“Cinto-me Vivo” arranca hoje! GNR e PSP vão fiscalizar…

7 Comentários

​A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) lançam hoje, a Campanha de Segurança Rodoviária “Cinto-me vivo”, inserida no Plano Nacional de Fiscalização (PNF) de 2024.

“Cinto-me Vivo” arranca hoje! GNR e PSP vão fiscalizar...


A decorrer entre os dias 5 e 11 de abril, a campanha tem como objetivo alertar condutores e passageiros para a importância de utilizarem sempre, e de forma correta, os dispositivos de segurança.

Numa colisão, um veículo para numa fração de segundo. Mas os ocupantes, caso não usem cinto de segurança, continuam a seguir na direção do movimento com uma velocidade igual à que seguia o veículo no instante inicial do acidente. Numa colisão frontal a 50 km/h, um condutor com 70kg, sem cinto de segurança, sofre um impacto equivalente a uma queda livre de um terceiro andar.
O uso do capacete de modelo aprovado, devidamente apertado e ajustado, reduz em 40% o risco de morte em caso de acidente.

Está igualmente comprovado que a utilização correta de cadeirinha homologada e adaptada ao tamanho e peso da criança, reduz em 50% o risco de morte. Em crianças até aos 18Kg, a utilização de uma cadeirinha voltada para a retaguarda, combinada com a utilização de cinto de segurança, reduz até 90% o risco de lesões graves ou morte.

A campanha “Cinto-me Vivo” integrará:

  • Ações de sensibilização da ANSR em território continental e dos serviços das administrações regionais dos Açores e da Madeira;
  • Operações de fiscalização pela GNR e pela PSP, com especial incidência em vias e acessos com elevado fluxo rodoviário e de acordo com o PNF 2024, por forma a contribuir para a diminuição do risco de ocorrência de acidentes e para a adoção de comportamentos mais seguros por parte dos condutores no que diz respeito à correta utilização dos dispositivos de segurança.

As ações de sensibilização ocorrerão em simultâneo com operações de fiscalização nas seguintes localidades:

  • Dia 5 de abril, às 08h00: Praça do Vitória FC, Setúbal (38.529768, -8.890963)
  • Dia 8 de abril, às 16h00: Praça das portagens Santarém A1 (39.26229, -8.71825)
  • Dia 9 de abril, às 09h00: Rotunda D. Dinis, Leiria (39.739214, -8.818320)
  • Dia 10 de abril, às 07h00: IC2 – Km 244,500, Albergaria-a-Velha, Aveiro (40.670103, -8.474070)
  • Dia 11 de abril, às 14h00: Estrada de Nelas, a seguir ao Estabelecimento Comercial Mercadona, Viseu (40.631989, -7.909271)

A ANSR, a GNR e a PSP relembram que a utilização dos dispositivos de segurança é fundamental e apelam a todos para que os utilizem de forma correta.

Partilhar:

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Raul
    Raul

    Sinto-me vivo quando apanho estradas cheias de buracos e lombas do tamanho de um cachalote… Os Srs da Autoridade deviam era ir às câmaras municipais e identificar o Sr que assina o bom estado da via e autoriza que lá circulem automóveis!!

    1. Avatar de JL
      JL

      Essa não é a responsabilidade dos senhores da autoridade, mas sim sua.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Não é da ANSR porquê? Nas atribuições de funções diz, e transcrevo do site deles:

        “Elaborar e monitorizar o Plano Nacional de Segurança Rodoviária, bem como os documentos estruturantes relacionados com a segurança rodoviária, e bem assim promover o seu estudo, nomeadamente das causas e fatores intervenientes nos acidentes de trânsito;”

        “Uniformizar e coordenar a ação fiscalizadora das demais entidades intervenientes em matéria rodoviária, através da emissão de instruções técnicas …”

        “Contribuir financeiramente, em colaboração com a Direção-Geral de Infraestruturas e Equipamentos…”

        Portanto é também da competência da ANSR o estado das vias em termos de segurança rodoviária.

        1. Avatar de gipsy89
          gipsy89

          o JL ficou caladiiinho que nem um tordo caído!

          1. Avatar de JL
            JL

            Olha, nem tinha visto.

            Boa

        2. Avatar de JL
          JL

          Onde diz aí que tem de verificar as condições das vias ?

  2. Avatar de Vitolas
    Vitolas

    Eles que se metam ao pé das escolas, infantários, etc e vão ver a quantidade de crianças que se apanha sem cinto, ao colo de adultos e por ai fora, até faz confusão.