Cuidado! Ladrões andam agora a roubar cabos de carros elétricos

55 Comentários

Com a evolução que tem acontecido nos últimos anos no segmento dos veículos, também os ladrões têm “novas modas”. Ainda se lembram quando os ladrões roubavam rádios dos carros? Agora a “moda” é roubar os cabos de carregamento de carros elétricos e Híbrido Recarregável Plug-in (PHEV).

Cuidado! Ladrões andam agora a roubar cabos de carros elétricos


Carros Elétricos: Cabos rendem bom dinheiro…

Os ladrões andam agora a roubar cabos de carros elétricos e a pergunta que se faz é qual a razão? A resposta é fácil. Os cabos são caros e rendem uns bons euros no “mercado negro”.

Os cabos dos carros elétricos são mais fáceis de roubar que os cabos de alta tensão e possuem igualmente cobre, que custa atualmente entre 7 a 10 euros o kg. É verdade que os cabos dos carros elétricos não rendem tanto como os cabos elétricos, mas, como referido, são mais fáceis de “levar”.

Quando os cabos de carregamento dos veículos elétricos são roubados causam sérios problemas aos donos dos veículos elétricos e PHEV, especialmente aos que vivem em apartamento. Os residentes que vivem em apartamentos dependem de estações de carregamento públicas e sem o cabo ficam impedidos de carregar o veículo.

Cuidado! Ladrões andam agora a roubar cabos de carros elétricos 

Um cabo completo de carregamento de carros elétricos pode render entre uns bons euros, vendido em plataformas digitais como é o caso do eBay.

Algumas dicas para evitar que roubem o cabo de carregamento

  • Carregue dentro da sua garagem, se possível
    • Tenha o seu carro na sua garagem (e não na zona partilhada) e carregue-o em segurança (se tiver essa opção).
  • Estacione e carregue em locais visíveis
    • Estacione o seu veículo para carregar numa área bem iluminada e com boa visibilidade
  • Use um cadeado

Se possui um carro elétrico, tenha mais atenção a este componente que, apesar de ser um cabo, é atualmente ambicionado pelos ladrões. Estejam atentos.

Comentários

55

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JL
    JL

    “Use um cadeado”

    Para quê ? o cabo está sempre trancado no carro e no posto, a única maneira de o roubarem é cortar.

    Isto deve ser uma realidade nos EUA, onde os cabos tipo 1 não trancam e têm um local para meter cadeado, não se aplica na UE e onde se usa o tipo 2.

    1. Avatar de gonzo
      gonzo

      Pois, isso pensas tu, deixa tu teres o azar e depois diz que é só nos EUA, cá são diferentes queres ver…
      Nunca existe uma única só maneira de roubar, quando pensas que já viste tudo, os larápios arranjam maneira de dar a volta…

      Há muito tempo que já tinha pensado nisso de roubarem os cabos, ao ver por ai o carros agarrados aos carregadores, pelos vistos a ideia já tem pernas para andar…

      1. Avatar de JL
        JL

        Cá são diferentes porque trancam, pelo menos não levam o cabo inteiro, que é o valioso, cortar o cabo para tirar cobre, coitados.

        Arranjam ou você quer que eles arranjem ? parece que do seu lado é um desejo.

        1. Avatar de Ifm
          Ifm

          As motas também tem uma trança de direção, que consiste num pino metálico.

          Em 3 seg partes isso sem ferramentas.

          Estás a dizer que uma tranca de plástico da mais luta???

          O ladrão se eu roubar ele inteiro ou meio partido é tudo lucro, vee os calatizadores achas que eles estão preocupados se cortam o cabos das sondas ou se corta parte do fundo do carro??
          Não é tudo lucro.

          1. Avatar de JL
            JL

            Algumas partem, quero ver se parte de algumas motas que têm um pino com mais de 1 cm de diâmetro.

            Nalguns carro até tem mais que uma, a diferença é não tem como fazer força como o guiador de uma mota.

            Se roubar uma ficha partida, ela não vale nada, vale o peso do cabo em cobre.

            Pelo que vi em algumas reportagens, cortam os tubos de modo a que o catalisador fique inteiro, senão também não vale nada.

            Cortar os cabos, essa é boa, qualquer um com um ferro de soldar resolve…

        2. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          O cobre é o que tem valor, davam-se a muito mais trabalho para desenterrar linhas telefónicas para vender o cobre

        3. Avatar de gonzo
          gonzo

          Oh filho, simplesmente não tens mais argumentos para dar, as coisas são como são, quando te calhar pela porta, depois vem cá dizer que são diferentes, LOL…

          1. Avatar de JL
            JL

            Então é você que anda a efectuar os serviços ? Com tantas certezas já é suspeito.

          2. Avatar de Realista
            Realista

            Os radares de velocidade estão cheios de cobre e ninguém os rouba…

        4. Avatar de Ban
          Ban

          Coitados. Então quando roubam os cabos eléctricos é para quê, para roubar o isolamento e deixar o cobre ?

  2. Avatar de Realista
    Realista

    O meu carro tranca o carregador assim como o posto…

    1. Avatar de gonzo
      gonzo

      Pois tranca, e dai??? as trancas podem ser facilmente violadas sem grandes esforços já pensas-te nisso??? Deixa o conceito começar por cá que deixa de ser catalizadores passa a ser cabos de carregamento dos VE…

      1. Avatar de JL
        JL

        Facilmente como ? só se danificarem ou abrirem um buraco no carro.

        1. Avatar de gonzo
          gonzo

          Estuda as coisas que logo descobres, não há sistemas infalíveis…

          1. Avatar de JL
            JL

            Mais ainda ?

            Há cursos para isso ? Loool

        2. Avatar de Ifm
          Ifm

          JL havia gente a gamar as tampas de esgoto, o que costa num risco público gigantesco e do fim aquilo da 20cent/ Kg e deve ser lixado despachar porque claramente é roubado.

          O cobre por sua vez, vale 7/8€ Kg limpo.
          E cobre limpo como sabes a origem??

          Com o boom dos elétricos, se roubarem 10 cabos por dia, vivem como ricos, só aproveitando o cobre.
          Vale mais que gamar catalisadores e da menos trabalho.
          Qualquer alicate do chinês faz o trabalho.

          É como gamar motos, qualquer dia não vale a pena ter uma!
          Vamos virar o Brasil ou o UK, que somos assaltados em plane luz do dia.

          1. Avatar de JL
            JL

            As tampas de esgoto não era para vender ao kilo. Loool

            Não sabe, mas o cobre queimado não é aceite, pelo menos neste que eu perguntei a alguém que la trabalha.

            Ao que parece os catalisadores valem bem mais.

            Quem é o nabo que rouba um cabo de 3 metros e passa metade do dia a limpar para tirar 7 ou 8 euros .

            Vamos ver quem vai ser mais roubado. Loool

          2. Avatar de JL
            JL

            Pelo que vi, aqui malta com experiência não falta. Looool

          3. Avatar de JL
            JL

            Ah, espero que eles lembrem também que têm câmaras sempre a filmar em todos os teslas, é mais alguns que já as têm. Looooooool

            Senhores da PPLWARE, toca de fazer mais artigos sobre este tema das câmaras, é que já salvou muita gente.

            Um dos últimos que foi apanhado foi um invejoso que riscou um tesla e foi identificado pelo neto, já que o vídeo circulou pela internet e o jovem viu. Loool

          4. Avatar de Realista
            Realista

            10 cabos por dia, dá quanto?! 2kg de cobre limpo?

            Ou seja, se não quer o trabalho de limpar, vai ter de vender a alguém que o faça. Portanto já não ganha €15 a €18 mas sim €5 ou €6…

            Ganha mais a apanhar lixo na praia para reciclar.

          5. Avatar de JL
            JL

            Arrumar carros dá mais que isso numa hora, foi o que já presenciei num parque e ninguém corre o risco de ir preso.

      2. Avatar de Realista
        Realista

        Só que a economia para um larápio fica pior, porque enquanto roubava um catalisador e conseguia facilmente €200 só com os metais, agora para ter o mesmo rendimento têm que efetuar 20 vezes mais serviços e sem contar que isto aumenta exponencialmente as hipóteses de ser apanhado.

        E pela quantidade de cabos que têm que furtar a não ser que venda os cabos cortados para depois aplicar as pontas vai deixar rasto para ser apanhado com mais facilidade.

        #Avidaestáfácil.

        1. Avatar de JL
          JL

          e as horas que perde a desfiar o cobre dos cabos, senão não vale nada, o cobre vale 5 a 6 euros o kilo, se for LIMPO.

          1. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            O que eles fazer é pegar fogo ao cobre, derrete o plástico e ficas com o cobre, queimado vale um pouco menos. mas para o larapio é tudo lucro

          2. Avatar de JL
            JL

            Esse cobre não vale nada, e é preciso ter sorte para encontrar alguém que o compre.

          3. Avatar de Ifm
            Ifm

            JL trabalhei muito tempo em instalações elétricas, na altura pagavam 4.4€ o Kg limpo.
            Tudo o que era pontas de 1.5mm para cima apanhavamos e tirávamos o plástico.

            Cabos de 4 e 6mm uiii era um luxo.
            Os de 10 para cima até fazíamos a festa quando apanhavamos obras grandes.

            Agora de 10 para cima aumentam a secção e metem de alumínio, nem dá para o gasto.

            Isto para dizer que mesmo a limpar pontas de fio, chegavam ao fim de uns meses e íamos todos jantar fora a grande a conta do cobre.

            Havia lá um cota, que até às latas de atum e salcichas etc apanhava para vender.

            Agora estás tu a dizer que cobre queimado não dá dinheiro e é difícil vender???

            O risco de ser apanhado a queimar cobre é que é elevado para o lucro que vais tirar, que aquilo arde por horas a fim, com um cheiro tóxico e que se és apanhado está bem lixado.

            Mas mesmo a ser limpo, da na mesma 1.3€ KG

          4. Avatar de JL
            JL

            Exacto, cobre limpo é a 6 euros agora, na sucata da minha zona.

            Cobre queimado nem dão nada por ele, é o mesmo que dizer que não o aceitam.

          5. Avatar de Realista
            Realista

            @lfm

            Estas a falar de desperdícios em obra com cablagem de vários km. Claro que essas pontas todas reunidas valem muito…

  3. Avatar de Jose Lapao
    Jose Lapao

    Há cada vez mais postos de carregamento com cabos integrados, ou seja roubar esses cabos será roubar o posto de carregamento. Em casa às wallbox estarão na garagem correcto.
    Cortar o cabo não serve de muito, a não ser para derreter o cobre, mas aí que compra cobre derretido deveria ser punido com multas de 10000x o valor do cobre e preso talvez assim o mercado deixasse de ser apetecível

    1. Avatar de gonzo
      gonzo

      Amigo, o cobre não é derretido, é desnudado e vai como está, o sucateiro, nem sequer vai questionar, e ainda paga mais por esse sem isolamento do que com isolamento, não vão perder tempo a derreter nada a não ser remover fichas e manda-las fora…

      1. Avatar de Realista
        Realista

        O cobre nos cabos deve render €5 a €8…

        Ganham mais se roubarem uma jante.

        1. Avatar de JL
          JL

          6 se for novo, 5€ usado, estes são os preços aqui no centro de reciclagem da minha zona.

          1. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            E não vale a pena?
            Sabes quanto pesa uma picareta?
            É mais fácil andar a roubar que andar o dia todo agarrado a picareta
            Se não vale-se a pena não continuavam a roubar, seja qual for o valor para eles é sempre lucro nem que venda a 3€.

          2. Avatar de JL
            JL

            Acho que vale mais arrumar carros.

          3. Avatar de Realista
            Realista

            O problema é o trade-off:
            Aquilo que deixas de ganhar para ganhares os €5.

  4. Avatar de gonzo
    gonzo

    A única forma de combater roubos deste gênero, e impedir definitivamente tais atos é catalogar as peças ao automóvel sendo que ninguém as pode revender em lado algum, sem abater a peça velha para abate em base de dados nacional…

    Claro que esta Idea em Portugal é para esquecer, pois o mercado paralelo dá de comer a muitos, logo, não há interesse que exista cadastros…

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Se existe para jóias… As lojas de venda de ouro são obrigadas a catalogar tudo, e quem vai vender ouro precisa de apresentar identificação e fica registada com a jóia. Se houve problemas, a polícia facilmente chega ao larápio.

      1. Avatar de Ifm
        Ifm

        Nas ninguém percebe aqui que é impossível saber a procedência de cobre limpo???
        É um fio, tanto pode ver de procedência legal, como remodelação de uma casa ou construção de uma nova.
        Como de carros abatidos, como de máquinas de lavar rouba, etc etc.

        E por falar nas jóias, não queiras ser assaltado e te levem jóias, nem a polícia quer muito saber, nem nunca as vais encontrar numa loja de aceitação de ouro, porque simplesmente é quase impossível detectar de é roubado ou não.
        A menos que tenha algum tipo de gravação, mas esse secção o ladrão não mete a venda.

        ” Parti o cordão, não quero isto, quero vender ao peso”
        E agora???

        O mundo não é como as vossas cabeças pensam, o fio de ouro ou o fio de cobre não fala, logo é complicado saberem de onde veio

  5. Avatar de adolf santos silva
    adolf santos silva

    o culpado disso se estar a passar e guerra na ucrania e o putin deixaram os povos aflitos e o dinheiro e pouco e as contas sao muitas a que arranjar dinheiro extra

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      A pessoa ser pobre não signifique que anda a roubar… Quantos ricos já não foram apanhos a roubar em lojas de luxo?

  6. Avatar de Pedrocas
    Pedrocas

    acreditem que independentemente dos cabos bloquearem ou não, a “necessidade” aguça o engenho ….
    e não é um cadeado que vai parar isso.

    1. Avatar de JL
      JL

      Cá não precisam de cadeados, são trancados por dentro da ficha.

      1. Avatar de gonzo
        gonzo

        Continua a pensar assim que vais longe…

        1. Avatar de JL
          JL

          Quase 600 mil kms em 16 anos e nunca roubaram nenhum.

          Você a pensar assim deve andar com um telefone dentro de um cofre e ainda mete um cadeado na porta. Loooool

          1. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            O que te querem dizer é que a tranca pouco ou nada faz efeito se realmente o quiserem roubar, os museus também têm alarmes e volta e meia ouvimos que foi roubado, ninguém te está a desejar tal mal.
            Isto é como pores uma porta blindada numa vivenda, se não entrarem pela porta entram pela janela, as portas blindadas realmente são validas nos prédios a partir do 1º andar, de fora para dentro é muito difícil entrar mas de dentro para fora é “facílimo” sair.
            Os crimes também sofrem com a imigração, por enquanto ainda não chegou a moda a Portugal, os catalisadores também já estão no veículos desde os anos 90 e só a relativamente pouco tempo a “moda” chegou a Portugal
            Por enquanto ainda não se lembraram de os roubar por ca, mas se alguém o começar a fazer não é a tranca que os vais impedir de fazer.

          2. Avatar de JL
            JL

            Certo, mas pelas várias mensagens que o rapaz deixa, até parece que quer ser ele a efetuar o serviço.

            Sobre os catalisadores, ganhou mais relevância porque existe mais procura, a procura é que faz a demanda.

            Continuo a afirmar o mesmo, já tinha ouvido à vários anos que roubavam cabos do tipo 1, aqueles que não têm qualquer trinco ou forma de prender no carro, depois criaram os tipo 1 com uma argola para meter um cadeado, e agora os tipo 2 são trancados pelo próprio carro, para chegar a essa tranca é preciso desmontar o carro. Partir a tranca pouco serve, já que depois ficam com um cabo não funcional, já que o “elo mais fraco” é o cabo.

            Portanto para roubar um ou 2 kilos de cobre ? não é o mesmo que um bom “negócio” montado a roubar catalisadores, onde o valores valem muito mais o risco.

          3. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            Quem rouba catalisadores não rouba para revender, é mesmo para as sucateiras, e com os cabos é o mesmo, quantas pessoas conheces a quem possas vender um cabo de carregar o carro?
            Não é para revenda é mesmo para a sucata, ou tentares vender alguma coisa roubada a probabilidade de seres apanhado é maior venderes a sucata vai tudo num monte

          4. Avatar de JL
            JL

            Nem sempre:

            “E se os catalisadores vendidos a pequenas oficinas podem valer pouco mais de 100 euros, os valores aumentam substancialmente quando se olha para o valor que cada uma destas peças pode ter nos carros novos: 1.500 euros.”

            E também para sucatas sim.

            https ://observador.pt/2020/10/26/roubos-a-catalisadores-de-carros-rendem-milhares-de-euros/

            Não é o que diz o artigo, mas acho estranho correrem tanto risco para depois vender algo que nem todas as sucatas aceitam, portanto, é um “negócio” sem qualquer futuro.

  7. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Estão a ver ?? Lembram-se do que eu dizia aqui há tempos ?? Eu disse logo. 😐

  8. Avatar de Luis
    Luis

    Eu consigo destrancar os cabos dos leaf! São fáceis!

    1. Avatar de JL
      JL

      Eu também , é carregar no botão dentro do carro ou no comando.

  9. Avatar de JS
    JS

    Tanta discussão aqui em cima para quê?
    Uns roubam-nos todos os dias e ninguém quer saber.
    È irem ao Hiper/Supermercado, Lojas feiras e bombas de combustível para verem como esta
    Ainda hoje ao meter gasolina na Golp paguei a 1.947€ o litro nunca vi em moedas este último Dígito na minha carteira, mas nas bombas existe á muito anos porque será?

  10. Avatar de Profeta
    Profeta

    A mim estas noticias parecem uma divulgacao para chamarem ainda mais os ladroes para estas praticas. So quando sao reveladas e que o numero de roubos dispara substancialmente. Esta comunicacao social tambem contribui para o sucesso dos roubos. E comecarem a divulgar noticias positivas nao ? Tambem existem.