SNS24: Aprovada regulamentação das baixas por doença até três dias

5 Comentários

O Conselho de Ministros aprovou hoje as medidas que regulamentam a Agenda do Trabalho Digno, entre as quais o acesso a baixas até três dias através do serviço digital do SNS24.

SNS24: Aprovada regulamentação das baixas por doença até três dias


SNS: autodeclaração através da plataforma online, telefone ou app

O anúncio desta medida foi feito pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, na conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros, que se realiza em Braga. Segundo a lei laboral, “a prova da situação de doença do trabalhador é feita por declaração de estabelecimento hospitalar, ou centro de saúde, ou serviço digital do Serviço Nacional de Saúde, ou serviço digital dos Serviços Regionais de Saúde das Regiões Autónomas, ou ainda por atestado médico”, define a lei laboral.

De acordo com a agenda digna, os trabalhadores que pretendam justificar faltas até três dias, por doença ligeira, podem requerer uma autodeclaração através da plataforma online do SNS24, telefone ou app SNS 24 – saber mais aqui.

A declaração “é feita mediante autodeclaração de doença, sob compromisso de honra, que apenas pode ser emitida quando a situação de doença do trabalhador não exceder os três dias consecutivos, até ao limite de duas vezes por ano”

Cada autodeclaração justifica no máximo 3 dias consecutivos de ausência por doença. Cabe ao utente avaliar a necessidade de utilizar ou não a totalidade dos dias, consoante o seu estado de saúde.

A app está disponível para Android e iOS.

Partilhar:
Tags:

Comentários

5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de pipoca
    pipoca

    Já tenho na agenda para não me esquecer, dias 21, 22 e 23 de dezembro de 2023, calha mesmo bem ali com o natal. E depois em Janeiro mais uns dias 2, 3 e 4. Só pode se pode 😀

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      empresas decentes dão majoração de dias para quem tira férias no natal 😉

  2. Avatar de dfs
    dfs

    De notar que esta medida é tomada porque em caso de doença sem internamento os primeiros 3 dias não são pagos. Claro que pode haver quem utilize isto sem estar doente, mas a grande maioria so o fará em caso de doença libertando o SNS.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      3 dias de trabalho para mim são cerca de 1400€ brutos, prefiro trabalhar quase a morrer que meter uma baixa.