Esta aldeia recorreu a um método rebuscado para obrigar os condutores a abrandar

11 Comentários

Uma aldeia francesa não viu nas lombas a solução para o excesso de velocidade e, por isso, foi mais além, desenhando uma série rebuscada de linhas contínuas na estrada, de modo a obrigar os condutores a abrandar.

Aldeia de Bauné, no oeste de França, com linhas rebuscadas para obrigar os condutores a abrandar

A aldeia de Bauné, no oeste de França, encontrou uma forma um tanto inusitada para obrigar os seus condutores a desacelerar. Apesar de a zona ter como limite de velocidade 20 km/h, este é facilmente excedido, com pessoas a ultrapassar os 50 km/h.

Na procura de medidas de prevenção do excesso de velocidade, Jean-Charles Prono, o presidente da câmara de Loire-Authion, um grupo de sete aldeias que inclui Bauné, decidiu rabiscar a estrada de um cruzamento entre várias estradas principais com uma série de linhas brancas.

Aldeia de Bauné, no oeste de França, com linhas rebuscadas para obrigar os condutores a abrandar

Se por cá uma lomba é suficiente, para o presidente da câmara, essa alternativa pode ser barulhenta em ambiente de aldeia. Segundo a Euronews, o objetivo das linhas é claro:

Dificultar a leitura da paisagem, criando eventos que chamem a atenção do condutor.

Apesar de ter parecido genial, aos olhos do presidente, para os utilizadores e, claro, para os internautas, a ação não foi nada bem recebida. Além do levantamento de questões legais, muitos apontaram a perigosidade dos rabiscos, visto poderem confundir os condutores, ao invés de os fazer abrandar.

Estou ciente de que pode ser desorientador e que é preciso ter cuidado, especialmente com as pessoas mais velhas.

Esclareceu Jean-Charles Prono, acrescentando que a alternativa não é definitiva e que está a servir como desenrasque.

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Realista
    Realista

    Resulta na primeira vez que um condutor passar… depois esquece.

    1. Avatar de Álvaro Campos
      Álvaro Campos

      Algumas passadeiras “3D” continuam a incomodar-me, mesmo passado por elas várias vezes
      Nunca se sabe se um dia não serão “3D” sem as aspas!!!!
      Ele há doidos para tudo!

    2. Avatar de Já chegamos?
      Já chegamos?

      Errado!

  2. Avatar de Eu
    Eu

    Se é para evitar acidentes, que ao menos não tenha o efeito contrário

  3. Avatar de EEQTR911
    EEQTR911

    Que palhaçada. Uma lomba gigante como há em alguns sítios em Portugal funcionava melhor.

    1. Avatar de Guilherme F.
      Guilherme F.

      E um problema para ambulâncias em marcha de urgência..

      1. Avatar de cK
        cK

        Nisso não havia problemas… levantavam voo e chegavam mais depressa ao destino…

        1. Avatar de Jamaral
          Jamaral

          E se for com algum familiar teu melhor, convêm por fim à prol o mais depressa possível.

  4. Avatar de poiou
    poiou

    E a aderência?
    Caso não saibam, a aderência em cima das linhas é muito baixa.
    Se alguém precisar de fazer uma travagem que calhe em cima de uma linha (o que aqui é mais provavel porque são mais) dá azar

    1. Avatar de js
      js

      azar deu a alma que educou quem conduz em excesso de velocidade no interior de uma aldeia..

  5. Avatar de Ribeiro
    Ribeiro

    se fosse em portugal tinha buracos na estrada e iam a 10km/h.