R5 TURBO 3E E-Tech: Mais um clássico da Renault, agora dedicado às corridas e ao drift

8 Comentários

Os esforços de eletrificação da Renault são bem visíveis, procurando usar modelos mais antigos para lhe dar um destaque maior. Isso já foi visto nos projetos para a próxima 4L e outros modelos que foram surgindo.

A marca francesa volta agora à carga e traz um novo protótipo na mesma linha. Falamos do Renault R5 TURBO 3E E-Tech, que tem um ADN bem conhecido, mas onde é agora colocado todo o conhecimento da marca no campo dos elétricos, para criar uma proposta dedicada às corridas e ao drift.

R5 TURBO 3E Renault elétrico carro drift

O conhecido e eterno Renault 5 está a comemorar 50 anos. Este clássico da marca francesa já teve várias formas e vários modelos ao longo dos anos, com o seu expoente máximo na competição a ser o Renault 5 Turbo e o Turbo 2. A sua aventura elétrica também já começou no Protótipo Renault 5 e o seu renascimento, num carro elétrico.

Com toda esta herança histórica a vários níveis, entre eles na competição, a Renault resolveu criar o R5 TURBO 3E E-Tech. Este é um carro 100% elétrico e criado para os circuitos, em especial para o drift, com todos os argumentos necessários para vingar nesta área.

O renascer de um clássico na forma de um elétrico





anterior próxima

Tudo começa com a sua tração traseira e os dois motores elétricos (um por roda) para conseguir gerar uma potência de 280 kW (380 cv) e um torque de 700 Nm. Isso resulta num tempo de 3,5 segundos para atingir os 100 km/h, com velocidade máxima limitada a 200 km/h.

A bateria deste carro é de apenas 42 kWh, o que permite economizar peso e melhorar o desempenho em competições de drift ou gincanas. Também o ângulo de rotação das rodas é superior a 50º, mostrando bem o palco para onde foi criado.

Veja aqui o novo Renault R5 TURBO 3E E-Tech

O grande controle do travão de mão, típico dos veículos dedicados ao drift é mantido. O carro foi preenchido com suportes para câmaras (até doze) internas e externas para registar tudo o que acontece fora e as reações internas dos ocupantes.

De acordo com a Renault, no design e desenvolvimento deste R5 Turbo 3E, também foi dada atenção aos jogos e ambientes digitais. As suas formas e decoração extraordinariamente exageradas são inspiradas nos jogos de vídeo, enquanto o compacto desportivo também terá a sua própria coleção de NFT relacionada ao veículo.

Todos os argumentos para as corridas e para o drift





anterior próxima

O novo R5 TURBO 3E vai ser uma realidade muito em breve. Terá a sua estreia mundial no Chantilly Arts et Élégance 2022, no dia 25 de setembro, e estará em exposição, a partir de 17 de outubro, no Salão Automóvel de Paris de 2022. Depois disso, espera-se que a Renault o traga para os circuitos e para a competição.

Lembra-se do Renault 5? Clássico vai voltar na forma de um novo carro elétrico

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Grunho
    Grunho

    Não percebo. A electrificação faz-se à custa de umas centenas largas de kgs em cima, e o peso é o inimigo n.º 1 dos carros de corrida. E brincar às corridas serve para esvaziar em poucos kms a já de si fraca autonomia dos eléctricos. Isto é mesmo o tipo de carro que não interessa a gregos nem a troianos.

    1. Avatar de RC
      RC

      Qual é o peso deste ?

      Para as provas que ele está designado, autonomia não me parece problema.

    2. Avatar de Lelo
      Lelo

      @grunho, Este pesa 1500kg
      Com estas características, para drift não é demasiado.
      Por norma entre 1200/1600kg está aceitável.
      Vamos ver é o preço da máquina…

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        1500kg é o dobro do peso de um R5 original, o que saiu em 1972, e de um fórmula 1 actual (se virmos os F1 dos anos 60 e 70, então é o triplo). Se é com esta bisarma que querem fazer competições, então o melhor é passar já a camiões de 40T.

        1. Avatar de RC
          RC

          Pois tinham, como segurança zero, agora até os outros são mais pesados que nessa altura, o peso mínimo de um F1 é de 800 kg, ou 798 kg, no caso destes anda pelo minimo de 1230 kg.

        2. Avatar de Lelo
          Lelo

          Comparação sem nexo…

    3. Avatar de Louro
      Louro

      O peso nao é inimigo algum, o que se pretende é uma boa relacao entre potencia (cv e torque) juntamente com a sua disponibilidade e o peso.
      É por aí que se fazem as coisas e nao olhando só para o peso.

  2. Avatar de Kox
    Kox

    Este é daqueles que vai passar menos tempo na pista e mais tempo na box ligado ao cabo.