Tesla vende cada vez menos Model S e Model X. Então porque continuam a ser fabricados?

24 Comentários

O Model S da Tesla desde há 10 anos para cá conquistou e mudou o mercado automóvel. Foi considerado mesmo Carro do Ano, assustou a indústria e marcou uma posição entre as propostas mais poderosas. Contudo, quer o Model S, quer o Model X cada vez vendem menos. Então… porque insiste a Tesla em continuar a fabricar estes carros?

Imagem Tesla Model S Plaid


O Tesla Model S é hoje mais rentável, apesar de vender menos

Quando a Tesla lançou o Model S este carro trouxe velocidade, conforto e tecnologia simplesmente inigualáveis ao segmento automóvel. Os designers da Tesla aproveitaram a natureza compacta dos motores elétricos – e baterias que se encaixam perfeitamente no chão – para criar um carro com um espaço tão extraordinário que até permitia colocar bancos traseiros voltados para trás.

O preço não era “amigável”, mas o carro era desafiante e nalguns países facilmente conquistou as pessoas que, tendo em conta a facilidade de aquisição e pagamento, esgotaram stocks atrás de stocks. Com o tempo, a produção foi aumentando. Em 2017, a Tesla vendia mais de 100 000 unidades por ano do Modelo S e do seu irmão SUV, o Modelo X. Mas assim que o Model 3 e o seu homólogo SUV, o Modelo Y, apareceram, as vendas dos Teslas maiores e muito mais caros diminuíram drasticamente.

É fácil perceber o porquê. Os Model 3 e Y são simplesmente muito mais económicos. Atualmente, um Model 3 começa nos 39.990 euros. Um Model S começa nos 106.990 euros. Da mesma forma, o preço do SUV Model X começa nos 115.990 euros e o Model Y (um SUV menor) começa nos 45.490 euros.

Também é verdade que em comparação com a maioria dos modelos de automóveis, os Model S e X já passaram da idade da reforma. Portanto, não é de admirar que representem uma parte tão pequena das vendas anuais da Tesla, cerca de 5% no ano passado.

Isto levanta uma questão. Porque é que a Tesla continua a fabricá-los em vez de os abandonar para se concentrar em alternativas mais populares?

A resposta é simples: estes modelos mais antigos continuam a proporcionar lucros fiáveis – e isso pode ser ainda mais necessário agora que a Tesla recorre a cortes de preços para aumentar as vendas.

 

Não estará na hora de reformar estes modelos?

Conforme referiu Jake Fisher, chefe de testes de automóveis da Consumer Reports, o Model S, para além de estar a envelhecer, já não é tão bom como era quando era o melhor de sempre. Além disso, os concorrentes estão a lançar modelos com capacidades parecidas, mas mais recentes, modernos e a preços mais atraentes.

Fisher disse mesmo que a Tesla piorou o Model S ao perseguir números de desempenho bruto em detrimento do conforto.

Tenho a certeza que o carro dá voltas em Nurburgring [pista de corridas] mais depressa, mas a condução é pior, é mais ruidosa. Fizeram compromissos para conseguir o melhor desempenho, mas isso torna o carro menos habitável.

Disse Jake Fisher.

Embora as vendas possam ser pequenas em comparação com o Model 3, esta não é realmente a forma correta de olharmos para esta realidade. A Mercedes-Benz também vende muito menos carros classe S do que a classe C, que é mais acessível. Mas a Mercedes não está prestes a deixar de fabricar o Classe S.

De facto, dentro da sua classe competitiva, os Tesla Model S e X são bons vendedores. No ano passado, ultrapassaram largamente os veículos elétricos de luxo numa gama de preços semelhante, como o BMW i7, o Audi E-tron e o Mercedes EQS, de acordo com dados da Cox Automotive.

Estes veículos são todos muito mais recentes do que o Tesla S ou X, mas quando se trata de rentabilidade, a idade tem as suas vantagens. Segundo Brian Moody, CEO da Autotrader, nesta altura das suas longas vidas, os Tesla Model S e X tornaram-se um fluxo de lucros bastante constante.

Quanto mais tempo um fabricante de automóveis puder continuar a vender o mesmo modelo, mais dinheiro pode ganhar com este enorme investimento inicial. E é dinheiro que a Tesla pode utilizar para avançar com novos projetos atuais, como a Cybertruck.

Parece futurista, parece da época. Não tem nada de antiquado, apesar de ser um carro com 10 anos. Dito isto, acho que provavelmente estão a deixar muito em cima da mesa ao não alterarem o design.

Disse Ed Loh, diretor de conteúdos da MotorTrend à CNN.

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Porque são os únicos carros bonitos e bons da Tesla? O 3 e o Y estão mal construídos e falta-lhes genica.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Discordo. O model 3 é um carro bonito. Quando à genica..quem compra um carro eletrico nao está certamente precupado com grandes acelaradelas.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Eu tenho um elétrico, um e-tron, e é um rapaz cheio de genica. Não sei do que falas.

        1. Avatar de Julio Garcia
          Julio Garcia

          Com o M3P passo pelos e-trolhas sem apelo nem agravo. E quando querem acompanhar ficam sem bateria…

    2. Avatar de Antonio Vasco
      Antonio Vasco

      Falta genica a um 3 ou um Y ? Não deves ter conduzido nenhum, ou então esperas o desempenho do X Plaid num carro que custa quase um terço

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Antes de comprar o e-tron conduzi qualquer um deles, X, 3 e Y. O Y entra ar dentro do carro. Parece um renault kangoo. O 3 é baixo e o X parece uma camioneta das crianças.

        Em performance têm um pico muito interessante mas são desprovidos de personalidade e atitude. Para conduzir um PC coloco o meu num skate e está feito.

    3. Avatar de Ifm
      Ifm

      Estamos a comprar carros completamente diferentes.

      É o mesmo que comparar um Porsche a um Audi ou a um VW.

      Sei Grupo VW, disser que vende só 5% de Porsches.. não achava nada mau os resultados de venda

  2. Avatar de Realista
    Realista

    Um model S Plaid é que era…

  3. Avatar de jota
    jota

    Não é isso que eu vejo nas estradas portuguesas!

  4. Avatar de Hugo Sousa
    Hugo Sousa

    E cá vêm os especialistas…
    O tempo dirá…
    Caso não saibam os Tesla são dos poucos eléctricos que tem ganho várias competições… até fora da sua classe …
    Estes carros são considerados de luxo, têm fabrico sazonal … e apenas são feitos em Freemont… logo existem períodos fracos e períodos fortes …

    Já agora, sabiam que os “antigos” eléctricos não eram classificados como carros aptos para autoestrada… procurem lá no Google quem criou o primeiro motor eléctrico apto para Autoestrada …
    Não foi a BMW…

    1. Avatar de Naodouonome
      Naodouonome

      De luxo não tem nada, aliás são considerados demasiado caros pra qualidade.

      1. Avatar de Julio Garcia
        Julio Garcia

        Luxo é simplicidade, excelentes motores elétricos, excelente software e grande autonomia. Luxo não é ter 325 botões e ter um interior que parece uma árvore de natal.

  5. Avatar de George M
    George M

    Quando vi o MS 8 anos pela primeira vez, parecia um Maserati e, como o homem diz, o carro ainda é futurista. Por que mudar, daqui a 20 anos o S&X ainda será futurista. Vocês procuram um Mercedes E350 2011, que é um carro de aparência elegante e bem projetado. Todos os Mercedes hoje são chatos em formato de ovo, principalmente o EQE, mais ovos e sem alma. Se o E350 2011 fosse lançado hoje para substituir o EQE, as pessoas ficariam tipo uau, os novos mercedes parecem fantásticos do que aqueles velhos Mercedes em forma de ovo. A polícia da moda feia/bonita precisa se esconder em algum lugar.

  6. Avatar de George M
    George M

    E a polícia de “qualidade de construção” também precisa se esconder em algum lugar.

  7. Avatar de Rui
    Rui

    São plataformas de desenvolvimento atualmente, serve para mostrar o topo que a marca oferece e para ficar bonito no rankings de tops como o carro de produção mais rápido dos 0 aos 100 e assim…
    Aliás o desenho do chassis por exemplo tem decisões tomadas que seriam impensáveis em produção em escala elevada, pois embora altamente benéficas são igualmente trabalhosa…

  8. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Neste momento só quem é endinheirado e tem um carregador em casa é que pode ter um carro elétrico.É a minha sincera opinião.Daqui lá uma pessoa que é pobre ter dinheiro para comprar um.Mas nem é esse o problema.O problema é não ter como o carregar.Imaginem eu,por exemplo.Onde vivo tenho que deixar o meu carro pra aí a uns 20/30 metros da minha casa,e andar por um caminho de terra no meio de um lameiro.Como é que eu tenho hipótese ?? Não tenho.Nem jamais terei.Já me consciencializei disso,é impossível.E aqueles que vivem em prédios ?? Ui,então esses nem se fala.Imaginem alguém num desses prédios antigos a viver num 4° andar,sem garagem no prédio,e a ter que ter uma extensão de dezenas de metros para deixar o carro a carregar durante horas à noite.E todos os dias ?? Isso é massacrante.Ou alguém tira algo da “lâmpada mágica” para resolver isto de carregar as baterias dos carros elétricos ou então… E depois quero ver um dia como a rede nacional elétrica se comporta quando isto já for massificado.Será que vai aguentar ?? Imaginem uma cidade como Lisboa,com centenas de milhares de carros elétricos a carregar todos ao mesmo tempo à noite ?? Ui,aí é que vão ser elas.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Até podes ter garagem no prédio, e quantas pessoas colocam o carro na garagem?
      Por norma as garagens são para encher de lixo e depois o trabalho que dá por o carro na garagem.
      Sem falar que passar extensões pelas promandas dos prédios é proibido, imagina que há um curto circuito e pega fogo num estendal, quem é que vai assumir o prejuízo?
      E claro tentar passar uma extensão num prédio sem que passe a frente da janela de alguém também pode não ser fácil.

    2. Avatar de Traveller
      Traveller

      ui imagina uma cidade como Lisboa nos dias de verão terem as pessoas todas com o ar condicionado ligado de dia e de noite.

      Mito da garagem, sim é muito mais barato carregar em casa; quem não tem carrega num carregador rapido conforme abastece o carro ou os carros a combustão são atestados em casa?

  9. Avatar de Tiago
    Tiago

    Rápidos são, mas isso qualquer eléctrico com mais de 500 CV é. Agora feios, vazios e um interior de baixa qualidade comparados com os alemães.

  10. Avatar de TT
    TT

    Uma teoria muito bonita mas, a realidade nua e crua é que simplesmente a Tesla não tem capacidade para desenvolver dois novos modelos e adaptar a linha de produção aos mesmos, seja que produto for a Tesla demora uma enormidade de tempo a colocar no mercado, vejam os casos da Cybertruck e do Semi. A Tesla não vai demorar muito a cair!

    1. Avatar de António Vasco
      António Vasco

      Dizer isso da marca que mais lucra com vendas de carros, e que em 10 anos passou de mosquito a fabricante de carros mais valiaosa do mundo, ultrapassando a Toyota e a Mercedes é um bocado anedótico

    2. Avatar de George M
      George M

      Tesla ultrapassou Audi e BMW e Mercedes são os próximos este ano de acordo com Electric Viking… É Tecnologia (OTA para atualizar Teslas mais antigos e torná-los tecnologicamente iguais aos novos), motores de alto desempenho e carros mais seguros do mundo. A Europa e o Japão não têm capacidade para o fazer… os alemães com a sua madeira de nogueira e interiores pintados de prata bem aparafusados não importam.

      https://youtu.be/yBJ8XhHyXA4