Portugal: Mais de 100 carros elétricos ficam parados por alegada burla de baterias

72 Comentários

As baterias são hoje o ponto crítico dos carros elétricos e estão aparentemente a ser usadas como novo negócio. A Polícia Judiciária está a investigar uma alegada burla que envolve a venda de carros com baterias alugadas.

O caso aconteceu com carros Renault Zoe comprados num stand em Vila do Conde e afetou já mais de 100 condutores.

Portugal: Mais de 100 carros elétricos deixam de andar por alegada burla de baterias


O Jornal de Notícias avançou esta manhã com a notícia de que a Polícia Judiciária está a investigar uma alegada burla que envolve um stand de Vila do Conde, pela venda de carros elétricos, mas com baterias alugadas.

Terão sido mais de 100 condutores, entre particulares, empresas e câmaras municipais, que terão comprado carros elétricos a pensar que estavam também a comprar as suas baterias. No entanto, de um dia para o outro, os carros deixaram de andar.

Atualmente, existem várias queixas na justiça e até no Portal da Queixa por parte dos clientes lesados. Nas faturas de compra vêm explícito que são “viaturas sem aluguer de bateria” e o registo de propriedade sem reserva, com carros que, de um dia para o outro, deixaram de ligar e passaram a mostrar a mensagem “carga bloqueada”.

A concessionária E-Drive já respondeu à acusação e pede aos clientes que contactem a Mobilize Financial Services (financeira do grupo Renault), a empresa que bloqueou as baterias e que é dona dos contratos de aluguer. Os contratos terão sido celebrados no estrangeiro com uma importadora chamada Famaburgo, que os vendeu mais tarde à E-Drive — com quem partilha morada fiscal, em Vila do Conde. Contudo, a Mobilize Financial Services já veio dizer que “foi a própria E-Drive que solicitou o bloqueio”.

Segundo é avançado, a E-Drive estaria a anunciar a venda dos carros elétricos com baterias próprias a preços mais baixos que a concorrência, com poupanças na ordem dos mil aos 3 mil euros.

Algumas denúncias já aconteceram em 2021, mas os carros afetados continuam parados enquanto se aguarda por uma resolução.

Comentários

72

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de cross
    cross

    “a empresa que bloqueou as baterias”
    nem sei por onde começar com esta frase..

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Sim, as baterias podem ser bloqueadas e não permitem que sejam recarregadas

    2. Avatar de Sabe-se lá
      Sabe-se lá

      Voltamos á questão de comprar uma coisa que nunca é nossa….

      1. Avatar de ifm
        ifm

        tal como um carro de aluger, a leasing, etc

        não estou a ver o problema, de baterias de aluguer… desde que o comprador saiba que são de aluguer. Caso contrario é burla.

        Tambem estas te a queixar, mas compras uma casa e a casa nunca é tua, tens de pagar sempre o IMI, se não o pagares o estado vai la buscar.
        O Carro é igual, andes com ele ou esteja parado durante 20 anos, pagas sempre o IUC, tambem nunca é teu, e se não pagares o estado leva te o carro, ou outro bem qualquer.

        As baterias de aluguer, so tem quem quer, pode compensar para algumas pessoas, se avariar não é tua.

        Tambem chamaram maluco a um conhecido meu, que comprou e instalou um posto de trasformação para a empresa dele, pois na altura a EDP, não punha la eletricidade pois era uma distancia muito grande, a custo 0.
        Ainda largou na altura uns 6 mil€, e sabem o que fez?? duou o TP a companhia eletrica!

        Porque alguem vai oferecer a EDP um bem que ele comprou que mais tarde a EDP pode usar para alimentar outros utilizadores??
        Manutenção -> EDP
        Inpeçoes periodicas -> EDP
        Avariou -> EDP

        gastou 7mil€, mas nunca mais na vida de vai chatear com aquilo. As vezes alguns pensam que é mau negocio mas nem sempre o é

        1. Avatar de Naodouonome
          Naodouonome

          O que tem uma coisa a ver com a outra?
          Não pagas os impostos os estado vai te buscar o que tens.
          Deves dinheiro a alguem essa pessoa vai te buscar algo que tenhas pra pagar o que deves, é exactamente igual.
          Até porque quando compras um carro e uma casa sabes que tens de pagar impostos, foste tu que aceitaste o acordo.

        2. Avatar de Naodouonome
          Naodouonome

          Aliás podes ter um carro e não pagar impostos sobre ele, basta estar dentro da tua propriedade e não precisas de pagar selo nem seguro, porque o carro não anda na estrada.

          1. Avatar de RC
            RC

            Pode apenas suspensão do iuc durante 5 anos, após isso vai continuar a pagar.

          2. Avatar de ifm
            ifm

            Naodouonome, nem das uma certa.

            IUC pagas sempre,parado na garagem ou a andar.

            Só não pagas se for classico, e tens restricoes.

            Ou cancelas a matricula, mas isso podes fazer logo do carro um galinheiro, que nunca mais o vais legalizar.

          3. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Na garagem ou não, é sempre a pagar. Até seguro é obrigatório

          4. Avatar de Profeta
            Profeta

            Ele tem cunhas e consegue colocar o carro em standby e so paga os impostos quando lhe apetecer. Estamos sempre a aprender :p

      2. Avatar de RC
        RC

        Foi uma opção de quem comprou, existia m os 2 modelos na renault, com ou sem aluguer, que entretanto já não existe.

    3. Avatar de Art
      Art

      Ha duas formas de comprar carros elétricos , alugando as baterias ou não …alugando pago X por mês mas a bateria é substituída ao fim de x tempo ..não alugando quando as baterias começarem a “morrer” tenho de pagar do bolso umas novas …Pelos vistos nestes casos , os compradores não foram informado que as baterias eram alugadas e não devem ter pago a mensalidade.

      1. Avatar de RC
        RC

        Havia, só a renault e a nissan nos primeiros anos tiveram essa possibilidade, atualmente nenhuma tem.

    4. Avatar de Miguel
      Miguel

      Pronto, acabaram de me dar razão. Carros ligados à net e etc…

      1. Avatar de RC
        RC

        Ainda bem, tem outras funcionalidades através disso.

  2. Avatar de Esperteza
    Esperteza

    Acumulam-se de tal maneira as “espertezas” e as burlas, que vão acabar por matar a “galinha dos ovos de ouro”.

  3. Avatar de Luis
    Luis

    Era cortar a ligação dos carros à net antes de ter acontecido! 🙂

    1. Avatar de RC
      RC

      O problema é que os clientes que compraram em segunda mão, não sabiam que estavam a comprar um carro com baterias de aluguer, daí a burla.

    2. Avatar de Realista
      Realista

      Como é que sabes que não é ao contrário? Ou seja, se o carro não se ligar à internet não recebe o código de validação que pode continuar a não bloquear a bateria…

      1. Avatar de RC
        RC

        O que dá para fazer é desligar o módulo que tem o cartão, ficando com uma mensagem afixada no display sempre que liga o carro.

        Como desligavam se não sabiam disso? Daí a burla, as pessoas compraram um carro com bateria incluída.

        Portanto existem várias soluções.

        Compram a bateria pelo valor residual, tal como acontece cá.

        Fazem um novo contrato de aluguer.

        Devolvem o carro.

  4. Avatar de Sabe-se lá
    Sabe-se lá

    Só a questão de haver alguém sem ser o dono do veículo, com poder de o bloquear, já me faz dar um passo atrás nesta questão.

    1. Avatar de jotabê
      jotabê

      Não percebo o alcance do teu comentário, o aluguer de bateria é opcional, o problema aqui é a tentativa de “chico-espertice” do vendedor de usados, que comprou “lá fora” e pensava que a marca não encontrava cá os carros para bloquear as baterias que lhes pertenciam (será que pensou que o cartão SIM do carro deixava de funcionar em pt? será que sabia que o carro estava ligado à internet?). Se alugares um carro em França, podes vir para Portugal e deixar de pagar o Aluguer?

      1. Avatar de kendimen.c
        kendimen.c

        Creio que o comentário do “Sabe-se lá” tem a ver com uma notícia que também foi difundida neste site, que de facto é possível bloquear um carro elétrico remotamente:
        https://pplware.sitedev.pt/motores/elon-musk-esta-a-ser-pressionado-para-desligar-os-carros-da-tesla-na-russia/

        1. Avatar de jotabê
          jotabê

          Mas neste caso, não bloquearam o carro, mas sim a bateria da qual são donos.

          1. Avatar de kendimen.c
            kendimen.c

            Então também é possível bloquear as portas do carro remotamente?
            É bom saber :/

      2. Avatar de Sabe-se lá
        Sabe-se lá

        Certo, quando as baterias são alugadas. Neste caso eram, mas o carro foi vendido num todo. Foi burla. Já percebemos essa questão.
        A minha questão é que, por um motivo qualquer, ou um “erro informático”, eles podem bloquear o carro, a qualquer altura, sem perguntar nem pedir.
        Não tens controlo sobre o que é teu!
        E antes que venham falar que qualquer carro pode ter uma avaria quando menos se espera…. são casos diferentes.

        1. Avatar de RC
          RC

          Nope, eles bloquearam foi a carga da bateria, se meter uma bateria que seja sua ou de outro qualquer, o carro trabalha.

  5. Avatar de Compra mais!
    Compra mais!

    Os carros elétricos… (Gadgets telecomandados) têm disto. Quem é o verdadeiro dono, quem é?

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Que paranóia! Se não deixares de pagar o aluguer não te bloqueiam a bateria. Se quiseres ter a ‘tua’ então não assinas estes contratos de aluguer de bateria e pagas um pouco mais caro.

      Podes não gostar do modelo do negócio do aluguer mas é um negócio como qualquer outro…

    2. Avatar de RC
      RC

      Errado, só este modelo tem isto, aliás, tinha, já não se vendem com aluguer, foi durante uns anos e apenas em uma versão.

  6. Avatar de Lolada
    Lolada

    Prefiro os analógicos (sejam eles elétricos ou a combustão) 🙂

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Sim que nesses não existe burlas

  7. Avatar de PM
    PM

    O futuro é o hidrogénio. Isso, sim, é tecnologia limpa e barata.

    1. Avatar de Nuno Ferreira
      Nuno Ferreira

      nem limpa, nem barata. usa metais raros como por exemplo platina.

    2. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Limpa sim, barata… para já não.

      1. Avatar de RC
        RC

        Limpa se fosse de renováveis, é mesmo assim pior que as baterias, como estamos muito longe de ter 100% renováveis, é uma solução que não faz o mínimo de sentido, até porque gasta muito mais energia.

    3. Avatar de RC
      RC

      Por acaso nem uma nem outra, é mais limpa que os a combustão, mas bem piores que os eléctricos com baterias, e também podem ter tanques, baterias e pilhas de combustível alugados, já que isso também têm duração.

      Mais barato, não, é o mais caro de todos, atualmente custam 2.5 x mais que a gasolina, isto por cada 100 kms, no veículo até são mais caros que os eléctricos.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Mais caro? Mais Poluente? Olhe que…

        De acordo com a UE actualmente os custos de produção do H2 são:
        Cinzento…….1,5€/kg
        Azul…………..2,00€/kg
        Verde………….2,5 a 5,00€/kg
        https://youtu.be/mBX-u7_ClQg =»European Parliamentary Research Service
        1 kg de H2 cinzento obtido através do gás emite tanto CO2 por kg como 20 kWh de electricidade obtida através do gás ( ~9 kgs) . Se for H2 azul não emite CO2 pois este é capturado e depois convertido n’outos produtos.
        Ambos dão para 100 kms- Um FCEV faz 100 kms com 1 kg de H2 e um BEV faz os mesmo 100 kms com 20 kWh de electicidade.
        Nos EUA, no posto, um tanque custa 80 a 100 USD e dá para 600 kms. Em PT o outo bacano do IONIC largou 54€ em postos de carregamento desde Santarém a Portimão (310 kms). É ela por ela já com ligeira vantagem para o H2. Elucidativo!
        E ainda por cima levou uma seca de 6 horas para chegar ao destino. Coisa q o FCEV papava fácil em 4 horas (a respeitar os limites)

        Portanto é cair na real
        Lá para 2025 a rede H2 aumenta, os preços no posto caiem e depois veremos quem terá unhas para tocar esta viola. À 1ª vista parece-me que os BEVs estarão condenados à obsolescência ou na melhor das hipóteses a serem uma opção para pequenos percursos urbanos.
        Tlz isso explique a animosidade por parte da malta dos BEVs em relação aos FCEVs.

        1. Avatar de RC
          RC

          Também encontra tesla, hyundai, kias e fazer mais de 1200 kms a andar 35 -40 kmh a fazer o mesmo.

          Você é que está condenado a ficar com essa ideia tola de ser contra bev’s.

          Os a hidrogénio concorrem com os a combustão, nunca com eléctricos, até porque não têm como.

          Isso deve explicar é a sua, parece mais a Maya do que um comentador. Loool

          Já agora, não tenho nada contra FCEV, é uma tecnologia engraçada, mas na realidade não é prático, nem funcional, nem viável, por isso terem poucas vendas mesmo com investimentos absurdos que se têm feito.

      2. Avatar de RC
        RC

        Ê ela por ela mas é nos seus sonhos, o hidrogénio está a 26.75 dólares o kilo nos eua, 600 kms mas é nos seus sonhos também, mesmo consumindo 1 kg nunca fazia 600 kms porque ele só leva 5.6 kg, e raramente enche até ao topo, o normal e levar 5 kgs.

        O mirai a consumir 1 kg por cada 100 kms é o equivalente a um model 3 a gastar 14 a 15kWh, e sim, sei do que falo porque já conduzi os 2. Quando pode meta aí um vídeo de um mirai na A4 a 125 kmh, se fizer 250 kms, tem um almoço garantido. Loooool

        Sobre as emissões, tem aqui a comparação, nao precisa de inventar números e mais uma vez vir dizer que toda a energia para ve vem do gas.

        Nao se esqueça que tem depois de comprimir, transportar, voltar a comprimir, armazenar, e no fim voltar a comprimir a mais de 700 bar e encher o carro então.

        https://theicct.org/wp-content/uploads/2021/07/Global-Vehicle-LCA-White-Paper-A4-revised-v2.pdf

        https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1364032122000867

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          https://youtu.be/_zHCKv8YPAM
          A 120 kms/h o Mirai com 5,6 kg de H2 tem autonomia para ~430-460 km. Vc deve ter visto o valor em milhas lool
          Onde é o almoço? eheh

          Já agora com pezinhos de lã o Mirai faz 1360 kgs com um tanque. (record no guiness). Com o IONIC nem em sonhos!!

          Quanto às emissões, em relação às fontes que citou estive a ver por alto a Science Direct e já estão a meter água e muita, um oceano inteiro logo no 2º gráfico ao considerarem as emissões com a produção de um BEV praticamente equivalentes a um IC quando se sabe que produzir um ICE liberta entre 8 a 10 TONS de CO2, enquanto que APENAS uma bateria de de 72 kWh de um BEV ( o range actual médio) liberta só por si 20x mais.

          Qd tiver tempo analiso os restantes parâmetros mas só por aqui já dá para ver que os restantes dados poderão ser tb tendencialmente falaciosos. Veremos se na mesma ordem de grandeza.

        2. Avatar de RC
          RC

          Constant speed meu caro, em terreno direto a temperaturas óptimas, qualquer tesla model 3 faz isso, eu disse na A4.

          Não, eu vi em milhas, cerca de 160 milhas a fazer uma condução agressiva.

          Não vale inventar muito, é um eléctrico como outros onde o declarado é de 650 kms wltp.

  8. Avatar de PM
    PM

    Pelos vistos o carro nunca é nosso. As marcas estão ligadas ao carro???

    1. Avatar de RC
      RC

      É, basta comprar um sem aluguer, que só existe em segunda mão e neste modelo, renault zoe atualmente, e não são todos, apenas os life , novo já não existe essa possibilidade.

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Não é bem assim, lembra-se de aqui à tempos um tuga ter comprado um carro BMW I3, que tinha sido dado como salvado creio que na Alemanha e nunca o conseguir por a funcionar?
        A pessoa até andava com ele em cima de um reboque, acho que num carro “normal” isso não deve de acontecer, basta até haver um engano e desligar qualquer coisa no carro e lá estamos nós “empanados”.
        Sabemos bem como as coisas funcionam aqui em Portugal a nossa esperteza saloia é bem reconhecida é um pouco assustador comprar 🙂

        1. Avatar de costathepigy
          costathepigy

          comentario do tipico TUGA que se acha o espertalhao e sabe muito mais que o restante da-me um nojo

        2. Avatar de RC
          RC

          Essa história está mal contada, o carro foi comprado salvado é dado como abatido na Alemanha.

          Ele comprou, arranjou-o de chapa, só que o carro dava erros por ter tido um acidente onde os airbags dispararam.

          Cá foi a bmw e deram lhe um orçamento gigante para substituição da bateria. Acontece que o carro carregava mas não andava. Problema, fusível pirotécnico substituído e ficou a andar.

          A bmw veio dizer que como tinha sido abatido, em termos de segurança era aconselhável trocar.

          Não, o carro já veio sem funcionar e após reparação por cá, por técnicos externos a bmw ficou a andar.

          1. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            Mas aconteceu, certo, onde quero chegar é que nos carros convencionais podem ser retirados Kl e substituir com peças sabe se lá de onde vieram, nos elétricos pelos vistos é bem mais complicado, se as marcas forem de confiança até estamos mais seguros, mas também se pode dar o caso de quererem comer mais uns €€€ aos clientes, mas como em tudo na vida há pros e contras

          2. Avatar de RC
            RC

            É igual, substitui as peças danificadas, em caso de explodir os airbags tem de substituir o fusível próprio, tal como nos a combustão que também o têm.

    2. Avatar de Realista
      Realista

      Quem comprou em regime de aluguer, a bateria não era tua… o carro sim, a bateria não.

  9. Avatar de Rui
    Rui

    A típica chico espertice. O Stand vai comprar lá fora que fica mais económico, principalmente com baterias de aluguer, e vende cá ao tuga que acha um excelente negócio o Stand vender mais barato mil a 3 mil euros e a pensarem que a bateria era deles……

    Afinal o stand enganou os clientes e agora estes é que estão enrascados!!!!!

    E agora? As baterias são de uma entidade estrangeira, os carros são de donos nacionais. Só vejo uma solução, o stand pagar a dívida das baterias ao dono original!!!!

    Claramente é uma burla. Os clientes compraram os carros e com facturas a comprovar que as baterias estavam também a ser adquiridas!!!!!

    Provavelmente o stand deixou de pagar as prestações das baterias e……..

    Agora os clientes têem uns enormes pisa-papéis lá por casa/trabalho!!!!!

    E se esperam pela justiça tuga……………. vão caír de podres!!!!!

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Esse stand fecha, encerra atividade e abrem com outro nome, típico.

    2. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      A ideia do aluguer até é bem pensada mas muito caro, eu lembro de querer comprar o Zoe neste modelo de aluguer de baterias e o que o vendedor dizia era que é mais um tipo seguro de baterias em que garantiam que sempre que a bateria descia dos 65% de vida útil eram substituídas, os valores iam subindo mediante os kl feitos por ano.

  10. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    @Rui, já agora convém dizer que a justiça em Portugal é lenta por culpa dos advogados, os advogados podem fazer os requerimentos que quiserem é a tromba estendida, olhem agora o Aníbal Pinto, que ao fim de quase 2 anos que o processo do Rui Pinto, agora é que se lembrou de pedir uma perícia ao pc pessoal, mas o tribunal e bem recusou caso não tenha recusado lá se perdia mais um anos nisto e depois ia-se lembrar de mais qualquer coisa, é assim a nossa justiça.

  11. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Carros, TV’s, frigoríficos, aspiradores, etc… ligados à Internet… se soubessem as implicações que isso trará a nível de segurança, teriam MEDO, muito MEDO!

    1. Avatar de RC
      RC

      E não tem medo de escrever aqui ?

      Onde foi dito que os carros estão ligados à internet ?

      1. Avatar de daniel
        daniel

        O Jorge Santos tem muita razão, meter as funcionalidades da casa em automatismos com ip, poderá a vir a dar muitos maus resultados. SE pensar um pouco e na pirataria cada vez mais agressiva, poderá ver os riscos, e como cada vez mais, se tem de investir na segurança, comprar “chinês” pode sair caro.

        1. Avatar de RC
          RC

          Então nesse caso é: poderá cada vez menos dar maus resultados, até porque a segurança nas redes está muito mais apertada.

        2. Avatar de Jose Lapao
          Jose Lapao

          Não é isso que me preocupa, mas sim uma coisa muito mais simples e perigosa. Lembra-se do filme sozinho em casa onde os ladrões se fazem passar por policiais para saber quem vai de férias para depois poderem assaltar a casa a vontade? Hoje em dia com os Facebook, Instagram, etc onde se pública onde está o que está a fazer e com que está, os ladrões bastam monitorizar as redes sociais e quando lá chegar já era, mas se tiver a tal câmera IP ligada até pode ver que é e receber o alerta.

  12. Avatar de Sou inteligente Cripto
    Sou inteligente Cripto

    Pessoal, é como o dinheiro. Invistam em cripto, o dinheiro passa realmente a ser vosso. Serão livres! E invistam, daqui a uns anos estarão ricos. Eu vendo se quiserem! Já comprei um Tesla á conta das Cripto. Eu sei, sou bué inteligente.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Meu caro, se o conflito na Ucrãnia aumentar, as cripto e notas podem não valer nada!!!!
      E nesse caso só o ouro e batatas e cebolas para troca!!!!!!!

    2. Avatar de Infinity
      Infinity

      Lol, também usas cripto no Pingo Doce?

  13. Avatar de secalharya
    secalharya

    Carro elétrico = a farsa do século XXI

    1. Avatar de Vítor M.

      Podem dizer isso muitas vezes, mas não vai virar uma realidade. 😉 até porque as marcas estão já a apostar na transição de forma total. Portanto, a realidade dos factos é efetivamente a eletrificação deste segmento.

    2. Avatar de Jose Lapao
      Jose Lapao

      Acredito que cada caso é uma caso, no meu caso, comprar um carro elétrico e colocar painéis fotovoltaicos, assim como uma eólica foi a melhor coisa que fiz, aproveitei os apois estatais (como todos fazem, até as grandes empresas) e neste momento desloco-me a razão de 1,8€/100km e com custo de eletricidade em casa super reduzidos. Por isso bem haja a electrificação no sector automóvel.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Enquanto andar perto de casa td bem. O problema é que não pode levar esse arsenal consigo para longas viagens.
        Entretanto já recuperou o investimento? Presumo que não tenha sido subsidiado a fundo perdido.

        1. Avatar de RC
          RC

          Os incentivos são a fundo perdido.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Provavelmente explquei-me mal.
            Os incentivos pagam a totalidade do investimento?

          2. Avatar de RC
            RC

            Até 70% do custos dos painéis com teto máximo de 2500 euros.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O problema é que normalmente as verbas disponíveis esgotam rapidamente.

          4. Avatar de RC
            RC

            Para esta parte não existe limite de atribuições.