Tesla prepara-se para a escassez de metais para fabricar as baterias

20 Comentários

A Tesla espera escassez global de níquel, cobre e outros materiais necessários para o fabrico das baterias dos carros elétricos. Segundo informações veiculadas por um executivo da Tesla, o problema resulta da falta de investimento no setor da exploração mineira. Estas declarações foram recolhidas na passada quinta-feira num conferência do setor.

A mesma fonte referiu posteriormente que a preocupação não era imediata, mas sim uma expectativa de longo prazo. No entanto, a falta de alguns dos metais utilizados em carros elétricos não está fora de questão.

Imagem motor e baterias de um veículo elétrico Tesla. Muito metal à mostra


Tesla olha com preocupação para o fornecimento de metais no futuro

Sarah Maryssael, responsável global de fornecimento de metais para as baterias da Tesla, disse numa conferência à portas fechadas para mineiros, reguladores e legisladores em Washington que a empresa observa uma escassez de importantes minerais para os veículos elétricos.

De acordo com um porta-voz da Tesla, os comentários eram específicos para o setor e referiam-se aos desafios de fornecimento a longo prazo que podem ocorrer em relação a estes metais.

Tesla Model 3 Dual Motor: imagem Pplware

O cobre, por exemplo, apresenta um grande peso nos VE, com a maior concentração no seu motor: a quantidade de cobre usada em motores dos veículos elétricos é duas vezes superior à usada em motores de combustão interna. Com milhões de elétricos planeados para chegar às estradas no futuro, é fácil entender a preocupação com a escassez.

Além do mais, já não são apenas os veículos elétricos que usam muito cobre. Como foi também apontado, os sistema inteligentes domésticos, os smart-home systems – como o Nest da Google ou a Alexa da Amazon, os chamados assistentes pessoais, irão consumir 1,5 milhões de toneladas de cobre até 2030. Atualmente estes dispositivos já consumiram 38 mil toneladas, de acordo com dados a agência de consultoria BSRIA.

 

Usar mais metais de locais com exploração mineira ética

Desta forma, o consumo do metal vermelho – e de outros minerais – poderão levar a uma escassez destes produtos. Esta situação naturalmente preocupa a Tesla.

Mina de cobre-cobalto na República Democrática do Congo. Imagem: Simon Dawson / Bloomberg

A Tesla, como também foi reportado, continuará a se concentrar mais no níquel, parte de um plano do presidente-executivo Elon Musk de usar menos cobalto nos cátodos das baterias. O cobalto é extraído principalmente na República Democrática do Congo, e algumas técnicas de extração – especialmente aquelas que usam trabalho infantil – tornaram o seu uso profundamente impopular em toda a indústria de baterias, especialmente com Musk.

A alternativa é comprar os metais a terceiros, a partir de locais éticos. Segundo Maryssael, este negócio está em marcha através de parcerias. Existe já comércio entre a fabricante e exploradores de minério da Austrália, Canadá e Chile.

 

Lítio – O “petróleo” do futuro

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Não gosto desta tecnologia

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Fixe fixe é o teu seat Ibiza que funciona excelente combustível de gasóleo com motor alterado e o barulho adequado para vizinho ter inveja…

      Agora estás coisas silenciosas, limpas, que gastam metais na sua construção e mais nada depois! São o demónio…

      1. Avatar de iFernando
        iFernando

        é limpo só na estrada….entretanto, para fabricar um carro eléctrico ou para produzir energia eléctrica já se cria muita muita poluição.

        1. Avatar de joao alves
          joao alves

          e fazer um carro a combustivel fosseis??? esses estudos que ha de que os carros electricos poluem mais tem muita informação duvidosa… mas enfim

      2. Avatar de paulo
        paulo

        concordo, odeio carros elétricos !

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    E que tal… ir buscar cobre a material eléctrico presente nas lixeiras electrónicas do mundo? É caro? Epá,,, Paciência…

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Sim, muitos esquecem-se que os próprios carros poderão ser reciclados no futuro. É uma propriedade dos metais que muitos esquecem, o poder ser derretidos e tomar nova forma.

      O que o ele queria dizer na conferência é apenas que o aumento da procura que se está a verificar deve ser acompanhada de um aumento na produção, tal como em qualquer outro negócio.

      1. Avatar de Alvega
        Alvega

        O Musk esqueceu de dizer o que referes e mais:
        O AUMENTO do preço, e que vai ficar na “mao” dos Chineses, e tal como no 5G, nao gostam de ficar para trás.

  3. Avatar de Ty
    Ty

    O futuro será motor elétrico , já o armazenamento da energia tenho dúvidas que seja bateria. Faz mais sentido ser a pilha de hidrogénio

    1. Avatar de Alvega
      Alvega

      Sejas quem fores, concordo, e nao é de agora, é de há 20 anos.

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        O unico problema é a pressao do tanque. É praticamente andar em cima duma bomba xD Mas acredito que no futuro essa pressao será bem mais baixa (julgo que era toyota que estava a explorar isso).

  4. Avatar de Bruh
    Bruh

    Era bom que esses materiais acabassem bem rápido. Começavam construir “carros” de plástico que funcionam a pedal e resolvia-se o problema da morte nas estradas.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Fixe fixe, era toda a gente andar mesmo a pé! O mundo seria muito melhor. Kkk

      1. Avatar de paulo
        paulo

        seja maratonista kkkkkkkkkkkk

  5. Avatar de 1dood
    1dood

    É acabar com essa palhaçada do ADSL, fica-se logo com cobre para bombear baterias. Fibra donde andas? Nem vê-lá…

  6. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Sempre aqui o disse. O eléctrico movido a baterias não é escalável.

  7. Avatar de Alvega
    Alvega

    Bom, deduzo que os “provincianos” dos Tugas, nos quais me incluo, e que aqui no blog deixaram ao longo dos anos posts, a defender alguma “ponderação” nesta coisa dos eléctricos, pois como tudo na vida existem Prós e Contras, posts esses amiúde CRITICADOS, achincalhados, censurados, apagados, e nos quais as criticas mais abonatórias passam por apelidar os que usam ou procuram usar a cabeça, questionando, de “VELHOS do RESTELO”, talvez, e repito talvez, saibam um “pouquito” do que falam. No que me toca eu vou ainda, assim espero, ter um carro eléctrico, mas movido a água, aliás eu já o fiz e funcionou na boa, com alguns constrangimentos, bem sei, mas eu nao tenho os meios que as grandes organizações possuem, tenho sim VONTADE, que suponho eu, é o que falta a quem decide estas coisas, dai a nao papar “tangas”, seja aqui ou noutro lado.

  8. Avatar de MARCELO HENRIQUE DE OLIVEIRA
    MARCELO HENRIQUE DE OLIVEIRA

    Dica para a Tesla:
    Tem uma cidade pequena no interior do Brasil que se chama Niquelândia.
    Dou um doce pra quem descobrir o porquê desse nome.

  9. Avatar de Antonio
    Antonio

    Não há investimento na mineração, porque basta uma descoberta de uma nova tecnologia de baterias para que todo o investimento nesses metais seja perdido. Ninguém sabe que tecnologia irá aparecer mas já há algumas em desenvolvimento que deixam boas espectativas. Creio que a próxima revolução mundial será no armazenamento de energia que aliado a produção energética solar que pode ser aplicada em qualquer moradia ( produção própria) e prédio urbano, dará um grande impulso nos carros eléctricos.

  10. Avatar de Edvanio
    Edvanio

    desde que a bipolaridade fique sobre controle sem escarces da matéria prima