Veículos elétricos? Mais de 70% dos veículos do Estado são a gasóleo

15 Comentários

O Ministro do Ambiente e da Transição Energética Matos Fernandes fez recentemente umas declarações relativamente aos veículos a gasóleo que têm sido criticadas por algumas entidades, mas também apoiadas por outras.

Numa entrevista à SIC Notícias, o governante confessou não ter veículo próprio e diz que Estado vai adquirir mais 200 veículos elétricos. Atualmente a frota de veículos do Estado é maioritariamente a gasóleo.


Quem comprar carros diesel não terá valor na troca daqui a 4 anos…” foram estas as declarações do Ministro do Ambiente e da Transição Energética que lançaram a polémica relativamente à aquisição ou não de veículos a gasóleo.

Apesar das imensas críticas, as palavras do Ministro foram aplaudidas pela Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos – UVE e também pela Associação Zero.

73% dos veículos do Estado são a gasóleo

De acordo com o Relatório do Parque de Veículos do Estado, de dezembro de 2017, 18 700 veículos da frota do Estado são a gasóleo, o que corresponde a cerca de 73% da frota. No final de 2017 o Estado apenas tinha 55 veículos elétricos, 17 híbridos e um veículo movido a gás.

Para o presidente da Quercus, João Branco…

Isto é revelador de que não tem sido dada muita atenção às questões ambientais. Já há híbridos há muitos anos e o Estado tem apenas 17, sendo que todos os anos há compra de carros e abatimentos. Por outro lado, a idade média de praticamente 16 anos por veículo significa que emite muito mais CO2 [dióxido de carbono] do que um carro atual que são muito mais eficientes

Estado vai adquirir mais 200 veículos elétricos

O ministro do Ambiente e da Transição Energética, Matos Fernandes, afirmou este sábado que a frota automóvel do Estado “tem de se renovar” e que para este ano está prevista a aquisição de mais 200 veículos elétricos para a administração pública.

Matos Fernandes realçou ainda o financiamento por parte do Estado para a aquisição de 715 novos autocarros, parte deles para empresas públicas, e de 500 veículos para os serviços ambientais das autarquias.

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Malic X
    Malic X

    E qual é o carro a gasóleo que o iluminado usa como carro oficial? Eu tbm não tenho carro pessoal. Tenho carro de empresa para uso profissional e pessoal. Deixa de contar como carro a gasóleo? É cada asneira que sai da boca desse fulano. E também deve ter um contador de eletricidade de 3.9 kw

    1. Avatar de Joao
      Joao

      3.9kw isso da para ligar um forno?

      1. Avatar de MalicX
        MalicX

        Sorry. 3.9Kva. E sim dá para um forno mas mais nada.

  2. Avatar de José Lerias
    José Lerias

    De tantos personagens porque é que o mais fácil é o do Velho do Restelo ?

    1. Avatar de João
      João

      +1
      só em Portugal é que pensam de forma diferente sobre carros a gasóleo, os outros países não estão preocupados com o fim dos mesmos…

  3. Avatar de rui
    rui

    Há políticos que nunca tem nada no nome deles. São uns coitados…

  4. Avatar de Bruno
    Bruno

    Este post peca por falta de informacao e ser enviasada, assim como a analise da SIC.
    Qual a media de km que faz cada veiculo?
    Qual o preco a que foi comprado, os anos de amortizacao e a taxa de juro
    as manutencoes estao incluidas no preco da compra
    sao contratos de leasing?

    Tudo isso importa e interessa na hora de adquirir uma frota
    Isto nao é chegar comprar uns 500 veiculos electricos e depois logo se ve se servem as necessidades da empresa/estado

    Mas pronto o que interessa é continuar alimentar as declaracoes (verdadeiras) do ministro para vender capas e clicks…

  5. Avatar de PTdoNorte
    PTdoNorte

    o zé povinho paga tudo… os BMW/Mercedes que eles usam que nós pagá-mos são completamente novos, agora vão desfazer-se de carros com 1/2 anos para adquirir carros a bateria, LOOOOL
    Paga zé povinho, só acho é que alguém quer lucrar com estas mudanças

  6. Avatar de José Ramos
    José Ramos

    É dxe rir à gargalhada com estes comentários pois se o estado tem uma frota velha como é tradição como querem que tenha muitos veiculos eletricos.

  7. Avatar de Falcão Azul
    Falcão Azul

    “73% dos veículos do Estado são a gasóleo”. E o parolo do ministro ainda diz aquela bacorada !! Que “inteligência” suprema !! Quero ver quantos milhões e milhões se vão gastar para se mudar a frota automóvel do Estado.Sim,porque carros elétricos não são propriamente baratos.Fora a manutenção diária !! Vai ser o bom e o bonito !! O que vale é que de mim não levam um tostão. 🙂

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Não levam um tostão? Não paga impostos o Sr.?

      1. Avatar de blablabla
        blablabla

        Deve viver numa quinta, a viver da horta.
        A rezar nunca precisar de qualquer tratamento médico.

    2. Avatar de João
      João

      “Andas com um carro a gasolina? compra um a gasóleo que o combustível é mais barato e consome menos”
      Depois aparece o carro elétrico com eletricidade de casa a 2,5€ por cada 100 km – “ai não carro elétrico fica caro, muita manutenção diária, tem de se pagar a eletricidade, etc.”

    3. Avatar de JV
      JV

      mas que raio é essa manutenção diária?!

  8. Avatar de João
    João

    “O estado gasta rios de dinheiro a comprar carros com o dinheiro do zé povinho”
    “O estado afinal tem muitos carros a gasóleo.”
    Decidam-se, ou gasta muito dinheiro a comprar uma frota de carros elétricos ou mantém a atual frota porque já tem mais de 5 anos…