Maior frota de veículos Tesla da polícia começam a patrulhar estradas na Europa

11 Comentários

Os táxis são grandes clientes da Tesla e estão a operar um pouco por toda a Europa. No entanto, há já países a optar por este veículos elétricos para as forças policiais. Desta forma, a Suíça converteu uma frota de veículos Tesla Model X em unidades de patrulha da polícia.

Em breve as suas estradas terão carros rápidos, económicos e com muita tecnologia de vigilância ao serviço das forças de polícia.

Imagem de Tesla Model X para a polícia na Suíca


Comprar um Tesla não é um custo, é um investimento

Poderá ser questionado o valor de cerca de 100 mil euros por carro ao serviço da autoridade rodoviária da Suíça. Na verdade, o departamento de polícia de Basileia refere que está a adquirir o Model X para poupar muito dinheiro. Conforme foi informado em dezembro, estava pensada a substituição de 7 viaturas a diesel por 7 Model X 100D.

Segundo as informações do departamento daquela unidade policial, cada carro irá custar 49.000 francos a mais do que um convencional veículo a diesel. No entanto, feitas as contas, os veículos da Tesla irão trazer a longo prazo “custos significativamente menores de operação, manutenção e maior valor de revenda”.

 

Tesla Model X transformados em carros de polícia

Foi em dezembro passado que a unidade policial de Basileia começou a receber as primeiras unidades para serem adaptados com equipamento de operação das brigadas. Meses depois, o departamento ainda não tinha começado a usar os veículos de patrulha da Tesla devido a algumas preocupações sobre a segurança de dados da empresa de Elon Musk.

Havia a desconfiança que a Tesla poderia “vigiar” a localização dos veículos e até registar tudo o que era dito dentro dos veículos. Poderia haver, sobretudo, um problema de privacidade necessária como parte fundamental do seu trabalho operacional.

A Tesla permite que os proprietários desativem a monitorização de localização e, embora a empresa tenha recursos ativados por voz, ela não regista o que está a ser dito dentro do habitáculo das suas viaturas.

Após várias interpelações à empresa fabricante dos Tesla, a polícia de Basileia superou as suas preocupações e agora começaram a implantar a frota de veículos de polícia Tesla Model X pela cidade.

Segundo o site Telebasel, as primeiras equipas de patrulha foram treinados para usar o veículo elétrico. Atualmente têm já 3 carros em utilização e irão receber mais 4 Tesla Model X até final do corrente ano. Assim, esta torna-se a maior frota de carros de patrulha Tesla do mundo.

 

Primeiro estranha-se, depois entranha-se

Este parece ser um veículo muito cobiçado pelas forças de autoridade um pouco por todo o mundo. Assim, como exemplo disso, vemos nos EUA, mais concretamente no Departamento de Polícia de Los Angeles e no Departamento de Polícia de Denver, veículos Model S como carros-patrulha.

Na Europa, a Scotland Yard também diz que está já a considerar o veículo e a polícia do Luxemburgo converteu dois Model S em carros de polícia. Portanto, em breve, um pouco por todo o mundo, iremos ver estes carros com as cores da polícia.

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Caraça mano to loco pra esse carros chegar no Brasil já pensou esses carros na grande são Paulo nossa mano
    SSO espero que chega logo já deu invejar

  2. Avatar de Elkido
    Elkido

    Carros autónomos… eléctricos…. sem fios… até podem conduzir mãos livres e tudo e sabem onde eles andam. São uns autênticos computadores mãos livres das estradas… por isso serem muito cobiçados pelas autoridades

  3. Avatar de Andre Ferreira Andrade
    Andre Ferreira Andrade

    que maravilha para os ladroes…..

    Parece que ja estou a ver uma noticia… policia de Basel deixa escapar ladrao por falta de bateria no seu carro patrulha!

    1. Avatar de DrFrank
      DrFrank

      Ou tbm os deixam escapar por falta de gasoleo ou falta de dinheiro para gasóleo… Ahh espera..isso já foi praticamente uma realidade em Portugal há uns anos atrás

  4. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    Mais facilmente se via a noticia “Policia de Basel apanha ladrões desprevinidos devido ao silêncio do Model X” ou “Policia de Basel apanha ladrões devido ao torque instantaneo do Model X”…

  5. Avatar de Dani Silva
    Dani Silva

    Excelente notícia. Quanto mais carros eléctricos estiverem nas estradas europeias, melhor!!

  6. Avatar de iDespairing
    iDespairing

    Em Portugal sera em breve o governo so quer ideias para gastar o dinheiro dos outros.

    1. Avatar de Mircea Muscalu Rubayo
      Mircea Muscalu Rubayo

      Acabemos com os governos, e
      os países ficarão muito piores.

  7. Avatar de Hugo Gonçalves
    Hugo Gonçalves

    Bem só me ocorre uma coisa à cabeça quando vejo esta noticia.
    Bomba de Grafite ou algo similar.
    Vai ser extremamente interessante de se ver.
    Acho que no fast and furious usaram uma coisa do género.
    Atenção que as bombas de grafite não são uma teoria…. elas existem mesmo e funcionam 5 estrelas. Exemplo disso foi na guerra do golfo.

    1. Avatar de Wagner
      Wagner

      Ah sim. Qualquer bandido tem acesso a tecnologia de bomba de grafite e alguns milhões de dólares disponível pra fazer uma pequena bomba. Oras, se o bandido tem milhões de dólares pra fazer uma bomba, seria muito burro em usá-la pra roubar um carro de 100 mil dólares.

  8. Avatar de alienflowerx
    alienflowerx

    NÃO ME ADMIRA DADO OS INGLESES TEREM APANHADO A DOENÇA DA TERESITE PARVONICA AGUDA
    DAI DAREM TIROS NOS PÉS Á PAZADA
    NÃO LARGUEM O GLUTEN , NÃO!!!!!!
    quero ver quanto tempo vão estar operacionais , todos eles.