs
          SilvaEs

          Compreensão lenta ou inexistente? Comece a tentar saber o que é a Normal Climatológica…

          1. Avatar de Tretada
            Tretada

            Sim, os burros são sempre os que estão do outro lado da “barricada”… lindo!

  2. Avatar de Andreas Noack
    Andreas Noack

    Se continuarem a martelar os resultados, de ano para ano a média irá dar aquilo que os cientistas precisam, para os seus patrões implementarem as medidas necessárias para reduzir as médias. Daqui a 100 anos o farol do bugio ainda estará completamente visível.

    1. Avatar de SilvaEs
      SilvaEs

      Saíste do Conde Ferreira?

  3. Avatar de Hugo Nabais
    Hugo Nabais

    Pelo que tem apregoado nem sei como não vai ser garantidamente o #1!

  4. Avatar de JMC
    JMC

    É preciso ser cientista?

    1. Avatar de Tretada
      Tretada

      Não, políticos também se sentem habilitados para dar todo o tipo de palpites sobre o clima e ainda sobre quem deve ou não ter acesso a subsídios para investigação… desde que a investigação seja a “investigação certa” há sempre dinheiro com fartura para distribuir.
      Ser-se de esquerda e pertencer-se a uma qualquer organização que se preocupa com tudo e com nada parece ser também qualificação suficiente.

  5. Avatar de é o mundo ao contrário
    é o mundo ao contrário

    “de que há registo” = fim da “notícia”.

  6. Avatar de Godlike
    Godlike

    Ah, claro, mal conseguem adivinhar se amanhã chove ou faz sol, mas querem fazer futurologia para o próximo ano!

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Mais um que confunde climatologia com metereologia…

      1. Avatar de AlexS
        AlexS

        A meteorologia está menos mal comparado com a climatologia.
        Esta ultima não consegue explicar mudanças climáticas algumas.
        Uma das muitas teorias foi promovida desproporcionalmente porque que se dirige à industria do pecado e culpa, ajuda os politicos- acreditar na politica é a religião que resta – a justificar mais controlo e impostos sobre os pecadores.
        Logo o seu poder para comprar votos aumenta.

  7. Avatar de Daniel Melo
    Daniel Melo

    Continuem a falar de mentiras.

    A quantidade de painéis solares que são instalados não contam ?

  8. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Dizem bem, “de que há registo”.

  9. Avatar de Anung
    Anung

    Garande coisa, todos os anos é o ano mais quente…
    A treta continua….
    O Bode espiatório ainda mexe…..

    Abram os bolsos…desfolhem as carteiras.

  10. Avatar de Andre
    Andre

    assim sim, gosto quando dizem algo concreto e verificável.

    quando dizer apenas que vai haver alterações climáticas é tão subjetivo tão etéreo que nao conseguimos desmentir,

    neste caso cá estaremos em 2026 para cobrar a previsão.

    1. Avatar de Tretada
      Tretada

      Pois, em 2026 cá estaremos… mas já há muitas previsões que podemos cobrar, previsões concretas e verificáveis que falharam. É só pesquisar por
      climate failed predictions

      Mas acontece alguma coisa a quem faz tais previsões? Ou sequer alguma vez alguém admitiu estar errado? Segundo os próprios, nunca estão errados… as previsões continuam a ser válidas e certeiras, a desculpa é sempre a de que só falharam no tempo que demoram a chegar!

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Sim e então? Ainda bem que as previsões não são tão catastrofistas. Preferias que fossem?
        Daí a dizer que estão totalmente erradas vai uma grande distância.

        1. Avatar de Tretada
          Tretada

          Bem… há quem perdoe com demasiada facilidade a mentira e os seus autores aceitando as suas desculpas esfarrapadas e há quem veja a mentira como ela é realmente: uma mentira!

  11. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
    BurroFuiEuQueEstudei

    Só vim ler os comentários dos negacionistas.

    1. Avatar de Tretada
      Tretada

      São uma delícia, não são?

  12. Avatar de SilvaEs
    SilvaEs

    Que tal começar por saber o que é uma Normal Climatológica? Assim caiam metade destes comentários…

  13. Avatar de KO
    KO

    O “bom” dessa notícia é que poderá ser reciclada para 2026, 2027, 2028, 2029, 2030, 2031…

  14. Avatar de Nuno
    Nuno

    E eu prevejo que os cientistas prevejam 2026 como o ano mais quente desde que há registo