Renault quer produzir 150.000 unidades por ano do Twingo elétrico a preços acessíveis

82 Comentários

O Twingo é ainda um carro icónico. Lançado em 1992, atravessou várias épocas nas suas 3 gerações que a Renault disponibilizou ao longo de 22 anos. Foi, para muitos, o carro das aventuras, e a marca francesa vai relançar este veículo agora numa proposta 100% elétrica. A meta parece ambiciosa: produção de 150.000 unidades por ano.


A Renault assinou um memorando de entendimento com o governo esloveno para produzir a quarta geração do Twingo na fábrica de Novo Mesto a partir de 2026. O mais interessante de tudo, segundo os funcionários, é que o objetivo da empresa é produzir aproximadamente 150.000 unidades do carro urbano elétrico acessível por ano.

Este número é surpreendentemente ambicioso, sobretudo se tivermos em conta que o Twingo partilhará as atenções com o R5 e o R4, cujas projeções de vendas são igualmente elevadas. Segundo é referido, esta atribuição do novo modelo permitirá manter os 1400 empregados na fábrica eslovena, que produz atualmente o Clio.

Renault quer produzir um Twingo em menos de 10 horas

Apresentado como protótipo no ano passado, o novo Twingo será desenvolvido num período recorde de 24 meses. Espera-se que seja lançado no final do próximo ano, com um lançamento comercial no início de 2026. Conforme referido anteriormente, estes prazos apertados serão possíveis graças a uma colaboração com um parceiro chinês.

Ainda sobre metas ambiciosas, a Renault quer reduzir o tempo de construção do Twingo para menos de 10 horas, o que será conseguido através do fabrico mais otimizado e na utilização de menos componentes. Como resultado, espera-se, o novo Twingo elétrico deverá chegar a alguns mercados abaixo dos 20 mil euros. Eventualmente conseguir mesmo outra meta também ambiciosa: tonar o seu compacto num dos automóveis elétricos mais acessíveis da Europa.

“Temos estudos que demonstram que, do berço ao berço, o novo Twingo terá um impacto ambiental 75% inferior ao de um automóvel europeu médio atual. Se todos os automóveis em Paris fossem tão pequenos e económicos como o Twingo, seria libertado um espaço rodoviário equivalente a 60 campos de futebol”, declarou recentemente o CEO do Grupo Renault, Luca de Meo.

O novo Twingo será produzido na Europa

As imagens que foram mostradas, no modelo protótipo, sugerem que o seu design será inspirado no emblemático Twingo da primeira geração (1993-2007), onde retira a sua silhueta caraterística de um veículo multiusos sem perder a caraterísticas que muitos apontavam como sendo uns faróis risonhos. No entanto, não terá uma carroçaria de três portas como o modelo original, optando por uma configuração prática de cinco portas como a terceira geração.

Inicialmente, será baseado na plataforma AmpR Small do R5 e do R4, e espera-se que seja equipado com as novas baterias LFP (lítio-ferrofosfato), que também estarão disponíveis para os seus irmãos mais tarde na gama. O fabricante de automóveis tem como objetivo um consumo de combustível recorde de 10 kWh/100 km, o que lhe dará uma autonomia competitiva sem a necessidade de um grande conjunto de baterias.

Comentários

82

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Realista
    Realista

    Metam a versão base a €15.000 e vende-se mais rápido que paezinhos quentes…

    1. Avatar de Vítor M.

      😉 eles sabem e… quem sabe se não será este que vem!

    2. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Se for para ter autonomia de 100km o pessoal nao vai aderir…

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Então porquê?

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Não chega para quem faz Bragança – Lisboa – Bragança diariamente para ir trabalhar.

          1. Avatar de Alecrim
            Alecrim

            Deve ser tipo metade de portugal a fazer essa viagem.

          2. Avatar de Realista
            Realista

            Lisboa – Bragança – Lisboa faz o Yamahia se se esquecer de uma caneta em casa. Ele faz Lisboa – Roma – Lisboa só para ir a um restaurante comer pizza e volta no mesmo dia de carro.

            Isto sim é que são utilizações normais.

      2. Avatar de Hugo
        Hugo

        O pessoal que faz 300km por dia talvez não…mas esse “pessoal” não é todo o “pessoal”.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Deve dar para ir dar um mergulho à Comporta. O problema vai ser voltar.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Esses basta não comprarem um carro que não lhes serve o propósito.

    3. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      +111

  2. Avatar de Aristides Barros
    Aristides Barros

    e desses, quantos vão chegar a portugal ?

  3. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Para o meu gosto pessoal o Twingo sempre foi feio de criar bicho e este continua horrível, mas é apenas o meu gosto pessoal.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Agora já sabemos que tens mau gosto. 😀

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        A sério? O twingo sempre foi tido como “feio”. O facto de já nos termos habituado não faz dele bonito, embora hajam piores.

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Feio o Twingo?! É a primeira vez que vejo alguém a dizer isso… E já tive dois 🙂

          Aliás o design do carro manteve-se inalterado durante 20 anos e isso já revela muito.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Pela minha saúde que sempre foi a ideia que tive lol No meu caso nunca ouvi ninguém dizer que o twingo era bonito.

          2. Avatar de Realista
            Realista

            https://motor1.uol.com.br/features/694597/historia-renault-twingo-30-anos/

            “pesar de seu exterior bonito, o Twingo foi uma revolução (…)

            Isto para não falar das centenas de clubes do Twingo que existem, só prova que tu é que estas errado.

            🙂

          3. Avatar de Hugo
            Hugo

            Um link BR em que alguém apelida um carro de bonito prova que esse carro é bonito? LOOOOOL Epah esquece. Extremistas é tempo deitado ao lixo. Para ti ou é tudo branco ou é tudo preto.
            Eu cá nunca me apercebi que o twingo fosse visto como um carro bonito mas é apenas a minha perceção.
            Encerremos o assunto e deixemos que mais malta comente. Bonito ou feio afinal?

          4. Avatar de JL
            JL

            O Hugo é que foi extremista, e não é novidade por aqui, assume a sua opinião como de todos fosse.

            Já viu alguém comprar um carro por ser feio ?

          5. Avatar de Hugo
            Hugo

            Faltava o outro amante lol
            Como eu disse…encerremos o assunto.
            É uma questão de gosto mas já agora gostava de ver essas opiniões todas a mostrar que afinal o carro é bonito

          6. Avatar de JL
            JL

            Só lhe passo dar uma opinião no fim do ver.

          7. Avatar de Hugo
            Hugo

            Nunca viste um twingo? LOLOL

          8. Avatar de JL
            JL

            Destes novos não. Já o antigo era bonito.

          9. Avatar de Hugo
            Hugo

            Era do que se estava a falar. São gostos. Não faltam links semelhantes ao deixado pelo teu amante com a informação contrária.

          10. Avatar de JL
            JL

            Então afinal não são todos.

            Amante ? Não entendi.

          11. Avatar de Hugo
            Hugo

            Não são todos?? Ah? Esquece lolol…. o assunto é básico…não compliques.

          12. Avatar de JL
            JL

            É tão básico que até mesmo assim o nega.

            Simples, não são todos, são alguns.

          13. Avatar de Realista
            Realista

            Um carro que ganha o carro do ano, que mantêm o carro em produção de 1993 a 2007 na europa e até 2012 no mundo e que vende 2,3 Milhoes de unidades…

            Se tu achas feio, é a tua opinião, tudo bem. Mas se calhar, um extremista como eu diria que para terem vendido tantas unidades durante tanto tempo é porque o carro está longe de ser feio…

            Mas isso sou eu, que sou extremista para si, assim como os outros milhões de pessoas que o compraram e continuaram a comprar desde 1993 até aos dias de hoje só para contrariar a sua opinião.

            Essa cambada de extremistas que compra os produtos com o seu dinheiro marimbando-se para a sua opinião e o que pensas deles hahahaha

            (E eu que já comprei dois: um em 1993 e o outro em 2023. Sou um extremista )

          14. Avatar de Hugo
            Hugo

            Disseste que eu estava errado em achar o carro feio…sim, és extremista. A tua opinião não vale mais que a minha.
            E dito isto nunca disse que o carro era horrível ou não vendeu por ser assim ou assado. Tens o exemplo da cybertruck que não sendo bonita, opinião que vale o que vale, com o passar do tempo e a “moda” vai passar a ser “menos feia”.

          15. Avatar de Realista
            Realista

            Sabes que os argumentos funcionam nos dois sentidos certo?

            É que se tu achas que eu estou errado por achar que a tua opinião errada faz, do teu ponto de vista, num extremista… lolol

            Portanto a tua argumentação sobre extremistas é falaciosa.

            Quanto ao Twingo foi um carro que conseguia polarizar opiniões de algumas pessoas: Ou era muito bonito ou era completamente feio mas o certo é que ninguém conseguia ficar indiferente – tal como a Cybertruck – e foi por isso que a Renault seguiu em frente com o projeto.

            Aliás existem entrevistas aos designers do Twingo a explicarem precisamente essa situação.

          16. Avatar de Hugo
            Hugo

            Estávamos a discutir opiniões até dizeres que eu estava errado por achar o carro feio. Isso sim, é uma afirmação realmente estúpida.

          17. Avatar de Realista
            Realista

            Ou seja ninguém pode discordar da tua opinião, caso contrário é considerado por ti, um extremista…

            Continuas a querer que os argumentos só sejam válidos para um dos lados.

          18. Avatar de JL
            JL

            @Realista mais vale habituar-se, é crónico.

      2. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        @Realista, Estou em estado de choque, estas a questionar o meu refinado bom gosto?
        Onde é que moras, isto só se resolve com um duelo de honra à moda antiga, escolhe local, hora e arma. 🙂 🙂 🙂

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Eu não questionei o seu bom gosto, porque ele não existe pá… portanto não há nada para ficares ofendido. 😀

          1. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            Já compreendi que deves ter algum problema de visão, é a única forma de alguém achar o Twingo bonito 🙂 🙂
            Eu tenho por habito de dizer gostos não se discutem, lamentam-se. 🙂 🙂
            É por isso que acrescento sempre “para o meu gosto pessoal”
            Espero que compreendas que estou a brincar, não na parte que o carro é feio, e procura um oculista 🙂 🙂 🙂

  4. Avatar de Luis Pedro
    Luis Pedro

    Foi o meu primeiro carro e ha 25 anos atrás era um pioneiro em muitas coisas até nos bancos que se transformavam em cama. Tinha teto de abrir que fazia as delícias das moças. Saudades.

  5. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    “objetivo da empresa é produzir aproximadamente 150.000 unidades do carro urbano elétrico acessível por ano.”
    Líricos, com o anterior Twingo 2020-2024 não venderam metade disso em 4 anos e agora num só ano querem vender 150 mil.

    “O fabricante de automóveis tem como objetivo um consumo de combustível recorde de 10 kWh/100 km”
    Novamente líricos. Já no modelo de 2020 anunciavam 270 kms WLTP urbano com 21.3 kWh usáveis, ia-se a ver e fazia 90 kms ou pouco mais.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      O Twingo em AE tem consumos de 8 a 11kWh a 100km/h:

      https://streamable.com/zbx5kg

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Esse site é mais fidedigno que o meu odómetro:

          https://i.postimg.cc/pT1nH1MD/Site.png

          11.8kWh/100km para os últimos 3293km… Hahahaha

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Andas só em urbano e não andas no para arranca. Simples.

          2. Avatar de JL
            JL

            No pára arranca é que consomem 8, os carros eléctricos não são como os a combustão, onde deviam gastar pouco é que gastam muito, e onde os ev gastam menos é onde os a combustão gastam demasiado.

          3. Avatar de Realista
            Realista

            E o Twingo é um carro para fazer o quê? É um citadino…

            80% das viagens são feitas no para-arranca… lol

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Os carros elektros consomem muito no para arranca, não venham com tangas.

            Fica o consumo urbano do zagoil. Fui ali ao Mcdrive comprar umas cenas para o pessoal. Pára arranca só no drive, pedir, pagar e levantar.
            https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrbcOu6Ob7bqHB2fM0w
            2.6 lts/100. Incha 🙂

            (Já sabia que vinha aí o @JL armado aos cucos por isso precavi-me) looolooolool

          5. Avatar de JL
            JL

            Isso foi a descer, na mesma situação um eléctrico até carrega a bateria, ou seja, chega com mais energia ao destino que aquela que tinha quando saiu.

          6. Avatar de yamahia
            yamahia

            Foi ida e volta @JL se para lá fosse a descer, para cá seria a subir lool. Basicamente é plano. (McDonald’s da Malveira para quem conhece), desde a Venda do Pinheiro. O segredo é não travar e de facto só foram precisos travões no Mc e para estacionar à chegada. De resto é usar a inércia do movimento com o carro desengatado ou engatado na última mudança possível em função dos obstáculos. Já aqui muitas x’s discutida prova tb que é uma simbiose entre as duas a solução mais económica.

          7. Avatar de JL
            JL

            Não invente, então o carro reporta mal o gasto.

            É como o Renault de um amigo, no CB deve faz 5 litros, na bomba faz 8. Loooool

          8. Avatar de yamahia
            yamahia

            Nop, o q mais faço são depósitos completos para já ter tirado isso a limpo com contas feitas à unha e bate certo com o indicado no quadrante. Margem de erro é ≈ 0,2l/100.

          9. Avatar de JL
            JL

            Sim sim. É tudo muito fiável. Desde que viu o outro a consumir 3, decidiu baixar ainda mais o consumo. Looool

          10. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Fácil desde que não haja trânsito.
            Mas o outro até apanhou trânsito e chuva é o camandro looolooolool
            A vantagem dele é que foi qs sp na última relação de cxa e em torno de 1.500 RPM ou um pouco menos que é onde se conseguem os melhores consumos a velocidades constantes.
            Melhor que isso só ponto morto ou descer engatado (se a descida valer a pena)

          11. Avatar de JL
            JL

            Pois, foi o que lhe aconteceu.

          12. Avatar de Realista
            Realista

            11km??? Onze? Onze… ??? A velocidade media de 30km/h???

            Não eras tu que conduzias a 120km/h e tinhas médias de 3L/100km?? Afinal quem vai pela via da direita, quem é, quem é??

            Hahahaha

            Volte quando tiver 3000km e mostre a média novamente! LOLOL

          13. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Realista. Qual foi a parte do consumo urbano q não percebeste? E não é a minha praia, acontece mas Deus me livre de voltar a andar fazer centenas de kms por semana no trânsito da AML em horas de ponta.
            É verdade q os ICE são terríveis em cidade, mas para isso é preciso q haja pára arranca, semáforos, engarrafamentos etc Tal como, fiquei há uns tempos a saber, é igualmente terrível para um elektro. O elektro é eficiente a velocidades baixas desde q não apanhe imbróglios.
            Portanto, no fundo é só para desmistificar mais um argumento do KKKelektro.

          14. Avatar de JL
            JL

            O eléctrico é bom em todas as situações, já que se revela mais eficiente em todas as situações.

          15. Avatar de Realista
            Realista

            Ganha vergonha! É verdade que qualquer carro gasta mais no para-arranca… mas uma coisa é gastar eletricidade e outra e gastar combustível!

            Acha que nunca tive um carro a combustão para não saber a diferença? O meu carro a gasóleo com 1700kg gasta 12 a 14L no para-arranca. Aliás os carros híbridos surgiram precisamente por ser mais económico um carro usar um motor elétrico para andarem no para-arranca da cidade do que num a combustível!!

            Ganha juízo moço!

          16. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @JL se andar no para-arranca não é assim tão eficiente.

            @Realista tens outra 40 kms à frente e se tiveres muito apertado, desvia para a nacional q tens logo ali 3 ou 4 de rajada e ainda poupas uns trocos.

          17. Avatar de JL
            JL

            Não é porquê? Já ouviu falar em regenerativa? Curiosamente é onde os híbridos fazem melhor consumo, pela mesma razão.

          18. Avatar de JL
            JL

            Se for eléctrico não precisa, pois os carregadores continuaram ativos.

            Sinal dos novos tempos.

          19. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Já agora @Realista, isso vai acontecer, ainda não aconteceu e tem a ver com o acesso e saída das bombas.
            Trabalhos na AE que colidem com a faixa de aceleração e desaceleração no sentido N/S
            https://antram.pt/conteudo/2098-area-de-servico-de-aveiras-de-cima

          20. Avatar de Realista
            Realista

            E depois fica na fila!

            Hahahahahaha

          21. Avatar de JL
            JL

            @yamahia, vai acontecer essa reparação, mas ontem não foi isso, estavam a limpar os depositos de combustível.

          22. Avatar de Realista
            Realista

            Hoje é dia 29 de JULHO!! A informação é para dia 8 de Agosto!

            Quem quer ser enganado vai por si…

            Aliás já aconteceu ficarem sem combustível, não é a primeira vez:

            https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/aveiras-de-cima-galp-sem-combustivel

            E não, não conseguiram abastecer com recurso aos seus geradores LLLLLLLLLOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLL

          23. Avatar de yamahia
            yamahia

            Uma coisa são problemas eléctricos e aí não há gerador que valha. Outra completamente diferente é falta de electricidade e ai sim os geradores resolvem:
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrbcgiXG3_J16cKgIQQ
            Qd não há geradores é q é fdd:
            https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcraw1W6xuRCdijn4lCQ

          24. Avatar de JL
            JL

            Não falta aí electricidade propriamente dita, falta é a infraestrutura dos carregadores.

            Ainda assim até com geradores consomem menos.

          25. Avatar de JL
            JL

            Mas olhe lá, se tivesse um carro a combustível sintético ou hidrogénio, como você tanto gosta, onde é que abastecia ?

          26. Avatar de Realista
            Realista

            Ou seja, precisa de ter uma rede elétrica para as bombas funcionarem, porque mesmo com gerador nada feito.

            E puff, lá se foi a sua lógica e que anda a apregoar por aí faz tempo…

            🙂

          27. Avatar de Realista
            Realista

            @JL toda gente sabe que os carros a combustível sintético ou hidrogénio são abastecidos pela força do sonho.

          28. Avatar de yamahia
            yamahia

            @JL um dos carregadores, pelo menos, indica q nao tem electricidade.

            @Realista se a rede estiver em condições o gerador resolve se não houver electricidade. Não viste a foto dos barcos da Transtejo?

          29. Avatar de yamahia
            yamahia

            Os sintéticos e o H2 vão servir para armazenar a eletricidade constantemente desperdiçada pelos geradores de eletricidade intermitentes fotovoltaico e eólico.

          30. Avatar de JL
            JL

            Então ele está alimentado a quê? A energia solar ?

          31. Avatar de JL
            JL

            Se as energias renováveis são intermitente,então armazena como ?

            Quer dizer que quando não houver renováveis fica a pé, agora venha lá a desculpa que não ficam presos. Ah já sei, vão produzir sintéticos e hidrogénio com geradores. Loool

          32. Avatar de Realista
            Realista

            Qual foto dos barcos?

            A dos geradores gastam menos combustível a carregar do que se metessem combustível diretamente nos barcos?

            (Para além de evitar poluição no rio o que é desde logo um beneficio).

          33. Avatar de Realista
            Realista

            A dos geradores gastam menos combustível a carregar do que se metessem combustível diretamente nos barcos?

            (Para além de evitar poluição no rio o que é desde logo um beneficio).

  6. Avatar de Joao Magalhaes
    Joao Magalhaes

    20k só para ir ao supermercado, nada contra elétricos mas claramente o preço é para rir, o meu Yaris custou 12k e autonomia de 650km.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Estas a comparar preços de usados com preço de novos?

      Não sei se já viu o preço de um Yaris novo pois não fica por €12.000 nem €15.000 nem €20.000…

    2. Avatar de JL
      JL

      Tenho um eléctrico que custou 4 mil euros e tem 400 KMS de autonomia.

      1. Avatar de yamahia
        yamahia

        4000€ e uma bateria nova.

        1. Avatar de JL
          JL

          Mas não levou bateria nova, e a carrinha em si custou bem menos.