Tesla Model 2, o tal carro elétrico de 25 mil euros, já não vai acontecer

24 Comentários

As ações da Tesla estão a cair, as vendas no primeiro trimestre caíram 8,5% e o projeto que muitos esperam há anos, o tal Model 2 com preço de 25 mil euros, já não vai acontecer. A marca estará a repensar a sua estratégia, pois o mercado está muito mais competitivo. Abandonando os veículos mais baratos, a atenção parece voltar-se para os robotáxis, ou carros de condução autónoma de transporte de passageiros.

Ilustração do tesla Model 2, o carro elétrico barato de 25 mil euros


Tesla cancela um dos seus projetos mais aguardados: o “Model 2”

Há um adágio popular que poderá expressar o que se passa com a Tesla; “Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe…”. E a hegemonia da marca americana poderá estar agora abalada. Não que vá acabar, ou deixar de vender muitos carros elétricos. Terá, sim, fechado a porta daquele que seria para muitos o golpe de misericórdia no segmento automóvel de preços “caros”.

Segundo a Reuters, o Plano Diretor da Tesla perdeu a sua componente mais importante. A agência noticiosa, com base em fontes próximas do projeto, refere que a empresa norte-americana acabará por não construir o seu tão aguardado carro acessível. Em vez disso, vai agora concentrar-se no desenvolvimento de robotáxis autónomos utilizando a mesma plataforma.

A notícia, que ainda não foi confirmada pelo construtor, não passou despercebida por várias razões. O plano de negócios da empresa previa um catálogo inicial de automóveis caros e exclusivos – recorde-se do Tesla Roadster original – que lhe permitiria financiar modelos cada vez mais baratos e exclusivos até chegar a um produto familiar acessível.

O CEO da Tesla, Elon Musk, tinha prometido aos investidores que o tão aguardado modelo seria fabricado no Texas a partir do segundo semestre de 2025. Entretanto, os rumores apontavam também para a produção de um modelo acessível na Europa, um mercado onde a empresa goza de uma presença estelar, com vendas recorde, por exemplo, do Model Y.

Fontes afirmam que os funcionários tomaram conhecimento do cancelamento do projeto numa reunião realizada no final de fevereiro. Agora, explicam, a empresa delineou uma nova estratégia, que consiste em avançar com o desenvolvimento de robotáxis, veículos autónomos que apontam para o futuro da mobilidade, embora demorem a chegar.

Empresa poderia não conseguir fabricar os elétricos de 25 mil euros

Ser capaz de oferecer um carro elétrico por cerca de 25.000 euros tem sido um dos maiores desafios da Tesla, principalmente em termos de capacidade de produção e margens de lucro. No entanto, a notícia surge numa altura em que a China se tornou uma potência na mobilidade elétrica, oferecendo automóveis verdadeiramente acessíveis.

A estratégia agressiva adotada pelo gigante asiático só veio pressionar os fabricantes ocidentais, que tentam acompanhar a vaga de produtos provenientes da China. Agora que, aparentemente, a Tesla não vai construir o seu carro elétrico acessível, a grande questão é saber o que vai acontecer ao seu Plano Diretor.

E quem poderá tomar a vez e ficar com esta fatia tão apetecida do mercado dos elétricos… baratos!

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos Osório
    Carlos Osório

    Tretas, vai construir de certeza, quem pôs cá para fora essa suposta desistência são os mesmos que há vários anos declaram a falência da Tesla.

    1. Avatar de Vítor M.

      Era bom que o fizesse. Mas vai construir quando? Antes ou depois do Semi? Antes ou depois do Roadster? Era interessante vir tudo para o mercado.

  2. Avatar de Rui
    Rui

    Façam jornalismo isento, há hora da publicação já tinham o post do Elon Musk a desmentir tal rumor e a comentar que a Reuters voltou a mentir…

    1. Avatar de Vítor M.

      Faz comentários honestos. O artigo ficou pronto logo após o artigo da Reuters.

      1. Avatar de acs
        acs

        E que tal não confiar completamente na Reuters e falar directamente com o Elon no Twitter antes de publicar? A pressa é assim tanta?

        1. Avatar de Vítor M.

          Ele não respondeu, deveria estar ocupado. No entanto, vamos ver se a Reuters está ou não correta. Ele, como diz e desdiz constantemente as coisas. Temos de esperar.

        2. Avatar de naodigo
          naodigo

          O musk não é propriamente a pessoa mais credível.
          A quantidade de mentiras que ele diz e a quantidade de contradições é simplesmente absurdo.
          Seja como for, não acredito que lancem um carro por esse valor, não é rentavel

          1. Avatar de AbelMartins
            AbelMartins

            Um meio de comunicação tem de ser o mais imparcial e não alimentar a desinformação continua e sem crédito.

          2. Avatar de Vítor M.

            Mas foi Musk que em 2018 disse que em 3 anos traria um carro barato: https://www.cnbc.com/2018/08/18/elon-musk-tesla-could-produce-a-25000-car-in-3-years–.html quem afinal propaga desinformação? Aaa espera, é Elon Musk.

  3. Avatar de Grunho
    Grunho

    Se eu continuo a ter otá@&€@ a comprar-me carros de 50 ou 60 mil, para que raio vou produzir um de 25 mil?

  4. Avatar de Hugo+Sousa
    Hugo+Sousa

    Mais uma vez … boatos não são notícias…

    Para variar a excelência de informar que esquece todos os valores do juramento…

    Sim eles vão lançar o carro mais acessível tanto que já estão a contractar há mais de uma ano para esse projecto acessível no site de ofertas de emprego da empresa …

    Mas vamos lá aos cliques que é o que importa…

    1. Avatar de Vítor M.

      Tem calma, a Reuters se está a mentir Elon vai aturar judicialmente, visto que perdeu fôlego no mercado bolsista. Ou será que não vai 😉 porque estará apenas a deixar a ideia? Era interessante ter um elétrico Tesla a 25 mil euros, mas será que não mataria a restante oferta? Vamos ver. Venha o Semi e o Roadster (a BYD lançou já o deles 😉 )

  5. Avatar de jota
  6. Avatar de Hugo+Sousa
    Hugo+Sousa

    A Reuters já foi apnhada a mentir e manipular várias notícias contra a Tesla … nem uma vez fez um desmentido…

    Pensem lá um pouco…

    A BYD tem uma queda de 42% de ano para ano no Q1 …
    Mas a Tesla com ataques terroristas no mar é em terra teve uma queda de 5% ….

    Mas a Tesla é caiu de um precipício….

    TOP…

    1. Avatar de Vítor M.

      Hmmm já consideras a BYD uma ameaça? Novidade isso!!!

      E o que diz a Reuters já influenciou o mercado bolsista, e agora, como vai ser?

      Sobre as quedas, e tal como referido, as vendas da Tesla caíram 8,5% no primeiro trimestre deste ano. Desde o segundo trimestre de 2020 que a fabricante de veículos norte-americana não registava uma queda nas vendas trimestrais. Após a divulgação dos resultados, esta terça-feira, as ações da empresa liderada por Elon Musk caíram mais de 5%.

      Não é nada de extraordinário, mas é inédito em 4 anos. Não é um precipício, mas é um novo cenário eventualmente influenciado pelas vendas de outros players no mercado dos elétricos, como era previsto acontecer. Mas a Tesla é forte, vai dar a volta pro cima. Será com o Model 2? Ou com outros projetos? Será que o mercado está farto dos blues de Elon? Como o Roadster e o Semi?

      Como dizia há umas horas uns analistas, Elon não gosta que lhe façam o que ele faz aos outros. Agora, Tesla é Tesla e tem alguns trunfos, poucos, mas continua a ter dos melhores carros. Os outros começam a fazer muita sombra e a ter mais oferta. Isso está a trazer problemas à marca americana.

  7. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Lá viu o caso mal parado com os créditos do carbono.
    P.P. ganha na UE com o compromisso bem expresso que vai mandar às malvas os tansos promotores dos delírios verdes de faz de conta. e Tump que tem a mesma inclinação ganha nos USA e lá se vai a mama. Tb acho que o melhor é estar quieto.

  8. Avatar de Vasco
    Vasco

    Novidades, há?

  9. Avatar de Contador
    Contador

    E pronto, a seguir será “Afinal…….”

    1. Avatar de Vítor M.

      Oxalá… mas, tendo em conta o que vai agora apresentar… pode demorar 😀 são muitas frentes!

  10. Avatar de CF
    CF

    Faz muito mais sentido apostar em carros públicos do que contribuir para muita gente ter um automóvel a preço baixo.

    Muitos pensam que um elétrico não têm impacto ambiental, possuir um automóvel é por si só um atentado ambiental, seja elétrico ou não a pegada ambiental é imensa e insustentável.

    Se os governos não se estivessem a marimbar para o ambiente e focados no IA já teriam proibido que particular pudesse ter um automóvel e os mesmos serem reservados apenas para transportes públicos.

  11. Avatar de JD
    JD

    Não percebo porque o Pplware usa informações da Reuters que comprovadamente não são verdadeiras! É uma costela anti-tesla? É clickbait? Qualquer uma das duas é pouco abonatória…

    1. Avatar de Vítor M.

      Essa é boa. Como sabes que não é verdade? Queres ver que vais responder “o Musk disse”? E vale o quê Musk dizer? Que vai arrancar a produção para sair em 2025? Ele disse em 2018 que aparecia em 2023.

      A Reuters não inventou… e vamos ver quem mente. Oxalá venha, faz falta um elétrico Tesla a 25 mil euros 😉

  12. Avatar de Nuno
    Nuno

    Tão estranho que o carro que ia derrotar toda a concorrência e levar a Tesla isolada ao trono dos EVs afinal não vai ser feito… Ou melhor, vai mas não é agora. Ou seja não vai mas vai é só uma questão de tempo… Lol
    Quem tinha esperança de um dia ver um EV de jeito ao preço de um ICE que guarde o dinheiro que sempre dá para comprar uma bengala e pagar umas mensalidades do lar…

  13. Avatar de Luiz
    Luiz

    Logo agora que queria uns 50 para a minha frota de TVDE para a marcha lenta, ops já foi, lol