Radares de Velocidade: 3,3 milhões de euros em 6 meses (Lisboa)

23 Comentários

O Controlo de Velocidade acontece um pouco por todo o país, no entanto, as grandes cidades possuem um maior número de radares. Lisboa tem atualmente a funcionar mais de 41 radares fixos e dois radares móveis. Em apenas 6 meses deste ano, as multas já renderam à Câmara Municipal de Lisboa mais de três milhões de euros.

Radares de Velocidade: 3,3 milhões de euros em 6 meses (Lisboa)


Radares de Velocidade: há 58.641 euros das multas que ainda estão por pagar

Segundo os mais recentes números, desde o dia 1 de janeiro já foram “apanhados” 138 mil condutores em excesso de velocidade, o que significa uma  média de 720 multas por dia. No entanto, mais de metade não pagou as coimas definidas por lei.

Segundo refere a CNN, desde o início do ano também já foram processadas “103.415 infrações” e destas “foram pagos 44.774 autos de contraordenação”. Feitas as contas, “equivale a 3 157 556,44 euros de receita para a Câmara Municipal de Lisboa”. No entanto, há 58.641 euros das multas que ainda estão por pagar.

Os 21 radares que substituem equipamentos antigos estão localizados na:

  • Avenida da Índia
  • Avenida de Brasília
  • Avenida Infante D. Henrique (dois sentidos)
  • Avenida de Ceuta (dois sentidos)
  • Avenida General Correia Barreto (dois sentidos)
  • Avenida Marechal António Spínola (dois sentidos)
  • Avenida Marechal Gomes da Costa
  • Avenida Almirante Gago Coutinho
  • Avenida Eusébio da Silva Ferreira
  • Avenida da República
  • Campo Grande
  • Avenida Cidade do Porto
  • Avenida João XXI
  • Avenida Afonso Costa
  • Túnel Marquês de Pombal
  • Avenida Marechal Craveiro Lopes
  • Avenida das Descobertas

Radares de Velocidade: 3,3 milhões de euros em 6 meses (Lisboa)

Os 20 novos radares de velocidade que foram instalados em junho de 2022 estão nas seguintes localizações:

  • Avenida Santos e Castro (dois sentidos)
  • Avenida Lusíada (dois sentidos)
  • Avenida Eusébio da Silva Ferreira
  • Avenida Padre Cruz (dois sentidos)
  • Avenida Marechal Gomes da Costa
  • Avenida de Brasília
  • Avenida Infante D. Henrique (dois sentidos)
  • Avenida Dr. Alfredo Bensaúde (dois sentidos)
  • Avenida Almirante Gago Coutinho
  • Avenida de Ceuta
  • Avenida Calouste Gulbenkian
  • Avenida Marechal Craveiro Lopes (dois sentidos)
  • Avenida dos Combatentes (dois sentidos).

Apesar de julho e agosto serem, por norma, os meses preferidos para ir de férias, o trânsito na capital diminuir. No entanto, em 2022 foram estes os meses com mais condutores “apanhados”: 51.500 em julho, e 45.700, em agosto…talvez porque se consiga acelerar mais e não haja tantas filas.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Grunho
    Grunho

    Por isso é que o moedas não quer os lisboetas de bicicleta. Nunca são apanhadas pelos radares.

  2. Avatar de Português de Portugal
    Português de Portugal

    Aah, o maravilhoso mundo do “socialismo dos milhões mal gastos”, onde os coitadinhos se recusam a fazer qualquer coisa útil, mas não hesitam em sorver o dinheiro dos contribuintes. Uma maioria absoluta que desgoverna em prol dos votos, criando um verdadeiro exército de “probres”, que vivem à custa dos rendimentos sociais e pensões “sociais.
    É uma festa permanente na “Terra da Generosidade”! O dinheiro jorra como uma fonte inesgotável, e os políticos fingem que é infinito, como se estivessem a plantar milho e não euros. E os coitadinhos? Ah, esses são os astros principais do espetáculo! Eles alegremente sentam-se na poltrona da inatividade, a sorrir e a contar o dinheiro que chega sem nenhum esforço.
    E os contribuintes? Ah, os nossos heróis esquecidos! São os verdadeiros financiadores desta comédia trágica. Enquanto trabalham e pagam os seus impostos, os políticos aplaudem e fazem discursos cheios de promessas, alimentando o conto de fadas dos “milhões bem gastos”. Afinal, quem precisa de economia sólida e contas equilibradas quando se pode ter um espetáculo de ilusões e enganos?
    E assim, a orquestra toca e o baile continua. Os cofres vazios são ignorados, porque aqui a prioridade é ganhar votos e garantir o poder. Quem se importa com o futuro quando se pode ter um presente de esmolas distribuídas como guloseimas no Halloween?
    E enquanto isso, a maioria absoluta desgoverna, balançando entre a incompetência e a demagogia, para garantir que os “probres” nunca percam o protagonismo. Eles são os soldados fiéis, prontos a votar e a perpetuar o status quo.
    E assim, seguimos nesta valsa alucinante, onde o “socialismo dos milhões mal gastos” é o rei da festa. Afinal, é mais fácil gastar do que investir, é mais fácil dar do que ensinar a pescar. E os coitadinhos dançam felizes nesta ilusão, sem perceberem que são marionetes nas mãos dos políticos, que os manipulam para garantir a sua perpetuação no poder.
    E nós, os espectadores incrédulos, assistimos a tudo com um misto de desânimo e incredulidade. Será que algum dia acordaremos desse pesadelo e entenderemos que o verdadeiro caminho é o da responsabilidade, do trabalho árduo e do crescimento sustentável?
    Quem sabe, um dia, esta ópera cômica do “socialismo dos milhões mal gastos” seja apenas uma lembrança engraçada dos tempos em que permitimos que a ilusão governasse os nossos destinos. Até lá, vamos continuar a assistir a esta triste comédia, esperando que um dia os coitadinhos acordem para a realidade e que os contribuintes encontrem a coragem para exigir um governo verdadeiramente responsável e competente. Até lá, continuaremos a ser os protagonistas involuntários desta triste sátira da política.

    1. Avatar de Joca
      Joca

      Acho que devia haver post semanais só com o título – “Campanha eleitoral – diga lá quais são os seus argumentos para votar num partido e não noutro”.
      No fim atribuímos o título de quem é o mais “Português de Portugal”, independentemente dos resultados das eleições.

      1. Avatar de Vítor M.

        Poder podia, mas não aqui. Não temos nada a ver com politiquisse. E lugares a falar sem dizerem nada, sobre esse belo tema que referes, não faltam. De resto… já temos este: https://bit.ly/3KhRjyb

        1. Avatar de Joca
          Joca

          🙂 🙂 🙂

    2. Avatar de Vasco
      Vasco

      Não é apenas o socialismo mas sim todos. Contudo nesta questão de radares e multas só é apanhado quem não cumpre. É tão somente uma questão de respeito pelas regras, já para não falar de segurança rodoviária que inclui não só os carros mas também os condutores de outros veículos, peões e também animais. E sem regras cumpridas pela maioria dos cidadãos, qualquer sociedade se transforma rapidamente em esI(&%o. A política não tem nada que ver com este assunto em concreto.

  3. Avatar de Joca
    Joca

    Se as multas e coimas forem passadas pelas polícias municipais (os radares de Lisboa são operados pela Polícia Municipal) a divisão é: 55% para o município, 35% para Finanças e 10% a para a ANSR.
    Se a informação do post estiver certa (pode não estar), ou seja, 3.157.556 euros (55%) para a CML, o valor total das multas foi de 5.741.011 euros.
    (Nos outros casos a distribuição é 40% para o Ministério das Finanças; 30% para a PSP ou GNR ; e 30% para ANSR).

  4. Avatar de Fred
    Fred

    Vê-se por aqui que os condutores portugueses são muito respeitadores das regras de trânsito!

    1. Avatar de JOAQUIM GONÇALVES
      JOAQUIM GONÇALVES

      .
      EXATAMENTE FRED
      .
      NÃO SÃO TODOS OS CONDUTORES PORTUGUESES A SEREM APANHADOS PELOS RADARES
      .
      SÃO SÓ OS PORTUGUESES CONDUTORES QUE PASSAM DISTRAÍDOS PELOS RADARES
      .

  5. Avatar de Manuel Fidalgo
    Manuel Fidalgo

    Abençoados radares! Que continuem a apanhar os camelos que desrespeitam a lei.

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Os camelos andam devagar…

      1. Avatar de rjSampaio
        rjSampaio

        Well, correm acima dos 50Km/h, já disparavam muitos radares.

    2. Avatar de paulo
      paulo

      cordeiro bem comportado!

    3. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Claro ! Aliás a sinistralidade reduziu bastante, não foi ? Que belos radares !

      1. Avatar de Contador
        Contador

        Quem é multado aposto que vai ter mais cuidado ao acelerar. Ou achas que vai ser orgulhoso e passar naquela zona em velocidade acima do permitido novamente? Só se tiver um problema mental qualquer.

  6. Avatar de Xico
    Xico

    Carrega Costa que é disto que o povo gosto! Tudo em nome da segurança rodoviária claro!

  7. Avatar de Vasco
    Vasco

    Engraçado. Nunca tive o azar de ser apanhando pelo radar. Se calhar é porque tento respeitar os limites e não facilitar. Mas, é um hábito que se adquire e serve até como um bom treino para a disciplina que devemos ter também noutros aspectos das nossas vidas. Sinceramente, só me vejo a exceder os limites de velocidade se for para eventualmente tentar salvar a vida de alguém ou numa situação semelhante.

  8. Avatar de JOAQUIM GONÇALVES
    JOAQUIM GONÇALVES

    .
    O SR VASCO ESTÀ COM SORTE RODOVIÁRIA.!
    .
    UM CONDUTOR PARA SER DETECTADO POR ALGUM RADAR, NÃO DEPENDE SÓ DA VELOCIDADE
    .
    DEPENDE TAMBÉM DA QUANTIDADE DE QUILÓMETROS EFECTUADOS DIARIAMENTE, SEMANALMENTE, MENSALMENTE OU ANUALMENTE
    .

    UM DITADO / PROVÉRBIO DIZ.;

    Tantas vezes vai o cântaro à fonte, que um dia lá deixa a asa partida.

    .

    CONHEÇO MUITAS PESSOAS HABILITADAS E COM CARTA DE CONDUÇÃO, QUE NUNCA IRÃO PISAR O RISCO. ANDAM EM DIVERSOS TRANSPORTES PÚBLICOS.!
    .

    1. Avatar de Contador
      Contador

      Lamento informar mas depende apenas e só da velocidade. Posso fazer 30000 milhões de km por mês. Se não ultrapassar os limites da velocidade nunca irei ter nenhuma multa. É lidar e cumprir as coisas básicas para que tentemos não matar outras pessoas.

      1. Avatar de JOAQUIM GONÇALVES
        JOAQUIM GONÇALVES

        .
        UMA MULTA NÃO APARECE POR CAUSA DA VELOCIDADE
        .
        NÃO É SÓ A VELOCIDADE QUE CAUSA MULTAS.
        .
        PARAR MAL OU ESTAR MAL PARADO EM UMA RODOVIA, TAMBÉM ORIGINA UMA INFRAÇÃO RODOVIÁRIA.!
        .
        PARA EVITAR CONTRATEMPOS, O MELHOR MESMO É FICAR EM CASA, DENTRO DE CASA.!
        .

        1. Avatar de Contador
          Contador

          A sério? Ohh, é mesmo isso que estamos a comentar aqui. Pessoas paradas na rodovia. É para isso que servem os radares de velocidade. Esta gente tem que idade mesmo?

  9. Avatar de EEQTR911
    EEQTR911

    O zé povinho paga a visita do Papa.