NASA mostra novas fotos do nascer e pôr-do-sol em Marte captadas pela sonda InSight

7 Comentários

À medida que o tempo passa, as sondas que estudam Marte fornecem-nos uma visão mais “terrena” do solo do planeta vermelho. Depois de nos ser apresentados sons do ambiente, vibrações de possível sismo e informações meteorológicas, a sonda InSight, da NASA, captou várias imagens nítidas do amanhecer e pôr-do-sol no planeta.

O tweet da agência espacial norte-americana mostra imagens nítidas, muito “terrenas e familiares”.


Buzz Aldrin, um dos primeiros humanos a pisar a Lua, com Neil Armstrong e Michael Collins, apelou aos EUA que iniciassem trabalhos para pôr em prática a ideia de uma “grande migração da humanidade para Marte”, como questão de “derradeira sobrevivência” para os seres humanos. Esta mensagem foi deixada num artigo no Washington Post publicado na quarta-feira.

 

Marte é visto como a segunda casa para a humanidade?

O antigo astronauta da missão Apollo 11 não é o primeiro a olhar para o planeta vermelho como a salvação da espécie humana, há vários investigadores, cosmólogos e cientistas que também partilham dessa opinião. Assim, Marte terá de ser habitado, mas antes disso, teremos de conhecer bem o que nos poderá esperar.

Uma das funções entregues à Interior Exploration using Seismic Investigations, Geodesy and Heat Transport (InSight) é mostrar o astro como nunca o vimos. Dessa forma, as imagens captadas agora são de uma importância que provavelmente nos escape.

Assim, as impressionantes fotos, que nos mostram as nuvens marcianas, foram captadas nos dias 24 e 25 de abril. Estas tiveram ajuda das câmaras instaladas no braço robótico do veículo no solo.

 

Sol ainda mais longe

O Sol parece muito menor, do que aquilo que a nós, terrestres,​ estamos habituados. Contudo, essa diferença tem a ver com o facto do planeta vermelho estar localizado a 227,9 milhões de quilómetros da estrela. A Terra está a cerca de 150 milhões de quilómetros de distância.

Pequenas informações que observamos não nos dão conta da importância que elas têm para a investigação. No entanto, a NASA disponibilizou recursos para fazer disparos pelas 5h30 hora local e depois novamente por volta das 18h30. Como bónus, uma câmara sob o convés do veículo também captou nuvens a flutuar no céu de Marte ao pôr-do-sol.

ExoMars envia imagens impressionantes da superfície de Marte

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tito Portugal
    Tito Portugal

    Olhem no canto direito superior e vejam um objecto não identificado a passar.

    1. Avatar de Tito Portugal
      Tito Portugal

      Na imagem GIF

      1. Avatar de zedoido
        zedoido

        nao é um, nada, sao 6…hic hic

    2. Avatar de Vítor M.

      😀 por acaso há já muitas pessoas a “apontar” esse OVNI. Eles andam por lá.

  2. Avatar de Rui Miguel Macedo Lobato de Faria
    Rui Miguel Macedo Lobato de Faria

    O pessoal vê ovnis até nos gifs!

  3. Avatar de Jonatas
    Jonatas

    Mas de qualquer forma é verdade, aparece mesmo um objeto no canto superior direito do gif. Ótima observação!

  4. Avatar de Amanda
    Amanda

    Na varanda da minha casa já é a segunda vez que vejo ovnis já ouvi dizer que ultimamente eles tem aumentado aparições nos céus