Mozilla prepara-se para abandonar o Firefox no Android e abraçar o Fenix

22 Comentários

A Mozilla tem procurado fazer evoluir o seu Firefox e conseguir colocá-lo ao mesmo nível da concorrência. Para isso tem trazido muitas novidades e, principalmente, uma mudança grande no que toca ao desempenho deste browser.

Se esta é uma verdade no desktop, o mesmo não tem sido conseguido no Android. A mudança vai ser ainda maior e a Mozilla parece estar a preparar-se para abandonar o Firefox no Android e abraçar o novo Fenix.

Mozilla Firefox Fenix browser Android

O Firefox é um dos principais browsers usados no universo Android. A par com o Chrome, consegue cativar os utilizadores e garantir uma excelente experiência de utilização e navegação. Mas a Mozilla quer evoluir o seu browser e por isso tem em preparação algo novo.

O fim do Firefox no Android

A empresa está a preparar um novo browser para o Android, que deverá ser em breve a sua única oferta. Está ainda num estágio muito inicial, mas pode já ser usado por todos. Os planos para a transição estão definidos e vão em breve começar a ser colocados em prática.

Tudo vai começar pelo chegar das primeiras versões estáveis do Fenix. Os trabalhos ai vão continuar até que seja atingida a primeira versão ESR. Até lá as diferentes versões vão poder ser testadas e avaliadas pelos utilizadores.

Ao mesmo tempo, o Firefox vai ser mantido no Android, para acompanhar a transição. Vai ser a base que os utilizadores vão poder usar para migrar para o Fenix. Ao mesmo tempo que o acompanha, deixará de ser desenvolvido. Espera-se que tudo aconteça até à versão 68, que deverá ser a última a ser distribuída.

A Mozilla irá abraçar o seu novo Fenix como browser

Claro que se esperava que existisse uma janela temporal para todos estes momentos chave, mas a Mozilla não os revelou. Tudo dependerá da forma como o Fenix for desenvolvido e do que os programadores forem capazes de criar. Posteriormente, e de forma inversa, o Firefox deixará de ser mantido.

Este é um plano ambicioso para a Mozilla e para o seu browser. É uma mudança complicada e que terá de ser feita de forma perfeita. A concorrência é forte e aproveitará para roubar esses utilizadores para o seu lado.

A Mozilla tem grandes planos para o Firefox no Android

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de AiOGajo
    AiOGajo

    Não!!
    não quero ter que voltar a usar o chrome… Esta bem como está.

    1. Avatar de Mendes
      Mendes

      O Firefox para Android é muito pesado comparado com Chrome/Opera. Muito pior que a versão para PC. Há muito que se esperava um overhaul completo

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Eu uso em todos os meus aparelhos o Firefox, mesmo os mais fracos (1Gb RAM) e não tenho tido problemas…

      2. Avatar de Danilo
        Danilo

        Pesado pra quem é pobre e tem 2GB de RAM

      3. Avatar de Danilo
        Danilo

        Meu smartphone tem 12 GB e meu PC 32 GB. Não sinto nenhum travamento.

      4. Avatar de vic
        vic

        Mendes, vai treinar mais uns anos na informática.
        Já agora qual a balança que usas para pesar os browsers??

  2. Avatar de irlm
    irlm

    Está a dar erro no sync dos Bookmarks, reinicia.

  3. Avatar de Raposao
    Raposao

    pra que diabos mudar o nome?

  4. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Depois de muitos anos a usar Firefox, esta semana voltei a usar o firefox. Parece-me mais rápido do que o chrome e a gastar menos RAM (na maioria do tempo, nem sempre).
    Reparei que a deslizar a página no telemóvel aqui no pplware volta e meia abre o menu lateral.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      O problema do menu lateral da pagina do pplware acontece no firefox, chrome e safari. Vive-se com isso, mas é um bocado irritante, Um forte abraço para a equipa.

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Basta que use o Pplware no modo desktop pelo smartphone.

    2. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      A mim também me acontece isso com a barra lateral do pplware em browsers no android. É irritante!!!

    3. Avatar de Filipe
      Filipe

      Experimenta abrir os mesmos separadores em firefox e chrome, com as mesmas extensões instaladas e compara os gastos de ram e cpu: o firefox está muito pior actualmente. E continua com os mesmos problemas de antigamente, muitos anos depois.
      Já referi isto muitas vezes aqui em comentários e mesmo no forum da mozilla. Nunca foi corrigido o que eu e muitos mais colocámos lá. Aliás, algumas coisas continuam como “known issues” desde há mais de 10 versões atrás.

      1. Avatar de Danilo
        Danilo

        Tenho 32 GB de RAM. Pouco me importa quanto o Chrome e Firefox usam.

  5. Avatar de Mateus Pinto
    Mateus Pinto

    Melhor browser é o Samsung browser que dá para a maioria de telemóveis. Muito rápido, leve e funciona bem

    1. Avatar de Tvenier
      Tvenier

      Samsung browser não seria o só Chrome com skin, assim como a Microsoft fez com o novo edge?

  6. Avatar de Samuel
    Samuel

    Vão matar o melhor browser do mundo 🙁

  7. Avatar de Junior Mauricio
    Junior Mauricio

    Só falta é fazerem como a Microsoft fez ao edge, Firefox Chromium <3

    1. Avatar de Realista
      Realista

      E assim todos os browsers passam a ter a mesma base… É mau. Muito mau.

    1. Avatar de João
      João

      Link:
      https://github.com/mozilla-mobile/fenix

      Ao contrário do que o titulo do artigo leva a crer (temos aqui a CMTV2…) o browser chama-se Firefox Fenix ( à semelhança do ultimo Firefox que foi apelidado de “Firefox Quantum” )

      Como tal, não vai deixar de se chamar Firefox, vai chamar-se “Firefox Fenix” para referir uma mudança importante. Só isso…