Questão: Tem, ou está a pensar comprar, algum veículo elétrico?

143 Comentários

Os carros elétricos têm sido um tema em constante destaque nas notícias tecnológicas. Estes veículos já são vistos com muita regularidade nas estradas portuguesas e do resto do mundo e tudo indica que este será o caminho do futuro automóvel. Assim, na nossa questão desta semana queremos que nos diga se tem ou se está a pensar comprar algum veículo elétrico. Participe!


Tem, ou está a pensar comprar, algum veículo elétrico?

Carros elétricos, carros autónomos, carros movidos a hidrogénio são alguns dos assuntos que marcam as notícias do ramo automóvel nos dias que correm. Se há bem poucos anos apenas associavamos a Tesla de Elon Musk ao mercado dos elétricos, atualmente grande parte das marcas de carros já lançou pelo menos algum modelo de veículo movido a baterias.

Muitos condutores já apostaram neste segmento e não voltaram a pensar na possibilidade de regressar aos tradicionais carros a combustão. No entanto também existem ainda vários condudores reticentes em relação a esta tecnologia e muitos não querem nem pensar em trocar o seu carro a combustível por um elétrico.

Elétricos

No mês de abril de 2022 questionámos os nossos leitores sobre este tema onde 44% responderam que, apesar de ainda não terem, estavam a pensar comprar um veículo elétrico. Passado quase um ano e meio, queremos ver como está o estado da arte deste tema atualmente. Será que aumentou a quantidade de pessoas com elétricos? E há mais ou menos gente a sonhar com estes automóveis?

Assim, na nossa questão desta semana queremos então que nos diga se tem, ou está a pensar comprar, algum veículo elétrico. Pode votar a partir da sondagem que deixámos de seguida.


Participe na nossa questão desta semana

Tem, ou está a pensar comprar, algum veículo elétrico?

  • Não, nem quero. (52%)
  • Não, mas estou a pensar comprar. (31%)
  • Sim, tenho. (17%)

Total Votos: 2.385

Loading ... Loading …

Obrigado pela vossa participação!


Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, de modo a conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

Deixe-nos então sugestões de temas na caixa de comentários ou envie para marisa.pinto@pplware.com

Comentários

143

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Lucas Caminhante das Estrelas
    Lucas Caminhante das Estrelas

    Falta uma opção:
    Sim, mas aos valores actuais nem pensar

    1. Avatar de freakonaleash
    2. Avatar de Realista
      Realista

      Os valores sempre foram caros.

      Em 2009 compravas um BMW 520d a metade do preço de um apartamento T2. Em 2023 continuas comprar um BMW 520d a metade do preço de T2 (e se calhar um bocadinho mais) na mesma…

      A única coisa que estão caros é no segmento A e B que são veículos onde as pessoas compram mais preço preço e nem sequer estão a pensar se compensa no futuro.

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Já tive e já voltei à gasolina. Elétrico de novo só quando não implicar tanto tempo parado para carregar.

    1. Avatar de Mario
      Mario

      Vejo eletricos a serem carregados em 15/20 minutos a 80%.
      A carga em casa é a que menos agride a bateria, então se for feita lentamente ainda melhor.
      Pessoalmente quero trocar, até pelo chorrilho de problemas que os diesel me têm dado nomeadamente no Adblue.
      Infelizmente ou felizmente não se trata de querer ou não querer… de alguma forma vamos ser todos obrigados. Não falta muito para termos o combustivel nos 2€ outra vez

      1. Avatar de sergio
        sergio

        e já li alguns artigos, que: as mudanças de temperatura também detioram as baterias.
        Por exemplo os veículos de dia estão ao sol (nem todos conseguem ter sombra), e o veículo e bateria com o calor, tal como todos os materiais, dilatam. Depois de noite a temperatura desce e ás vezes cai geadas, etc. Os materiais contraem.

        1. Avatar de JL
          JL

          Mas as baterias não estão ao Sol, nem estão dentro carro, num dia 36 a 40 graus como hoje, as do meu não passaram dos 30 graus, que é a temperatura perfeita para elas.

      2. Avatar de Pijama
        Pijama

        Lamento mas não tenho dinheiro para comprar um novo nem mesmo a gasolina quanto mais elétrico, como me vão obrigar?

        1. Avatar de JL
          JL

          Porque haviam de obrigar? Só compra quem quer.

          1. Avatar de GM
            GM

            …ou pode.

          2. Avatar de JL
            JL

            Assumo que para querer tem de poder….

        2. Avatar de Mario
          Mario

          No dia em que colocarem uma carga fiscal nos combustíveis que é impensável comprá-los.
          Por outro lado… isso só vai acontecer num futuro muito longíquo pois os combustiveis estão super baratos… a julgar pelos aceleras que vejo na estrada e pela quantidade de carros na estrada.

      3. Avatar de Miguel
        Miguel

        Tive um Tesla Model S P100D. Demorava cerca de 30 minutos a carregar dos 10% aos 80%.
        Tendo em conta a autonomia total de cerca de 430Km, abdicar de 30% resulta em cerca de 300Km.
        A cada 300Km em viagem tinha de parar cerca de 30 minutos.
        Era demasiado e desisti.
        E claro, com o tempo a bateria vai-se deteriorando e a experiência só piora.

        1. Avatar de João
          João

          Que esse fosse o maior dos problemas. Não percebo qual o problema de parar a cada 300km.
          Só “estou cheiiinho de pressa”.

        2. Avatar de JL
          JL

          300% para ?

          Em que carregadores ia dos 10 aos 80% em 30 minutos ?

          De que ano era ?

          1. Avatar de JL
            JL

            *30 % para ?

      4. Avatar de Grunho
        Grunho

        Carregados em tão pouco tempo ainda não vi, nem em homologação. Seja como for, primeiro é preciso pagá-los, e esse problema a indústria não resolveu nem está para resolver. É por isso que a diferença entre os que pensam comprar e os que têm pasta e vão mesmo comprar é tão grande. Pensar está ao alcance de qualquer carteira.

    2. Avatar de André R.
      André R.

      Aguarda pelo hidrogénio…

      1. Avatar de JL
        JL

        Compre um sofá, bem confortável, para esperar confortavelmente. Lol

    3. Avatar de JL
      JL

      Que evse usava ?

    4. Avatar de Telmo
      Telmo

      Actualmente numa paragem de 30 minutos já consegue carga suficiente para mais de 100km.

      1. Avatar de JL
        JL

        Só? A última vez que carreguei 25 minutos deu para mais de 300 kms.

    5. Avatar de remela
      remela

      Lol, miguel deves ter tido tanto um elétrico como eu um foguetão…

      Tempo que passo a carregar: ZERO

      Carrego em casa enquanto durmo.

      Viagens muito grandes: 20 a 30 minutos enquanto vou ao WC e tomo um café. Na maioria das vezes até hoje, atinge a carga que quero em menos tempo do que precisei para o wc e café,.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        1 nem toda a gente gosta de parar para wc e café, muito menos perder 30 min nessa aventura
        2 se o fizeres em agosto ou no futuro quero ver encontrar postos de carregamento livres, os 30 min podem facilmente derrapar para 2h se tiveres fila de espera

        1. Avatar de JL
          JL

          Os postos estão a aumentar tal como os veículos, ou no inicio dos tempos já havia postos de combustível para toda a gente ?

          Curioso porque anda muito na baila que outras soluções podem ser futuro, quando nem sequer existem como abastecer. LOL

          Agosto ? não entendi ? estou neste momento de férias, já fiz 2 viagens, uma ao Sul e outra ao Norte e não vi problema nenhum.

        2. Avatar de Mario
          Mario

          Se não o fazes… é de todo aconselhavel fazer paragens para “esticar as pernas” e não sou eu que o digo… fala com qualquer médico.
          Mas o tugão gosta de ir ali 8 horas “na brasa” a conduzir sem parar… depois ha acidentes.

          1. Avatar de PowerVerde
            PowerVerde

            8h a conduzir? Ja tive um carros, não andava nada, dei-o à troca por outro que passasse dos 80km/h

      2. Avatar de PJA
        PJA

        Mais um musico

      3. Avatar de Miguel
        Miguel

        Tive um Tesla Model S P100D. Só acredita se quiser lol. Também carregava em casa e na empresa, mas para quem faz muitos quilómetros, desvios da rota planeada com regularidade e não tem o hábito de fazer parabéns de mais de 5 minutos (e só porque para pôr gasolina e pagar não é mais rápido), um elétrico não é nada prático. Além disso, nos 2 anos que tive o carro a bateria perdeu imensa capacidade, a experiência foi sempre a piorar.

        1. Avatar de JL
          JL

          LOOOOL só pela ultima frase dá para ver que não teve.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Porquê? Não achei piada nenhuma à degradação da bateria, mas cada um sabe de si. Mas para averiguar temos aqui o detetive da patrulha dos elétricos.

          2. Avatar de JL
            JL

            Quantos kms tinha e quanto degradou nesses 2 anos ?

          3. Avatar de JL
            JL

            Não é preciso patrulha, você sabe bem o que está a dizer…..

          4. Avatar de Realista
            Realista

            Vais questionar e vais descobrir a careca ao homem…

          5. Avatar de Miguel
            Miguel

            E então? Não é a opção mais económica, mas é a que mais me agrada e está nas minhas possibilidades.

        2. Avatar de Realista
          Realista

          Deves ter tido tanta degradação de bateria como a degradação do catalizador do meu carro elétrico…

          1. Avatar de JL
            JL

            Looooool, desta nunca me vou esquecer. Kkkkk

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            Ou as suas maneiras/educação…
            Andámos na tropa, foi?
            Deixei aqui a minha opinião, baseada na minha experiência de fazer o meu dia-a-dia com um Model S – arrependi-me de o ter comprado naquela altura, certamente no futuro os elétricos vão ser melhores. Talvez o uso que dou aos meus carros não seja o que da maioria das pessoas (muitos quilómetros diariamente e de preferência com o mínimo de paragens). Mas se não acreditam – para mais não estando eu interessado em provar nada aqui – por mim está tudo, fiquem com a bolacha, que eu fico com o meu old school a gasolina.

          3. Avatar de JL
            JL

            Nem vale a pena tentar provar.

            Muitos kms e anda a gasolina. LOL

          4. Avatar de Miguel
            Miguel

            E então? Não é a opção mais económica, mas é a que mais me agrada e está nas minhas possibilidades.

          5. Avatar de JL
            JL

            Exacto, até foi por isso que comprou um tesla.

            Então esse tesla já tinha o retrofit para carga em loulé ?

          6. Avatar de Realista
            Realista

            A sua história não faz sentido…

          7. Avatar de Realista
            Realista

            Já agora, qual foi o carro a gasolina que comprou para substituir o Tesla Model S P100D ?

          8. Avatar de Miguel
            Miguel

            Eu não disse que tinha comprado um Tesla para poupar LOL. Comprei porque a aceleração é incrível. Atualmente tenho um Panamera.

    6. Avatar de Realista
      Realista

      E qual foi o que tiveste?

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Tesla Model S P100D

        1. Avatar de Realista
          Realista

          E trocaste por que carro?

    7. Avatar de Leo
      Leo

      Exatamente!…
      Acrescento: Se morar num apartamento, então como é?

  3. Avatar de Hugo
    Hugo

    Também já tive (viatura VE de serviço) e é uma dor de cabeça! Tempos de refazer a vida toda para ter autonomia suficiente para o dia a dia. De resto são excelentes veículos

    1. Avatar de JL
      JL

      Ena, quantos kms fazia por dia ?

      1. Avatar de Nuno Manuel Alves
        Nuno Manuel Alves

        350 Km por dia num carro de 300 cv 🙂
        Dores de cabeça sempre são melhores do que dores no “Marron” apos pagar 100 paus por atestar o carrinho de legos com sumo e rezar para que as peças não se desfaçam… O gang do sumo a elaborar as teorias do AXISMO:):):):):):):):):):)

        1. Avatar de Prof Troca tintol
          Prof Troca tintol

          AXISMO não existe na língua portuguesa o que você quis dizer foi no nome masculino INFORMAL Achismo que vem do Achadismo argumentação ou conjunto de ideias que se baseia apenas na subjectividade, na opinião pessoal. É assim que se aprende português.

          1. Avatar de Nuno Manuel Alves
            Nuno Manuel Alves

            ohhh amigo, deixa la isso, aprende mas é a procurar informação e não digas asneiras.
            O tal AXISMO, falso e com falácias, falam e não percebem nada do assunto de rir mesmo.
            Entretanto tu sabes tanto disto como eu sei de plantar batatas, e vens para aqui espalhar a tua ignorância.
            Mais um AXISTA. Nao diz o que sabe nem sabe o que diz.

  4. Avatar de RuiPT69
    RuiPT69

    Não.
    Tenho outras prioridades em primeiro.
    Carro Electrico está lá no fim da lista.

    1. Avatar de Mario
      Mario

      A gasolina ainda está muito barata… mas os governos tratam disso para o pessoal comprar elétricos. Basta apenas que criem essa necessidade.

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Primeiro era preciso meter guito nos bolsos do pessoal para comprar eléctricos. E disso os governos garantidamente não vão tratar.

  5. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Sim estou a pensar compro para o próximo ano, assim que tiver condições de poder carregar em casa
    O novo Renault 5 VE, pelas ‘ fotos”, parece ser muito bonito, vamos ver o preço, o meu orçamento para compra de um VE é de 20.000€, acho que é um valor justo para um carro que pode vir a ser descartável, tenho serias dúvidas que se consiga vender VE com mais de 8 a 10 anos, é mais ou menos o tempo que tenho um carro.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Se há coisa que a Renault já me habitou é a não manter o carro de produção final igual ao protótipo…

    2. Avatar de Realista
      Realista

      A propósito a garantia da Renault para as baterias é 70% em 8 anos ou 160.000km…

  6. Avatar de sergio
    sergio

    O Governo deixou de dar apoio de 4000 euros na compra de carro elétrico. Ou seja um dos principais incentivos acabou. Primeira azelhice!

    As baterias duram quantos anos de vida?
    O carro tem autonomia real para quantos KM, para 380 Km percorridos?

    Não compensa ainda.
    Melhorem essa tecnologia, e daqui a dez anos falamos.

    1. Avatar de JL
      JL

      Isso é o mesmo que responder: quanto tempo dura um motor a combustão.

      Sobre o compensar depende de como o usa, não é apenas em 1 linha de texto.

      1. Avatar de Entusiasta
        Entusiasta

        Um motor a diesel fazer entre 800 e 1000km não é nada de extraordinário hoje em dia. Em regime misto

        1. Avatar de JL
          JL

          O assunto não era esse.

        2. Avatar de NunoManuelAlves
          NunoManuelAlves

          Tenta fazer 400 km em regime misto com 300 CV e 6 litros de gasóleo no Tank ….dps falamos
          60 kW

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E no ciclo da electricidade, nada se perde?

          2. Avatar de JL
            JL

            Perde, no ciclo do gasóleo é que não, tudo se transforma, gasóleo transforma em calor e fumo, e tem um pequeno segundo efeito, que é fazer as rodas rodarem. Loool

      2. Avatar de sergio
        sergio

        “o assunto não era esse”, bla bla bla, e uma linha de texto foi você quem escreveu.
        lol.
        Um motor a combustão? Depende, um motor a diesel pode durar anos e o veículo ter 999 mil km percorridos ao longo da vida. Há veículos com 1 milhão de KM feitos em vida e ainda funcionam

        1. Avatar de JL
          JL

          Ele falou em em 1000 km, pensei que estivesse a falar de autonomia.

          E com baterias também já há, há um cá em Portugal com quase 700 mil e tudo de origem.

          Não esquecer das peças que esse motor levou até chegar a esses kms.

          1. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            Ainda a dias na TSF, estavam a falar de um Volvo 1800P, não estou certo que seja esse3 o modelo que conta com quase 5 milhões de kl. o motor foi aberto com quase 3 milhões de kl, o carro tem passado de gerações dentro da mesma família
            https://postal.pt/sociedade/carro-que-fez-mais-quilometros-no-mundo-e-um-volvo-de-1966/

          2. Avatar de JL
            JL

            Não é bem assim:
            “O P1800 S necessitou de dois motores de substituição,”

            Portanto 3 motores para chegar a esses kms.

          3. Avatar de Realista
            Realista

            Ou já ouvi falar que esse Volvo levou 4 motores no podcast do Razão Automóvel…

        2. Avatar de Realista
          Realista

          Existem elétricos com mais de 1 Milhão de km e alguns até são de condução autónoma e nunca foram conduzidos por humanos…

        3. Avatar de Nuno Manuel Alves
          Nuno Manuel Alves

          Não se pode comparar motores elétricos que a unica peça móvel e um eixo bobinado, e um par de rolamentos, com motores com pecinhas de LEGOS a esfregarem-se umas nas outras mergulhadas em líquidos lubrificantes, com base em Sumo de dinossauro, é hilariante.:):):):):):):):)
          Motor ice tem 2000 ou 2500 peças a baterem umas nas outras, e digo-vos é um milagre da engenharia o simples facto de conseguir sequer fazer alguns km, um milagre!!!! fazer funcionar uma engenharia falhada é digno de nota, atenção, nada contra. Temos que ser honestos e realistas, são precisos milhares de litros de Sumo de dinossauro e milhares de peças e líquidos lubrificantes para fazer aquilo rodar, no fundo não passa de uma traineira com eficiência de 20% meus amigos é a natureza da máquina.
          Eu desde já desafio qualquer bebedor de sumo de dinossauro a um teste…
          100 Mil KM seguidos de EV | 100 mil no Ice com o capot soldado e vamos ver quem chega ao fim e no final um teste no Dinamômetro .

          E não sei porque mas apostava tudo no EV :):):):):):):):):) algo me diz que era a chamada aposta segura:):):):):))::)

    2. Avatar de Mario
      Mario

      Sérgio, não vejo essa necessidade do apoio… por uma simples razão… não deve haver falta de dinheiro nos bolsos das familias pela quantidade de carros novos e de alta cilidrada e elétricos que vejo a circular.

  7. Avatar de Marko
    Marko

    Eu tenho e enquanto der para ter a gasóleo será sempre a minha escolha… Baterias caras, o carregamento ainda não está “disponível” em todos os locais de residencia mesmo em Lisboa, eu moro em Lisboa e na minha zona por exemplo não vejo 1, teria de ir para outros locais da cidade mais central e ai sim existem bastantes facto mas implica estar a seca a espera que carregue, carregar pela janela teria de ter extensão de 200/300m a passar no meio do passeio onde as pessoa passam e já sabemos no que ia dar… Preços também não ajudam, e os mais em conta têm autonomias de “bicicleta” portanto da minha parte… Para já ainda estou longe de se quer pensar em adquirir um!

  8. Avatar de Joaquim Paiva
    Joaquim Paiva

    Adquiri o bz4x,mas ainda não tenho uma opinião formada porquanto,ainda não me foi entregue.Mas,em princípio não vou ficar desiludido.

  9. Avatar de Tito Portugal
    Tito Portugal

    Eu penso que a tecnologia actual ainda é muito primitiva para um carro eléctrico.

  10. Avatar de Step
    Step

    O problema dos carros eléctricos é só os carregamentos, ainda não se nota isso por estarem poucos a circular, quando a maioria forem os eléctricos, com os tempos de carga que demoram, aí será o problema com a quantidade de veículos que circulam actualmente, os moradores de prédios com os cabos a sair de suas casas, nos postos irá ser complicado e ainda poderá acontecer disto

    https ://www.turbo.pt/post-facebook-carregamentos-ultrarrapidos/

    1. Avatar de JL
      JL

      Porque é que os cabos haviam de sair das casas? Quando entram nos prédios por zonas muito mais perto dos carros ?

      Se o director da turbo tivesse 2 dedos de testa não tinha acontecido isso. Até porque o cartão que à porsche dá aos clientes serve para evitar isso, não entendo porque não deu a ele.

      Terceiro erro, postos rápidos são para carregar rápido, não para estacionar .

      Para você e para esses não tenho pena, usem combustíveis, esta modalidade é muito para a vossa cabeça formatada.

      1. Avatar de Step
        Step

        Porque haveria de sair? Para carregar, existem prédios sem garagem, eu já vi, cabo do 3andar para a rua

        Você até estava a ir bem mas no final estragou tudo, fez um comentário como se me conhecesse de algum lado, não sei bem quem tem a cabeça formatada os que acham que isso é a oitava maravilha do mundo ou as outras pessoas, como tinha dito no meu primeiro comentário, não existe estrutura para todos os carros que circulam nem vai haver e quem tem dois dedos de testa sabe disso, já estão aparecer outras alternativas

        1. Avatar de JL
          JL

          Errado, porque todos os que os têm hoje, já tiveram aqueles que vocês têm hoje, algo que não vos entra na cabeça é que conhecemos as 2 realidades, enquanto vocês conhecem uma e imaginam outra.

          Eu também já vi muitos cabos e mangueiras a atravessar ruas e passeios para aspirarem e lavarem os carros, qual a diferença ?

          E quem disse que tinha de ser já para todos ? Vão todos a correr comprar amanhã ? As melhores previsões apontam que só lá para 2050, pelo 50 a 60 % seja eléctrica. Não sei porque toda essa prematuridade.!

  11. Avatar de Kush
    Kush

    Já ando de VE (zoe ze40) a 3 anos, nenhum problema a registar, 3 revisões a custar de 80 a 90 EUR em que só e mudado o filtro do habitáculo

    Mas atenção, moro na madeira e como isto e uma ilha não há grandes escursoes a dar, e com uma bateria carregada a 100 por cento da para dar a volta a ilha. Tem muitos EV cá, mas os postos de carregamento estão quase sempre vazios, pois a maioria carrega em casa .
    Não penso voltar a fumarentos .

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Atençao que a electricidade que gastas é bem fumarenta! A maior parte vem do carvão. Sabias?

      1. Avatar de Realista
        Realista

        A Madeira produz cerca de 35% da eletricidade de fontes renováveis.

        Só de trocar o fumarento por um EV reduziu a poluição em 35% e agora a bola está do lado dos produtores, onde ainda em 2023 estão a fazer investimentos para 50% da energia ser proveniente de energias renováveis em 2025.

        https://www.dnoticias.pt/2023/2/4/347108-conseguira-a-madeira-produzir-50-de-energia-a-partir-de-fontes-renovaveis-em-2025/

        1. Avatar de JL
          JL

          Um pouco mais, já que mesmo alimentado a carvão, que polui mais que gerada a diesel, tem um ganho de pelo menos 40 % se fosse a carvão, isto num pais que tem 80% de energia gerada pelo carvão.

          https://www.transportenvironment.org/wp-content/uploads/2022/05/TE_LCA_Update-June_corrected.pdf

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Eu sei que é mais mas se é difícil ele compreender que reduz 35% diretamente imagina se lhe tivesse de explicar que de forma indireta estava a reduzir ainda mais…

      2. Avatar de JL
        JL

        Do carvão ? na ilha ? explique lá isso ? também importam carvão para a Madeira ?

        https://www.eem.pt/media/1070464/ano-2022.pdf

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          É gasóleo. Enganei-me looolooolool

  12. Avatar de JL
    JL

    Sim, tenho, desde há vários anos.

    1. Avatar de Zé

      Parabéns. Pelos teus comentários deves amar muito esse carro se é que faço entender.

      1. Avatar de JL
        JL

        Não é amor, é lógica e praticidade.

  13. Avatar de gonzo
    gonzo

    Atenção eu só vim ver o idiota do costume a responder a toda gente o quanto é bom o carro elétrico, nem sabe o que diz, mas defende o EV como se fosse a maior maravilha do mundo, LOL…

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Idiota é aquele que diz que o VE é superior em tudo mas também é aquele que diz que o veículo a combustão é superior em tudo…

      Na verdade o VE é superior em muitas coisas que os veículos a combustão mas perde noutros aspetos (para já). Se é para todos? Não. Assim como uma mota também não é para todos.

      1. Avatar de gonzo
        gonzo

        Existem pros e contras em ambos os lados, o problema é mesmo a malta defender a tecnologia EV como se fosse a ultima Coca-Cola do deserto, quando a mesma ainda não está sequer madura o suficiente para todas as opções de utilização extrema como os veículos a combustão.

        Nem tão pouco ainda sabemos o que se avizinha no futuro em relação há mobilidade, ainda há muita inovação a decorrer em paralelo.

        1. Avatar de JL
          JL

          E quem defende isso ?

          Quais em paralelo ? os que são eléctricos na mesma que não existem cá ? mas o mais estranho é que não acreditam naquilo que existe e conhecem (um pouco) mas acreditam logo naquilo que não existe e não conhecem.

          Isso sim, é de partir a rir. LOOOOL

        2. Avatar de Realista
          Realista

          O problema é mesmo esse: Os automóveis de combustão já só apresentam vantagens para condução extrema e mesmo assim só para extrema ao ponto de não se parar 30 minutos para ir ao WC.

          Existem sim problemas estruturais para aqueles que não podem carregar em casa: mas isso não é o problema dos EV’s mas sim daqueles que não possuem condições em suas casas.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Uma coisa que ainda não percebi é pq é que os donos dos elektros só vão ao WC onde há carregadores. Esses sim devem ter bexiga de aço loooloolool

          2. Avatar de JL
            JL

            Ah bem, me parecia que fazia várias paragens nas suas viagens.

            Apanhado.

          3. Avatar de Realista
            Realista

            É o mesmo que perguntar porque é que só vão ao WC onde existe WC…

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @JL, já lhe disse q paro onde me quero e não onde o carro quer looolooolool

          5. Avatar de Realista
            Realista

            @Yamahia Ainda bem que não te apetece parar no meio da AE e fazer um picnic…

          6. Avatar de JL
            JL

            Também não precisa de parar o de o carro quer.

            Eu quando saiu de casa já sei o de vou parar.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Realista, sabes o que são “areas de descanso” Qtas queres na A1?

          8. Avatar de JL
            JL

            Ah entao mas agora ja para onde pode ? Sabe que essas áreas de descanso, chamadas áreas de serviço têm onde carregar em vez de ter o carro apenas a arrefecer o turbo ?

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Por acaso não paro. Mas existem

  14. Avatar de NS
    NS

    Pensar até penso é nem sequer tenho problemas em tê-lo a carga 8, 10, ou 12 horas. O meu único problema é {e penso que todos têm o mesmo} é os preços serem exorbitantes

  15. Avatar de GM
    GM

    Eu respondi “Não, mas estou a pensar comprar”. Explico a resposta, pois o inquérito é muito limitado nas opções. Actualmente tenho 1 carro a diesel e outro a gasolina/GPL (de fábrica). O diesel será substituído quando der problemas de fundo e/ou tiver demasiada idade. Tem 12 anos e 127000kms, e pelos km’s que faço anualmente, não justifica substituir, nomeadamente pelo custo de aquisição actual dos VE’s, e o meu está pago. Quando comprar, será europeu. Recuso-me a contribuir para marcas chinesas, sabendo de antemão que parte dos componentes são chineses, nomeadamente baterias. Mas até estes estão a mudar, portanto, à data da substituição não será certamente um problema. Tenho condições em casa para carregamento doméstico, os benefícios da utilização do VE, concordo na sua validade, nomeadamente a regeneração de energia nas desacelerações. Apenas não concordo com as actualizações OTA, pois da mesma que os SO/funcionalidades são actualizadas, também são barradas “por dá cá aquela palha”. Quanto a mim, havendo necessidade de actualização, o proprietário teria de ter o poder de decidir e controlar a viatura, não dar essa possibilidade ao fabricante.

    1. Avatar de JL
      JL

      Concordo 100 %, só uma nota, as atualizações só faz se quiser.

    1. Avatar de JL
      JL

      Para o mercado americano talvez deva haver preocupação, na Europa não, já que os cabos ficam trancados no carro e no posto.

      Por isso é que falam em cadeado.

      Portanto, FALSO ALARME.

  16. Avatar de PJA
    PJA

    Não penso comprar. Tem muitas desvantagens. E para quem não carrega em casa é um mau negocio.

  17. Avatar de Realista
    Realista

    Tenho um EV e um a combustão.

    Tenho carta à quase 20 anos, já tive muitos carros a gasolina e a gasóleo, de caixa manual e automáticas, comprados novos e outros usados, com muita potência e com pouca potência, mas nenhum deles nunca foi tão agradável de conduzir como um EV.

  18. Avatar de EEQTR911
    EEQTR911

    Não, nem quero. (43%)
    Não, mas estou a pensar comprar. (37%)
    Sim, tenho. (20%)

    Afinal o mundo não está perdido.
    A farsa do carro elétrico vai desmoronar brevemente.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Alguém que arranje mais VPN ‘s para dar a volta às tendências.

      Já agora os 20% estão muito acima da realidade da UE no geral e de PT em particular.

      1. Avatar de JL
        JL

        20% fazem parte dos que leem o pplware.

        Loooool que grandes conclusões que você tira .

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Só vejo 2 ou 3 por aqui . Isto é o milagre da multiplicação looolooolool

          1. Avatar de JL
            JL

            De igual forma que também só vejo aqui 2 ou 3 a dizerem não.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            De alguma forma a sua visão anda enviesada loolool

          3. Avatar de JL
            JL

            Não viu os resultados ? Afinal é a sua….

    2. Avatar de Realista
      Realista

      A farsa vai cair e estranhamente cada vez se vê mais carros 100% elétricos na estrada…

    3. Avatar de JL
      JL

      Ao que parece a maioria tem e quer.

      Parece que a sua farsa é que está a cair, finalmente, já enjoa ver sempre os mesmos argumentos do secalharya e dos seus clones. 😀

  19. Avatar de luis
    luis

    Eu como dono de veículos diferentes (ev, gasolina e gasóleo) acho piada a certas opiniões:

    – roubam os cabos dos evs como se não roubassem os catalizadores dos térmicos;
    – “quem não tem garagem não pode carregar o carro”… curiosamente nunca vi ninguém com uma bomba de combustível em casa…
    – Ainda na questão dos carregamentos, a maioria do pessoal não deve fazer compras em hipermercados porque a maioria ja tem postos que cheguem neste momento;
    – As baterias são caras… Experimentem ir comprar um motor novo à marca… e já agora…. já há quem repare as baterias em portugal;
    – Os evs são caros. Ok aí não há muito a fazer. Mas no entanto ja viram o preço dos automoveis em geral??;
    – O calor degrada as baterias. Até o pode fazer mas por norma (e na maioria) as baterias são refrigeradas, ja para não falar que o carro tem as baterias em baixo onde não apanham sol.
    – Ontem fiz Coimbra – Leiria pela A1 e vi pelo menos 8 avarias (das mais variadas idades mas não mais de 15 anos) e nenhum eram EV mesmo estando 36º. E passaram varios evs por mim.

    Em termos de conclusão: Eu tenho um EV citadino. Poderia usar so o eletrico? poderia mas efectivamente o meu é feito mais para a cidade e para viagens longas não é muito a praia dele. Estou contente com ele pois não fico com a garagem a cheirar a fumo, as revisões são baratas, carregando em casa fica a 4€ 300km. Em termos de custos do dia a dia não há nada melhor.
    Claro que esta é a minha opinião de quem tem as 3 hipoteses em casa e os termicos ja tem 20 anos para mais.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      “– As baterias são caras… Experimentem ir comprar um motor novo à marca… ”
      O que é que a bateria tem a ver com o motor do combustão? A bateria é um local de armazenamento de energia, tal como os tanques de combustível nos combustão. É esse o componente que terá q ser comparado.

      O custo do motor a combustão, terás que comparar com o custo do motor do elektro.

      1. Avatar de JL
        JL

        Comparam os componentes que têm desgaste, o deposito de combustível tem desgaste ?

        Isso fica injusto para o motor a combustão, o melhor é comparar com o motor de arranque. LOOOOOOOOOOOOL
        Ainda assim fica mal para o motor de arranque, que tem muito mais manutenção que um motor de um carro electrico.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Ainda bem que reconhece que o nosso aramazenador de energia não avaria e é barato ou contrário do vosso, loolool
          Agora comparar um motor de propulsão a um motor de arranque já nem merece classificação. É o desespero looolooolool

          1. Avatar de Realista
            Realista

            “Mas este têm riscas, portanto anda mais depressa.”

          2. Avatar de JL
            JL

            Por acaso o seu armazenado de energia é que faz toda a diferença, é sempre a engolir dinheiro e não tem possibilidade de você medir o que lá mete, porque isso é que nunca sabem o que consomem.

            O motor de arranque é o motor de propulsado do motor a combustão.

            Eu só lhe dei a forma correta e justa de comparar os custos, acha que faz sentido comparar um motor que tem 3 peças móveis com um que tem mais de 2 mil ?

      2. Avatar de luis
        luis

        Facil de perceber…. mas enfim. Claro que os anti eletricos só têm esse argumento para dizerem mal dos eletricos. Eu vou continuar a fazer 300km com pouco mais de 4€…

  20. Avatar de Porquesiméresposta
    Porquesiméresposta

    Não! Estou a aguardar a entrega de carro novo a combustão. O elétrico fica para depois deste, a época deles é daqui a uma década: melhores preços, mais fiabilidade e durabilidade.

    1. Avatar de Nuno Manuel Alves
      Nuno Manuel Alves

      Boa sorte com o carrinho de Legos, ao menos espero que seja a Gasolina e com Eletrificação.

      “a época deles é daqui a uma década: melhores preços, mais fiabilidade e durabilidade.”
      Explique esta frase porque não entendi, melhores preços???? compra um carro D quase ao preço de um Ice segmento C.
      Mais fiabilidade???? bateria LFP faz um milhão de milhas, voce reforma-se a bateria chega aos 75% e retirada e ainda vai alimentar Walls em edifícios.
      Durabilidade ???? as novas M3p LFP do novo M3 highland fazem 10 mil ciclos de mais de 400 km, mas que??? espera ter o carro 4 milhões de km.

      Gostava de ouvir a sua opinião baseada em factos e não no tal AXISMO

  21. Avatar de AJMS
    AJMS

    Para já fico-me por scooter elétrica e chega, não apanha filas, dá para 130kms cada carga, chega para os meus 30 kms diários, carrega a custo zero (painéis fotovoltaicos) e a pandeireta dá 100kms/h e tem mais binário (220) que muitos carros, tem uma aceleração impressionante. Carros para já os diesel vão manter-se na garagem mais uns belos anos até porque uma só ainda tem 20 anos e a outra 7 , estão novas LOL.

    1. Avatar de Nuno Manuel Alves
      Nuno Manuel Alves

      ohhh amigo isso e um canhão Fonix 🙂
      Que modelo é 🙂 ?

      1. Avatar de AJMS
        AJMS

        Nuno Manuel Alves, é uma Silence 01 connected equivalente a 125 e imã gémea da Seat mó.

        1. Avatar de Nuno Manuel Alves
          Nuno Manuel Alves

          As Silence são uma maravilha:) eles fabricam para a SEAT, por isso compre silence mesmo esqueça a da seat:)
          Ano passado na Alfandega estive mais de 40 minutos no Stand da Silence o sr. era impecável:) gostei muito… atendimento e da pessoa em questão.
          Dps da Silence tem que pensar num Ev 🙂
          Antes de escrever a mensagem estive 2o minutos com o vendedor da Vw que me quer mostrar o escarro do VW id4 :):):):):):):):):) eu so me ria, mas la está como foi ate um gajo porreiro farei a minha visita nem que seja para me rir um bocadinho enquanto ele tenta vender me um carro de 300 cv mais caro do que um de 500 cv mas pronto la irei retribuir o obsequio e a simpatia:)

          1. Avatar de AJMS
            AJMS

            Sim eu comprei a da Silence, tem mais extras e foi mais barata que a mó , isto em junho.

    2. Avatar de JL
      JL

      Ena, acho que a primeira vez que apanho aqui alguém de scooters.

      Eu também ando numa.

      Boa.

      1. Avatar de Nuno Manuel Alves
        Nuno Manuel Alves

        qual e a que tens??? eu todos os dias vejo uma Mqi Gt salvo erro aquilo faz das 125 parecerem umas arrastadeira e com metade dos KWs :):):):)):):):):):)
        tou em pulgas para saber 🙂

  22. Avatar de Alvaro
    Alvaro

    Impossível os carros elétricos irem avante:
    1- 20% do mercado de qualquer país saturado com carros elétricos significa mais hidroeléctricas,ora significa inundar mais ecossistemas, depois há o problema das chuvas,cada vez chove menos,queima-se o quê gás? Carvão ? Diesel ?
    2- quem mora por exemplo numa praceta ou similar como carrega o carro ?!
    3- e numa cidade complicada como Lisboa ou outras tantas ou iguais ??
    4- quantas horas levo para fazer uma viagem simples de 500 kms ( não me venham com a conversa da automia ) trabalho no ramo automóvel há muitos muitos anos.
    5- quem disse que um carro a diesel poluí mais que um carro a gasolina !!! Tenham a certeza do que falam e lêm !!

    1. Avatar de Vítor M.

      Achas?

      Atualmente as gigantes da produção de automóveis já mudaram o chip. Acabaram com a produção dos carros diesel, estão a deixar de investir nos carros a gasolina e estão a apostar nas patentes e produtos para fornecer aos elétricos. O investimento é cada vez maior na indústria dos elétricos. Levaram anos até conseguirem mudar as estruturas. Começaram a fazer esta mudança há 10 anos e ainda só agora estão a dar os primeiro passos na venda dos carros. Imagina o que seria se agora decidissem mudar para outra qualquer tecnologia.

      1 – As infraestruturas vão aparecer, uma coisa arrasta a outra. Os meios de produção de energia estão a ficar mais eficientes, como a energia solar e eólica. Energias que qualquer país pode fabricar sem depender do petróleo, que grande parte dos países não possuem.
      2 – Os carregamentos deverão ser feitos como são hoje os abastecimentos. Neste caso do teu exemplo, quem mora num edifício que não tem como carregar, vai a um posto de carga. Tal como fazes com o combustível.
      3 – Há casos atualmente que mostram que funciona, como acontece, por exemplo, em Helsínquia, Oslo, e outras capitais de países que estão a apostar na transformação total do parque automóvel. A questão não está se há ou não onde carregar, isso vai ser cada vez mais simples de resolver, a questão está em termos carros mais eficientes que consumam menos nas suas deslocações. É esse o desfio.
      4 – São poucas pessoas hoje que fazem diariamente 500 ou mais quilómetros. Contudo, se parares numa viagem de 500 km 10 minutos e conseguires carregar 40% de carga, facilmente ultrapassas as autonomias que hoje tens nos carros a combustível.
      5 – O diesel é poluente e a cada ano que passa para um carro a gasóleo nota-se que se torna ainda mais poluente. Depois com tantos filtros, o carro a diesel torna-se mais caro de produzir, com manutenções mais caras.

      Portanto, é necessário dar tempo a esta nova indústria. Dar condições para as pessoas ajudarem esta indústria a crescer, com facilidades ao nível fiscal, ao nível logístico, entre outras ações que promovam os carros elétricos.

      Os elétricos, desde carros, camiões, motos, maquinaria de trabalho, vão dar um silêncio necessários às cidades, menos gases poluentes, derivados do seu funcionamento. Só isso é já uma enorme vantagem.

      Depois, pensa, se algumas pessoas tiverem casa própria com painéis solares podem ainda ter energia a preços muito baixos, podendo gerir e até vender o que não consomem. Pode estar a nascer um novo mercado de venda de energia com preços muito baratos.

    2. Avatar de JL
      JL

      1 – Provas disso ? quando os dados atuais indicam que nem com 33% afectam a rede electrica.

      2 – em postos de carga, sejam eles públicos, de supermercados, gasolineiras, restaurantes, empresas etc.

      3 – Que tem ? a cidade de Lisboa não tem energia eléctrica ?

      4-500 kms ? depende da velocidade e do carro. então se trabalha não sabe ?

      5- todos os ambientalistas e cientistas, mostre quem diz o contrário.

    3. Avatar de Nuno Manuel Alves
      Nuno Manuel Alves

      discurso glorioso Alvaro
      !
      Fazes Stand Up comedy ????
      NAhhhh de certeza!!! nao acertaste uma:):):):):):):):):):):):):)
      5 pontos 5 anedotas 🙂

    4. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Calma @Alvaro, a malta contrata mais uns incendiários pela surra e devagarinho vamos conseguir plantar umas fotovoltaicas e mais umas eólicas. Em breve conseguiremos alterar toda a paisagem deste jardim à beira mar plantado. Não vai restar uma arvore para amostra, ahahah. Odiamos árvores rsrsrsrsrs

      1. Avatar de JL
        JL

        Depois já conseguimos ter eletricidade renovável para produzir combustíveis sintéticos e hidrogénio para esta malta toda.

        Que grande ideia.

        Vá, mais um sapo…… loooool