Renault 4L e-Plein Air: O regresso ao futuro eléctrico de um clássico

11 Comentários

Há carros que são ícones da indústria e marcos da história automóvel. Muitas vezes não trazem nada de novo ao que existia na altura, mas tiveram um sucesso tal que deixaram a sua marca. Falamos de propostas como o Citroën DS, o Lancia Delta ou o Renault 4L.

Foi precisamente neste último que a marca francesa pegou, criando um protótipo que une o que de melhor o passado oferece, ligando-o com o futuro do automóvel. É assim que nasce o Renault 4L e-Plein Air, uma obra de arte futurista.

Renault 4L e-Plein Air eléctrico

Um Renault 4L elétrico e futurista

É inegável o sucesso do Renault 4L e a importância que teve para o mundo automóvel. O seu sucesso é tal que ainda hoje os seus donos se reúnem num festival anual, que junta milhares destes veículos. Para celebrar o 10.º aniversário destes encontros, uma surpresa foi preparada.

O Renault 4L e-Plein Air é fruto da colaboração entre a Renault Classic, a Renault Design e a Melun Retro Passion. Estas 3 entidades pegaram no modelo específico, o Plein Air, que depois atualizaram a parte estética e a motorização.

Renault 4L e-Plein Air eléctrico

e-Plein Air mantém a estética inalterada

No que toca à parte de imagem, as alterações são mínimas. Este modelo renovado conta com um mostrador digital, com uma frente com pequenas alterações e com a remoção dos bancos traseiros. A maior mudança vem com a motorização.

Neste campo o motor de combustão foi removido e passa a contar com um motor elétrico do Twizy. Com 17 cavalos (13 kW) e uma autonomia de 100 km, este motor deverá ser suficiente para o protótipo. A sua utilização era na altura limitada e agora parece que fica também com o mesmo designio.

Renault 4L e-Plein Air eléctrico

Regresso ao passado numa área com cada vez mais futuro

O Renault 4L Plein Air foi apresentado em 1968 e tinha um alvo muito específico. A sua tarefa era competir com o Citroën Méhari e batê-lo na sua área de atuação. Na verdade, fruto de vários fatores, o seu sucesso foi reduzido. Ao todo, e até 1970, a Renault produziu 563 unidades deste modelo.

Esta nova versão elétrica do Renault 4L é apenas um protótipo para fazer renascer um modelo que é icónico. É também uma montra do que a marca francesa consegue fazer, usando um dos seus motores elétricos. Com cada vez mais propostas, é um dos líderes do mercado. A sua melhor oferta é sem qualquer dúvida o Zoe.

Galeria de imagens: Renault 4L e-Plein Air

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis carreira
    Luis carreira

    Eu, como não apreciador de carros a pilhas, este não me importava de ter… tem estilo.. passear ao fim de tarde numa marginal…

  2. Avatar de Martins
    Martins

    A 4 Latas sempre foi carro para as massas… O argumento de venda era o baixo preço. Este “renascer” da 4L em versão cabrio ainda é mais assustador. É que não se vislumbra qualquer segurança para condutor e passageiro. Na minha opinião por muita “engraçada” que seja a ideia, a segurança está primeiro.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      VW Carocha e mini também eram carros para as massas, as novas versoes já nao. A questao da segurança é relative, senao nao existiam cabrios e desportivos.

    2. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      LOL Sabes que isto é apenas um protótipo certo?! Logo não é um carro que irá sair para o mercado… É apenas um produto para marketing e promoção dos eléctricos, buscando aquele sentimento que temos pelos clássicos!
      E sim… não é seguro, mas lá está é um projecto de 1968… e ainda bem que o fizeram há mais de 50 anos atrás, pois só assim podemos admirar este Plein Air ou o Citroen Méhari o Mini Moke, ou até o Vw Buggy.
      São carros muito divertidos de se conduzir ao fim de semana… e como é natural muitos já não têm os motores no melhor estado, portanto não me choca que de futuro se veja mais alterações para eléctrico.

  3. Avatar de coelho
    coelho

    Mas isso nao funciona mais, pois a maioria das pessoas querem “status” e com um desses nao obtem isso..

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Se a maioria das pessoas procurassem status, o Renualt Clio nao era o carro mais vendido….

      1. Avatar de Vilna
        Vilna

        status com Renault Clio?

        1. Avatar de Luis carreira
          Luis carreira

          o meu tem… status de pago e com manutenção em dia que muitas máquinas que aí andam ja não é igual….

  4. Avatar de Miguel Nóbrega
    Miguel Nóbrega

    Lindo!! qual é o preço?

  5. Avatar de Xnelox
    Xnelox

    Não tem espelho do lado direito, não tem portas, a mala só serve para guardar a capota e está segura por fivelas.

  6. Avatar de Daniel Lopes
    Daniel Lopes

    Nunca fui grande admirador de carros classicos, apenas os mais icónicos da decada de 90 é que se safam para mim.
    Este carro, sem conhecer o preço, diria que vai ser mais de 25mil€, como todos os restantes eletricos…
    Este carro vai vender pouco, porque o publico alvo deste carro é claramento os velhinhos. Pessoal novo ou não tem dinheiro ou não vai gastar num electrico destes, quando existem no mercado opções “ao mesmo preço” e “melhores”.